segunda-feira, julho 10, 2006

Bravos...

Tradução da Margarida:

A força Portuguesa é respeitada

Julho 10, 2006
OneNews

A força de polícia especial Portuguesa, a GNR, é mais temida nas ruas de Dili do que as tropas da Nova Zelândia, Austrália e Malásia.

As tropas internacionais, incluindo o contingente da Nova Zelândia, continuam a guardar as ruas de Timor-Leste para evitar mais choques de desassossego e violência em Dili que já matou mais de 30 pessoas na nação com problemas, mas o companheiro silencioso na operação de manutenção da paz em Timor-Leste apoia as forças da coligação em alturas de problemas.

Noutras alturas a GNR opera debaixo das suas próprias regras.

A Guarda Nacional Republicana - a Guarda Nacional Republicana Portuguesa - é uma unidade de resposta rápida fortemente armada, vestida de preto.

"A GNR é uma força de segurança com estatuto militar...não pertencemos às forças armadas nem respondemos a casos de guerra ou de crise, somos uma força policial normal," diz o Comandante Gonçalo Carvalho.

A força tem 129 soldados, três esquadrões anti-motim, uma equipa de operações especiais e investigadores armados. Só respondem ao governo Timorense e não são parte da coligação liderada pelos Australianos.

"Só usamos a força necessária para acabar com os problemas," diz Carvalho.

Quando o desassossego e a violência eclodiram em Dili, a GNR são as pistolas e rosas favoritas dos Timorenses que também as receiam.

A equipa chegou a Timor quase um mês depois das tropas da Nova Zelândia.

"Treinaram de forma diferente...fazem coisas diferentes das nossas...vieram dum meio muito diferente do nosso," diz o oficial de topo do contingente das Forças de Defesa da NZ, o Tenente-coronel Jeremy Harker.

As tropas da Nova Zelândia podem chamar, e já chamaram, a GNR para as ajudar.

"Se há um motim...eles são contactados...e depois fazemos uma ligação com eles no terreno e eles fazem a sua tarefa particular que é acalmar motins," diz Harker.

Carvalho diz que é muito fácil trabalhar com os neozelandezes. "Temos muito boas relações com o comandante e com todo o pessoal."

Enquanto a coligação pode fazer recuar multidões, a GNR é especialista em multidões. Quando ela está por perto, os criadores de problemas - Timorenses locais - saem rapidamente de cena.

"Eles respeitam a GNR porque sabem como trabalhamos, já cá estivemos em 2000 e em 2002 na missão das Nações Unidas e sabem que somos uma unidade anti-motim," diz Carvalho.

Agora a GNR treinará a próximo esquadrão policial de Timor sob a vigilância dum novo líder Timorense - o antigo Ministro dos Estrangeiros José Ramos Horta.

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GNR elogiada novamente


Portuguese force commands respect

Jul 10, 2006
OneNews

The special Portuguese police, the GNR, are more feared on the streets of Dili than the troops from New Zealand, Australia and Malaysia.

The international peacekeepers, including the NZ contingent, continue to guard East Timor streets to avoid further clashes of unrest and violence in Dili that has killed more than 30 people in the troubled nation, but the silent partner in the East Timor peacekeeping operation backs up coalition forces in times of trouble.

At other times the GNR operates under its own rules.

Guarda Nacional Republicana - the Portuguese Republican National Guard - is a heavily armed rapid response unit, clad in black.

"GNR is a security force with military status...we don't belong to the armed forces or answer to cases of war or crisis, but we are a normal police force," says Commander Goncalo Carvalho.

The force has 129 soldiers, three riot squads, a swat team and armed investigators. They only answer to the Timorese government and are not part of the Australian-led coalition.

"We use only the necessary force to stop the problems," says Carvalho.

As the unrest and violence has erupted in Dili, the GNR are guns and roses - favourites with the Timorese who also fear them.

The team arrived in Timor almost a month after the New Zealand troops went in.

"They've trained differently...they do different things to us...they come from a different environment from us," says the senior officer with the NZ Defence Force contingent, Lieutenant Colonel Jeremy Harker.

And New Zealand troops can, and already have, called on the GNR for help.

"If there is a riot...they're contacted...and then we liaise with them at the point on the ground and they do their particular job which is quelling riots," Harker says.

Carvalho says it's very easy to work with the New Zealanders. "We have very good relations with the commander and with all personnel."

While the coalition can move the crowds back, the GNR specialise in it. When they are around trouble makers - local Timorese - flee the scene quickly.

"They respect the GNR because they know how we work, we have been here in 2000 and 2002 on the United Nations mission and they know we are a riot unit," says Carvalho.

Now GNR will train Timor's next police squad under the watch of a new Timorese leader - former Foreign Minister Jose Ramos Horta.

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E agora?

There are some fundamental issues that are still yet to be resolved in Timor Leste. The President and the Prime Minister are now under greater scrutiny and some pressure to find solutions to the divisions in Timorese society and restoring normality. Reconciliation will be a difficult resolution mechanism considering the crisis originated from grievances citing discrimination from sections of the Military predominantly from the Wester Districts of Timor Leste.

Wether ethnical division was as a result of bad policy, spontaneous reactions, or an orchestrated plot to trigger conflict and depose Mari/FRETILIN from Government it is has opened up further issues that may be irreconcilable.

Much of the responsibility for that divide remains with the President the unifying symbol of Timor Leste who during the course of this crisis made various inflammatory remarks during Presidential addresses to the nation. His handling of the current crisis has been less than admirable when you consider the fact that the Constitution was in the verge of being breached on many occasions. The President who still commands tremendous respect in amongst the Timorese now has greater responsibility to heal the wombs of the current crisis, and not continue to blame everyone else for the country’s problems.

