quarta-feira, novembro 19, 2008

Ramos-Horta assina acordo com "profissionais" da paz

Díli, 19 Nov (Lusa) - O Presidente da República de Timor-Leste assinou hoje em Díli um acordo com a organização de mediação suíça Humanitarian Dialogue (HD) para prosseguir os esforços de paz no país.

Designando a HD como “profissionais da paz”, José Ramos-Horta explicou que a necessidade de um programa de diálogo decorre da “fragilidade” da situação timorense.

“É minha opinião, e venho a dizer há muito, que, apesar de haver paz em Díli, de os distritos estarem calmos e as pessoas andarem sorridentes, não devemos acreditar que a paz foi consolidada”, salientou o chefe de Estado em declarações à imprensa.

“Não. A paz em Timor-Leste ainda é frágil. Ainda temos as Nações Unidas cá, as Forças de Estabilização Internacionais (ISF), a nossa polícia ainda não está totalmente organizada e a Força de Defesa (F-FDTL) tem que ser mais profissionalizada”, explicou José Ramos-Horta.

O Presidente da República salientou que o diálogo é necessário não tanto na liderança de topo mas “nos líderes emergentes, que daqui a cinco anos estarão à frente do país”.

“A minha preocupação não é tanto com a velha liderança. Pedi à HD para envolver o segundo e terceiro nível da liderança, que têm também diferenças entre eles”, afirmou José Ramos-Horta.

“Quando dizem que o problema de Timor-Leste é entre os líderes de 1975, deixem-me responder que se eu, José Ramos-Horta, (o primeiro-ministro) Xanana Gusmão, (o líder da Fretilin e da oposição) Mari Alkatiri e não sei quem mais dessa geração, morressemos ou partíssemos para outro planeta, os problemas não teriam sido resolvidos”, disse o chefe de Estado.

“Cada um de nós tem atrás uma lista de lealdades, de preconceitos que continuarão, a não ser que comecemos um diálogo que inclua estes novos líderes”, declarou ainda José Ramos-Horta.

A assinatura do memorando de entendimento entre a Presidência da República e a HD garante a continuação das iniciativas da organização suíça em Timor-Leste, após o envolvimento em 2007 e início de 2008 no processo de diálogo com o major fugitivo Alfredo Reinado.

“Espero que agora tenham mais sucesso”, comentou, rindo, o chefe de Estado, que foi ferido a tiro na sequência de um ataque do grupo de Alfredo Reinado à sua residência em Díli, a 11 de Fevereiro de 2008.

Alfredo Reinado e um dos elementos do seu grupo foram mortos pela segurança presidencial no ataque, pouco antes de um grupo liderado pelo ex-tenente Gastão Salsinha atacar a caravana onde seguia Xanana Gusmão.

A HD esteve envolvida, nos meses seguintes, nos esforços para convencer o grupo de Gastão Salsinha, fugido no oeste do país, a render-se por meios pacíficos.

Michael Vatikiotis, director regional da HD, afirmou à Agência Lusa após a cerimónia de assinatura que o ataque de 11 de Fevereiro “foi um choque e continua um mistério”.

“Nada fazia prever aquela acção e continuamos sem saber o que Alfredo Reinado ia fazer à residência do Presidente”, explicou o responsável da HD.

Como sublinhou José Ramos-Horta, a HD é uma organização não-governamental com experiência de mediação de conflitos em diferentes partes do globo, do Chade e República Centro-Africana à Birmânia e à província de Aceh, Indonésia.

Pelo acordo hoje assinado, a HD, que terá em permanência dois representantes em Timor-Leste, funcionará como secretariado para iniciativas incluídas na estratégia nacional de diálogo.


PRM.
Lusa/fim

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.