sábado, novembro 10, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Entrevista a Reinado na íntegra":

Depois destas últimas declarações, acho que Reinado não precisa de acrescentar mais nada.

Ele diz tudo: quem, como, quando, etc.

É estranho nenhum relevo ter sido dado a isso na imprensa portuguesa.

É estranho não haver nenhuma reacção dos visados, nomeadamente XG, RH e Hutcheson.

É estranho é ninguém exigir a prestação de contas à Justiça por parte de Xanana e Ramos Horta.

Se as declarações de Reinado forem difamatórias, é estranho que ele não seja imediatamente capturado para enfrentar as consequências das suas palavras.

Ou talvez ele esteja falando verdade e, nesse caso, outros teriam que assumir responsabilidades pelos distúrbios de 2006.

Talvez o problema seja esse.

Fundo Petrolífero: 42,4 milhões de dólares de rendimento por trimestre

Notícias Lusófonas
10 Novembro 2007

O Fundo Petrolífero de Timor-Leste teve um rendimento de 42,4 milhões dólares (27,6 milhões euros) no terceiro trimestre de 2007, segundo o relatório da Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP).

Esta verba resulta de uma taxa de rendimento de 2,68 por cento segundo o relatório trimestral, que será apresentado pela ABP no início da próxima semana, em Díli.

As receitas brutas durante o trimestre foram de 381,55 milhões de dólares, incluindo 116,22 milhões pagos como impostos pelos contribuintes ao fundo e 265,33 milhões de dólares recebidos a título de "royalties" transferidos pela Autoridade Designada para o Mar de Timor.

As saídas de dinheiro foram de 260,7 mil dólares, a título de taxa de gestão do Fundo no trimestre, segundo a ABP, futuro Banco Central de Timor-Leste.

O fluxo líquido das entradas no Fundo foi de 381,29 milhões de dólares no conjunto do trimestre.
O Relatório Trimestral do Fundo Petrolífero, o oitavo submetido pela ABP, indica um capital de 1,817 91 mil milhões de dólares em 30 de Setembro de 2007.

Em 30 de Junho de 2007, o capital do Fundo timorense era de 1,394 22 mil milhões de dólares.

Os juros acrescidos ao fundo durante o trimestre foram de 14,46 milhões de dólares e a alteração de valor dos títulos foi de 27,94 milhões de dólares.

O rendimento de 2,68 por cento registado pelo fundo no trimestre equivale a um rendimento anual de 11,15 por cento.

A ABP sublinha que o rendimento da carteira que serve de referência ("benchmark") foi de 2,66 por cento no período considerado.

A Lei do Fundo Petrolífero especifica que a ABP, como futuro Banco Central de Timor-Leste, é o agente responsável pela gestão operacional do Fundo.

O Ministério das Finanças é responsável pela definição da estratégia geral de investimento do Fundo.

O mandato dado à ABP é o de gerir o Fundo de forma a ele ter um comportamento muito próximo do do Índice Merril Lynch de Títulos do Governo dos Estados Unidos com uma duração de zero a cinco anos.

"A ABP conseguiu gerir a carteira de títulos sempre muito perto deste índice ao longo dos seus primeiros oito trimestres", indicou fonte da instituição.

O rendimento acumulado da "benchmark" neste relatório "foi revisto para cima em dois pontos base para reflectir uma pequena diferença que surgiu entre o rendimento calculado numa base anual e a soma dos movimentos diários", indicou a mesma fonte.

"Isto não afectou o rendimento do Fundo Petrolífero de Timor-Leste", esclareceu.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.