Making matters worse the President and Prime Minister is that in 10 months they must meet the expectations of the people of Timor Leste to deliver on:

. Reconciling and unifying Timor Leste;

. Finding a solution to the deserted soldiers (Alfredo), should they be reintegrated into the military?;

. Respond to the grievances of the Petiosioners who have been instrumental in rallying support for the Presidents call for Mari’s resignation;

. It must negotiate with the Military (FFDTL) to resolve the underlying Military issues;

. Providing confidence in security and return the internally displaced people home;

. Rebuild or build new homes;

. Re-establishing the Police force;

. Appeasing various individuals, groups, political parties including FRETILIN;

. Most importantly ensure that the next elections in order to establish a permanent government.

Not to mention the continual development and governance of the country.

There has not been a clear resolution, the establishment of the second Constitutional Government is only an temporary measure to a problem that will not go away within a short period of time.

Suffice to say that for now the President has succeeded in only restricting Mari for the time being from the current political climate.

FRETILIN in itself has not faltered as consequence of the crisis, it still has influence in the current Government, it still has great power to exercise from the Parliament neither of the two unconstitutional.

Should the Prosecutor General fail to take allegations against Mari beyond the summons, it puts Mari and FRETILIN in a strong position to contest the next elections and a possible return of Mari, which makes a mockery of the forced resignation.

There may be various allegations and arguments to say that Mari was responsible for the crisis.

These allegations are many and because of the number of unsubstantiated allegations arisen from the crisis (60 people killed at Tasi Tolu) it places any prosecution at risk because it portrays Mari as being prosecuted Politically rather than Legally.

This does not say that Mari is not guilty of any of the allegations put forward. It is of paramount importance that FRETILIN, the President and the current government do not to influence nor interfere with the legal procedures; an impartial legal ruling will ensure any decision made will not raise further issues.

This Government is restricted by the fact the Prime Minister is not a party member of FRETILIN which holds Parliamentary majority. It will be a Government and a President that will be hampered by time to resolve the issues emanating from the crisis and faces the risk of further discrediting their reputation should elections not take place that may lead to further crisis.

It is essentially a provisional government and will not be conducive for Timor Leste’s long term development.

A Government that is not a true representative of or having the support of the Political Party holding a majority in Parliament will not function effectively. Given the amount of responsibility and significant issues that may take years not months to resolve, the only real success this Government may achieve is establishing stability and security for free and fair elections in Timor Leste and in turn consolidating Democracy.

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Informação à Imprensa do PN


Agenda nº 422/I/4a
Segunda-Feira, 10 de Julho de 2006

O Plenário do Parlamento de hoje, dirigido pelo Vice Presidente do Parlamento Nacional Sr. Jacob Fernandes, o Secretário da Mesa Sr. Francisco Carlos Soares, Vice- Secretárias Sra. Maria Avalziza Lourdes e a Sra. Maria Terezinha Viegas.

No período antes da ordem do dia, o Secretário da Mesa fez a leitura das seguintes cartas :
Carta do Primeiro Ministro demissionário, Dr. Mari Alkatiri, dirigida a Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional, Sr. Francisco Guterres “Lu-Olo”.


A carta afirma a prontidão do Dr. Alkatiri em colaborar com a justiça no que respeita ao processo criminal de que ele é alvo.

Uma segunda carta do Primeiro Ministro demissionário Dr. Mari Alkatiri sempre dirigida à Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional, solicitando a autorização para retomar as suas funções de Deputado a partir do dia 20 de Julho do ano corrente, após ser ouvido pela Procuradoria Geral da República;

Carta de alguns membros da PNTL relativa aos acontecimentos ocorridos em Gleno-Ermera, no dia 8 de Maio de 2006.

Carta dirigida pelos familiares das vítimas da PNTL a Sua Excelência, o Presidente do Parlamento Nacional, sobre os acontecimentos do dia 25 de Maio de 2006, ocorridos no Quartel da PNTL.

No período da ordem do dia, fez-se o anúncio da admissão e baixa à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias do Projecto de Lei no. 24/I/4a , relativo ao Suplemento da Lei no. 5/2004 de 5 de Maio sobre Estatuto dos Deputados.

O Projecto de Resolução no. 77/I/4a sobre a Investigação Criminal, Reestruturação da Procuradoria Geral da República e Comissão Especial de Inquérito foi aprovado no Plenário com o seguinte resultado: votos a favor 42, contra 5 e abstenção 6.

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UE congratula-se com investidura de Ramos-Horta

Helsínquia, 10 Jul (Lusa) - A União Europeia (UE) congratulou-se hoje c om a posse do prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta como primeiro-ministro de Timor-Leste, considerando-a um "passo em frente encorajador".

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, de 56 anos, prestou hoje juramento do cargo em Díli, na presença do presidente Xanana Gusmão.

"Esta nomeação é um passo em frente encorajador após semanas de instabilidade política e de violência", lê-se num comunicado da presidência finlandesa da UE.

O novo governo, acrescenta, "vai ser imediatamente confrontado com os desafios da estabilização da nação e da reconciliação de todas as partes".

Além de José Ramos-Horta, tomaram hoje posse os vice-primeiros-ministro s Estanislau da Silva e Rui Araújo.

A posse do restante elenco do II Governo Constitucional de Timor-Leste realiza-se quarta-feira.

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CM/EL.

Timor-Leste tem um novo Primeiro-Ministro

E quarta-feira tomarão posse os restantes membros do II Governo Constitucional.

Apelamos a que todos apoiem os esforços do novo executivo para que Timor-Leste saia rapidamente desta crise e que acabe o sofrimento do povo de Timor-Leste.

Viva Timor-Leste!

A luta continua!

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PM Ramos-Horta vai acumular pasta da Defesa

Díli, 10 Jul (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste hoje empossado , José Ramos-Horta, vai acumular a pasta da Defesa, mas para os Negócios Estrangeiros, cargo que também acumulava no anterior executivo, vai ser chamado Hernâni Coelho, actual embaixador em Camberra.

