quinta-feira, dezembro 20, 2007

O Orçamento 2008 - em inglês (australiano?!)

Ver aqui.

Que trapalhada!...

15 Dezembro 2007
Blog Do alto do Tatamailau!...

Parece que este governo --- e nomeadamente os seus Primeiro-Ministro (como responsável máximo do "barco") e a Ministra das Finanças --- estão a ter o seu "mês horribilis" por causa do Orçamento. Será que a falta de experiência é desculpa? Em parte será. Mas o que parece evidente é que há, aparentemente, problemas mais profundos do que a falta de experiência e cujas consequências acabam por ser reforçadas devido a esta última.

Uma coisa que me fez alguma confusão desde o início deste Governo foi o facto de ter incluído como Ministra das Finanças alguém que não tinha qualquer experiência do assunto ou da área de actuação em que se ía movimentar. O espanto foi ainda maior por ter visto que uma pessoa que esteve ligada à preparação do Plano Nacional de Desenvolvimento --- o que lhe terá dado alguma estaleca na área do planeamento --- foi nomeada para um Ministério que anteriormente se chamava "do Plano e das Finanças" e em que o "Plano" desapareceu para passar a ser apenas das Finanças. Alguma coisa não batia certo... Então aquilo em que a Ministra tinha alguma experiência foi-lhe retirado... e ela deixou?

Um segundo sinal de que alguma coisa não batia certo naquele Ministério foi aquela artimanha de fazer um Orçamento intercalar com efeitos retroactivos, uma "inventona" que não passava pela cabeça de ninguém... Os duodécimos existem para situações destas! Para quê recorrer a um artifício de legalidade mais que suspeita?

Depois foi a vez de a Ministra se ter rodeado de "n" consultores australianos (o que em si não tem nada do outro mundo e se compreende porque ela se sente melhor falando inglês que português apesar de falar perfeitamente esta última), alguns deles pagos a peso de ouro por Timor-Leste e não por nenhum doador benfeitor... Até o assessor legal veio da Austrália o que em si não tem nada de mal... excepto que a tradição legal do país, herdada da inglesa, não se articula bem com a de Timor-Leste, de raíz europeia --- mesmo que venha da Indonésia, que herdou, no direito, a tradição holandesa. Como diria o dácono Remédios: "Não havia nexexidade"!

Agora foi a vez do Orçamento para 2008. O documento entregue no Parlamento Nacional não estava completo --- nomeadamente quanto aos seus anexos ---, foi redigido em inglês e a tradução para português estava, no mínimo, "macarrónica", o que levou aos protestos de alguns deputados. Como se não bastasse o Governo (culpa do chefe...) quer fazer os deputados "pagarem as favas" do seu próprio atraso reduzindo ao mínimo possível (ou, melhor, "impossível"...) os prazos para avaliação do documento e sua aprovação. É como se o Governo dissesse alto e bom som: "para quê dar mais tempo para discutir o orçamento se temos a maioria parlamentar e os nossos deputados assinam de cruz o que lhes impingirmos?!..." (eu se fosse deputado da AMP ficava pior que estragado pela desconsideração...).

Mas não queria terminar sem uma nota final: é que daquilo que conheço da Ministra --- e confesso que não conheço muito --- ela tem (pelo menos) uma qualidade e (pelo menos) um defeito.

A qualidade é a de que é "uma moura de trabalho" e põe quem está à sua volta a trabalhar a mil à hora.

O defeito é que... a essa velocidade não se consegue ver o essencial... Por isso tende a ser melhor na forma que no conteúdo. Dá por vezes a ideia de que o que é preciso é fazer, fazer sempre, trabalhar, trabalhar muito... o que não lhe deixa muito tempo para "olhar, escutar e pensar" se está a ir ou não no caminho certo e para separar o trigo do joio nos pareceres que lhe dão da esquerda e da direita, de trás e da frente.

