sexta-feira, outubro 06, 2006

Notícias - Traduzidas pela Margarida

Timor-Leste louva a ajuda de Cuba

Dili, Out 5 (Prensa Latina) O Presidente Timorense Xanana Gusmão expressou na Quinta-feira a sua gratidão pela cooperação Cubana médica e na educação e apelou para o seu desenvolvimento e expansão a outros campos.

Ao receber as credenciais de Ramon Hernandez Vazquez, o primeiro Embaixador Cubano nesta nação, Gusmão reconheceu calorosamente que a ilha mandou mais de 280 membros da equipa médica para ajudar.

Também apreciou que a nação Caribenha oferecesse bolsas de estudo a 508 jovens Timorenses, cooperação técnica para treinar 60 estudantes em medicina no Estado Asiático e professores para erradicar o analfabetismo.

O presidente lamentou a sua ausência da 14ª Cimeiras mo Movimento dos Não Alinhados em Havana e desejou sinceramente rápidas melhoras ao Presidente Fidel de Castro.

Gusmão reafirmou o desejo do seu povo e do governo para fomentar a amizade, cooperação e laços de solidariedade com Cuba.

.

De um leitor - Tradução da Margarida

Caro Gustaf,

Muito obrigada pelas suas palavras sábias e amigas...como Timorense apreciei de verdade que uma mágoa Indonésia possa ainda correr limpa e apaziguadora e ajude a curar a magoada alma colectiva Timorense...

O nosso é um caminho dolorosamente viajado, contudo quando o medo diminui, a esperança ainda tem um caminho a percorrer em Timor-Leste e a sua gente tem que progredir nas lições aprendidas...com a mão protectora de Indonésios admiráveis como você...

Desejo-lhe o melhor e que possa ainda partilhar connosco palavras amigas nos tempos que estão para vir...

.

De um leitor

Como partido maioritario que sempre denfendeu os interesses do nosso povo, a FRETILIN tem o dever de informar sobre a veracidade dos factos, doa a quem doer, para que Timor-Leste seja novamente um estado com soberania que se prime pela verdade e justica. Mari Alkatiri nunca devia ter sido solicitado a resignar-se do cargo de Primeiro Ministro. Ao embarcarmo-nos nisso, abrimos um precedente grave para o futuro deste pais.

Os inimigos de Timor-Leste juntaram-se e foi pena ver tantos herois da nossa guerra de libertacao a cairem na cilada dos autores do golpe. Por causa do seu ego? Porque deixaram de ter espaco num Timor-Leste independente? Que motivos pessoais os obcecaram a ponto de violar as leis da nossa Constituicao? E porque tanta pressa em depor o governo da FRETILIN liderado por Mari Alkatiri, um lider dedicado e integro deste pais? Tem medo que a FRETILIN ganhe novamente as eleicoes sob a lideranca de cidadaos genuinos deste pais?

Nao continuemos a enganar-nos uns aos outros com demagogias. Cada um de nos foi juntando os eventos um por por um. Ha apenas sussuros entre nos. Le-se nos olhos a ansia de saber a verdade de todo este processo que mergulhou o pais na escuridao. Ninguem salvara Timor-Leste se continuarmos apenas aos susssuros. O unico meio de recuperarmo-nos deste enorme pesadelo e o de batermos pela verdade e justica.

O programa "simu malu" so pode ter efeito se houver verdade e justica. Interessa a todos que os verdadeiros autores da crise a nivel interno tenham a coragem de admitir que embarcaram no golpe de estado devido a ambicoes pessoais ou que foram ludibriados por outrem. O pior efeito deste golpe e a perda de confianca entre nos, os timorenses, os verdadeiros construtores desta nacao. Como vamos restaurar a confianca do nosso povo nos orgaos de soberania?

Temos a experiencia de que nenhum inimigo exterior podera vencer o nosso espirito de luta por um Timor Leste verdadeiramente independente. Sem lacos que nos obriguem a vender os nosso principios.

Que os verdadeiros nacionalistas saibam juntar esforcos para que Timor-Leste recupere a sua imagem de um "pais que conseguiu sucesso" porque tem lideres de calibre.

Lequibere.

.

Comunicado - UN - Tradução da Margarida

DECLARAÇÃO POR FINN RESKE-NIELSEN, REPRESENTANTE ESPECIAL EM EXERCÍCIO DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU PARA TIMOR-LESTE

UNMIT, Dili, Outubro 5, 2006 – Estou muito grato ao Presidente, Primeiro-Ministro, e ao Presidente do Parlamento pela sua declaração conjunta hoje de manhã, sobre a necessidade do relatório que está para vir da Comissão Independente de Inquérito para construir o domínio da lei em Timor-Leste.

O relatório é na verdade um primeiro passo num processo essencial de responsabilização e reconciliação. Todos vimos os danos que acontecem quando o conflito se transforma em violência. A intenção da Comissão ao escrever este relatório foi estabelecer a verdade, de modo a que o povo de Timor-Leste tenha uma base clara e de confiança para compreender os eventos de Abril e de Maio, e um instrumento para resolver pacificamente as diferenças. Tenho poucas dúvidas de que sem paz, unidade, e o domínio da lei, Timor-Leste não florescerá.

A nova Missão Integrada da ONU em Timor-Leste acredita que a responsabilização é a única maneira de acabar com a imunidade. Por esta razão a ONU trabalha junta para garantir que o relatório estará disponível a um público tão alargado quanto possível em Tétum, Português, Bahasa Indonesia e Inglês. Será emitido mais tarde neste mês logo que as traduções estejam completas.

.

Notícias - Traduzidas pela Margarida

UNMIT Revista dos Media Diários – Quarta-feira, 04 Outubro 2006

Reportagens dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste

Transferência dos deslocados
O governo decidiu transferir os deslocados para novas áreas e assistir os que desejam regressar aos seus distritos, relataram hoje os media. O Vice-Primeiro-Ministro e porta-voz, Rui Araújo disse que o governo ainda não decidiu as áreas para abrigar transitoriamente os deslocados. Uma equipa inter-ministerial liderada pelo Primeiro-Ministro Ramos-Horta dará prioridade à mudança das pessoas que estão nos campos do hospital, aeroporto, Hera-Metinaro, e jardim de Colmera. De acordo com Araújo a equipa visitará os campos para identificar os seus problemas principais e oferecer as opções preparadas pelo governo incluindo o regresso aos distritos. Num assunto relacionado, a Ministra das Obras Públicas, Odete Vitor disse que o governo está a estudar como facilitar a reconstrução das propriedades privadas afectadas durante a crise. Sobre as propriedades do Estado afectadas, disse que o governo não tomou qualquer decisão sobre a reabilitação. O Conselho de Ministros tomou a decisão de implementar o projecto para a reabilitação e construção das propriedades da população na Quarta-feira.

Noutro artigo, o padre da paróquia de Motael António Alves urgiu o governo a actuar rapidamente para os deslocados porque a estação das chuvas está a começar. Alves disse estar triste porque nenhum dos líderes esteve presente no lançamento do livro com o título ‘Refugiado’. O livro tem por base os sentimentos dos deslocados e informação reunida de 6 campos e teve o apoio da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Dili, os Serviços de Socorro Católicos, Caritas Austrália e ICMC. (STL, TP)

Discussão para a reintegração de peticionários
O Primeiro-Ministro Ramos-Horta disse que o governo está a discutir a re-integração dos peticionários com o responsável das Forças de Defesa. De acordo com Ramos-Horta muitos membros do grupo de peticionários querem juntar-se de novo às F-FDTL e ele concorda que muitos deles não estão em falta e não cometeram crimes nem nada de errado. O Primeiro-Ministro disse que a competência é do comandante das F-FDTL, mas que o governo discutirá como resolver o problema caso a caso. Disse que os peticionários receberão assistência humanitária durante dois meses e que se não houver uma solução política, há uma solução legal porque têm direito à assistência do governo. O PM tem previsto encontrar-se com outro grupo de peticionários hoje em Gleno, Distrito de Ermera. (TP, DN)

Deputado discorda com o PM sobre subsídios
O deputado Ozorio Florindo (Fretilin) discordou da declaração feita pelo Primeiro-Ministro Ramos-Horta sobre subsidiar os partidos políticos do mesmo modo. Florindo disse que não conhece como é que o Primeiro-Ministro toma esta decisão, acrescentando que o subsídio deve ser com base na representatividade dos partidos políticos no Parlamento. (STL)

Grupos com armas em Ermera
O deputado Jose Buras (PD) disse na sessão plenária do Parlamento na Terça-feira que muitos grupos com armas andam a vaguear pelo Distrito de Ermera. Buras disse que ainda não se sabe se o queimar de casas e o assassinato de uma criança nessa área estão relacionados com esses grupos. Disse que houve casos em que os responsáveis por esses fugiram da área, deixando as forças internacionais a deter os que não estiveram envolvidos. Nos recentes tiroteios no Distrito de Bobonaro, de acordo com António Mauluta, um oficial da PNTL estacionado nessa área, a acção foi praticada pelo grupo Colimau 2000, quando o líder do grupo foi impedido de participar no programa “dinheiro por trabalho” porque ele queria o dinheiro sem trabalhar. (STL, DN)


Títulos da RTTL
04-10-06

O Presidente Xanana Gusmão recebe carta de credencial do novo Embaixador de Cuba
Ontem, o PresidenteXanana Gusmão recebeu a carta de credencial do novo Embaixador de Cuba em Timor-Leste, Ramon Hernades Vasquez. O Presidente Xanana agradeceu ao Governo Cubano por ter oferecido médicos para assistir os Timorenses especialmente os que vivem em áreas remotas, bem como por ter oferecido bolsas de estudo a alunos Timorenses para estudarem em Cuba. Entretanto o novo Embaixador disse que o Governo de Cuba continua a trabalhar com Timor-Leste especialmente nas áreas de saúde e educação.