O anúncio da reestruturação governamental foi feito por José Ramos-Horta em conferência de imprensa, no final da cerimónia da sua posse como primeiro-ministro e de mais dois vice-primeiro-ministro do II Governo Constitucional.

"Vou continuar com a pasta da Defesa durante mais algum tempo. Para a p asta dos Negócios Estrangeiros haverá outro titular. O mais provável é ser Hernâni Coelho, embaixador em Camberra", disse Ramos-Horta.

A posse do restante elenco do II Governo Constitucional será quarta-feira, acrescentou Ramos-Horta.

A posse do primeiro-ministro e dos dois vice-primeiro-ministro, Estanislau da Silva e Rui Araújo, respectivamente, foi conferida pelo Presidente Xanana Gusmão, que não interveio, deixando os discursos, em português e em tétum - as duas línguas oficiais de Timor-Leste - para o novo chefe do governo.

No anterior executivo, liderado por Mari Alkatiri, José Ramos Horta acumulava as pastas dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.

EL.

Assistência da ONU pelo menos até 2011, defende Ramos-Horta

Díli, 10 Jul (Lusa) - A assistência das Nações Unidas a Timor-Leste dev erá manter-se até 2011, defendeu em Díli o primeiro-ministro José Ramos-Horta, h oje empossado no cargo.

Ramos-Horta, que falava em conferência de imprensa no final da cerimóni a de posse, disse que ainda não há acordo no Conselho de Segurança da ONU relati vamente ao envio de "capacetes azuis", mas destacou a necessidade de uma força p olicial internacional e de conselheiros civis para a administração pública e ins tituições oficiais "terem que ficar pelo menos cinco anos".

O formato e a composição da futura missão da ONU deverá ser decidido a 20 de Agosto, e na sua definição vai ser tido em conta o relatório que Ian Marti n, enviado especial de Kofi Annan a Timor-Leste, vai entretanto fazer, no âmbito da sua estada de duas semanas no país, que termina hoje à tarde (hora local).

"A nova missão da ONU vai ter três pilares: polícia, conselheiros civis , para as instituições do Estado e que inclui conselheiros para (a realização de ) eleições, e forças de manutenção de paz, embora a este respeito ainda não haja acordo a nível do Conselho de Segurança", precisou Ramos-Horta.

O primeiro-ministro acrescentou que as forças internacionais actualment e estacionadas em Timor-Leste, enviada pela Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, poderão vir a integrar o contingente de "capacetes azuis".

Além de consolidar a segurança na capital, para possibilitar a retoma d a economia, Ramos-Horta salientou que a ratificação do acordo alcançado com a Au strália para a exploração conjunta das riquíssimas reservas de hidrocarbonetos n o Mar de Timor, designadamente na área designada por "Greater Sunrise", figura t ambém entre as prioridades do seu governo.

"É uma das prioridades, mas não no imediato. Estamos interessados na ra tificação porque é a credibilidade de Timor-leste que está em causa, mas isso nã o depende somente do governo. Depende do Parlamento", salientou.

Outro aspecto a ter rapidamente em conta pelo novo executivo é a aprova ção do Orçamento de Estado para ser apresentado no Parlamento.

Ramos-Horta afiançou que imediatamente a seguir à posse do seu executivo, na quarta-feira, a proposta de lei do Orçamento vai ser analisada.

O primeiro-ministro confirmou que o valor do anterior OE, de 315 milhõe s de dólares - apresentado no Parlamento pelo governo do seu antecessor, Mari Al katiri -, vai servir de referência à proposta que vai ser submetida aos deputados.

As alterações, acrescentou, situam-se na simplificação dos processos de gestão financeira.

Esta questão foi aliás abordada no discurso que proferiu logo depois de ter sido empossado.

"Vamos simplificar as leis e a burocracia para que elas não sejam um en trave ao desenvolvimento do país. O chamado 'procurement' e os concursos têm que ser mais transparentes e também mais rápidos", afirmou.

Instado a comentar a situação do seu antecessor, Mari Alkatiri, Ramos-Horta escusou-se a tecer qualquer comentário.

"Não faço comentários ao caso Mari Alkatiri, porque se trata de uma questão que diz respeito à justiça", respondeu, invocando a separação de poderes.

Ramos-Horta foi hoje empossado como primeiro-ministro de Timor-Leste, n a sequência do pedido de demissão de Mari Alkatiri, no mês passado, devido a uma crise político-militar que dura desde Abril.

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Para restabelecer a segurança no país, as autoridades timorenses pedira m a intervenção de uma força militar e policial a Portugal (que enviou 120 efect ivos da GNR), Austrália, Nova Zelândia e Malásia.

A onda de violência provocou cerca de 130 mil deslocados que, segundo o governo timorense e as Nações Unidas, se encontram em diversos campos de acolhi mento, sobretudo na zona de Díli.

EL/FP.

PR vai fazer declaração ao país

O Presidente Xanana Gusmão vai dirigir-se ao país no fim do dia.


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Discurso tomada de posse - PM


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

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10 July 2006

DISCURSO PROFERIDO PELO DR JOSÉ RAMOS-HORTA NA SUA TOMADA DE POSSE COMO PRIMEIRO MINISTRO DO GOVERNO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE


Sua Excelência Senhor Presidente da República
Sua Excelência Senhor Presidente do Parlamento Nacional
Sua Excelência Senhor Presidente do Tribunal Superior de Recurso
Suas Excelências Reverendíssimas os Bispos das Dioceses de Díli e de Baucau
Senhores Ministros, Deputados, Membros das Forças de Defesa e de Segurança, Membros da Sociedade Civil,
Sua Excelência o Embaixador Miguel Amado, Enviado Especial do Presidente da Comissão Europeia,
Suas Excelências os Senhores Sukehiro Hasegawa e Ian Martin, Representantes Especiais do Secretário-Geral da ONU, Membros do Corpo Diplomático e Consular, Representantes das

Agências Internacionais,

Senhoras e Senhores

Hoje 10 de Julho de 2006, do Ano de Cristo, iniciámos uma nova etapa na construção do Estado de Direito e de Paz. A caminhada tem sido longa, difícil, perigosa, que fez derramar lágrimas e sangue e ceifou vidas preciosas. Tem sido uma caminhada de séculos desde aqueles anos recuados no tempo em que as praias da nossa ditosa Terra foram pisadas pela primeira vez por missionários portugueses.

