terça-feira, abril 24, 2007

Cinema: Leonel Vieira adapta "A ilha das Trevas", de José Rodrigues dos Santos



Embargo até às 11:30 de 24 de Abril Lisboa, 24 Abr (Lusa) - "A Ilha das Trevas", o primeiro romance de José Rodrigues dos Santos, vai ser adaptado para cinema pelo realizador Leonel Vieira, revelou à agência Lusa a Gradiva, a actual editora do jornalista e escritor.

Editado em 2002 pela Temas & Debates, o romance de estreia do jornalista conta a história de uma família timorense e tem como pano de fundo a anexação indonésia da ilha de Timor-Leste.
A obra, esgotada na edição original e entretanto revista pelo autor, vai ser reeditada esta semana pela Gradiva.

Esta será a primeira adaptação para cinema de uma ficção de José Rodrigues dos Santos, cujos livros têm sido sucessos de venda em Portugal.

A adaptação ficará a cargo de Leonel Vieira, que já transpôs para cinema a obra "A Selva" (2002), de Ferreira de Castro.

Pormenores sobre o elenco, locais de rodagem, equipa de produção e realização serão fornecidos por Leonel Vieira e José Rodrigues dos Santos na quinta-feira, em conferência de imprensa.
Nesse mesmo dia será assinado o protocolo de cedência dos direitos da obra para a adaptação cinematográfica.

"Ilha das Trevas", editado em 2002, é o livro de estreia de José Rodrigues dos Santos como escritor. Posteriormente publicou "A Filha do Capitão", "O Codex 632" e "A Fórmula de Deus".
Leonel Vieira já realizou filmes como "Zona J", "A sombra dos Abutres", "A Selva" e "Um Tiro no Escuro". Produziu "Filme da Treta", de José Sacramento, o filme mais visto pelos portugueses em 2006.
SS-Lusa/Fim

"Lu Olo" declara rendimentos a bem da "transparência"



Dili, 23 Abr (Lusa) - O candidato da Fretilin às presidenciais timorenses, Francisco Guterres "Lu Olo" efectuou hoje publicamente a sua declaração de rendimentos e bens "numa iniciativa unilateral de transparência" que a lei não obriga mas que "todos deviam seguir".

"Lu Olo" afirmou em conferência de imprensa que os candidatos devem "ser totalmente transparentes perante o povo" e sublinhou que a sua atitude "deve ser seguida por todos os candidatos agora e no futuro".

"O povo espera que o seu presidente não seja afectado por considerações de benefício próprio ou ganho pessoal", disse "Lu Olo" ao salientar que a "falha em revelar os benefícios financeiros privados pode abrir a porta à má conduta e corrupção".

Na sua declaração pública o ainda líder do Parlamento Nacional - que apesar de falar como candidato deslocou-se à sede da Fretilin na viatura oficial e estava acompanhado por dois ministros e tinha na assistência o primeiro-ministro em exercício - garantiu não ter mais nenhum bem imóvel do que uns "terrenos tradicionais e uma casa em Ossu, distrito de Viqueque".

Acrescentou também não ter qualquer quotas em empresas locais ou estrangeiras, conta bancária em Timor-Leste ou no estrangeiro e que a sua única fonte de rendimentos "é o salário como presidente do Parlamento Nacional".

Instado a comentar se a sua atitude era um desafio ao seu adversário Ramos-Horta, "Lu Olo" respondeu apenas ser um "dever cívico e moral fazer a declaração" sublinhando também que os candidatos "não são obrigados pela lei mas tornam o processo mais transparente se o fizerem".

O candidato disse também "não acreditar" que os eleitores timorenses "sigam todos as orientações dos partidos" para que votem em Ramos-Horta na segunda volta e explicou que depois de na primeira volta ter dado a volta ao país a campanha que decorre será baseada no "trabalho dos militantes da Fretilin que deverão convencer pelo menos mais uma pessoa a votar" na candidatura do partido.

"Se cada um dos meus apoiantes conseguir convencer mais uma pessoa a votar na nossa candidatura então vamos atingir cerca de 220.000 votos e conseguir vencer as eleições", disse.
Lu Olo afirmou que não está "desiludido" com os resultados da primeira volta embora tivesse acreditado que poderia vencer a corrida presidencial logo a 09 de Abril.

O candidato, que suspendeu hoje e até 14 de Maio o seu mandato como presidente do Parlamento nacional, criticou ainda afirmações do seu adversário José Ramos-Horta que, segunda a imprensa, terá afirmado que se conquistasse o lugar de chefe de Estado iria solicitar ao Procurador a reabertura do processo de distribuição de armas a civis para que todos os seus responsáveis fossem julgados.

