domingo, maio 13, 2007

Timor-Leste/Eleições: CPLP felicita Ramos-Horta por vitória "expressiva"



Lisboa, 11 Mai (Lusa) - O secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Luís Fonseca, felicitou hoje José Ramos-Horta pela vitória "expressiva" na segunda volta das eleições presidenciais realizadas quarta-feira em Timor-Leste.

"A sua eleição é o coroar de uma vida exemplar de luta, de abnegação e de sacrifícios, que a comunidade internacional já havia reconhecido e que o seu povo agora consagra nesta eleição para a magistratura suprema da jovem nação timorense", afirmou Luís Fonseca, numa mensagem enviada a Ramos-Horta.

O secretário-executivo da comunidade lusófona felicita também o "povo irmão" de Timor-Leste "pela vontade demonstrada de viver em dignidade, paz e democracia, de que o desenrolar das eleições presidenciais é demonstração inequívoca".

"Os países irmãos de Timor-Leste no âmbito da CPLP puderam acompanhar e regozijar-se com a forma exemplar como decorreram as eleições presidenciais, o que constitui o melhor augúrio de um futuro de prosperidade, paz e desenvolvimento para o vosso país", sublinhou.

Desejando "as melhores venturas" no desempenho da "espinhosa mas nobre" missão de presidir o país, Luís Fonseca mostra-se convicto de que "a experiência política que detém e o prestígio internacional de que goza serão garantes de um futuro de paz e de prosperidade para o povo de Timor-Leste".

Nesse sentido, realçou Luís Fonseca, todos os demais Estados da CPLP já se disponibilizaram a contribuir, na medida das suas possibilidades para esse futuro de paz e prosperidade.

"O Secretariado Executivo da CPLP dedicar-se-á empenhadamente com vista a corresponder de maneira concreta a essa disponibilidade", assegurou Luís Fonseca.

Segundo os resultados provisórios da votação, divulgados hoje à Agência Lusa em Díli por fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE) timorense, o candidato independente José Ramos-Horta obteve 69,13 por cento dos votos, contra 30,87 por cento do concorrente apoiado pela Fretilin e também líder desta força política, Francisco "Lu Olo" Guterres.

JSD-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.