No dia 20 de Maio de 2002, a Nossa Pátria viu coroada com alegria e festejos, essa longa caminhada. Mas tínhamos que iniciar outra, a da edificação do nosso Estado e suas instituições. Tínhamos que iniciar também o penoso processo de exame de consciência, reflexão, e reconciliação nacional e internacional. Passaram-se gerações de dor e luto, de ódio e traição. Foi preciso muita coragem e generosidade para tentar esquecer, mas nem sempre isso é possível; mas é sempre possível perdoar. Perdoar é um acto de coragem, de generosidade e grandeza. O ódio e a vingança são sentimentos e expressão de fraqueza que levam à autodestruição porque somos consumidos por eles, não vivemos o presente e o futuro; ficamos reféns do passado.
As experiências de gerações passadas e presentes deixam feridas profundas na grande família timorense, causando um trauma colectivo.

A crise que estalou no nosso país no dia 28 de Abril e se arrastou até hoje reabriu as feridas que ainda não tinham cicatrizado – e abriram novas.

Será necessária uma reflexão profunda sobre a nossa experiência colectiva dos anos 1974-1999. O relatório exaustivo da CAVR é uma enciclopédia da nossa história, ao mesmo tempo rica de ensinamentos e trágica de sofrimentos. O mesmo pode oferecer grandes ensinamentos para compreendermos a crise de hoje e precaver crises futuras.

Deixemos a pessoas isentas e neutras a recolha de informações, depoimentos e análise dos últimos acontecimentos que nos permitam conhecer a verdade. A Comissão Internacional de Inquérito solicitada pelo Estado timorense está prestes a iniciar os seus trabalhos. Aguardemos o resultado e as suas recomendações.

Excelências,

Hoje sou empossado na honrosa função de Chefe de Governo, na sequência da resignação do meu velho amigo e combatente de luta, o Dr. Mari Alkatiri. Servi num Governo por ele dirigido sempre pautado pela prudência e lealdade ao povo que ele realmente ama. O que nós herdamos da UNTAET, em Maio de 2002, era apenas um esboço de um Estado. Depois da violência e destruição de 1999, o Conselho de Segurança mandatou o Secretário-Geral da ONU para construir um Estado moderno e democrático em apenas dois anos. O saudoso Sérgio Vieira de Melo, que Deus Nosso Senhor o tenha em Sua Guarda, foi incansável, inteligente, dedicado e amigo. Mas não lhe foi possível em dois anos fazer nascer das cinzas, da violência e da destruição de 1999 um Estado moderno, democrático, estável e plenamente funcional.

Se não é possível viabilizar-se um pequeno negócio em dois anos, consolidá-lo e torná-lo sustentável, comercialmente, em dois anos, podemos perguntar se é possível construir um Estado em dois anos.

A resposta é não. Mas o Conselho de Segurança da ONU tinha outras preocupações e prioridades. E nós os Timorenses, animados de muito “patriotismo” até achávamos que a transição de dois anos era excessivamente longa.

Se nos lembrarmos do que a ONU nos entregou na noite de 19 de Maio de 2002, então poderíamos dizer que o balanço do governo do Dr. Mari Alkatiri registou progressos notáveis em muitas áreas.

Dotou-se o país de um edifício jurídico com leis e regras que não existiam; de uma administração pública cuja existência era precária; a rede escolar aumentou significativamente desde 2002; a cobertura sanitária ultrapassou as expectativas; negociámos e concluímos importantes acordos com os nossos vizinhos; aderimos a mais de 20 Tratados Internacionais entre os quais todos os Convénios sobre Direitos Humanos.

Falhámos em outras áreas. Falhámos na área de segurança interna; falhámos no diálogo com o povo; somos acusados de insensibilidade e arrogância; a corrupção começou a invadir as instituições do Estado; dizemos que queremos investimentos estrangeiros, sabemos da sua importância no desenvolvimento do país, mas Timor-Leste, conforme um estudo do Banco Mundial, é um dos piores países do mundo para se estabelecer um negócio devido à nossa muito morosa e complicada burocracia. Em pouco tempo conseguimos criar por nós e para nós uma teia burocrática que mina as nossas melhores intenções e decisões políticas e abre as portas para a corrupção.

Infelizmente, não posso dizer que aprendi muito com o Primeiro-Ministro Mari Alkatiri durante os quatro anos de governação. Eu estava ausente mais de metade do ano e quando estava no país não me entusiasmava muito com as prolongadas sessões do Conselho de Ministros. Teria aprendido muito mais com esse meu irmão e amigo de juventude. Mas Mari Alkatiri ofereceu-se para me apoiar e recorrerei muitas vezes aos seus bons conselhos. Estou também obrigado a consultar regularmente e a ouvir, a Comissão Politica Nacional da FRETILIN. Fá-lo-ei sempre com agrado e com respeito. Tenho dois Vice-Primeiros-Ministros nos quais deposito total confiança e que têm muito mais experiência de governação do que eu. Tenho uma equipa governamental dedicada e experiente que tomará posse ainda esta semana. Por isso, acredito, que o peso da governação será mais leve.

