sábado, dezembro 02, 2006

De um leitor

Comentário sobre a sua postagem "Xanana assume ruptura definitiva com "históricos" da Fretilin":

1. Quem tem financiado Alfredo Reinado? Quem lhe forneceu as armas? Quem o tem apoiado logísticamente? Quem lhe permitiu a fuga da prisão?

Ele tem armas e não são poucas, e não é de agora.

Alguns padres têm armas e organizaram manifestações dizendo no interior que o Governo queria proibir a missa ao Domingo (a mais pura mentira - mas parece que em Timor Leste uma mentira odiosa dita por um padre não é pecado...)

O embaixador americano chegou a estar numa das manifestações...

Havia em Abril/Maio peticionários armados que perseguiam membros da FRETILIN, casas de militnates do partido que foram queimadas...

As FDTL foram pressionadas e aliciadas para um golpe de Estado...

Os cooperatnes Australianos, sabe quem vive em Dili, manubraram o que puderam contra o Governo com mentiras, cinismo e fel...

Não senhor Presidente a afirmação de que houve conspiração bem urdida não é apenas uma fantasia, tem correspondência com a realidade.

Basta atentar nos factos...

2. Diz o senhor Presidente "o povo timorense não é o povo que deixaste em 1975". Pois não, morreram duzentas e tal mil pessoas entretanto motivadas pela ocupação Indonésia, como o Presidente bem sabe! A independência assenta em muito sangue derramado e deve portanto ser levada a sério.

Mas Xanana Gusmão também já não é homem de 1975/78, nem dos anos oitenta, nem mesmo dos anos 90. È hoje um homem acomodado, que quer dedicar-se aos filhos pequenos, à sua casa e à sua mulher. Não há mal nenhum nisso. Aliás Xanana Gusmão bem merece aquilo que a vida lhe tem dado desde que saiu da prisão de Jacarta. Uma vida burguesa e confortável! Mas os Timorenses ainda não têm uma vida confortável. E o povo, o povo também merece esse conforto que só virá no respeito pela dignidade timorense se os timorenses souberem resistir aos interesses estrangeiros, souberem manter a verticalidade e não se vergarem às pressões australianas/americanas. Que as houve, e se o presidente as nega, mente!

A independência efectiva só se manterá se os timorenses souberem defender aquilo que é deles. E disso ninguém pode acusar Mari Alkatiti de não ter feito.De defender intransigentemente os recursos do país. E essa obstinação está a sair-lhe caro...

Pobres dos países que não respeitam os patriotas!

.

Xanana assume ruptura definitiva com "históricos" da Fretilin

Público, 2/12/06
Por: Adelino Gomes

"O povo timorense não é o povo que deixastes em 1975", escreve o Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, referindo-se aos elementos da liderança histórica da Fretilin que saíram do país antes da invasão indonésia, a quem avisa que a população não está disposta a "aguentar" os "excessos", "intolerâncias", "manobras" e "erros", na condução do país.

As acusações constam da quarta parte de um artigo intitulado "A teoria das conspirações" que o Presidente e antigo comandante supremo da guerrilha tem vindo a publicar, ao ritmo de um por semana, no jornal Diário Nacional, de Díli.

O texto desta semana, escrito, como os anteriores, numa linguagem sarcástica e nada diplomática, apesar de o autor a assinar enquanto Presidente da República, responde a críticas à sua actuação durante a crise de Abril/Maio, feitas pelo comité central da Fretilin (CCF), que em 29 de Outubro o ligou, sem o nomear, a uma "conspiração bem urdida" que visaria derrubar o Governo de Mari Alkatiri, dissolver o Parlamento e mudar a liderança da Fretilin, o partido no poder em Timor-Leste.

"Os ilustres doutores do CCF (...) necessitam de viver artificialmente essa conspiração, porque só assim eles se ilibam de qualquer pequeníssimo reparo!", observa, acusando a liderança da Fretilin de distribuir benesses em troca de informações sobre as actividades de outros partidos políticos, e de seguir "um conceito revolucionário" segundo o qual "o Governo é o partido, o Estado é o partido" e "o partido no poder só pode ser a Fretilin, porque é histórica!".