É aqui que entra a experiência: com o tempo vai lá. "Esperemos-t'il", como dizem os finlandeses. Ou serão os islandeses? Não! Deixem-me parar para pensar. Já sei! São os macuas do norte de Moçambique. Tenho a certeza!... :-)

Publicada por Manuel Leiria de Almeida em Sábado, Dezembro 15, 2007

EXÉRCITO DE PESO PARA CONSOLO DE XANANA

Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007
Blog Timor Lorosae Nação
O COMANDANTE DA PESADA
António Veríssimo


Em tempos idos também eu tive um exército de combatentes que integravam acções guerreiras sob as minhas ordens. Como eles eram disciplinados e obedientes… Era um exército da pesada com um comandante à altura – um comandante da pesada, como os soldados.

Recordo-me que no final de cada operação todos se reuniam em grupos de mais ou menos uma dúzia e lá os punha eu na caixa de madeira onde os 123 soldadinhos de chumbo cabiam ás mil maravilhas.

O problema era que a caixa pesava muito e tive de dividir o exército em duas caixas. Era um exército da pesada que tenho saudades de comandar, ou melhor: de voltar a essa idade e ainda comandar soldadinhos de chumbo.Recordo com saudades que quando mandava um soldado apresentar-se-me ele impressionava-me com a sua prontidão em obedecer-me. Nem sequer lhe passava pela cabeça não o fazer e muito menos pensaria em rebelar-se.

Porque essa ideia da minha meninice surgiu repentinamente achei por bem aproveitá-la e consolar de algum modo Xanana Gusmão.Posso lá vê-lo ou saber que o Comandante não está a ser respeitado pelo subordinado com que contou para fazer o golpe de estado.

Nunca gostei de Reinado e agora ainda muito menos!Imaginem a desfeita que fez ao Comandante. Fazê-lo roer as unhas quase até aos coutos naquele gabinete de primeiro-ministro ainda a cheirar a Alkatiri.

É coisa que não se faz.Afinal o Comandante só quer combinar com ele o que pode e deve dizer e o que não pode nem deve dizer.

Simples.Após isso o Reinado pode ir novamente para a montanha… Fazer o que lhe apetecer. Até iria com garantias de que nada de mal lhe vai suceder!

Que mais tarde ou mais cedo será condecorado e poderá ocupar um lugar de deputado como o Paulo Fátima da PNTL.Ingrato. Mesmo ingrato.

Com base nestas desfeitas e para consolo de Xanana pensei em lhe mandar os meus 123 soldadinhos de chumbo que guardava no sótão, nas caixas que estão impecáveis.

Estes soldadinhos de certeza que terão o comportamento que sempre tiveram quando eu era seu comandante.

Impecáveis, obedientes, disciplinados… e nunca discutem uma ordem. Nem lhes passa pela cabeça delatarem os comandantes.Penso que com este exército de peso Xanana poderá equilibrar-se emocionalmente e ser um digno Comandante da Pesada!

Bom Natal, Comandante!

E agora?...

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Reinado falou e acusou Xanana...":

Reinado já confirmou isto várias vezes: Xanana comandou toda a estratégia da "crise" de 2006.

Nesta última declaração, Reinado revela-nos a novidade de Xanana ter até sido o mentor da célebre "petição" que originou todos os restantes acontecimentos.

Acrescente-se o que já sabíamos: "guias de marcha", Balibar, pousada de Maubisse, bilhetes, obstrução da Justiça relativamente à detenção de Reinado pela GNR, telefonemas, Rai Los, etc., etc.

Por muito menos do que isto, Richard Nixon foi demitido...

Timor-Leste: Parlamento aprova OGE 2008 na generalidade (act.)

Diário Digital / Lusa 19-12-2007 16:19:00

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano de 2008 foi hoje aprovado pelo Parlamento Nacional Timorense, com os votos contra da Fretilin e uma divisão de voto na bancada do Partido de Unidade Nacional (PUN).