Conheço as minhas limitações. Não sou uma pessoa de grandes virtudes. Não sou um Mahatma Ghandi. Não sei se sou merecedor da confiança que Vossa Excelência Senhor Presidente deposita em mim, não sei se serei merecedor da confiança do nosso Povo. Nestes últimos dias tenho recebido imensas manifestações de amizade e apoio de gente muito simples deste nosso grande Povo. Deus me guie para que não traia essa confiança.

Excelências,

De imediato a nossa tarefa será consolidar a segurança em Dili e em todo o Timor-Leste, fazer regressar aos seus lares ou ao que deles resta os milhares de nossos irmãos que durante semanas se refugiaram em vários centros de acolhimento, e dar-lhes o apoio necessário para refazerem as suas vidas.

O nosso povo tem sofrido e muitos, pobres antes da crise, perderam o pouco que tinham. Mas também perderam a fé nas instituições do Estado e nos dirigentes políticos. A acção governamental nas próximas semanas e meses é que irá restaurar ou não a fé e a esperança, o respeito pela nossa jovem democracia e pelo nosso jovem Estado.

Este Governo que acaba de tomar posse tem apenas nove meses de governação, até Maio de 2007. E, se a estes constrangimentos de tempo se somarem os obstáculos da burocracia que nós próprios edificámos, a ineficiência, incompetência, preguiça e negligência de certos elementos da função pública e do sector privado, o tempo útil de governação será mais restringido ainda.

Vamos simplificar as leis e a burocracia para que elas não sejam um entrave ao desenvolvimento do país. O chamado “procurement” e os concursos ou “tenders” tem que ser mais transparentes e também mais rápidos. Vamos introduzir o conceito de “fast track” para acelerar a execução de projectos. O item “Public Grants” previsto na proposta de Orçamento, para o Ano Fiscal 2006-07, já responde à necessidade sentida por todos, de que temos que simplificar o processo para tornar mais célere a prestação de serviços à Nação.

Timor-Leste é citado num estudo do Banco Mundial como um dos piores países do mundo para se registar uma companhia. Vamos inverter isto imediatamente. O país não é pobre. Temos dinheiro, das nossas riquezas próprias e da generosidade dos amigos.

Este governo não vai arranjar desculpas para a inércia. Este governo vai tentar servir os melhores interesses dos pobres. Este governo vai ser um governo para os pobres. Este governo vai ser arrojado na luta contra a pobreza. Vamos fazer uso dos dinheiros existentes para dignificar a pessoa humana, dar-lhe esperança, dar-lhe de comer, vestir, e dar-lhe um tecto.

Os pobres e esquecidos das zonas rurais serão a nossa preocupação central e vamos mobilizar os nossos recursos financeiros e humanos para rapidamente dinamizar as actividades económicas nessas regiões através de pequenos projectos de impacto rápido; vamos apoiar mais os agentes do Estado que servem nos Distritos; vamos apoiar os Liurais, Chefes de Sukos, restaurar a dignidade e o poder moral e secular dos Liurais. Dotá-los de meios para servirem o povo.

Excelências,

A Igreja Católica Timorense é a única instituição secular contínua, sólida, aglutinadora do tecido social timorense. Ela deve ser venerada e ser chamada uma vez mais para, em parceria com o nosso jovem Estado, ajudar-nos a sair da crise, a sarar as feridas, a melhor servirmos o povo, em todas as vertentes, a social, educacional, cultural, espiritual e moral. Este Governo convida a Igreja Católica a assumir um papel maior ainda na educação e formação do nosso povo, no desenvolvimento humano, na luta contra a pobreza.

O Estado deve disponibilizar para as Instituições da Igreja, nomeadamente as Dioceses, os meios financeiros necessários para que essa parceria com o Estado seja materializada.

As nossas comunidades Muçulmana e Protestante, embora percentualmente pequenas, têm tambem um papel importante na educação e formação humana. Este Governo quer continuar e reforçar o dialogo de cooperação com estas duas confissões.

Timor-Leste tem uma experiência histórica singular que se confunde com a história da Igreja. O povo timorense é um povo profundamente espiritual cujo dia a dia é inspirado e influenciado pelos espíritos do passado e por crenças sobrenaturais que se confundem nas crenças cristãs.

Não podemos por isso mesmo importar ou impor modelos modernos do dito secularismo ou laicete europeus e assim perturbar essa simbiose animista-cristã timorense.

Este Governo aguarda com expectativa a abertura de uma terceira Diocese em Timor-Leste e reitera o seu desejo de ver instalada em Dili uma Nunciatura em representação do Vaticano. Timor-Leste vai nomear um Embaixador junto ao Estado do Vaticano.

Saúdo com reverência e amizade os nossos dois Bispos, Dom Ricardo e Dom Basílio, e através deles todo o clero timorense e estrangeiro que presta serviço em Timor-Leste.

Aqui presto homenagem aos saudosos Dom Jaime Garcia Goulart e Dom Martinho da Costa Lopes, figuras historicas e inesqueciveveis de Timor-Leste e da Igreja. Tambem presto homenagem ao Bispo D Carlos Filipe Ximenes Belo, que nos anos mais dificeis da nossa história, lado a lado com D Basilio, o então pároco da Igreja de Motael, Dom Ricardo e outros padres e freiras deste país, foram o refúgio dos perseguidos.

Este Governo vai dedicar uma atenção especial à nossa juventude. Proponho que estudemos a viabilidade da construção de um Campus Universitário, compreendendo residência para estudantes, cantina, Internet café, biblioteca, ginásio, etc. de forma a oferecermos aos nossos jovens as condições mínimas necessárias para os seus estudos.

Este Governo vai instituir também um programa de bolsas de estudo para os estudantes que estudam em Timor-Leste que lhes permita, alimentação, vestuário e aquisição de livros, etc.

Já está em curso um vasto programa de alimentação, embora ainda em fase preliminar e limitado chamado “uma refeição por dia para cada aluno”. O objectivo é atingirmos a meta de 300 mil alunos em todo o Timor-Leste.