O Parlamento Nacional realizou a primeira Audição pública
O Parlamento Nacional (Comissão A) realizou a sua primeira audição pública com líderes dos partidos políticos para discutir e ouvir opiniões sobre as duas propostas de lei eleitoral. A proposta da Fretilin foi apresentada pelo Vice- Secretário-Geral José Maria Reis. Questões que foram discutidas pelos participantes foram o percentual mínimo de 5% dos votos exigido, para que um partido possa eleger os seus representantes para o Parlamento Nacional, o local da contagem dos votos, a independência da comissão eleitoral e a questão dos candidatos independentes. Entretanto o Secretário-Geral do PD, Mariano Sabino disse que não aceita o mínimo de 5% mas sugeriu um mínimo de 2%.

O Conselho de Ministros aprova a política de reabilitação e construção
O Vice-Primeiro-Ministro, Rui Maria Araújo depois do encontro do Conselho de Ministros disse que o Governo aprovou a muito importante decisão de atender à reabilitação e construção de casas destruídas durante a crise. O Conselho definiu os objectivos, opções e métodos. Entretanto a Ministra das Obras Públicas, Odete Victor disse que há quatro opções: casas com certificados, as ilegalmente ocupadas, casas privadas ocupadas por proprietários ilegais e ilegais que ocuparam casas ilegais.

O Primeiro-Ministro Horta lançou Dicionário de Tétum
Ontem o Primeiro-Ministro, Horta lançou o dicionário de Tétum na Universidade Nacional. Falando na cerimónia o PM Horta disse que o Tétum é uma das línguas oficiais de Timor-Leste e por isso os Timorenses devem desenvolver a sua própria língua. Entretanto o Director do Gabinete de Linguística, Adérito José Correia disse que o objectivo do Dicionário de Tétum é para assistir os Timorenses em como usar e falar bem o Tétum.

***

SBS DATELINE - Arquivos - Outubro 04, 2006

Deslocados de Timor-Leste
Com os líderes a continuarem a brigar sobre as suas diferenças políticas, não há fim à vista nos problemas dos pobres Timorenses. O conflito continua, embora esporadicamente nestes dias, apesar de ainda na semana passada, a sede em Dili do partido no poder, a Fretilin ter sido queimada. Mas o que se passa com os Timorenses comuns? Estão entre os mais pobres povos do mundo, e depois das recentes escaladas de violência, alguns 150,000 deles sobrevivem em campos de deslocados. David O'Shea passou algum tempo com eles.

Programa Mundial de Alimentação da ONU

REPORTER: David O’Shea
JOSÉ (Tradução): este é o desenho duma bandeira Timorense.

Estas crianças tentam esquecer o trauma de fugirem das suas casas. Nos últimos cinco meses, a 'casa' tem sido um campo de deslocados no aeroporto de Dili. Este é José, um deslocado que se voluntarizou para manter estas crianças ocupadas.

JOSÉ: Às vezes estamos muito tristes porque não sabemos num tempo incerto, não sabemos quando podemos regressar a casa. Isso às vezes faz-nos sentir um tanto tristes, mas com este tipo de actividade, podemos minimizar o medo e o stress ou depressão.

Ainda há quase 60 campos para 150,000 deslocados em Timor-Leste. Muitos tiveram as suas casas pilhadas e queimadas. Fugiram de lá sem nada, não têm para onde ir, e têm passado o melhor que podem.

JOHN BOSCOE, REFUGIADO (Tradução): As tendas são demasiado quentes, por isso construímos estas. Não deixam a chuva fora, mas não são tão quentes.

John Bosco fugiu para o aeroporto com a sua família em Abril no primeiro sinal de problema. Tem lá estado desde então. John ofereceu-se para me mostrar como é a vida para os deslocados aqui.

JOHN BOSCOE (Tradução): Não temos camas nem nada. Quando aquilo aconteceu, fugimos. Tivemos de deixar tudo para trás. Desde então, pedimos ajuda a amigos. Temos algumas coisas que os nossos amigos nos deram. É sempre assim todos os dias. Bom dia. Dia!

Os deslocados aqui são na maioria do leste e foram ameaçados por multidões do oeste.

JOHN BOSCOE (Tradução): esta é a nossa vida. Queremos sair, mas sentimo-nos ameaçados, por isso ficamos aqui nas nossas tendas. Apesar de ser quente, ficamos aqui porque temos medo.

RAPARIGA (Tradução): Quando as coisas forem melhores, iremos para casa.

REPORTER (Tradução): Mas ainda não estão melhores?

RAPARIGA (Tradução): Ainda há distúrbios no nosso bairro.

REPORTER (Tradução): Todas as noites?

RAPARIGA (Tradução): Sim, todas as noites.

John diz que quando ele e alguns amigos tentaram ir para casa foram atacados, e um deles foi esfaqueado. Mas pior do que o medo é o sentimento de que os deslocados são peões de um jogo político.

JOHN BOSCOE (Tradução): Mesmo esta gente, nossos irmãos, os que actuam brutalmente, queimando e pilhando, mesmo eles sabem que estão a ser usados. Nós nos campos também estamos a ser usados, também somos vítimas. Sofremos demais. Se o governo nos quer matar a todos podem levar-nos para um campo e disparar contra nós. Melhor morrer do que sofrer.

ARSENIO BANO, MINISTRO DO TRABALHO E REINSERÇÃO COMUNITÁRIA: Em todos estes mapas identificamos campos diferentes.

O ministro do governo responsável por gerir os campos é Arsenio Bano. Diz que os deslocados não voltarão para casa até os líderes de Timor-Leste mostrarem alguma unidade.

ARSENIO BANO: Precisamos de ter um um entendimento comum ou um esforço por todos neste país que enviamos uma mensagem sobre como acalmar a situação, porque este não é só um problema sectário – é com mais probabilidade um problema motivado politicamente que o torna tão difícil de gerir no aspecto humanitário.

Fora de Dili passamos por mais milhares de deslocados. Juntei-me ao Programa Mundial de Alimentação da ONU numa visita ao terreno para avaliar as necessidades humanitárias no leste do país. Não são só os deslocados que sofrem aqui. A vida para a maioria dos Timorenses é uma luta nos tempos melhores e as agências humanitárias avisaram de má nutrição frequente mesmo antes da crise corrente.

RASMUS EGENDAL, WFP Coordenador de Emergências: Na WFP fizemos algumas análises e estimamos que cerca de 350,000 pessoas em média por ano não têm acesso a alimentação suficiente para o mínimo de quilocalorias requeridas. Isso significa que não têm alimentação suficiente ou que a família não tem dinheiro para a comprar ou que não produz a comida suficiente.

Esta família é como muitas outras em Timor-Leste. Não têm terra para cultivar, assim raramente comem vegetais, feijões ou ovos. O pai ganha a vida a vender peixe, mas a família só come peixe uma ou duas vezes por mês. O 'alouramento' do cabelo das crianças indica que têm deficiências de proteínas e todas elas estão atrofiadas.

RASMUS EGENDAL: Aquela criança tem sete anos – provavelmente tem o peso duma criança de cinco anos. Não comem o suficiente, não comem a comida indicada para crescerem a nível normal.

De acordo com o Programa Mundial de Alimentação da ONU, quase 10% das crianças Timorenses morrem antes do seu primeiro aniversário. Das que sobrevivem, perto de metade têm peso baixo ou estão atrofiadas e 12% estão severamente má nutridas. O coordenador de Emergência Rasmus Egendal diz que haverá consequências a longo prazo se a má nutrição não for erradicada.

RASMUS EGENDAL: O seu crescimento está atrofiado, o seu desenvolvimento mental não é como devia ser, muitas crianças morrem. Quando vão para a escola, não têm a mesma capacidade de desenvolvimento, assim para uma nação como esta que está a lutar, ultrapassar este período, é um problema sério.

É isto o arroz? O arroz. Já o comeram uma vez hoje?

TRADUTOR: Almoço e jantar.

RASMUS EGENDAL: O que é que comem com isto?

TRADUTOR: Nada mais, só isto – só arroz.

RASMUS EGENDAL: O que é que está nesta panela? Está vazia. OK. Comem alguns legumes com isto?

TRADUTOR: Não, só isto.