A Proposta de OGE 2008 foi aprovada com 39 votos a favor, 20 votos contra e 4 abstenções.

A votação do orçamento na especialidade ficou agendada para a próxima sexta-feira, após o feriado religioso de quinta-feira, o Idul Adha, dia do sacrifício para os muçulmanos.

A Fretilin, sem surpresa, votou contra o OGE apresentado na terça- feira ao parlamento pelo primeiro- ministro, Xanana Gusmão.

O maior partido timorense, na oposição, continua a não reconhecer a legitimidade do IV Governo Constitucional, formado pela Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) a 08 de Agosto de 2007.

Maior surpresa registou-se na bancada do PUN, partido que elegeu três deputados nesta legislatura e cuja líder, Fernanda Borges, se absteve na votação, enquanto outro deputado do partido votou a favor da Proposta de OGE da AMP.

No OGE defendido por Xanana Gusmão como o do «ano da reforma», o total estimado de receitas (petrolíferas, não petrolíferas, verbas dos parceiros de desenvolvimento e outras receitas não fiscais) é de 1.385 milhões de dólares norte-americanos (962 millhões de euros).

As dotações orçamentais totalizam um montante de 348,1 millhões de dólares (241,8 milhões de euros) e, excluindo os órgãos autónomos, de 333,7 milhões de dólares (231,9 milhões de euros).

Das diferentes dotações, 48 milhões de dólares são para Salários e Vencimentos (33,3 milhões de euros) e 144,2 milhões de dólares para Bens e Serviços (100 milhões de euros), uma fatia do OGE especialmente criticada pela oposição).

A dotação para Capital Menor é de 23,9 milhões de dólares (16,6 milhões de euros) e de 68 milhões de dólares (47,2 milhões de euros) para Capital de Investimento.

O OGE contempla ainda uma dotação de 63,8 milhões de dólares (44,3 milhões de euros) para Pagamentos de Transferências Públicas.

Para 2008, o montante de transferências do Fundo Petrolífero, outro dos pontos recorrentes do debate orçamental, não pode exceder 294 milhões de dólares (204 milhões de euros).

«Demasiada prudência é uma contradição», explicou Xanana Gusmão na abertura do debate, a propósito do Fundo Petrolífero, ao mesmo tempo que elogiou a gestão feita pelos governos anteriores dos recursos do Mar de Timor.

«Não vamos fazer do Fundo do Petróleo uma bandeira política», garantiu o primeiro-ministro, anunciando, porém, que o governo pretende introduzir em 2008 alterações às regras do fundo.

Timor-Leste: Futura geóloga formada em Coimbra quer riquezas naturais ao serviço do país

Maria do Céu Sérgio (texto) e Paulo Novais (fotos), da Agência Lusa
Expresso, 14:26 Quarta-feira, 19 de Dez de 2007

Coimbra, 19 Dez (Lusa) - O primeiro timorense diplomado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai ser uma geóloga que sonha usar o "canudo" para que Timor-Leste beneficie do petróleo e de outras riquezas locais.

A estudar em Coimbra e sem ter voltado ao país natal há seis anos, Norberta Soares da Costa está agora a um passo de completar a licenciatura em Geologia na FCTUC, faltando-lhe apenas uma cadeira para a terminar.

Quando isso acontecer, no início de 2008, a jovem realizará o sonho que acalenta desde que decidiu tirar este curso e que a motivou na escolha de Geologia: desenvolver a sua actividade profissional em Timor-Leste, tudo fazendo para que os ganhos financeiros do petróleo e outras riquezas naturais da sua terra ali permaneçam e sejam usadas para diminuir a pobreza.

"Estou um bocado triste com a realidade actual, temo que os timorenses sejam afastados das decisões sobre a exploração dos recursos naturais do país", disse hoje a finalista da FCTUC à agência Lusa.

Sempre sorridente e bem disposta, a jovem de 26 anos refere que os recursos naturais "são muito importantes para o povo timorense e para o seu futuro".