Temos que cuidar dos nossos veteranos, os grandes heróis da nossa Pátria. Vamos honrá-los muito brevemente com cerimónias solenes e condecorações, apoiá-los na sua merecida reforma e habitação. O Estado timorense irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para minimizar o sofrimento e as dificuldades das viúvas e dos órfãos dos nossos heróis.

Quero aproveitar para agradecer publicamente ao Governo Chinês a oferta de 100 casas para os Veteranos.

Vamos cuidar do sector de defesa e segurança através de reformas prudentes para dotar o país de forças modernas para servirem o povo e a causa da paz.

As duas instituições de defesa e segurança consagradas pela Constituição para a protecção do país e do povo foram profundamente afectados pela crise no nosso país. Alguns perderam as suas vidas. Outros ficaram gravemente feridos no seu corpo e praticamente todos ficaram feridos nas suas almas.

Nós não soubemos gerir os problemas que surgiram no seio das duas instituições. Esta nossa falha resultou na crise que afectou toda a Nação. Ao Povo, aos Membros das F-FDTL e da PNTL, traídos pela elite política da qual faço parte, eu peço as mais humildes desculpas.

Só posso prometer que os nove meses deste governo ao qual presido vai olhar por estas duas instituições com total atenção e prudência para que elas renasçam desta crise mais dignificadas e mais merecedoras da confiança do nosso povo.

Excelências,

O sector privado e empresarial é um pilar indispensável do desenvolvimento e bem-estar do nosso país. Vamos com eles encontrar formas de os incentivar e facilitar as suas actividades. Os investidores estrangeiros neste país podem contar com este Governo para os ouvir e apoiar.

Vamos melhorar e simplificar as leis e regras de procedimento para registo de empresas. Vamos investigar as queixas sobre falta de pagamento de contas por parte do Estado.

As ONGs Nacionais e Internacionais têm um papel central no desenvolvimento do país. Sabemos que as actividades das ONGs Internacionais não têm sido fáceis. Às vezes temos até atitudes de desconfiança em relação às ONGs Internacionais. Convidamo-las a apresentarem sugestões e propostas para simplificarmos as nossas leis e a nossa burocracia.

Não posso concluir estas breves palavras sem agradecer aos Governos e Povos dos quatro países amigos, Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal, que nos acudiram no momento de crise grave. Responderam sem hesitação ao nosso apelo. Graças a sua pronta intervenção a vida nesta nossa cidade está a voltar à normalidade. Nos próximos meses vamos continuar a depender da sua generosa ajuda para consolidar a paz no nosso país. Peço aos representantes dos quatro países aqui presentes que transmitam aos seus respectivos governos e povos o nosso profundo apreço.

Quero agradecer ainda todo o apoio moral, político e humanitário oferecido, durante toda esta crise, pelo Governo e Povo da Indonésia, na pessoa Sua Excelência o Senhor Presidente da República da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono, que apesar de terem sofrido imensas perdas devido aos desastres naturais que assolaram o seu País, não esqueceram o povo timorense enviando-lhes produtos de primeira necessidade.

Devo ainda um especial agradecimento, ao meu colega Senhor Hassan Wirajuda, por todo o apoio prestado no controlo da fronteira, onde a ordem e a segurança se mantiveram. Espero que em breve se possa finalizar a demarcação da fronteira terrestre e pôr em acção o regime de trânsito na fronteira.

É uma amizade que muito nos honra e que é comprovada com o facto de ter sido informado que Sua Excelência o Senhor Presidente da República Indonésia faz questão de me ligar no final desta cerimónia.

Ao Secretário-Geral da ONU e a todas as agências das Nações Unidas, ao Banco Mundial, ADB, FMI, manifesto aqui o nosso apreço pelo vosso apoio generoso. A ADB continuou com obras de infra-estruturas nalgumas partes do país.

As agências humanitárias e ONGs internacionais e nacionais responderam com prontidão e conseguiram até hoje, em estreita colaboração com o governo timorense, evitar uma catástrofe humanitária no nosso pais.

Os trabalhadores de saúde timorenses e estrangeiros de muitas nacionalidades, nomeadamente cubanos e chineses, mantiveram-se nos seus postos. Os funcionários e técnicos dos serviços de electricidade, porto e aeroporto de Dili, os nossos agentes de polícia de fronteira, os milhares de funcionários e professores nos restantes 12 distritos não abandonaram os seus serviços. No meio da crise, muitos milhares de timorenses, membros das FFDTL, PNTL, funcionários públicos, professores, médicos, enfermeiros, simples trabalhadores, padres e freiras, revelaram o seu patriotismo.

Muitos funcionários internacionais também se mantiveram a trabalhar, recusando-se a abandonar o país.

Não posso deixar de referir ao papel crucial das ordens religiosas, dos Bispos, Padres e Freiras em acolher milhares de seus irmãos. Os servidores da Igreja uma vez mais revelaram o seu espírito humano.

Não posso deixar de referir ao trabalho incansável e dedicado dos nossos amigos Sukehiro Hasegawa e Anis Bajwa que estiveram sempre nos seus postos durante a crise.

A todo o pessoal da UNOTIL o nosso eterno reconhecimento.

O Presidente da Comissão Europeia enviou de imediato um seu Enviado Especial a Timor-Leste e vai elevar a sua representação em Timor-Leste para nível de Embaixada.

Na semana passada recebemos no nosso país uma delegação da CPLP chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Dr. Carlos Gustavo dos Anjos. Uma semana antes recebemos a visita dos nossos amigos os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Austrália e o Ministro da Defesa da Nova Zelândia. Altas individualidades militares da Malásia têm-nos visitado.