Mesmo os que têm terra para cultivar fazem isto. Como os agricultores aqui á volta, esta família enfrenta os dois anos de más colheitas. Esta jovem mão está grávida do segundo filho. Egendal quer que ela visite a clínica local onde pode apanhar suplementos dietéticos e os médicos podem monitorizar o crescimento do bébé.

RASMUS EGENDAL: Ela não vão se não tiver um problema? OK, assim isso não funciona muito bem em termos de crescimento, assim ela não compreende realmente como ir.

Compreenda ou não, custa dinheiro e tempo para chegar à clínica e a sua maior preocupação é arranjar o suficiente para comer cada dia.

RASMUS EGENDAL: Não podemos fazer nada em relação à agricultura pobre e não queremos dar comida de borla, mas podemos dar um programa suplementar, assim as mães – vão às clínicas, e trazemos alguns apoios às crianças e às grávidas e também às que ainda estão a amamentar.

Egendal levou-me a ver a clínica de saúde local. Faz o melhor que pode para responder às necessidades dos locais aqui no leste, bem como dos deslocados de Dili. O primeiro filho desta jovem morreu e agora está grávida do segundo.

REPORTER (Tradução): Está de quantos meses?

MULHER (Tradução): Seis meses.

RASMUS EGENDAL: Ela sabe de crianças. Compreende ela o que tem de fazer?

TRADUTOR: Sim, ela compreende.

RASMUS EGENDAL: Todos os meses?

TRADUTOR: Sim, todos os meses.

RASMUS EGENDAL: Todos os meses na clínica de saúde para pesar, medir a criança.

O Programa Mundial de Alimentação diz que a crise corrente está a fazer duma situação crítica ainda pior.

RASMUS EGENDAL: Se alguma coisa acontecer, se houver qualquer tipo de violência generalizada ou qualquer tipo de choque, este gente pode muito rapidamente entrar numa situação onde cresce a má nutrição a um nível onde as crianças ficam em risco de morrer ou apanhar doenças.

Esta mulher é uma de 300 doutores Cubanos trazidos para Timor-Leste pelo antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri. Diz que ficou chocada quando viu o nível de pobreza aqui.

DOUTORA CUBANA (Tradução): Em 1,000 crianças, quase metade estarão sub-nutridas. Quase metade delas têm problemas de má nutrição. É perturbante encontrar tantas crianças sub-nutridas.

Ela descobriu que os Timorese passaram por tanto, contudo esperam tão pouco.

DOUTORA CUBANA (Tradução): Não conhecem melhor, pensam que a vida é assim. Viver nestas condições sem o mínimo... É difícil vê-las sem saberem que a vida pode ser melhor. Às vezes sentimo-nos impotentes. Não sabemos como ajudar. Muitas vezes não há recursos, assim é duro.

No regresso à capital, encontramos mais deslocados. Em vez de fugirem para um campo de deslocados, estas pessoas foram para a terra da famíia.

RASMUS EGENDAL: 10 pessoas dormem aqui. 10 pessoas dormem nesta casa? É muita gente. E a sua casa foi queimada?

MULHER: Não, só danificada.

RASMUS EGENDAL: OK, só danificada. Imagine só se estiverem aqui quando começar a estação das chuvas.

De volta ao aeroporto de Dili, os deslocados estão também preocupados com a estação das chuvas, daqui a algumas semanas.

JOHN BOSCOE (Tradução): Mesmo agora, estão a morrer muitas crianças. Quando a estação das chuvas começar será pior. Agora está seco, mas quando a chuva começar torna-se uma área de represa. Este lugar é como uma barragem que guarda a água que vem de cima.

Cinco meses depois da violência ter começado, três meses depois de um novo primeiro-ministro estar instalado, e apesar da presença das tropas internacionais, o panorama é ainda amargo para estas famílias. Tem deixado muitas em desespero com os líderes de Timor-Leste.

JOHN BOSCOE (Tradução): Eles não são capazes de resolver o problema e não são capazes de governar o país. Assim a independência – para quê? Mas sou muito emotivo, assim digo que é porque sofremos muito. A vida é demasiado dura. Perdemos demasiados membros da família. É demasiado duro.

Reporter/Camera
DAVID O’SHEA

Editor
WAYNE LOVE

Subtitling
ROBYN FALLICK
JORGE TURINI

***

Centro de Notícias da ONU - 4 Outubro 2006

Funcionário de topo da manutenção de paz da ONU avisa de ‘esticar demais’ quando aumentam os números de pessoal de missões

Uma explosão “improcedente” está a acontecer no número e tamanho das missões de manutenção de paz da ONU, com tantos quantos 140,000 membros do pessoal a estarem provavelmente no terreno no próximo ano, disse hoje um funcionário da ONU, avisando dos perigos políticos de esticar demais quando há tantas operações a competirem por atenção.

Jean-Marie Guéhenno, Sub-Secretário-Geral pelas Operações de manutenção da paz, disse aos repórteres numa reunião na sede da ONU em New York que “tivemos o nosso trabalho realmente removido por nós” para gerir o crescimento em tamanho das missões de manutenção de paz, especialmente quanto decorre o planeado destacamento total no Líbano, na região do Sudão, Darfur e em Timor-Leste.

Diz que correntemente há mais de 93,000 pessoas a trabalhar no campo nas 16 missões de manutenção de paz da ONU e em duas missões de construção de paz política que são dirigidas e apoiadas pelo Departamento das Operações de Manutenção da Paz (DPKO).

Uma vez que a Força Interina da ONU no Líbano (UNIFIL) e a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) tiver o seu destacamento completo, e se a Missão da ONU no Sudão (UNMIS) expandir as suas operações em Darfur como foi autorizado, então haverá mais de 140,000 capacetes azuis, oficiais de polícia e pessoal civil no local.

Mr. Guéhenno disse que o custo de governar tantas operações com tanto pessoal está previsto chegar aos $6 biliões e continua a subir.

“Quando olho estes números, de algum modo vejo que são um voto de confiança na manutenção de paz da ONU. Vejo que também é um bom sinal, nalgum senso significa que estão a acabar alguns conflitos porque não se pode ter manutenção da paz no meio de uma guerra,” disse.

“Mas vejo também, e é minha obrigação ver, o enorme desafio que isso representa: o desafio de gestão, para ter a certeza que em todas estas 18 diferentes operações, 18 diferentes processos políticos, estamos atentos a elas, e as apoiamos adequadamente; [e] os desafios muito práticos de apoiar esse número de pessoas, ter a certeza que têm as qualidades certas, que têm o profissionalismo que queremos que tenham, que há uma vigilância adequada em todas as áreas.”

Louvando o trabalho do pessoal no terreno e a trabalhar em operações de manutenção de paz na sede da ONU, apelou à comunidade internacional para se levantar e garantir que jogue um papel apropriado em garantir que cada missão individual receba a atenção que merece.

“Às vezes há a ideia que uma vez que a operação de manutenção de paz está autorizada, então o trabalho muda dos Estados Membros para o Secretariado. Não penso que seja o caso. Com certeza que há mais trabalho para nós, mas isso também significa que os Estados Membros se devem engajar duplamente de modo que os processos políticos que os nossos destacamentos são esperados apoiar tenham resultados.”

Em resposta a perguntas de repórteres, o Sub -Secretário-Geral também sublinhou que estava no meio de um processo para reestruturar o DPKO e a sua cultura num departamento mais orientado para o terreno.

***

O Enviado da ONU em Timor-Leste sublinha a necessidade de resolver diferenças
NewsBlaze
5.09.2006

Sublinhando a necessidade de restaurar a estabilidade e a paz em Timor-Leste depois da violência mortal que irrompeu mais cedo este ano, o enviado da ONU na pequena nação disse que todos os Timorenses deviam resolver as suas diferenças nas urnas eleitorais e não através do conflito.

No seu primeiro discurso importante como Representante do Secretário-Geral em Exercício, Finn Reske-Nielsen também reafirmou o compromisso da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (<"http://www.unmiset.org">UNMIT) para promover a justiça na pequena nação do Sudeste da Ásia bem como nas eleições parlamentares e presidenciais planeadas para o próximo ano.

"O foco chave da Missão é assistir este país este país no regresso à estabilidade e a promover a justiça e a paz. É portanto parte central do mandato da Missão ajudar a facilitar o diálogo entre os líderes que levará à reconciliação nacional," disse numa conferência de imprensa na capital Dili.

"Isto não vai ser uma tarefa fácil, mas temos uns tantos instrumentos disponíveis para nos ajudarem a fazer isto. O papel de bons ofícios da ONU será crítico para o nosso sucesso nos próximos meses... Fundamentalmente temos que convencer as pessoas neste paísque o conflito e outras diferenças precisam de se resolver nas urnas eleitorais e em mais sítio nenhum."

Mr. Reske-Nielsen disse que no máximo da sua força a Missão terá mais de 3,000 elementos incluindo civis e pessoal em uniforme. Também enfatizou o importante papel da polícia da ONU na reabilitação da força local, que se desintegrou após a violência em Abril e Maio que envolveu lutas de facções entre os militares e levou à morte de pelo menos 37 pessoas e forçou cerca de 155,000 a fugir das suas casas.

