sexta-feira, outubro 06, 2006

De um leitor

Como partido maioritario que sempre denfendeu os interesses do nosso povo, a FRETILIN tem o dever de informar sobre a veracidade dos factos, doa a quem doer, para que Timor-Leste seja novamente um estado com soberania que se prime pela verdade e justica. Mari Alkatiri nunca devia ter sido solicitado a resignar-se do cargo de Primeiro Ministro. Ao embarcarmo-nos nisso, abrimos um precedente grave para o futuro deste pais.

Os inimigos de Timor-Leste juntaram-se e foi pena ver tantos herois da nossa guerra de libertacao a cairem na cilada dos autores do golpe. Por causa do seu ego? Porque deixaram de ter espaco num Timor-Leste independente? Que motivos pessoais os obcecaram a ponto de violar as leis da nossa Constituicao? E porque tanta pressa em depor o governo da FRETILIN liderado por Mari Alkatiri, um lider dedicado e integro deste pais? Tem medo que a FRETILIN ganhe novamente as eleicoes sob a lideranca de cidadaos genuinos deste pais?

Nao continuemos a enganar-nos uns aos outros com demagogias. Cada um de nos foi juntando os eventos um por por um. Ha apenas sussuros entre nos. Le-se nos olhos a ansia de saber a verdade de todo este processo que mergulhou o pais na escuridao. Ninguem salvara Timor-Leste se continuarmos apenas aos susssuros. O unico meio de recuperarmo-nos deste enorme pesadelo e o de batermos pela verdade e justica.

O programa "simu malu" so pode ter efeito se houver verdade e justica. Interessa a todos que os verdadeiros autores da crise a nivel interno tenham a coragem de admitir que embarcaram no golpe de estado devido a ambicoes pessoais ou que foram ludibriados por outrem. O pior efeito deste golpe e a perda de confianca entre nos, os timorenses, os verdadeiros construtores desta nacao. Como vamos restaurar a confianca do nosso povo nos orgaos de soberania?

Temos a experiencia de que nenhum inimigo exterior podera vencer o nosso espirito de luta por um Timor Leste verdadeiramente independente. Sem lacos que nos obriguem a vender os nosso principios.

Que os verdadeiros nacionalistas saibam juntar esforcos para que Timor-Leste recupere a sua imagem de um "pais que conseguiu sucesso" porque tem lideres de calibre.

Lequibere.

.

17 comentários:

Anónimo disse...