Em conclusao, até a algumas semanas atrás, amigos e admiradores, faziam-me acreditar que eu poderia passar o ocupar o 38o piso do palácio de vidro no East River, em Manhattan. Alguns governos amigos acreditavam na minha elegibilidade. Tenho outra missão aqui. Nunca seria um bom Secretário-geral da ONU se não soubesse ser um bom Timorense e um bom Timorense deve estar no seu País e com o seu povo irmão em momentos de crise. Talvez em 2012! Agora o mundo tem que esperar.

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Ramos-Horta elege consolidação segurança como prioridade do governo

Díli, 10 Jul (Lusa) - A consolidação da segurança em Díli e em Timor-Leste , e o regresso às áreas de residência dos milhares de deslocados são as tarefas imediatas do novo governo, disse hoje José Ramos-Horta, primeiro-ministro timore nse hoje empossado.

"Este governo que acaba de tomar posse tem apenas nove meses de governação , até Maio de 2007", acentuou Ramos-Horta no discurso de posse, referindo-se à d ata constitucionalmente prevista para a realização de eleições legislativas.

Falando dos cerca de quatro anos em que ocupou a pasta dos Negócios Estran geiros no anterior governo, José Ramos-Horta disse que não aprendeu muito com o seu antecessor na chefia do governo, Mari Alkatiri.

"Infelizmente, não posso dizer que aprendi muito com o primeiro-ministro M ari Alkatiri durante os quatro anos de governação. Eu estava ausente mais de met ade do ano e quando estava no país não me entusiasmava muito com as prolongadas sessões do conselho de ministros", justificou.

Relativamente à equipa governativa que o vai acompanhar nos próximos nove meses, Ramos-Horta manifestou "total confiança" nos dois vice-primeiros-ministro s, a quem reconheceu muito mais experiência de governação.

"Tenho uma equipa governamental dedicada e experiente, que tomará posse ai nda esta semana. Por isso, acredito, que o peso da governação será mais leve", d isse.

No seu discurso, primeiro lido em português e depois em tétum, Ramos-Horta abordou ainda a sua frustrada "corrida" à secretaria-geral das Nações Unidas.

"Até algumas semanas atrás, alguns amigos e poucos admiradores faziam-me a creditar que eu poderia passar a ocupar o 38º piso do Palácio de Vidro, no East River, em Manhattan. Tenho outra missão aqui. Nunca seria um bom secretário-gera l da ONU se não soubesse ser um bom timorense, e um bom timorense deve estar no seu país e com o seu povo em momentos de crise", disse.

"Talvez em 2012. Agora o mundo tem que esperar", concluiu.

EL.

Ramos-Horta empossado primeiro-ministro

Díli, 10 Jul (Lusa) - O primeiro-ministro do segundo Governo Constitucional de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi hoje empossado em Díli pelo Presidente da República, Xanana Gusmão.

A cerimónia, na qual foram também empossados os primeiro e segundo vice-pri meiro-ministro, Estanislao da Silva e Rui Araújo, realizou-se na parte antiga do Palácio das Cinzas, sede da Presidência da República.

Fonte da Presidência da República disse à lusa que a opção pelo antigo salã o nobre, que faz jus ao nome do Palácio, "pretende simbolizar a situação de cris e em que o país se encontra".

O Palácio das Cinzas, residência oficial do Presidente da República, foi in stalado no local onde funcionou durante a ocupação indonésia de Timor-Leste o Re gisto Automóvel.

O edifício foi queimado em 1999, por acção das milícias que defendiam a ane xação de Timor-Leste à Indonésia e que foram responsáveis pela destruição de gra nde parte dos edifícios da antiga colónia portuguesa. Ferros retorcidos no tecto e as paredes por pintar ajudam a compor o cenári o de destruição que marca o local e que foi idêntico em todo o país em 1999, ten do a actual crise poítico-militar trazido à memória a destruição de há sete anos .

Na cerimónia estiveram o presidente do Parlamento, membros do anterior Gove rno e deputados, os dois bispos de Timor-Leste e o presidente do tribunal de rec urso, além do corpo diplomático e muitas dezenas de outros convidados.

Mari Alkatiri, primeiro-ministro que pediu a demissão a 26 de Junho, não es teve presente.

EL.

Timor-Leste: a história que não nos contaram

Tradução da Margarida:

Julho 10, 2006
The Age

O antigo primeiro-ministro Alkatiri tem sido acusado pelo caos no país. Mas John Martinkus escreve que os acusadores de Alkatiri não explicaram quem começou a violência.

Há três semanas estive em Timor-Leste, onde membros de topo das forças armadas de Timor-Leste confirmaram o que o agora deposto primeiro-ministro, Mari Alkatiri, tem vindo a dizer: houve três tentativas desde Abril do ano passado para engajar comandantes de topo das forças armadas para provocarem um golpe contra o seu governo.

À luz do que tem acontecido desde então, parece óbvio. Uma campanha orquestrada derrubou o governo.

Por razões melhor conhecidas pelos próprios, a oposição a Alkatiri apoiou um grupo de jovens oficiais das F-FDTL (As forças de defesa de Timor-Leste), que romperam com o comando das forças armadas e levaram as armas com eles.

Atacaram as F-FDTL em 23-24 de Maio, precipitando o alastramento do desassossego em Dili que levou a chamar forças internacionais. Depois veio a destruição de propriedades por gangs do oeste, a maioria de pessoas do leste que são tidas como apoiantes do governo da Fretilin. Então um conjunto de alegações foram apresentadas aos media estrangeiros (principalmente Australianos), o que finalmente levou à resignação do primeiro-ministro.

Quem quer que fosse que tenha estado por detrás desta campanha tapou as suas pistas, e será difícil ligar os interesses envolvidos à destruição de que resultaram 150,000 Timorenses a viverem em campos de refugiados, demasiado receosos de regressarem a casa. O sofrimento desta gente foi usada por grupos da oposição para exigir a remoção de Alkatiri, mesmo apesar de em primeiro lugar, serem os mesmos grupos que iniciaram a violência. Foi uma insensível e cínica manobra política, para dizer o mínimo.