A UNMIT está também comprometida, em cooperação com outros parceiros, a reforçar a integridade do sistema legal, disse, acrescentando que o relatório da Comissão Especial de Inquérito à violência deste ano – que se espera saia algures este mês - será "um passo muito importante na direcção de garantir que há justiça para todos."

Mr. Reske-Nielsen recebeu o cargo de Vice-Representante Especial do Secretário-Geral no princípio do mês passado mas correntemente é o Representante Especial em Exercício depois da partida de Sukehiro Hasegawa no fim de Setembro.

Fonte: Nações Unidas

.

Timor Leste Praises Cuba Aid

Dili, Oct 5 (Prensa Latina) East Timorese President Xanana Gusmao expressed on Thursday his gratitude for the Cuban medical and education cooperation in his nation and pleaded for its continued development and expansion to other fields.

While receiving the credentials of Ramon Hernandez Vazquez, first Cuban ambassador to this nation, Gusmao warmly recognized that the island has sent over 280 medical staff members to help out.

He also appreciated that the Caribbean nation offered scholarships to 508 East Timorese youngsters, technical cooperation to train 60 students in medicine in the Asian state and teachers to eradicate illiteracy.

The president lamented his absence at the 14th Summit of the Non Aligned Movement in Havana and sincerely wished President Fidel Castro a swift recovery.

In addition, Gusmao reaffirmed the willingness of his people and government to foster friendship, cooperation and solidarity ties with Cuba.

.

De um leitor

Dear Gustaf,

Thank you so much for your wise and friendly words...as a Timorese I really appreciate that an Indonesian sorrow may still flow clean and soothing, and helps heal the thundered Timorese collective soul...
Ours is a path painfully travelled, yet when the awe fades away, hope may still has its turn to shed unto Timor Leste and its People the breeze of its learned lessons...with the helping hand of wondering Indonesians like yourself...

Just wish you all the best and that you may still share with us friendly words for times to come...

.

Dos leitores - tradução da Margarida

Estou profundamente entristecido com a degradação continuada da situação socio-política em Timor-Leste.

Os líderes devem meditar e reflectirem sobre os 24 anos de luta pela independência (1975 - 1999), e renovar o compromisso para acarinhar e desenvolver a democracia, e para manterem a liberdade e a independência ganha em 1999 que deveria levar a nação à prosperidade, justiça e paz. Não vendam a liberdade ganha com o sangue e as vidas de gente de Timor-Leste a nenhum interesse estrangeiro, não interessa quão próximos, ou quão poderosos sejam os países estrangeiros vizinhos. O interesse do povo de Timor-Leste deve ser a principal prioridade do Governo. Não deixem que poderes estrangeiros dividam a integridade do povo ao dividir os líderes. Xanana Gusmao, Mari Alkatiri e Ramos Horta devem reflectir nos tempos duros que passaram durante a luta, o sofrimento e o sacrifício do povo, e não deixem que eles próprios se dividam por interesses estrangeiros ou por interesses de poderes deles próprios.

A pobreza pode ser explorada por gangs, mas será mais perigoso se os gangs são explorados e manipulados por estrangeiros ou por poderes estrangeiros.

Como é possível que o partido no poder, o partido da maioria, a Fretilin pudesse ter sido tão facilmente ameaçada, e mesmo atacada por gangs? É inacreditável! A lei deve ser reforçada. Não sigam a o estado sem lei da Indonésia. Levar a julgamento os criminosos contra os direitos humanos é uma parte essencial do reforço da lei. Como Indonésio tenho realmente pena que o Governo de Timor-Leste tivesse dado prioridade a Comités de Amizade em vez do Comité da Verdade e Reconciliação.

A amizade com qualquer vizinho deve ter por base a justiça e a igualdade com o foco principal nos interesses do povo de Timor-Leste.

Quero acreditar que a minha opinião não magoa ninguém.

Gustaf Dupe
Associação do Ministério das Prisões
Jakarta, Indonésia


***

Aguentem os cavalos.

Dêmos à ONU o benefício da dúvida. Esperemos entusiasticamente a saída do relatório. Depois disso, comecemos "a cortar gargantas ".

E sejamos realistas, não podem esperar que eles envergonhem a sua própria gente, obviamente. O mesmo se aplica a criticar governos estrangeiros (i.e. AUSTRÁLIA) que teve o apoio total de um membro permanente (lembrem-se de 1975-...).

Não podem, seria suicídio e a ONU caminha numa corda muito fina, mas NÓS PODEMOS.

Com esperança, como eles diziam em 1999, Timor-Leste será um exemplo para ser acompanhado pelo mundo e pela ONU – seria justiça poética.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Agosto (fim)

1 de Agosto de 2006

- Ramos Horta apresenta ao Parlamento o programa do II Governo Constitucional.

3 de Agosto 2006

- O Parlamento Nacional aprova o Programa do II Governo Constitucional.

3 de Agosto de 2006

- Sub-Secretário de Estado Norte Americano para o Sudeste Asiático e Pacífico afirma que a América acompanha com preocupação a situação em Timor-Leste.

4 de Agosto de 2006

- Austrália começa a reduzir presença militar no País.

- Ramos Horta é ouvido como testemunha na Procuradoria Geral da República no processo do ex-Ministro do Interior, Rogério Lobato e do ex-Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri quanto às alegações de distribuição de armas aos civis.

5 de Agosto de 2006

- Comissão Política Nacional da FRETILIN reúne-se com membros do Governo, incluindo o Primeiro Ministro, Ramos Horta.

- Organização “Judicial System Monitoring Program” (JSMP) publica relatório sobre detenção de Alfredo Reinado.

9 de Agosto de 2006

- Parlamento Nacional aprova o Orçamento Geral de Estado para o ano fiscal 2006/07 na generalidade.

11 de Agosto de 2006

- Tribunal de Recurso toma decisão sobre a queixa apresentada pelo grupo de Victor da Costa em relação ao método de votação utilizado no II Congresso Nacional da FRETILIN. O Tribunal reconhece a legitimidade da liderança eleita pelo método de votação por braço no ar. Lu Olo e Mari Alkatiri são reconhecidos como Presidente e Secretário Geral legitimamnete eleitos.

12 de Agosto de 2006

- Annan entrega relatório ao Conselho de Segurança da ONU e propõe mais de 1000 polícias e 350 soldados para a nova missão em Timor-Leste.

14 de Agosto de 2006

- O Parlamento, por maioria, faz a aprovação final e global do Orçamento Geral do Estado para o ano fiscal 06/07 .

16 de Agosto de 2006

- FRETILIN dá uma conferência de imprensa sobre o Acórdão do Tribunal de Recurso.

17 de Agosto de 2006

- FRETILIN emite um comunicado aos seus militantes esclarecendo que a FRETILIN é só uma e única.

- Ministro de Negócios Estrangeiros da Austrália , Alexander Downer, diz que o seu país deve continuar a ser responsável pela segurança militar em Timor-Leste.

- ONU reúne-se com representantes de 17 partidos políticos, para estudar duas propostas sobre a lei eleitoral, já submetidas para apreciação do Parlamento Nacional, sendo uma da autoria da FRETILIN e outra, da autoria dos partidos da oposição.

18 de Agosto de 2006

- Oan Kiak rende-se às tropas australianas.

- Bispo de Baucau apela ao fim da violência que envergonha o país.

- Hasegawa pede segurança para os campos de deslocados.

20 de Agosto de 2006

- O 31º aniversário das FALINTIL é celebrado em vários pontos do país, designadamente, Baucau e Metinaro . Jovens de Ermera participaram na celebração do dia das FALINTIL em Baucau, por iniciativa da FRETILIN.

21 de Agosto de 2006

Conselho de Ministros aprova a criação de uma comissão para avaliação da polícia nacional.

22 de Agosto de 2006

- Reúne-se o Conselho de Estado.

- Presidente Xanana cancela medidas de excepcão.

- Mário Carrascalão, Presidente do Partido Social Democrata, reafirma que o presidente Xanana deveria ter formado um Governo de unidade nacional.

24 de Agosto de 2006

- ONU aprova nova missão de manutenção de paz para Timor-Leste ; tropas australianas permanecem independentes da ONU até nova decisão a ser tomada em Outubro de 2006.

29 de Agosto de 2006

- Superintendente Paulo de Fátima Martins e os seus adjuntos, Ismael Babo e Lino Saldanha, informam que se “autosuspendem” das suas funções.

- Criados 6 postos permanentes de segurança em bairros de Dili identificados como os mais problemáticos.

30 de Agosto de 2006

- Alfredo Reinado e mais 56 prisioneiros saem da cadeia de Becora ajudados ou resgatados por indivíduos ainda não identificados .

- A cadeia de televisão australiana, SBS, transmite um documentário intitulado “A queda de um Primeiro-Ministro” . O documentário revela dados importantes que ajudam a melhor compreender as causas e os meios utilizados para provocar e aprofundar a crise política e a questionar sobre o envolvimento de figuras proeminentes na execução do golpe de estado para derrubar o Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri.