O Presidente repete ainda as acusações de importação e distribuição ilegal de armas pelo Governo de Alkatiri. O antigo primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, diz, encontra-se "em descanso temporário até Maio de 2007 [data das eleições legislativas]", mas continua a receber "em consulta" os ministros do Governo de Ramos-Horta e "a deter os cordelinhos do processo".

.

De um leitor

(Tradução da Margarida):

Comentário sobre a sua postagem "De um leitor":

Nós, Australianos estamos todos a questionar este tipo de comportamento. Tal casamento com um criminoso em fuga provocaria na Austrália uma condenação pública e uma censura oficial.

Esta atitude aberrante do governo Howard é do tipo faz o que eu digo não faças o que eu faço.

Dependente do contexto, pede também haver ofensas criminosas por ajudar e cooperar ou ser-se um acessório de factos (criminosos).

Se não é simples estupidez. Está fora do domínio da possibilidade sugerir que o lançador de rocket do Alfredo pode-lhe ter sido dado por este tipo de contactos ou que veio doutras fontes potenciais?

Acordem meus colegas Australianos. Está lá alguém no comando ou no controlo (vigilância civil) do que a ADF está a fazer em Timor-Leste?

Penso que não.

.

De um leitor

Comentário sobre a sua postagem "De um leitor":

We Australians are all questioning this sort of behaviour. Such consort with a criminal fugitive in Australia would result in public condemnation and official rebuke. There seems to be more of a do as I say and not as I do attitude by this abhorant Howard government.

Depending on the context there may well also be criminal offences of aiding and abetting or being an accessory after the fact.

If not that it is just plain stupid. Is not out of realms of possibility to now suggest that the rocket launcher Alfredo may be suspected as being porvided from this sort of contactas well as suggesting suspicion of it coming from other potential sources?

Wake up my fellow Australians. Is there anyone in command or control (civillian oversight) of what the ADF are doing in East Timor? I think not.

.

A ONU e o Governo Timorense formalizam arranjos policiais

(Tradução da Margarida)


Fonte: Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT)

Data: 01 Dec 2006

01 Dezembro 2006, Dili – Num primeiro arranjo alguma vez feito entre uma nação soberana e a ONU, o Governo Timorense e a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) concordaram hoje que a UNMIT terá a principal responsabilidade pelas operações policiais em totó o Timor-Leste.

O acordo, conhecido como o Arranjo Policial Suplementar, detalha os arranjos de comando e operacionais e os procedimentos de controlo por meio dos quais a UNPol assumirá a responsabilidade como órgão interino de aplicação da lei. A sua assinatura coincide com a cerimónia desta manhã na capital da nação Dili da inauguração do quartel-general conjunto da UNPOL-PNTL.

"A UNMIT está encantada com a assinatura deste documento, que fornece aos homens e mulheres da f UNPol a apropriada moldura legal para continuar a fazer o seu trabalho," disse Eric Tan Huck Gim o Vice-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Reforma do Sector da Segurança e do domínio da lei em Timor-Leste. "Esse trabalho é para restaurar e manter a segurança pública ao povo de Timor-Leste e para assistir com a reforma, reestruturação e reconstrução da Polícia Nacional Timorense, e o reforço do Ministério do Interior."

O arranjo contribui para o comando unificado e arranjos de controlo e a reforma, reestruturação e reconstrução da PNTL, incluindo a sua certificação. A presença combinada de perto de 5000 oficiais da polícia espera-se que tenha um papel para aumentar a confiança pública antes das eleições do próximo ano.

"Este arranjo possibilitará a UNPol trabalhar de braço dado com a PNTL para garantir a segurança pública a todos os indivíduos e comunidades e ajudar a restaurar o domínio da lei em Timor-Leste." Disse Antero Lopes, o Comissário da Polícia da ONU em exercício. "O acordo garante que os Timorenses podem ter o apoio e a liderança da UNPol em operações de policiamento bem como a reforma a longo prazo da reestruturação e reconstrução da PNTL sob uma moldura comum integrada." Lopes disse que sob o acordo agora assinado haverá colaboração estreita entre o Ministro do Interior e o Comissário da UNPol para garantir que os oficiais da PNTL são certificados com padrões internacionais de integridade, competência e capacidade.