Lequibere! Ja chega de querer transformar este povo num povo de estupidos e ignorantes.
A crise naseu de uma ma governacao de Mari Alkatiri e do seu Governo. Este cometeu durante os anos que esteve no poder um crime politico e social contra o povo timorense. Quis impor o inaceitavel. Nao teve sensibilidade para ver que estava a governar apenas para o beneficio da sua familia, dos seus amigos e dos que nele se penduravam para sugarem o povo de Timor-Leste. Andou a tentar calar a boca dos seus adversarios politicos dentro do seu proprio partido dando-lhes cargos de ministros e de secretarios de estado. Se eh um homem integro nao parece. Ainda ha muito pouco tempo, a Cadeia de TV Australiana, a ABC, declarou no seu programa "ABC on line" que ha algum tempo atras, o Rogerio Lobato a quem lhe chamou o Bagman" do Alkatiri foi interpelado nas Alfandegas do Aeroporto de Darwin, porque transportava consigo uma importancia de 1 milhao de dollares americanos em violacao da lei australiana que apenas permite a entrada livre ate 10 mil dolares australianos ou equivalente. mas, Rogerio la conseguiu escapar-se com o dinheiro, alegando que tinha imunidade. Esse dinheiro, ainda conforme o relato da "ABC on line", acabou por ir parar na conta bancaria de Alkatiri na Australia. Se eh integro, porque nao negou essa acusacao? Se a conta de outro Alkatiri que nao eh o Mari, entao a pergunta eh " Onde foram buscar tanto dinheiro" numa terra de esfomeados como eh Timor-leste?" Como quem cala consente, nos acabamos por ficar convencidos que nao eh falsa a declaracao.
Alkatiri deveria ter-se resiganado por iniciaiva propria, mas como pensa que todos os outros timorenses sao burros, resolveu continuar ate nao poder mais. Se houve alguem que solicitou a sua resignacao foi, quase todo o povo, apesar de nem todos terem vindo a Dili, para esse efeito. Teria sido um optimo precedente se ele proprio tivesse tomado a iniciativa para se resignar depois de verificar que ja nao tinha condicoes para governar. Assim, foi demitido, pelo povo apesar de formalmente ter apresentado a sua resignacao. O ter sido forcado a demitir-se pelo povo foi um bom precedente. vai servir de licao, no futuro, para todos aqueles que, depois de considerados indesejados, ainda pretender cola-se aos lugares ate serem forcados a sairem. A razao que costumam citar, dizendo que ele foi, democraticamente eleito, e por isso, so deveria saier, depois de novas eleicoes, nao me parece seja aceitavel. Entao se ao fim de alguns meses se verificar eleito eh incompetente para exercer o cargo, vamos ter que esperar cino anos? Se a incompetencia nao provocasse danos humanos, talves, ate seria de tolerar esse principio, mas com tanto sofrimento por ele xcausado, por mim, nem mais um dia.
Um dos grandes males de que enfermou Alkatiri, foi ter-se transformado no sabe tudo e guiar-se por um principio errado segundo o qual "Administrar bem eh ter muito dinheiro nos bancos". Foi, seguindo esse principio de grande senhor eh que ele se suicidou, politicamente, aos olhos do povo, todo o povo, excepto os/as seus/suas muchachos/as.
Pode Lequibere ficar bem convencido que o povo so voltara a confiar nos que lideram os orgaos de soberania, quando forem apuradas as responsabilidades e os faltosos forem malhar com os ossos na cadeia de Becora.Esses foram os assassinos do povo e por isso terao que ser castigados, seejam eles quem forem. So desejo eh que esseas pessoas, como politicos, repousem em paz na sepultura do cemiterio politico de Timor_leste que ainda iem muito espaco, direi mesmo, ainda esta vazio.
So um ignorante eh que podera concluir tao atrevida e levianamente que Timor-Leste eh ou foi um pais de sucesso . Lequibere, este pais so podera ser considerado como tal quando o povo consiga ver realizados os sonhos que motivaram a sua luta pela independencia. Este eh, desde a data da independencia, um povo de fustrados, por que tudo quanto ele viu foi um pqueno grupo benefiar-se dessa independencia para a qual ele tanto sofreu. Nunca` pode ser um pais de sucesso equanto houver timorenses que levam a riqeza do povo para ser depositado nas suas contas bancarias no estrangero. ctualmente o que somos eh, um pais de corruptos, de gente mal educada, de gente pretensiosa, ambiciosa e convencida.

Anónimo disse...

Carreta estado ... Sexta-feira, Outubro 06, 2006 12:22:30 PM

Timor e um grande sucesso. Quem estao a destruir Timor e aos Golpistas. Nao tems provas fundamentais contra o Mari. Alegasoes sem substancias de corrupsao, de nepotismo, de armar civis ate agora nao tem nem base nem um.

As individous como voce nao tem amor para o Timor o Povo. Falas em nome do Povo mais nao acetarem o facto que FRETILIN ja ganhava duas eleicoes que foram livre e justa. FRETILIN derrotou a suas adversarios nao por balas mais com o confianca de Povo Timorense nas eleicoes ja esquecem os eleicoes de chefe de suco em 2005?

Ate agora neste crise consolidou o respeito do povo para o FRETILIN e a relacao que existe mais de 25 anos.

Falas de tanto alegacoes tems todo o direito para apresentar esses alegacoes no Tribunal. Estas convidado para apresentar no Tribunal ninguem vai impedir es livre.

Nao, nao somos um pais corrupto, gente mal educada, protensiosa, ambisiosa e convencida, mais sim temos individous e minorias deste qualidade que existem em os Golpistas que nao consegue ganhar o corasao do povo. Esses pessoas sem consiencia, os indenpendistas que tao amplo em palacio de cinzas (que nao tem nem um confianca do povo por entanto esconde e manipular o povo atras do PR), os opositores como PD (que representa 8% do povo e PSD 7%) que gostam de falar em nome do povo, algums individous de igreja que pensam mais que sao politicos e nao padres, os autonomistas que continua vender o Timor para o que e mal. Oportunistas, vagaristas, ambiciosos, ladroes e traidores voces sabem quem sao.

Anónimo disse...

Timor: Impunidade só acaba com a responsabilização, diz ONU

A impunidade em Timor-Leste só termina com a responsabilização de quem instiga a violência, defendeu hoje em Díli o representante em funções do secretário-geral da ONU, Finn Reske-Nielsen, numa declaração distribuída à imprensa.
«A nova Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) acredita que a responsabilidade é o único caminho para acabar com a impunidade», salientou Reske-Nielsen, na sua declaração.