31 de Agosto de 2006

- Tropas da Malásia retiram-se oficialmente de Timor-Leste.

- Polícia Internacional passa a submeter-se ao comando da ONU.

FIM.
.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Julho

2 de Julho de 2006

- Anúncio oficial de que Ramos Horta, será o novo Primeiro Ministro da RDTL.

3 de Julho de 2006

- Presidente Xanana e Ramos Horta visitam as F-FDTL em Metinaro e Hera.

- Realiza-se uma reunião informal do Governo sob a coordenação de Ramos Horta e na presença de Mari Alkatiri.

4 de Julho de 2006

- Parlamento estuda o regresso de Dr. Mari Alkatiri à bancada parlamentar da FRETILIN.

8 de Julho de 2006

- O Presidente da República Xanana Gusmão recebe finalmente uma delegação da FRETILIN liderada pelo Presidente Lu Olo e que integra três membros da Comissão Política Ana pessoa Pinto, Estanislau Silva e José Lobato;

9 de Julho de 2006

- ONU considera não haver condições para antecipar a realização de eleições legislativas em Timor-Leste.

- A mesma delegação da FRETILIN volta a reunir com o Presidente da República.

10 de Julho de 2006

- Ramos Horta toma posse como Primeiro Ministro e Estanislau Aleixo da Silva como Primeiro Vice -Primeiro Ministro e Rui Araujo como segundo Vice -Primeiro Ministro.

11 de Julho de 2006

- Primeiro acto oficial do PM Ramos-Horta, após a tomada de posse.

- Railós e o seu grupo entregam parte das armas que dizem ter recebido do ex-Ministro do Interior, às forças internaccionais, numa cerimónia em Liquiçá com a presença do Primeiro Ministro da RDTL, Ramos Horta e do Bispo D. Alberto Ricardo.

12 de Julho de 2006

- José Luis Guterres é nomeado o novo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

14 de Julho de 2006

- Tomada de posse dos membros do II Governo Constitucional.

20 de Julho de 2006

- Mari Alkatiri é ouvido na Procuradoria Geral da República.

24 de Julho de 2006

- Às 14 horas, termina o prazo da entrega voluntária de armas.

25 de Julho de 2006

- Major Reinado é surpreendido em Dili pela GNR com armamento militar.

- Reinado é detido com mais 20 homens do seu grupo - Reinado é preso, com acusações de tentativa de homicídio e posse ilegal de armas.

27 de Julho de 2006

- Regresso da violência a Dili

- 100 manifestantes, em frente ao centro de detenção, exigem a libertação de Alfredo Reinado.

31 de Julho de 2006

- Conselho de Estado, autoriza o Presidente da República, Xanana Gusmão, a prorrogar o estado de crise.

- Ramos Horta promete seguir o programa do primeiro governo constitucional.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Junho

1 de Junho de 2006

- Tropas australianas encontram armas e explosivos no bairro Caicoli, pertencentes a um militar e à sua esposa que é membro da PNTL.

- Presidente da República, Xanana Gusmão apela à unidade nacional e à restauração da paz no país.

- Reunião do Conselho de Ministros, onde o Ministro do Interior, Rogério Lobato, e o Ministro da Defesa, Roque Rodrigues, pedem a demissão.

- Ramos Horta e Alcino Baris assumem interinamente as pastas da Defesa e do Interior respectivamente.

- Rogério Lobato diz que assume a responsabilidade pela situação no país e em particular pela desagregação do comando geral da PNTL.

2 de Junho de 2006

- Major Reinado afirma que assume a liderança de todas as forças militares nas montanhas e exige a demissão do Governo chefiado pelo Primeiro Ministro Mari Alkatiri.

4 de Junho de 2006

- 20 efectivos da GNR chegam a Dili.

- Reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança que define a necessidade de elaboração do inventário do armamento da PNTL e das F-FDTL.

- Saque aos Ministérios do Desenvolvimento, da Agricultura, Florestas e Pescas, Recursos Naturais, Minerais e da Política Energética, do Tribunal de Recursos e de um armazém do Governo no bairro Fomento.

5 de Junho de 2006

- GNR inicia formalmente o patrulhamento em Dili.

- Ministro da Defesa Ramos Horta reune-se com militares rebeldes para formas de diálogo com vista a resolução da crise político-militar.

- Parlamento aprova por unanimidade, uma resolução de apoio às medidas anunciadas pelo Presidente da República, Xanana Gusmão, para ultrapassar a crise.

6 de Junho de 2006

- Manifestantes ameaçam boicotar a acção governativa e o Parlamento se o Presidente Xanana não demitir o Primeiro-Ministro dentro de 48 horas e formar um governo de transição.

- Primeiro-Ministro, Dr. Mari Alkatiri convoca uma reunião do Gabinete de Crise.

- Presidente da República, Xanana Gusmão, recebe o Major Tara, no Palácio Presidencial.

7 de Junho de 2006

- Líderes rebeldes dizem-se disponíveis para pôr fim ao conflito, desde que haja negociações.

- ONU estima que 130 mil pessoas estejam nos campos de deslocados em Dili.

- Primeiro Ministro Mari Alkatiri afirma que não há condições para eleições gerais antecipadas, pois ainda não existe a lei eleitoral nem instituições criadas preparadas para o efeito.

- Primeiro Ministro Mari Alkatiri afirma que sectores conservadores da Austrália estão por detrás da crise político - militar em Timor-Leste.

8 de Junho de 2006

- Em Ermera, a sede do Comité Sub-Distrital da FRETILIN, em , e a casa do Vice-Coordenador da FRETILIN são queimadas; o representante do partido é atacado.

- Railós, numa entrevista à cadeia de televisao da Australia, ABC, na presença do Ministro Ramos-Horta, numa cerimónia bem organizada e com participação de muitos jornalistas, alega que um grupo de civis, por ele comandado, recebera armas do Ministro do Interior, Rogério Lobato, no início de Maio, a mando do Primeiro Ministro, Dr. Mari Alakatiri, para eliminar os opositores políticos da FRETILIN.

- Primeiro Ministro, Dr. Mari Alakatiri, aceita uma investigação independente das Nações Unidas para analisar os acontecimentos de 28 de Abril , 23, 24 e 25 de Maio 2006.

9 de Junho de 2006

- Ramos Horta faz uma declaração, e diz que aceita ser Primeiro Ministro se o partido FRETILIN o convidar.

- Forças internacionais fazem o inventário das armas das F- FDTL

10 de Junho de 2006

- Fernando Lasama do PD diz que teme pela sua vida.

- Militares australianos invadem uma casa de médicos cubanos, em Dili, à procura de armamento.

11 de Junho de 2006

- Líderes rebeldes e alguns deputados reunem-se em Maubisse com os seguintes objectivos:

1) alterar a Constituição da República de forma a conceder mais poderes ao Presidente da República, Xanana Gusmão;

2) dissolver o Parlamento.

- O Presidente Xanana encontra-se com o líder dos peticionários, Gastão Salsinha.

12 de Junho de 2006

- Presidente da FRETILIN, Francisco Lu-Olo, dirige uma mensagem aos militantes do partido.

13 de Junho de 2006

- Resolução contra a violência, proposta pelos deputados da FRETILIN, é aprovada por maioria no Parlamento.

14 de Junho de 2006

- Presidente discursa no Parlamento, garantindo que vai respeitar a Constituição da República Democrática de Timor-Leste.

- Conselho de Ministros aprova o Orçamento de Estado, de 315 milhões de US dólares.

- Governo de Timor-Leste pede o regresso dos Capacetes Azuis das Nações Unidas.

15 de Junho de 2006

- Austrália rejeita a vinda dos capacetes azuis para Timor-Leste.

16 de Junho de 2006

- O líder dos militares rebeldes, o Major Reinado, entrega 12 armas e outro equipamento militar às forças australianas em Maubisse.

17 de Junho de 2006

- O ex-Ministro do Interior, Rogério Lobato, em entrevista ao semanário português, Expresso, reconhece que armou alguns antigos guerrilheiros para servirem de pisteiros.

18 de Junho de 2006

- Realiza-se em Lisboa a reunião da CPLP para discutir a situação em Timor-Leste.

- Jacarta decide reabrir a fronteira com Timor-Leste.

19 de Junho de 2006

- As forças internacionais executam um mandado de captura, com a figura de Oan Kiak, um ex-membro das FALINTIL acusado de estar envolvido na morte de 8 polícias no dia 25 de Maio.

- Ramos Horta diz que continuam a existir muitos grupos bem armados.

- Programa “Four Corners” transmitido no canal televisivo australiano, ABC, mostra Railós a acusar Rogério Lobato e Mari Alkatiri de terem criado um esquadrão da morte ao serviço do partido.

- Detido por militares australianos, Abílio Mesquita, (Mau Soko) do comando distrital da PNTL de Dili, com ligações aos grupos de artes marciais, suspeito de ter participado no ataque à casa do General Matan Ruak e a outros ataques a casas em Dili. São encontrados armamento e munições em sua casa.

