sexta-feira, outubro 06, 2006

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Agosto (fim)

1 de Agosto de 2006

- Ramos Horta apresenta ao Parlamento o programa do II Governo Constitucional.

3 de Agosto 2006

- O Parlamento Nacional aprova o Programa do II Governo Constitucional.

3 de Agosto de 2006

- Sub-Secretário de Estado Norte Americano para o Sudeste Asiático e Pacífico afirma que a América acompanha com preocupação a situação em Timor-Leste.

4 de Agosto de 2006

- Austrália começa a reduzir presença militar no País.

- Ramos Horta é ouvido como testemunha na Procuradoria Geral da República no processo do ex-Ministro do Interior, Rogério Lobato e do ex-Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri quanto às alegações de distribuição de armas aos civis.

5 de Agosto de 2006

- Comissão Política Nacional da FRETILIN reúne-se com membros do Governo, incluindo o Primeiro Ministro, Ramos Horta.

- Organização “Judicial System Monitoring Program” (JSMP) publica relatório sobre detenção de Alfredo Reinado.

9 de Agosto de 2006

- Parlamento Nacional aprova o Orçamento Geral de Estado para o ano fiscal 2006/07 na generalidade.

11 de Agosto de 2006

- Tribunal de Recurso toma decisão sobre a queixa apresentada pelo grupo de Victor da Costa em relação ao método de votação utilizado no II Congresso Nacional da FRETILIN. O Tribunal reconhece a legitimidade da liderança eleita pelo método de votação por braço no ar. Lu Olo e Mari Alkatiri são reconhecidos como Presidente e Secretário Geral legitimamnete eleitos.

12 de Agosto de 2006

- Annan entrega relatório ao Conselho de Segurança da ONU e propõe mais de 1000 polícias e 350 soldados para a nova missão em Timor-Leste.

14 de Agosto de 2006

- O Parlamento, por maioria, faz a aprovação final e global do Orçamento Geral do Estado para o ano fiscal 06/07 .

16 de Agosto de 2006

- FRETILIN dá uma conferência de imprensa sobre o Acórdão do Tribunal de Recurso.

17 de Agosto de 2006

- FRETILIN emite um comunicado aos seus militantes esclarecendo que a FRETILIN é só uma e única.

- Ministro de Negócios Estrangeiros da Austrália , Alexander Downer, diz que o seu país deve continuar a ser responsável pela segurança militar em Timor-Leste.

- ONU reúne-se com representantes de 17 partidos políticos, para estudar duas propostas sobre a lei eleitoral, já submetidas para apreciação do Parlamento Nacional, sendo uma da autoria da FRETILIN e outra, da autoria dos partidos da oposição.

18 de Agosto de 2006

- Oan Kiak rende-se às tropas australianas.

- Bispo de Baucau apela ao fim da violência que envergonha o país.

- Hasegawa pede segurança para os campos de deslocados.

20 de Agosto de 2006

- O 31º aniversário das FALINTIL é celebrado em vários pontos do país, designadamente, Baucau e Metinaro . Jovens de Ermera participaram na celebração do dia das FALINTIL em Baucau, por iniciativa da FRETILIN.

21 de Agosto de 2006

Conselho de Ministros aprova a criação de uma comissão para avaliação da polícia nacional.

22 de Agosto de 2006

- Reúne-se o Conselho de Estado.

- Presidente Xanana cancela medidas de excepcão.

- Mário Carrascalão, Presidente do Partido Social Democrata, reafirma que o presidente Xanana deveria ter formado um Governo de unidade nacional.

24 de Agosto de 2006

- ONU aprova nova missão de manutenção de paz para Timor-Leste ; tropas australianas permanecem independentes da ONU até nova decisão a ser tomada em Outubro de 2006.

29 de Agosto de 2006

- Superintendente Paulo de Fátima Martins e os seus adjuntos, Ismael Babo e Lino Saldanha, informam que se “autosuspendem” das suas funções.

- Criados 6 postos permanentes de segurança em bairros de Dili identificados como os mais problemáticos.

30 de Agosto de 2006

- Alfredo Reinado e mais 56 prisioneiros saem da cadeia de Becora ajudados ou resgatados por indivíduos ainda não identificados .

- A cadeia de televisão australiana, SBS, transmite um documentário intitulado “A queda de um Primeiro-Ministro” . O documentário revela dados importantes que ajudam a melhor compreender as causas e os meios utilizados para provocar e aprofundar a crise política e a questionar sobre o envolvimento de figuras proeminentes na execução do golpe de estado para derrubar o Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri.

31 de Agosto de 2006

- Tropas da Malásia retiram-se oficialmente de Timor-Leste.

- Polícia Internacional passa a submeter-se ao comando da ONU.

FIM.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada à Fretilin pela exaustiva e compreensiva descrição deste criminoso golpe de Estado contra a democracia de Timor-Leste. Tenho esperança que a publiquem nas línguas que forem necessárias para que todos os Timorenses possam compreender a traição que lhes fizeram. Obrigada, amigos!

Anónimo disse...

VIVA FRETILIN

Anónimo disse...

Como partido maioritario que sempre denfendeu os interesses do nosso povo, a FRETILIN tem o dever de informar sobre a veracidade dos factos, doa a quem doer, para que Timor-Leste seja novamente um estado com soberania que se prime pela verdade e justica. Mari Alkatiri nunca devia ter sido solicitado a resignar-se do cargo de Primeiro Ministro. Ao embarcarmo-nos nisso, abrimos um precedente grave para o futuro deste pais. Os inimigos de Timor-Leste juntaram-se e foi pena ver tantos herois da nossa guerra de libertacao a cairem na cilada dos autores do golpe. Por causa do seu ego? Porque deixaram de ter espaco num Timor-Leste independente? Que motivos pessoais os obcecaram a ponto de violar as leis da nossa Constituicao? E porque tanta pressa em depor o governo da FRETILIN liderado por Mari Alkatiri, um lider dedicado e integro deste pais? Tem medo que a FRETILIN ganhe novamente as eleicoes sob a lideranca de cidadaos genuinos deste pais? Nao continuemos a enganar-nos uns aos outros com demagogias. Cada um de nos foi juntando os eventos um por por um. Ha apenas sussuros entre nos. Le-se nos olhos a ansia de saber a verdade de todo este processo que mergulhou o pais na escuridao. Ninguem salvara Timor-Leste se continuarmos apenas aos susssuros. O unico meio de recuperarmo-nos deste enorme pesadelo e o de batermos pela verdade e justica. O programa "simu malu" so pode ter efeito se houver verdade e justica. Interessa a todos que os verdadeiros autores da crise a nivel interno tenham a coragem de admitir que embarcaram no golpe de estado devido a ambicoes pessoais ou que foram ludibriados por outrem. O pior efeito deste golpe e a perda de confianca entre nos, os timorenses, os verdadeiros construtores desta nacao. Como vamos restaurar a confianca do nosso povo nos orgaos de soberania?
Temos a experiencia de que nenhum inimigo exterior podera vencer o nosso espirito de luta por um Timor Leste verdadeiramente independente. Sem lacos que nos obriguem a vender os nosso principios. Que os verdadeiros nacionalistas saibam juntar esforcos para que Timor-Leste recupere a sua imagem de um "pais que conseguiu sucesso" porque tem lideres de calibre.
Lequibere

Anónimo disse...

Parabéns Fretilin e Malai Azul. Este excelente trabalho de cronologia é um excelente auxiliar de memória para os mais amnésicos e além disso permite-nos ter uma visão panorâmica dos acontecimentos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.