Depois de saudar o apelo feito hoje pela Presidência da República, Parlamento e governo à população para que aceite com serenidade o relatório que a Comissão de Inquérito Independente deverá divulgar dentro de dias sobre a crise político-militar de Abril e Maio passado, Reske-Nielsen garantiu a participação da UNMIT na maior divulgação possível do documento.

«Estamos a trabalhar para que o relatório tenha a maior divulgação possível em tétum, português, bahasa indonésio e inglês», salientou.

No apelo feito hoje a partir da Presidência da República, depois de um encontro com o presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres «Lu-Olo», e o primeiro-ministro José Ramos-Horta, Xanana Gusmão antecipou que o conteúdo do relatório e as medidas propostas para responsabilização «poderão ser duros para muitas pessoas, duros para os líderes, duros para os cidadãos, para os civis e para as forças militares e policiais».

A entrega do relatório estava inicialmente prevista para o próximo sábado, mas atrasos justificados com a necessidade de traduzir o documento para tétum, português e bahasa indonésio, levam a que não haja ainda uma data precisa para a sua divulgação.

Sem se comprometer com datas, Reske-Nielsen afirma, na sua declaração, que o texto «será divulgado até ao final do mês, logo que as traduções estejam concluídas».

O relatório está a ser elaborado por uma comissão presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro e integra a sul-africana Zelda Holtzman e o britânico Ralph Zacklin, mandatados pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para que sejam apontados os responsáveis pela violência registada em Timor-Leste em Abril e Maio.

Em resultado dessa crise, cerca de 180 mil timorenses - 18% da população -, vive há meses em campos de acolhimento e, pelo menos, 30 pessoas morreram, além de terem sido destruídos bens públicos e privados.

As recomendações que vierem a ser produzidas pela comissão deverão depois ser executadas pelo sistema judicial timorense.

Diário Digital / Lusa

05-10-2006 10:57:00

Anónimo disse...

Oh comentarista das 12:22:30 PM, ja sabemos quem tu es.

Olhe para o espelho. Os teus comentarios sao de uma baixeza, sem sentido, repetitivo, etc, etc, etc....que horror! Tens miolo mesmo de galinha. Nao ves nada a frente. Isso so mostra que realmente es muito burro...

Nao sabes o que e' governar um pais, nem os teus comparsas.

Anónimo disse...

Carreta estado nao concorda com timor com o mal educado que diz que Timor e um grande sucesso. Se o comentarista disser que Timor e um grande sucesso para o grupo de ideotas que rstiveram a passar ferias em Maputo e depois vieram para ca paa enganar os mauberes e buiberes entao esta tudo bem. Carreta Estado nao quer saber quem e esta pessoa que nao quer dizer o nome. Kareta Estado quer so discutir factos e ideias. Os mau-hus do tempo da ocupacao indonesia e que andavam sempre a procurar quem disse isto ou aquilo para levar o hopmem ou a mulher para as torturas. se calhar voce tambem foi mau-hu. Obrigado Hakarak ita koalia ita koalia maibe si hakarak tolok malu hau nia aman ho hau nia dehan katak ne buat hat ida

Anónimo disse...

Críticas ao Governo dão destituição

O general Yiftah Ron Tal, comandante das forças terrestres israelitas, foi destituído por ter pedido a demissão do primeiro-ministro Ehud Olmert e do chefe do Estado-Maior, general Dan Halutz, indicou fonte militar. "Fez considerações inadmissíveis a um militar ao fazer críticas políticas, nomeadamente contra o Governo e contra quem o lidera", sublinhou o general Halutz na carta de destituição que dirigiu Ron Tal.

O general, que deveria despir o uniforme dentro de dois meses, criticou a retirada da Faixa de Gaza no Verão passado e sublinhou que essa operação já fazia parte dos preparativos do exército para a guerra no Líbano. "Do ponto de vista militar, a guerra terminou com um malogro e o chefe de Estado-Maior deve assumir essa responsabilidade, tal como o primeiro-ministro", disse Ron Tal em declarações à imprensa israelita.

O general Ron Tal não respondeu à convocatória de Haloutz, pelo que o chefe de Estado-Maior israelita lhe dirigiu uma carta de destituição imediata. De acordo com a rádio militar, o general Ron Tal encontrou-se discretamente há duas semanas com o líder do partido Likud, Benjamin Netanyahu, prevendo-se nos meios políticos que possa vir a filiar-se no principal partido da oposição de Direita.
http://jn.sapo.pt/2006/10/06/mundo/criticas_governo_destituicao.html

Anónimo disse...