20 de Junho de 2006

- Num comunicado feito à imprensa, pelo Gabinete do Primeiro Ministro, este rejeita as alegações de Railós.

- Centenas de manifestantes concentram-se à frente do palácio do Governo e pedem a demissão do Primeiro Ministro.

- Ministério Público decreta prisão domiciliária ao ex-ministro Rogério Lobato, com base na alegação de ter armado um grupo de civis.

- Presidente da República, Xanana Gusmão, exige a demissão do Chefe do Governo, por carta enviada ao Gabinete do Primeiro Ministro, acompanhada de uma cassete, dizendo que, após ter visto o programa “Four Corners” tinha perdido a confiança política no Primeiro Ministro. “Só me resta dar-lhe oportunidade para se resignar depois de ouvido o Conselho de Estado ou eu o demitirei. Espero resposta até 17 horas de hoje”- extracto da carta do Presidente da República ao Primeiro Ministro.

21 de Junho de 2006

- Reunião do Conselho de Estado em que o Presidente da República, Xanana Gusmão, ameaça demitir-se.

- Mari Alkatiri, na qualidade de Secretário Geral da FRETILIN, efectua consultas ao Comité Central da FRETILIN sobre a sua continuidade à frente do governo.

22 de Junho de 2006

- Presidente discursa à Nação, e faz graves críticas a FRETILIN e diz que pretende a sua carta de demissão ao Parlamento Nacional.

- Presidente no seu discurso declara que não aceita o resultado do Congresso, e exige que a Comissão Politíca Nacional da FRETILIN organize imediatamente um Congresso Extraordinário para a eleição da direccção do partido.

23 de Junho de 2006

- Presidente Xanana afirma, num encontro com manifestantes que “ganhamos esta guerra” e evidencia claramente uma ligação estreita com Railós e o Major Tara.

- Bispo de Dili, Dom Alberto Ricardo, defende a demissão do Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri.

24 de Junho de 2006

- 2000 manifestantes, uma grande parte crianças, em frente ao Palácio do Governo em Dili, a pedirem a demissão do Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri e a dissolução do Parlamento.

25 de Junho de 2006

- Reunião extraordinária do Comité Central da FRETILIN decide manter o Dr. Mari Alkatiri como Primeiro-Ministro.

- Ramos Horta e Ovídio de Amaral anunciam a sua demissão do Governo, através dos media.

- Fernando Lasama afirma que o Presidente vai dissolver o Parlamento e demitir o Governo.

26 de Junho de 2006

- Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri anuncia publicamente que “está pronto para demitir-se” do cargo de Primeiro Ministro, em conferência de imprensa, ao final da manhã.

- No início da tarde, o Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, comunica oficialmente a sua demissão, por meio de carta enviada ao Presidente da República, Xanana Gusmão.

- O Presidente da República aceita oficialmente o pedido de demissão do Dr. Mari Alkatiri, através de carta enviada ao mesmo.

- Ian Martin enviado especial do Secretário Geral da ONU a Timor-Leste chega a Dili acompanhado de 20 peritos da ONU.

- Armindo Maia, César da Cruz, Egídio de Jesus , Virgílio Smith e Luís Lobato anunciam também a sua demissão através de conferência de imprensa.

- Primeiro-Ministro australiano John Howard congratula-se com a demissão do Primeiro Ministro Mari Alkatiri. *

27 de Junho de 2006

- 18 mil militantes e simpatizantes da FRETILIN reunem-se em Metinaro, nos arredores de Dili.

- Reune-se o Conselho de Estado.

28 de Junho de 2006

- O Presidente e o Secretário Geral da FRETILIN vão à Hera falar com os militantes da FRETILIN que já vinham de Metinaro a caminho de Dili.

- Emissões da rádio e da televisão nacional são suspensas após um ataque às suas instalações, por terem transmitido a notícia da concentração de milhares de apoiantes à FRETILIN.

- Continua a violência em Dili, sendo os campos de refugiados atacados por grupos desconhecidos.

- Manifestantes organizados pelo major Alves Tara saem de Dili, respondendo às ordens dadas pelo Presidente da República, Xanana Gusmão.

29 de Junho de 2006

- Jovens apedrejam os manifestantes da FRETILIN.

30 de Junho de 2006

- Presidente da República, Xanana Gusmão, fala aos manifestantes da FRETILIN em frente ao Palácio do Governo.

- Presidente Xanana é vaiado pelos manifestantes da FRETILIN.

- Presidente e o Secretário Geral da FRETILIN voltam a falar aos manifestantes em frente ao Palácio do Governo.

- Manifestantes da FRETILIN regressam a casa, obedecendo ao pedido do Presidente Lu Olo e do Secretário Geral, Dr. Mari Alkatiri.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Maio

2 de Maio 2006

- Segundo o Despacho do Primeiro Ministro, No 3 / 2005 de 29 de Junho de 2005, o Governo de Timor-Leste cria:

i) Uma Comissão, com representantes do Ministério das Obras Públicas, do Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária, e o Administrador de Dili, para fazer o levantamento e a avaliação dos danos existentes nas propriedades públicas e privadas;

ii) Uma Comissão com um representante do Ministério da Saúde, dois representantes do Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária, um representante da Administração de Dili e o Comandante da Polícia Distrital de Dili para prestar assistência aos soldados peticionários.

iii) Uma Comissão composta pelo Ministro de Estado para o Conselho de Ministros, o Ministro do Trabalho e da Reinserção Comunitária e dois representantes deste Ministério, um representante do Ministério do Interior, um representante do Ministério da Saúde, um representante da Administração de Dili e dois representantes da Cruz Vermelha de Timor-Leste. Esta Comissão deve fazer uma investigação sobre o número de mortos e feridos ocorridos durante os violentos confrontos de 28 de Abril.

3 de Maio de 2006

- Primeiro Ministro elabora um relatório oficial relativamente à restauração da lei e da ordem. Os contingentes das F-FDTL de Baucau, Metinaro e Hera, que ajudaram a PNTL a restabelecer a lei e a ordem, regressam aos seus quartéis.

- A Polícia Militar continua a colaborar com as autoridades civis. A PNTL fica a patrulhar as ruas de Dili e a prender os desordeiros.

- Presidente Xanana e o Primeiro Ministro realizam uma conferência conjunta para apelar à calma e denunciar os rumores.

- Ramos Horta, através de um comunicado à imprensa, diz que Dili está calma e sem graves incidentes.

5 de Maio de 2006

- Primeiro Ministro Dr. Mari Alkatiri confere posse à Comissão dos Notáveis.

6 de Maio de 2006

- Major Reinado, da Polícia Militar, abandona o seu posto, em Dili, levando consigo , 20 elementos armados.

- Presidente Xanana apela ao grupo para regressar à Dili.

- General Matan Ruak estabelece diálogo com o Tenente Salsinha sugerindo que o grupo apresente uma solução pacífica.

- Em Gleno, distrito de Ermera, ocorrem confrontos entre os jovens apoiantes dos peticionários e 6 polícias de intervenção rápida (UIR) que estavam a proteger o Secretário de Estado da Região III.

- Um polícia é esfaqueado mortalmente.

11 de Maio de 2006

- Segundo o Despacho Nº 7 / 2004, de 5 de Maio de 2004, o Gabinete de Crise responde ao Parlamento sobre as intervenções das F-FDTL, e que de acordo com o artigo 23, a intervenção das F-FDTL não deve durar mais do que um mês.

- O pedido do Governo para a intervenção das Forças Armadas é apenas para o período de 28 de Abril a 4 de Maio. Segundo o artigo 24 do mesmo Despacho, após o final da intervenção das F-FDTL, no prazo máximo de 7 dias, o Governo tem de apresentar um relatório ao Parlamento.

17-19 de Maio de 2006

- Realização do II Congresso Nacional da FRETILIN, em que Francisco Guterres Lu-Lo e o Dr. Mari Alkatiri, são reeleitos para Presidente e Secretário Geral respectivamente.

23 de Maio de 2006

- PNTL não cumpre a decisão de que as F-FDTL e a PNTL devem estabelecer um Posto de Observação em Fatuahi, nas montanhas que rodeiam Dili.

- Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Ramos Horta, organiza um encontro com o Presidente da República, o Governo, o Major Reinado, o Coronel Salsinha e outros representantes dos peticionários, no Seminário de Dare, para o dia 25 de Maio.

- Major Reinado e o seu grupo atacam as F- FDTL em Fatuahi, sendo este ataque filmado pelo jornalista David O’Shea da cadeia da televisão australiana, SBS, que já tinha sido informado previamente, pelo deputado dissidente do PSD, Leandro Isaac, de que “something big” (algo grande), estava a ser preparado.

- No momento em que o major Reinado e os seus homens avistam o Posto de Observação das F-FDTL, Reinado grita para os soldados se retirarem ou ele abrirá fogo. Depois de contar até 10, o Major Reinado começa a disparar. Um soldado das F-FDTL é atingido mortalmente e 5 outros soldados são feridos. Um dos homens do grupo do “Major” Reinado é ferido e, mais tarde, vem a morrer no hospital de Aileu.