O acordo também estipula que a UNMIT e o Governo de Timor-Leste trabalharão juntos para estabelecer um efectivo e reforçado Ministério do Interior no que respeita ao desenvolvimento administrativo e da política. Providenciará a independência operacional da PNTL do Ministério ao adoptar as mudanças legislativas necessárias para mudar a autoridade operacional do policiamento, a gestão do pessoal da polícia e a disciplina interna para o Comandante da Polícia.

O quartel-general da PNTL desintegrou-se em Maio depois de lutas entre facções de segurança. A UNPol, trabalhando em colaboração estreita com as autoridades Timorenses, está correntemente engajada na reconstituição da PNTL através de esforços intensivos de escrutínio, workshop e programas de monitorização concebidos para reforçar rapidamente capacidades e habilitações do serviço de polícia.

A resolução 1704 do Conselho de Segurança da ONU, adoptada em 25 de Agosto deste ano, apela a uma presença robusta da polícia, quando completa, de 1,608 oficiais qualificados da UNPol que vêem de várias nações para ajudar Timor-Leste a trabalhar em todas as capacidades de operações policiais incluindo liderança, policiamento comunitário, investigações, tráfico, ordem pública e funções de administração.

.

FORUM ONG TIMOR LESTE

(Tradução da Margarida)

A ONG FORUM de Timor-Leste
Caicoli Street, Dili -Timor Leste Phone 732 3777 media.fongtil@gmail.com

Olá a todos,

Na Terça-feira, 5 de Dezembro 2006 será celebrado o dia internacional do voluntariado. Em Timor-Leste celebraremos os muitos voluntários nacionais e internacionais activos no país, a trabalharem com ONGs nacionais e internacionais, com a ONU ou com o governo.

O Secretário de Estado para a Juventude e Desportos, a ONG Forum, os Voluntários da ONU (UNV), os Voluntários Australianos Internacionais (AVI), a Cruz Vermelha de Timor-Leste, a Universidade Nacional, O Conselho dos Estudantes de Timor-Leste (DSMTL) e o Belun Komunitariu gostariam de vos convidar para as muitas actividades organizadas para a ocasião.

O dia começará com uma campanha para dádivas de sangue para ajudar a aumentar o corrente stock de sangue no Banco Nacional de Sangue. Serão montados três locais para recolha do sangue em Dili: um na Universidade Nacional, um na clínica da ONU e um no Hospital Nacional. Os dadores serão calorosamente acolhidos entre as 9.00 am e as 12.00 am.

Na manhã ainda, das 8.00 am aié às 12.00pm, os voluntários e os estudantes da Universidade Nacional organizam uma feira de ciência no Departamento de Ciência e mostrarão o voluntariado e a ciência ao público.

Às 10.00am, Árvores para a paz! O Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Universidade Nacional e a comunidade plantarão árvores em Tasi Tolu, perto do Terminal dos Autocarros.

À tarde voluntários participarão numa competição de volley-ballno Ginásio Nacional das 2.00 pm até às 6.00 pm. Cinco equipas da Universidade Nacional, ONGs, UNV, Cruz Vermelha e DSMTL participarão. Os campeões receberão um troféu.

Esperamos vê-los todos na Terça-feira para celebrar o trabalho importante dos voluntários.

Haburas espiritu voluntarismu hodi desemvolve nasaun.


Maria Angelina Lopes Sarmento
Directora ONG Forum

O ex-chefe das forças militares Indonésias (vai) enfrentar questões sobre Timor-Leste

(Tradução da Margarida)
ABC News Online

Sexta-feira, Dezembro 1, 2006. 7:48am (AEDT)

Uma comissão conjunta Indonésia-Timor-Leste está a planear questionar o antigo chefe das forças armadas Indonésias, General Wiranto, sobre a violência que rodeou o voto sobre a autonomia de Timor-Leste em 1999.

A Comissão da Verdade e Amizade, formada por cinco Indonésios e cinco Timorenses, diz que começará a convidar partes relacionadas, incluindo o General Wiranto e vários outros oficiais, a partir de Janeiro do próximo ano.

O órgão foi formado em Agosto do ano passado e organizado ao longo de linhas semelhantes à da Comissão da Verdade e Reconciliação da África do Sul pós-apartheid, visando mais a reconciliação do que a recriminação.

A comissão não é um órgão judicial e submeterá as suas conclusões a ambos os governos.

.