Condordo contigo carreta estado, se a fretilin sentes que foi eleito por maioria dos timorenses porque é que tem de distribuir armas.... este que é o problema.....estes criminosos só querem mas é implementar uma ditadura em Timor para puderem governar ate 50 anos, se isso que voces querem então estao enganodos, vao enganaor os burros... nao venham ca enganhar os timorenses..

Anónimo disse...

O Carreta Estrada diz que “quase todo o povo” solicitou a resignação do Mari Alkatiri. Dei-me pois ao trabalho de ir “catar” na “Cronologia dos Eventos – Janeiro a fim de Agosto” e lá descobri o “povo” de que falou e que é o seguinte:

26 de Abril – os manifestantes peticionários frente ao Palácio do Governo;
26 de Maio – Kirsty Sword à TV Estatal Australiana, ABC;
26 de Maio – John Howard aos media Australianos incluindo a TV Estatal ABC
28 de Maio – Líderes militares contestatários, em Ermera;
28 de Maio – Bispos Timorenses;
2 de Junho – Major Reinado, de Maubisse;
6 de Junho – Manifestantes frente ao Palácio Presidencial;
11 de Junho – Líderes rebeldes e alguns deputados reunidos em Maubisse;
20 de Junho – PR Gusmão em carta acomoanhada da cassete da Four Corners;
23 de Junho – Manifestação onde estiveram PR, Railós, Major Tara;
23 de Junho – Bispo de Dili;
24 de Junho – Manifestantes (grande parte crianças) frente ao Palácio do Governo;
25 de Junho – Ramos Horta e Ovídio do Amaral (pelos media e mensagens de texto)
26 de Junho – Armindo Maia, César da Cruz; Egídio de Jesus; Virgílio Smith, Luís Lobato (por carta);

Como vê nem são muito, nem são desinteressados. Aliás, são os suspeitos do costume. E entretanto, no dia 27 de Junho juntaram-se em Metinaro 18.000 a incentivar Mari Alkatiri para continuar, vieram a Dili e vaiaram o Xanana… qualquer pessoa mínimamente isente constata que foram muito mais os que mostraram acordo com a continuação de Mari Alkatiri à frente do governo da Fretilin.

Anónimo disse...

Quando ao das 8:25:19 PM, lembro-lhe que se analisar com atenção a “Cronologia dos Eventos – Janeiro a fim de Agosto” descobrirá que referenciados com armas estão:
. Osório Leki do Colimau 2000, acusado de ter tomado o controlo da manifestação de 28 de Abril;
. Onan Kiak, detido em 18 de Agosto pela polícia Australiana, acusado da morte de 8 polícias em 25 de Maio;
. Abílio Mesquita (Mau Soko), ex-comandante da PNTL e ligado a grupos de artes marciais, detido em 19 de Junho, suspeito de ter participado no ataque à casa do General Matan Ruak e a outros ataques a casas em Dili, e em cuja casa foi encontrado armamento e munições;
. Alfredo Reinado detido juntamente com 20 homens do seu grupo, armas e munições, e acusados de tentativa de homicídio e posse ilegal de armas;
Lembro-lhe ainda que entregaram armas:
. Em 11 de Junho, Railós e o seu grupo, em cerimónia em Liquiçá, com a presença do PM Ramos-Horta (foi aliás o 1º acto oficial após a tomada de posse) do Bispo de Dili, do ex-comandante da PNTL e de militares Australianos;
. Em 16 de Junho, Alfredo Reinado e o seu grupo em cerimónia militar com comandantes militares Australianos;
. E algures em Junho, em casa de Gusmão, na presença do Longuinhos e do Railós, em cerimónia televisionada.
Isto é, referenciados com armas, alguns já detidos e outros actualmente a monte não só não está ninguém da Fretilin, como, pelo contrário, estão alguns dos participantes no golpe de Estado. Portanto quando tornar a falar destas coisas, tente ser sério e objectivo.

Anónimo disse...

A pergunta que se coloca porque é que tem de demitir se a exigencia apenas estas pessoas ou seja a menoria da populacao de TL. Porque a Fretilin aceitou a formacao de novo governo. Porque a maioria da populacao nao manifestaram ate a data...apenas os grupos a volta do Mari que tem vindo a gritar.

Anónimo disse...

Não me cheira que nem o Carreta Estado nem o das 8:25:19 PM pertençam aos "grupos à volta do Mari". Pelo contrário.

Anónimo disse...

Não me incomodo com as amecas quem es tu, mas também conheco quem es tu......

Anónimo disse...