- Presidente Gusmão dá ordens às Forças Armadas e à polícia para capturarem o grupo do Major Reinado.

24 de Maio de 2006

- O grupo do Major Reinado ataca a casa do General Matan Ruak em Lahane. Ao mesmo tempo, o Quartel Geral das F-FDTL , em Tasi Tolu, é atacado pelo pisteiro Railós e os seus homens.

- Apenas 15 efectivos das forças policiais se apresentam ao serviço, no Comando Distrital da PNTL de Dili.

25 de Maio de 2006

- O Quartel da Polícia Militar (PM) é atacado por elementos da PNTL.

- O quartel da PNTL é alvo de ataques por elementos das F-FDTL.

- A rendição dos polícias timorenses é negociada pela UNPOL sem o conhecimento do Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri.

- Os polícias timorenses saíram acompanhados da polícia da UNPOL, desarmados e a pé.

- Seguidamente, aparece um grupo de indivíduos armados em que alguns usam uniformes das F-FDTL. Um deles dispara contra os policias desarmados. Depois juntam-se mais 3 soldados a disparar contra os polícias.

- Uma terceira força é filmada a atirar também nos polícias desarmados.

- São mortos 10 polícias e 27 ficam feridos. No incidente, 2 efectivos da força policial UNPOL também ficam feridos.

- Acordo bilateral entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor-Leste e a Austrália é assinado para a entrada de um contingente militar australiano em Timor-Leste.

- O Presidente da República chama a si todo o controlo da segurança do país, na qualidade de Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas.

- Secretário Geral da ONU, Kofi Annan telefona ao Primeiro Ministro para discutir a próxima missão das Nações Unidas que sucederá a UNOTIL.

- À tarde chegam 160 militares australianos a Timor-Leste em 3 helicópteros Black Hawk e um avião C-130.

- O primeiro navio de guerra australiano, transportando militares da força de intervenção chega ao porto de Dili, à tarde.

- A Casa do comandante da polícia , Ismael Babo, é queimada em Delta Comoro.

- Uma outra casa com uma mãe e 4 filhos é quimada no bairro Comoro. São familiares do Ministro do Interior, Rogério Lobato.
26 de Maio de 2006

- Kristy Sword, esposa do Presidente da República, Xanana Gusmão, dá uma entrevista à cadeia de televisão australiana, ABC e, declara que o Primeiro Ministro Mari Alkatiri deve demitir-se.

- F- FDTL recolhem ao quartel.

- 650 tropas australianas encontram-se estacionadas em Dili.

- General Matan Ruak declara que um dos militares que disparou contra os policias desarmados foi detido e será submetido a julgamento.

- Militares australianos garantem a segurança em pontos estratégicos na capitalde Timor-Leste, Dili.

- Tropas australianas e da Malásia começam a patrulhar a cidade de Dili.

- Quartel das F-FDTL, em Hera, é assaltado.

- Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova o envio de forças de segurança internacionais.

27 de Maio de 2006

- Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Freitas do Amaral, acusa a Austrália de ingerência nos assuntos internos de Timor-Leste.

- Conferência de imprensa é dada pelo Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, que afirma categoricamente estar em marcha uma tentativa de golpe de estado.

28 de Maio de 2006

- Nações Unidas evacuam todos os conselheiros para Darwin.

- Reunião em Ermera entre os líderes militares contestatários, que pedem a demissão do Primeiro Ministro.

- Bispos afirmam que o Primeiro Ministro deve demitir-se.

- Casas dos membros do Governo e de deputados da FRETILIN são incendiadas.

- Primeiro Ministo, Dr. Mari Alkatiri, vai a Balibar para se encontrar com o Presidente da República, Xanana Gusmão, para uma abordagem prévia dos assuntos da agenda do Conselho de Estado.

29 de Maio de 2006

- Reunião do Conselho de Estado.

- Quartel da Polícia Militar em Caicoli é pilhado e incendiado.

30 de Maio de 2006

- Saqueados edifícios do Ministério da Justiça e Procuradoria-Geral.

- Militares dissidentes e militares australianos reunem-se em Ermera.

31 de Maio de 2006

- Novo grupo de militares da Nova Zelandia chega a Dili.

- Presidente da República, Xanana Gusmão quer que o Primeiro Ministro demita os Ministros da Defesa e do Interior.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Abril

23 Abril de 2006

- O Comando da PNTL ordena o desarmamento da guarda pessoal do Primeiro Ministro. A ordem não foi cumprida por objecção declarada do Primeiro Ministro.
24 Abril 2006

- Peticionários começam um protesto de 4 dias em Dili, envolvendo cerca de 1000 pessoas, junto ao Palácio do Governo, à frente do “Uma Fukun” (Centro Cultural). Os manifestantes queixam-se que foram vítimas de discriminação no seio das F-FDTL.
26 Abril 2006

- Peticionários começam a pedir a demissão do Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri.

27 Abril 2006

- Após Consultas efectuadas pelo Primeiro Ministro com o Presidente da República, o Presidente do Parlamento Nacional, o Presidente do Tribunal de Recurso, a Igreja Católica e o Forum das ONGs, cria-se a Comissão dos Notáveis para investigar o problema dos “peticionários”.

- Último dia do protesto. O Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, encontra-se com o Sr. Salsinha, líder dos peticionários, na presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. José Ramos Horta e do deputado independente, Leandro Isaac.

- Tenente Salsinha admite ter perdido o contolo sobre os manifestantes.

- Propõe-se que o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Ramos Horta fale com os manifestantes para que estes ponham termo à manifestação.

- O encontro entre o Ministro Ramos-Horta e os manifestantes fica marcado para dia 28 pela oito horas de manhã.

- Fica igualmente decidido na reunião entre o PM e Gastão Salsinha que o encontro com os manifestantes no dia seguinte, tem lugar no Ginásio.
28 Abril 2006

- Os manifestantes não comparecem no ginásio, não cumprindo desta forma o acordado, no dia anterior, com o Primeiro Ministro na presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Ramos Horta.

- Os peticionários continuam com os protestos, junto ao Palácio do Governo, à frente do “Uma Fukun” (Centro Cultural).
- De manhã, o Primeiro-Ministro, Dr. Mari Alkatiri, tem uma conversa telefónica com o Presidente da República, Xanana Gusmão, sobre a perda de controlo dos manifestantes por parte dos organizadores. O Presidente da República promete falar com o Tenente Salsinha. O encontro teve lugar no Palácio das Cinzas.

- Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, participa na sessão de abertura do Congresso da OPMT (Organizacão Popular da Mulher Timor) e, mais tarde, participa no Forum dos Empresários, no Hotel Timor, sessão de encerramento.

- Mas antes de deslocar ao Congresso o PM telefona ao Ministro do Interior instruindo-o no sentido de reforçar a segurança policial no Palácio do Governo. Instruções idêncticas foram repetidas mais de uma vez, mesmo directamente para o Comandante Paulo Martins e seu Adjunto.

- No Hotel Timor, o Presidente da República, Xanana Gusmão informa o Primeiro-Ministro, Dr. Mari Alkatiri, sobre o encontro com o Tenente Salsinha, concordando que este tinha perdido o controle sobre os manifestantes.

- Ficou claro que quem estava a liderar os manifestantes era Osório Leki, do Colimau 2000.

- Primeiro-Ministro, Dr. Mari Alkatiri, convoca para um encontro urgente com os Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior, Ramos-Horta e Rogério Lobato no Hotel Timor. O Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, pede de novo para que reforçem a presença da polícia com a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) no Palácio do Governo.

- A presença da polícia não é reforçada. Apenas 6 elementos da UIR comparecem.

- Primeiro Ministro telefona ao Comandante Geral da Polícia, Paulo Martins e ao Vice-Comandante da Polícia, Ismael Babo, para reforçarem a polícia, mas estes não acatam a ordem dada.

- Após o encerramento do Forum dos Empresários, O Presidente da República, o Primeiro Ministro e o Ministro do Interior reunem-se num gabinete de trabalho cedido pela gerência do Hotel Timor onde o PM informa da situação e tornou clara a necessidade de reafirmação da autoridade do Estado.

- Ao início da tarde, os manifestantes começam a actuar com violência, queimam carros no parque do Palácio do Governo e partem os vidros do edifício do mesmo palácio. Os protestos são cada vez mais violentos.

- Alguns polícias são agredidos. Um dos polícias é gravemente ferido sendo, dias mais tarde, transferido para o hospital em Darwin.

- Apenas um dos 6 elementos da UIR toma a iniciativa de atirar gás lacrimogéneo sobre um dos manifestantes.

- Durante o almoço no Hotel Timor, o Chefe de Gabinete do PM informa o Primeiro Ministro, o Presidente da República, e o Ministro do Interior, sobre a violência ocorrida no Palácio do Governo.