The UN and the Timorese Government formalise policing arrangements

Source: United Nations Integrated Mission in Timor-Leste (UNMIT)

Date: 01 Dec 2006

01 December 2006, Dili - In a first ever such arrangement between a sovereign nation and the UN, the Timorese Government and the United Nations Integrated Mission in Timor-Leste (UNMIT) today agreed that UNMIT would have prime responsibility for police operations throughout Timor-Leste.

The agreement, known as the Police Supplemental Arrangement, details the operational arrangements and command and control procedures through which UNPol will take on responsibility as the interim law enforcement body. Its signing coincides with this morning's ceremony in the nation's capital Dili for the inauguration of the UNPOL-PNTL joint headquarters.

"UNMIT is delighted with the signing of this document, which provides the men and women of UNPol with an appropriate legal framework to continue doing their job," said Eric Tan Huck Gim the Deputy Special Representative of the UN Secretary-General for Security Sector Reform Rule of Law in Timor-Leste. "That job is to restore and maintain public security to the people of Timor-Leste and to assist with the reform, restructuring and rebuilding of the Timorese National Police, and the strengthening of the Ministry of the Interior."

The arrangement provides for unified command and control arrangements and the reform, restructuring and rebuilding of PNTL, including its certification. The combined presence of nearly 5000 police officers is expected to play a role in boosting public confidence ahead of next year's elections.

"This arrangement will allow UNPol to work hand in hand with the PNTL to ensure public security for all individuals and communities and help to restore the rule of law in Timor-Leste." Antero Lopes, the UN's Acting Police Commissioner said. "The agreement guarantees the Timorese can secure the support and leadership of UNPol in policing operations as well as the long term reform of restructuring and rebuilding the PNTL under a common integrated framework." Lopes said that under the newly signed agreement there will be close collaboration between the Minister of the Interior and the UNPol Commissioner to ensure that PNTL officers are certified to international standards of integrity, competence and skill.

The agreement also stipulates that UNMIT and the Government of Timor-Leste will work together to establish an effective and strengthened Ministry of Interior with respect to policy and administrative development. It provides for operational independence of the PNTL from the Ministry by adopting necessary legislative changes to shift authority for operational policing, police personnel management and internal discipline to the Police Commander.

The PNTL HQ disintegrated in May after fighting between security factions. UNPol, working in close collaboration with the Timorese authorities, is currently engaged in the reconstitution of PNTL through intensive efforts of screening and workshop/mentoring programmes designed to rapidly strengthen capacity and skills of the police service.

UN Security Council resolution 1704, adopted on August 25th this year, calls for a robust police presence of, at full force, of up to 1,608 qualified UNPol officers coming from various nations to help Timor-Leste working in all capacities of policing operations including leadership, community-policing, investigations, traffic, public order and administration functions.

.

Assinado acordo que dá à ONU comando operacional Polícia Nacional

Díli, 01 Dez (Lusa) - O governo timorense e as Nações Unidas assinaram hoje em Díli um acordo que confere à ONU o comando operacional das funções de policiamento em todo o país.

O acordo foi assinado pelo primeiro-ministro, José Ramos-Horta, e pelo representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Finn Reske-Nielsen, numa cerimónia a que assistiu o Presidente Xanana Gusmão.

No final da cerimónia, em declarações à Lusa, Ramos-Horta salientou ser a "primeira vez que uma força policial das Nações Unidas tem poderes executivos num país soberano".

"Dadas as relações especiais que Timor-Leste tem com as Nações Unidas, a pedido do Estado timorense e dadas as dificuldades dentro da instituição PNTL, achámos que seria da maior prudência que numa primeira fase - que durará alguns meses apenas -, a UNPOL tenha poder executivo em relação à questão da lei e da ordem públicas", acrescentou.

"Daqui a uns meses, à medida que (os agentes da) PNTL seja reintegrada, haverá um comando da PNTL e haverá transferência total das responsabilidades, de volta para a PNTL", explicou.

O comissário Antero Lopes, comandante da UNPOL, disse, por seu lado, à Lusa que o acordo contém dois pontos "extremamente importantes".

"Na parte operacional, a cadeia de comando é integrada entre a UNPOL e a PNTL, sendo que, durante a fase de reconstituição da PNTL, a UNPOL assume o comando das funções de policiamento em todo o território de Timor-Leste", frisou.