Vamos ver se a comissão de inquérito patrocinada pela ONU vai ter a coragem e ser isenta em relação a todos os intervenientes responsáveis… Não deixa de ser curioso o PR já andar a fazer comentários sobre os eventuais responsáveis...Questão muito importante: Porque é que ele e os seus amigos australianos já têm conhecimento do que está no relatório? (querem saber o dia e quem deu conhecimento?). Por exemplo: no incidentes do dia 25MAI06 há um internacional (querem que diga o nome?) que afirma ter sido as F-FDTL a abrir fogo sobre a PNTL (devem estar a brincar e pensam que são todos parvos). Mas o grande problema são as provas - Filmes dos incidentes, dos encontros e gravações das conversas de alguns conspiradores com o PR e o actual PM, assim como outros testemunhos, que já foram entregues directamente ao Secretário-Geral das NU, porque parece que a comissão não esteve muito interessada (será que foi manipulada pelos jogos de bastidores do PR e do seu chefe de gabinete!?). Não se esqueçam "A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA". É tudo uma farsa, tendo em vista a impunidade de alguns dos principais responsáveis, que a ONU (manipulada pelos homens das terras dos “cangurus”) não pode patrocinar e lá vai continuar a instabilidade e a desgraça dos timorenses!
O GRANDE OBJECTIVO DAS "BESTAS" DOS AUSTRALIANOS E SEUS LACAIOS É PROVOCAR INCIDENTES E INSTABILIDADE PARA QUE NÃO POSSA HAVER ELEIÇÕES OU ESTAS SEJAM IMPUGNADAS". QUE PENA OS TIMORENSES NÃO ABRIREM DEFINITIVAMENTE OS OLHOS E SE UNIREM PARA CORREREM COM ESSA GENTE PARA FORA DO PAÍS…ANALISEM COM ATENÇÃO E CHEGARÃO À CONCLUSÃO QUE O PR ESTÁ “NUM BECO SEM SAÍDA”. De facto é pena! Sempre disse, que as missões das NU, principalmente a UNOTIL, têm sido responsáveis directa ou indirectamente por quase tudo o que tem acontecido (quer por omissão ou falta de acção). A comissão vai apontar alguns dos responsáveis (arraia miúda) mas os principais, VÃO FICAR IMPUNES!!!!! Como é que já sei? Descansem que não sou bruxo. Para o PR e seus amigos (ou inimigos?) o grande tribunal será a sua própria consciência e o povo timorense. Quem fez acordos com os indonésios na cadeia é capaz de tudo.…Será que já vendeu a soberania dos timorenses? Quais as contrapartidas dos intermediários ou mediadores? Até breve. Continuarão a ter notícias minhas. Primo do RAMELAU

Anónimo disse...

"O GRANDE OBJECTIVO DAS "BESTAS" DOS AUSTRALIANOS E SEUS LACAIOS É PROVOCAR INCIDENTES E INSTABILIDADE PARA QUE NÃO POSSA HAVER ELEIÇÕES"

Isso é o que me preocupa, pincipalmente sabendo que os refugiados estão na rua e não se vislumbra quando poderão regressar às suas casas (por falta de segurança ou simplesmente porque não as têm). Quem é que pode votar assim?

Anónimo disse...

O golpista Xanana e muito ambiciosa , quer mais poderes com a ajudado do Rui Lopes e Nemencio de Carvalho ex lideres milicianos juntamente com o Fernanado Lasanma actual presidente do partido PD somente para alcancar os seus intereces partidarios sacrificaram os povitos de TL... coitadinho do grupo Xananista e demasiado ambicioso para alcancar mais percentagem no poder .. que vergonha desses traidores da nacao de TL

Anónimo disse...

Esses patetas que criticam Xanana, ja se esqueceram que se nao fosse ele ainda estavam a lamber o ...dos indonesios ou a sugar os malaes mutins e malaes metan no estrangeiro. Beik ten, kan tem. hetan tiha ona liberdade la hatene fo obrigado ba ema sira be sacrifika sira nia vida ba independencia. Ho porkaria bot ida, bot liu tan fahi aman ida iha hau nia kintal.
Kabura

Anónimo disse...

o maka beik ten la hatene didiak historia timor nian.politica externa rai timor leste nian sai hosi maputo.governo maputo ajuda FRETILIN ho sede iha mocambique halo campanha iha america ,europa africa ,asia ho australia.historia timor nia ema oportunista, independente maka halo ato hasai deit vantagem ba sira.historia los sei sei fo povo hatene . FRETILIN NIA MATAN CROAT BARAK:hare quedas hosi75 iha DILI,iha ailaran no mos iha rai liur bolo tacibalo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.