Recorde-se que neste processo, que condenou o ex-ministro Rogério Lobato a sete anos de cadeia, envolveu ainda na fase de investigação o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri tendo o Ministério Público arquivado o caso por falta de provas.

"O Ministério Público recebeu a queixa, investigou e não encontrou matéria para que o caso fosse a julgamento e por isso estas afirmações de Ramos-Horta são uma interferência no poder judicial que é independente e não devem receber estas interferências", afirmou.
JCS-Lusa/fim

Timor-Leste: Confrontos entre jovens e polícia

TVI - 2007-04-22, 13:16

Cinco civis acabaram mesmo por ser detidos pela GNR portuguesa em Faulara.
A GNR portuguesa deteve ontem cinco civis em Faulara, a 80 quilómetros de Díli, durante confrontos entre polícias timorenses e um grupo de jovens.

A polícia de Timor-leste identificou o grupo como pertencendo ao «gang colimau 2000», mas habitantes locais disseram que se tratava de jovens ligados à Fretilin. As mesmas fontes acusaram os jovens da autoria de vários actos de terrorismo na zona.

O incidente ocorreu na véspera do início da campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais em Timor-leste.

A 9 de Maio defrontam-se nas urnas o presidente da Fretilin e do Parlamento timorense, Francisco Lu Olo, e o primeiro-ministro José Ramos Horta, que suspendeu funções para concorrer ao palácio das cinzas, ocupado por Xanana Gusmão até 20 de Maio.


SIC – 22-04-2007 12:03

Confrontos em Timor - Cinco detidos em conflito entre polícia e grupo de civis armados

Os confrontos entre a Polícia Nacional de Timor-Leste e um grupo de civis armados intensificaram-se ontem em Faulara, a 83 Km da capital, Díli. Cinco pessoas foram detidas.

As forças de segurança da ONU tiveram que intervir para ajudar a polícia nacional. Cinco indivíduos armados identificados como elementos do gang Colimau 2000 foram detidos.
Fontes locais dizem que o grupo está ligado à Fretilin, tendo vindo a realizar actos terroristas na zona.

Os incidentes ocorrem dias depois das eleições presidenciais, cuja segunda volta está agendada para 9 de Maio. Os timorenses vão ter que escolher Francisco Guterres ou Ramos Horta para Presidente.

Timor: Reinado disponível para ficar em prisão domiciliária

Diário Digital / Lusa
23-04-2007 14:40:09

O major rebelde Alfredo Reinado, procurado pelas autoridades de Timor-Leste, está disponível para ficar em prisão domiciliária, disse hoje à Lusa um dos seus advogados.

A mesma fonte adiantou que a equipa de advogados do militar rebelde já se reuniu duas vezes com as forças internacionais e representantes dos gabinetes do primeiro-ministro e presidente da República de Timor-Leste.

«Mantivemos duas reuniões informais de diálogo em que foi manifestado o desejo do primeiro-ministro em estabelecer diálogo com o major Alfredo Reinado através da Igreja Católica, o que consideramos um passo positivo mas até agora sem consequências», disse a fonte contactada pela Lusa em Díli.

A mesma fonte acrescentou que o «diálogo com Alfredo Reinado está dependente das garantias que forem dadas para assegurar a vida do major, bem como de uma investigação justa e imparcial ao caso em que está envolvido».

«O major Reinado está ansioso por uma solução pacífica para o seu caso e já propôs ficar em prisão domiciliária à espera da investigação e guardado por forças internacionais que não estejam envolvidas nas operações de busca, a Austrália e Nova Zelândia», acrescentou.

A fonte disse ainda que Alfredo Reinado, evadido da cadeia de Becora, na capital timorense, a 30 de Agosto de 2006, «está disponível para regressar de imediato a Díli logo que estejam garantidas por escrito as condições necessárias à sua segurança e dos homens que continuam com ele».

Nos últimos dias, circulam informações em Díli de que o primeiro-ministro, José Ramos-Horta, terá pedido às forças internacionais para suspenderem as buscas a Alfredo Reinado, mas fonte das polícias estrangeiras estacionadas em Timor-Leste garantiu à Lusa «não existir qualquer documento oficial que ponha fim às buscas».

«Enquanto não nos for solicitado oficialmente a suspensão da operação, vamos continuar a trabalhar como fizemos até agora», disse uma fonte das forças internacionais.

Alfredo Reinado é o principal rosto da rebelião no seio das Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL), que mergulhou o país numa crise política e militar em Abril e Maio do ano passado e conduziu à demissão do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

O major Reinado foi preso em Julho em Díli por posse ilegal de material de guerra, durante uma busca de rotina da GNR a três residências.

Reinado esteve detido na prisão de Becora, em Díli, de onde se evadiu um mês depois, a 30 de Agosto.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.