domingo, setembro 09, 2007

Fernando Lasama: “Militantes da FRETILIN foram também vítimas”

Jornal Nacional Semanário – 08 de Setembro de 2007

O Presidente do Parlamento Nacional (PN), Fernando “Lasama” de Araújo, afirma ter recebido informações de que os casos acontecidos na parte Leste (Baucau, Viqueque e Lospalos) causaram vítimas não só por parte de militantes do PSD e do PD mas também entre militantes dos partidos FRETILIN, ASDT, UNDERTIM, CNRT, etc.

Fernando “Lasama” de Araújo pronunciou-se sobre este assunto aos jornalistas no “Uma Fukun” (Parlamento Nacional), após o encontro com nove representantes das vítimas dos acontecimentos provenientes de Baucau e Viqueque, na semana passada.

Os representantes das vítimas, nomeadamente, Sebastião Uairia, militante do PD, José Ildefonso, Coordenador do PSD do subdistrito de Quelicai, Madalena dos Santos, militante do PSD e Manuel dos Santos, militante do PSD, informaram que as suas casas foram incendiadas, incluindo também cinco vítimas do distrito de Viqueque.

Para este encontro, o Presidente do PN, Fernando “Lasama” de Araújo, convidou o Procurador-Geral da República, Dr. Longuinhos Monteiro, o Secretário de Estado de Defesa Júlio Tomás Pinto e o Secretário de Estado de Segurança, Francisco Guterres.

Após o encontro, Fernando “Lasama” de Araújo explicou aos jornalistas que, com base em informações obtidas pelo Parlamento Nacional, as vítimas dos acontecimentos na parte Leste não foram apenas militantes do PD e PSD, incluindo também militantes da FRETILIN, UNDERTIM, CNRT, e ASDT que viram as suas casas e bens danificados e incendiados.

«Fomos informados de que as vítimas do acontecimento não foram apenas militantes deste ou daquele partido mas foi o povo em geral. O povo perdeu os seus bens, as suas casas foram incendiadas e danificadas», explicou.

Acrescentou que a situação na zona leste está, no geral, a normalizar-se, apesar da ocorrência de rumores e ameaças. As vítimas exigem ao Parlamento Nacional que transmita ao Governo e à UNMIT que assumem a responsabilidade de segurança para garantir a segurança na parte Leste, ou seja nos distritos de Baucau e Viqueque, essencialmente nos subdistritos de Uatulari, Uatucarbau, Venilale e Baucau.

«Convidei logo os dois Secretários de Estado, Defesa e Segurança e o Procurador-Geral da República (PGR) para obter informações relativas às medidas tomadas para resolver a situação na Zona Leste», salientou Lasama.

Segundo o Presidente do PN, por sua parte pediu ao Secretário de Estado da Segurança para reforçar o número de membros da Polícia nas zonas dos acontecimentos e para dar também atenção aos polícias indisciplinados e à falta de imparcialidade nos serviços. Convocou também o Secretário de Estado da Defesa para elaborar um estudo a fim de colaborar nessa área, baseando-se nas Leis em vigor para resolver a situação.

Lasama destacou ainda que segundo informações dadas pelos representantes, as vítimas que vivem nos campos de deslocados são, neste momento, cerca de mais de 6 mil. Questionado sobre a posição do PN relativamente à situação na parte Leste, o chefe do órgão legislativo respondeu que o Parlamento Nacional encaminhou esta questão aos órgãos competentes, em particular à Secretaria de Estado da Defesa, à Secretaria de Estado da Segurança, incluindo o Procurador-Geral da República (PGR), os quais explicaram as medidas tomadas para resolver a situação.
«Ouvi estas autoridades competentes, que estão a tomar medidas significativas. Por exemplo, o Procurador-Geral da República informou que, em Baucau, foram capturados mais de cem homens pela Polícia e há mais de 30 membros em processo de julgamento e prisão preventiva», informou.

Não comentam

Na mesma oportunidade quando os jornalistas se dirigiram ao Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro, Secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto e Secretário de Estado da Segurança, Francisco Guterres, os mesmos rejeitaram fazer qualquer comentário.
Por parte das vítimas, elas também não deram quaisquer informações aos jornalistas e nem estes tiveram tempo de tirar fotografias, porque após a apresentação das queixas ao Presidente do PN as vítimas regressaram logo às suas casas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.