"Há poucos timorenses a trabalhar nessas áreas, receio que essas riquezas sejam retiradas aos timorenses", referiu.

Norberta explicou à Lusa que, no início da década, a decisão sobre o curso superior que iria tirar foi inspirada numa sugestão de um seu professor do Colégio de S. José de Balide, em Dili, ao alertar, precisamente, para a escassez de timorenses no sector petrolífero.

"Fiquei com essa ideia. 'Mas como vou lá chegar?', pensei. Informei-me e, quando concorri à bolsa, Geologia foi a minha primeira opção", adiantou.

Agora, seis anos volvidos, está prestes a concretizar o sonho de obter um curso universitário e espera, com o "canudo", dar corpo a outra aspiração, que é a de pôr essa formação superior ao serviço de Timor-Leste.

Ao contrário do que se passa no país que adoptou durante estes seis anos, em que a ameaça do desemprego paira sobre os recém-licenciados, a jovem timorense acha que não vai ser difícil encontrar trabalho quando regressar a Dili, tendo em conta a falta de quadros no país.

Norberta integrou um grupo de cerca de 300 jovens timorenses que, em 2001, vieram estudar para Portugal.

"Calhou Coimbra, não foi uma escolha minha, mas fiquei contente: o meu pai conhecia a história da cidade e da Universidade", confessou.

Integrou-se num grupo de alunos que iniciou o curso de Geologia em 2002/2003 e incluía jovens de África (Angola), Ásia e Europa, o que lhe valeu a designação de "o ano dos três continentes".

Beneficiando de uma bolsa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Norberta realizou a sua formação na FCTUC, faltando-lhe apenas a cadeira de Física I, do 2º ano, para obter a licenciatura.

"Se tudo correr bem, quero voltar para Timor-Leste", explica a jovem, que não esconde, contudo, o gosto que teria de aprofundar a sua formação fazendo, nomeadamente, o mestrado em Geologia do Petróleo, uma iniciativa pioneira da FCTUC apoiada pela empresa Petrobrás.

Prestes a abandonar Coimbra - embora não dê como garantida já a conclusão do curso - Norberta refere que a experiência na cidade universitária foi muito positiva, apesar das dificuldades iniciais relacionadas com as diferenças culturais, climáticas e gastronómicas e da barreira derivada do seu desconhecimento inicial da língua portuguesa.

"Estou muito feliz com as amizades que fiz aqui e como o apoio que tive dos colegas, professoras e pessoas mais próximas", expressou a jovem.

Ultrapassadas as dificuldades do curso e a pressão gerada pela necessidade de manter a bolsa, Norberta diz que se integrou na vida académica coimbrã com gosto e, quando sair de Coimbra, em 2008, vai deixar para trás muitos amigos e levar bastantes saudades.

Lusa/Fim

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Xanana nas mãos de Reinado":

Cuidado Alfredo que não há nada mais perigoso que um animal ferido e encurralado e é isso que o Xanana está, ferido e encurralado. Entrega-te directamente à justiça e não te esqueças que cesteiro que fez um cesto faz um cento.

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Sobre a humilhação de Xanana":

Está mais que provado que os autores da fabricação da crise foram o Xanana e o Horta e os seus homens de mão o Reinaldo, Railos, Salsinha, Paulo Martins, Tilman, Tara, etc., e os incentivadores e propagandeadores os gajos do PSD, PD, ASDT, mudansa, CNRT e os bispos e alguns padres. São estes que estamos à espera de ver sentados no banco dos réus a enfrentarem a justiça.

Quanto ao Mari, o Longuinhos bem vascunhou mas teve de desistir porque não encontrou nada, rigorosamente nada que o comprometesse e se não fosse o seu gesto patriótico e digno de todo o louvor de resignar perante a miserável chantagem do Xanana, os prejuízos teriam sido bem maiores para todo o povo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.