Segundo o comissário, "outro ponto importante é a reforma, reestruturação e reconstituição, a longo prazo, da PNTL e do Ministério do Interior, de acordo com padrões internacionais".

"É a primeira vez num Estado soberano que a assinatura de tal acordo, com tantos poderes a uma polícia internacional, é conferido às Nações Unidas", destacou ainda.

Relativamente ao processo em curso de reconstituição da PNTL, em que as Nações Unidas estão há já algum tempo a supervisionar a triagem dos anteriores agentes da instituição, Ramos-Horta salientou à Lusa que o importante "é não repetir os erros do passado".

"Eu próprio enquanto primeiro-ministro - assinalou - tenho aconselhado a máxima prudência. Não quero repetir os erros do passado, em que recrutámos centenas de elementos para a PNTL, demasiado rapidamente, sem que fosse efectuado na altura um processo rigoroso de apuramento, e criamos especialidades várias".

A crise político-militar iniciada em Abril provocou a desintegração da PNTL e agora, com a supervisão da UNPOL, os anteriores agentes tiveram de se registar e estão a ser submetidos a um processo de triagem para avaliar se não estiveram envolvidos em actos de violência, e outros crimes, relacionados com a crise.

"Todos concordamos - eu, os meus colegas do governo, o Presidente da República -, que entreguemos à UNPOL a responsabilidade, claro que em sintonia com o governo, sob a liderança do governo, do processo de reorganização da PNTL", disse. Segundo Antero Lopes, existem actualmente cerca de dois mil agentes da PNTL em funções nos distritos, ainda nem todos sujeitos ao processo de triagem.

Relativamente ao distrito de Díli, dos 1010 que se registaram, 689 já estão dentro das várias fases do processo de triagem e, destes, 183 já estão actualmente envolvidos em operações policiais, integrados em patrulhas mistas com a UNPOL.

EL-Lusa/Fim.
.

FORUM ONG TIMOR LESTE

THE EAST TIMOR NGO FORUM
Caicoli Street, Dili -Timor Leste Phone 732 3777 media.fongtil@gmail.com

Dear all,

On Tuesday the 5th December 2006 international volunteers' day will be celebrated. In Timor-Leste we will be celebrating the many national and international volunteers active in the country, working with national and international NGOs, with the UN or with the government.

The Secretary of State for Youth and Sport, the NGO Forum, United Nations Volunteers (UNV), Australian Volunteers International (AVI), Red Cross of Timor-Leste, the National University, the East Timor Student Solidarity Council (DSMTL) and Belun Komunitariu would like to invite you to the many activities organized for the occasion.

The day will start with a blood donation campaign to help increase the current stock of blood of the National Blood Bank. Three blood donation points will be set up in Dili: one at the National University, one at the UN Clinic and one at the National Hospital. Donors are warmly expected from 9.00 am to 12.00 am.

In the morning also, from 8.00 am to 12.00pm, the volunteers and students of the National University will hold a science fair at the Department of Science and demonstrate volunteerism and science to the public.

At 10.00am, Trees for peace! The Community Development Department of the National University and the community will plant trees in Tasi Tolu, near the Bus Terminal.

In the afternoon volunteers will take part in volley-ball competition at the National Gymnasium from 2.00 pm to 6.00 pm. Five teams from the National University, NGOs, UNV, Red Cross and DSMTL will participate. Champions will be awarded a trophy.

We hope to see you all on Tuesday to celebrate the important work of the volunteers.

Haburas espiritu voluntarismu hodi desemvolve nasaun.


Maria Angelina Lopes Sarmento
Director NGO Forum

Indonesian ex-military chief to face questions over E Timor

ABC News Online

Friday, December 1, 2006. 7:48am (AEDT)

A joint Indonesia-East Timor commission is planning to question the former Indonesian military chief, General Wiranto, over the violence surrounding East Timor's autonomy vote in 1999.

The Commission of Truth and Friendship, comprised of five Indonesians and five East Timorese, says it will begin to invite concerned parties, including General Wiranto and several other officers, from January next year.

The body was set up in August last year and modelled along lines similar to South Africa's post-apartheid Truth and Reconciliation Commission, aiming at reconciliation rather than recrimination.

The commission is not a judicial body and will submit its findings to both governments.

.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.