- O Presidente da República retira-se imediatamente do Hotel para o Palácio das Cinzas. O Comandante Geral da Polícia, Paulo Martins, dá ordens específicas ao seu pessoal para evacuar o Primeiro Ministro para o Quartel Geral da Polícia.

- Primeiro Ministro não aceita ser evacuado para o Quartel Geral da Policia, e ordena à sua segurança pessoal para que o levem para a sua residência oficial.

- Presidente do Parlamento Nacional, Lu-Olo, e o Ministro do Interior são evacuados para o Quartel Geral da Polícia.

- Os manifestantes na posse de armas e granadas, andam pelas ruas de Dili a atirar pedras, a queimar e a destruir casas e veículos em diferentes locais da cidade.

- Mais tarde, os manifestantes vão para Tasi Tolu, onde queimam mais de 100 casas e atacam civis indiscriminadamente, ficando alguns gravemente feridos. A polícia não toma nenhuma iniciativa para travar a destruição e a violência.

- As linhas telefónicas móveis da Timor Telecom (TT) ficam sobrecarregadas e as comunicações tornam-se quase impossíveis.

- Primeiro Ministro tenta telefonar ao Presidente da República, que se encontra em Balibar, na sua residência privada, nas montanhas, mas não consegue.

- À tarde, o Primeiro Ministro decide formar um Gabinete de Crise, fazendo uso dos poderes constitucionais que lhe são atribuídos, de acordo com o Artigo 115 da Constituição da República e o Artigo 20 do Decreto -Lei No 7/2004.

- Gabinete de Crise é presidido pelo Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri e é composto pelo Ministro de Estado, o Ministro da Defesa, o Ministro do Interior, o Chefe do Estado Maior da F-FDTL e o Comandante Geral da Policia (PNTL). Outros Ministros podem vir a ser convocados pelo Primeiro Ministro.

- Primeiro Ministro decide chamar as F-FDTL para intervirem, tendo em conta a Lei Orgânica do Decreto Lei No 7 / 2004, de 5 de Maio de 2004, Artigo 3 – 2a e Artigo 18 - 2. Segundo este Decreto-Lei, o Primeiro Ministro pode pedir a intervenção das Forças Armadas para ajudar as PNTL a restaurar a lei e a ordem no País.

- As ordens para as F-FDTL são bem claras quanto a:

controlar a situação;
afastar os desordeiros;
não passar à perseguição.

- Primeiro Ministro chama o Chefe do Estado Maior do Exército, Coronel Lere, que se encontra a assumir o Comando das F-FDTL, para discutir a situação.

- No caminho, o Coronel Lere é alvo de provocações por parte dos manifestantes e pede reforço militar, sendo chamados os contingentes das Forças Armadas de Baucau e de Metinaro.

- Primeiro Ministro pede às F-FDTL para controlar e dispersar os manifestantes. Os distúrbios em Dili agravam-se e a polícia é totalmente incapaz de garantir a lei e a ordem. O recurso às Forças Armadas é absolutamente indispensável para acabar com a violência.

- Manifestantes armados com granadas, atiram-nas sobre as F-FDTL, tendo ferido um elemento da escolta do Coronel Lere.

- Às 6 horas da tarde, em Dili, não se vêem polícias.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Março

23 de Março de 2006

- Presidente da República, Xanana Gusmão, regressado no dia anterior de uma viagem à Europa, faz um discurso à Nação, em que declara que a demissão dos soldados foi errada e injusta. Critica o Comandante Geral das F-FDTL, o General Taur Matan Ruak, e o Ministro da Defesa, Dr. Roque Rodrigues por terem falhado na resolução do problema. Contudo, afirma que os soldados que foram exonerados, devem procurar outro trabalho.

25 de Março de 2006

- Ocorrem distúrbios na zona oeste de Dili sendo 16 casas destruídas. 7 pessoas são presas, incluindo 2 soldados peticionários.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Fevereiro

2 e 3 de Fevereiro de 2006

- General Matan Ruak tem um encontro com os sargentos e os soldados, em Baucau, para discutir o problema.

- Alguns soldados dizem que, não obstante todo o respeito que têm pelo Comando das F-FDTL, acham que apenas o Presidente da República pode resolver o problema.

4 e 5 de Fevereiro

- Alguns “peticionários” abandonam os quartéis.

7 de Fevereiro

- Os “peticionários” contactam com o Presidente da República, Xanana Gusmão.

8 de Fevereiro de 2006

- 402 membros das F-FDTL vão ao Palácio Presidencial e comunicam ao Presidente da República, Xanana Gusmão, que existe discriminação nas F-FDTL.

- “Peticionários” exigem a demissão do Comandante do 1º Batalhão, o Tenente Coronel Falur Rate Laek.

- Presidente da República, Xanana Gusmão, afirma que eles devem regressar ao seu quartel, no máximo, até ao dia seguinte ou eles seriam demitidos.

- Como resultado do encontro com o Presidente da República, 5 membros do Parlamento Nacional e alguns oficiais são escolhidos para constituir uma comissão de inquérito.
Obs.: Nenhum membro do Governo foi incluído na Comissão.

9 de Fevereiro de 2006

- Alguns “peticionários” regressam aos quartéis.

- Matan Ruak informa que, enquanto não for provada a sua culpabilidade, os “peticionários” continuam a ser considerados como militares.

- Os “peticionários” rejeitam as condições de alojamento e de alimentação assim como as condições de trabalho propostas pelo Comando das F-FDTL.

- Quanto à proposta de formação de uma Comissão para auscultar as suas preocupações, os peticionários só aceitam que nove deles sejam ouvidos.

17 de Fevereiro

- A Comissão formada ouve nove peticionários e, mais tarde, outros quatro.

- É-lhes concedida autorização para passar o fim de semana fora do quartel.

20 de Fevereiro de 2006

- Nem todos os peticionários regressam ao quartel

28 de Fevereiro de 2006

- Tenente Salsinha afirma que os soldados vão sair de Metinaro sem participarem na investigação e que eles não irão participar até que o inquérito obedeça à agenda dos soldados peticionários.

17 de Março de 2006

- Taur Matan Ruak afirma que os 591 soldados foram exonerados das Forças Armadas, porque eles não regressaram aos quartéis, abandonando os seus postos.

- Esta decisão é publicamente apoiada pelo Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Ramos Horta.

.

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Janeiro

Elaborada pelo Departamento de Informação e de Mobilizaçãoção da FRETILIN (DEPIM) para a revista NAKROMA, n° 005/IX/06, Setembro 2006, por ocasião do 32° aniversário da transformação da ASDT em FRETILIN.

Leia com atenção os eventos mais importantes de um golpe bem planeado que trouxe consequências desastrosas a uma jovem nação.

11 de Janeiro de 2006

- General Matan Ruak recebe uma petição anónima aparentemente da autoria de alguns soldados. Obs.: A petição foi enviado para conhecimento de muitas entidades menos para o Primeiro Ministro Dr. Mari Alkatiri.

16 de Janeiro de 2006

- Presidente Xanana escreve ao General Matan Ruak para resolver o assunto dos “peticionários” o mais breve possível.

Janeiro 2006

- Matan Ruak responde ao Presidente da República que a petição não tinha sido assinada e que os autores da petição devem ser identificados para que o assunto possa ser solucionado.

.

UN Envoy in Timor-Leste Stresses the Need to Resolve Differences

NewsBlaze
5.09.2006

Stressing the need to restore stability and peace in Timor-Leste following the deadly violence that erupted earlier this year, the United Nations envoy in the tiny nation said today that all Timorese should resolve their differences at the ballot box and not through conflict.

In his first major speech as Acting Special Representative of the Secretary-General, Finn Reske-Nielsen also reaffirmed the commitment of the UN Integrated Mission in Timor-Leste (<"http://www.unmiset.org">UNMIT) to promoting justice in the tiny South East Asian nation as well as to next year's planned parliamentary and presidential elections.

"The key focus of the Mission is to assist this country in returning to stability and promoting justice and peace. It is therefore part of the core mandate of the Mission to help facilitate the dialogue amongst the leaders that will lead to national reconciliation," he told a press conference in the capital Dili.

"This is not going to be an easy task, but we have a number of tools available to us to help us with this. The Good Office's role of the United Nations will be critical to our success in the coming months... Fundamentally we have to convey to the people of this country that conflict and other differences need to be fought at the ballot box and nowhere else."

Mr. Reske-Nielsen said that once up to full strength the Mission will be made up of over 3,000 staff including civilian and uniform personnel. He also emphasized the important role of UN police in rehabilitating the local force, which disintegrated following the violence in April and May that involved factional fighting with the military and led to the deaths of at least 37 people and forced around 155,000 to flee their homes.

UNMIT is also committed, in cooperation with other partners, to strengthening the integrity of the legal system, he said, adding that the report of the Special Commission of Inquiry into this year's violence - expected to be presented sometime this month - will be "a very important step in the direction of ensuring that there is justice for all."

Mr. Reske-Nielsen took up his post as Deputy Special Representative of the Secretary-General at the beginning of last month but is currently the Acting Special Representative following the departure of Sukehiro Hasegawa at the end of September.

Source: United Nations



.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.