Mas algumas questões obvias não foram respondidas pelos media Australianos, que têm sido quase unânimes na sua condenação da Fretilin, um partido que, gostem ou não, tinha um mandato esmagador para governar até ao próximo ano. Ganhou esse mandato em eleições que a ONU declarou terem sido livres e justas.

Primeiro, quem começou a violência? Em qualquer outro país se um grupo de soldados dessidentes saíssem com as suas armas e depois lançassem dois assaltos às forças armadas, como os homens de Alfredo Reinado fizeram em Maio, com certeza que teriam sido presos.

Imagine só se um grupo de soldados Australianos desertassem num exercício de treino nos Territórios do Norte, por exemplo, e depois disparassem contra soldados que os perseguiam. No mínimo seriam atirados para a cadeia ou mortos alvejados por um grupo táctico de resposta.

Mas neste caso, aos homens de Reinado foram dados guarda-costas Australianos SAS e permanecem livres depois de devolverem somente uma fracção das armas que levaram com eles.

Em segundo lugar, quem eram esses gangs que alvejaram na imensa maioria as casas dos do leste vistos como apoiantes do governo da Fretilin? Eu perguntei ao comandante das forças Australianas em Timor-Leste, Brigadeiro Mick Slater.

"Eram sem margem de dúvida grupos, chamemos-lhes gangs, que foram sem margem de dúvidas manipulados e co-ordenados por outra gente de fora do meio dos gangs. Senti muito, muito fortemente que era esse o caso," disse.

Mesmo depois da resignação de Alkatiri, casas de membros da Fretilin e dos do leste continuaram a ser alvejadas e os refugiados ameaçados. O que revelou muito sobre quem estava por detrás da violência.

Em terceiro lugar, quem é que estava a fazer alegações contra Alkatiri e tinham estas, base? Depois da violência ter acalmado a oposição a Alkatiri parece seguir um caminho diferente.

Houve as alegações e os rumores duma vala comum com 60, 70, 80 ou tantas quantas 500 vítimas de um massacre por ordem de Alkatiri — dependendo da ordem de quem estava na cadeia do rumor a quem ouvisse a história.

Alguns media além desta história contavam outra e alguns de nós que estavamos em Dili tentámos segui-la. Era suposto haver uma lista dos mortos guardada por um padre. Depois não havia, e a história foi posta de lado.

Em seguida houve as alegações sobre o chamado esquadrão da morte de Alkatiri, que o Four Corners relatou. Outros repórteres tinham ido visitar este grupo e alguns escolheram não relatar isso.

Eles estavam localizados na casa da família Carrascalão, mas a sua história não parecia ser verdadeira.

Os Carrascalões são uma família estabelecida em Timor-Leste, que foram instrumentais no partido UDT, e que lutou numa breve guerra civil com a Fretilin em 1975. Curto e grosso, esta gente tem contas a ajustar.

Houve outras coisas acerca das alegações do esquadrão da morte que não faziam sentido. Quando a base das F-FDTL foi atacada em 24 de Maio, homens desse mesmo grupo tomaram parte nesse ataque ao lado de homens do grupo de Reinado. Foi uma inconsistência apanhada pelo próprio Alkatiri, que me disse em Dili: "Que espécie de grupo secreto da Fretilin é este que está também a lutar contra as FDTL? Isto é contraditório."

Sem surpresa, esta questão não foi levantada pelos media Australianos que têm estado a pedir a cabeça do primeiro-ministro desde que a crise começou, e estavam receosos da condenação unânime de Alkatiri e com medo de quebrar fileiras.

Em resumo, os que tentaram encontrar oficiais de Timor-Leste para agir contra o governo parece que tiveram sucesso, mas ao custo da deslocação de 150,000 Timorenses.

Com certeza, teria sido mais fácil esperar pelas eleições do próximo ano.

John Martinkus tem relatado de Timor-Leste desde 1995. O seu livro “Uma guerrinha suja”: Um testemunho da descida ao inferno de Timor-Leste 1997-2000, esteve na lista para o Prémio do NSW Premier.

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Itália campeã do Mundo com vitória por 5-3 nos penaltis

Berlim, 09 Jul (Lusa) - A Itália venceu hoje o Mundial de futebol Alemanha2006, ao derrotar a França por 5-3 no desempate por "penaltis", após os 90 minutos e o prolongamento da final disputada no Estádio Olímpico de Berlim terem terminado com 1-1.

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Links de sites - Timor-Leste


Sites Oficiais

Parlamento
Governo
Gabinete Primeiro-Ministro
Jornal da República
Autoridade Bancária e de Pagamentos
Orçamento de Estado
MNEC
Ministério das Finanças e do Plano
Ministério da Justiça

Sites das Nações Unidas em Timor-Leste

UNOTIL
UNDP in East Timor
Outras agências da UN

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Mais informação sobre o Petróleo

Fonte: La'o Hamutuk - East Timor Institute for Reconstruction Monitoring and Analysis

Timor-Leste Petroleum Fund

In October 2004, the Timor-Leste Ministry of Planning and Finance conducted a public consultation on the concept of establishing a Petroleum Fund for Timor-Leste, which would receive revenues from petroleum and manage them in a sustainable way. From January to June 2005, Timor-Leste's government and parliament conducted public consultations and hearings on the Petroleum Fund Act, which was passed in July 2005.

The Timor-Leste Banking and Payments Authority (BPA), which will administer the Petroleum Fund, signed an Operational Management Agreement with the Ministry of Planning and Finance in July. The BPA published an explanation of how the fund will work in its newsletter the same month.

The government announced the establishment of the Petroleum Fund on 22 September 2005.

The CMATS Treaty

Earlier this year, the governments of Australia and Timor-Leste signed a treaty to explore and exploit oil and gas fields of the Timor Sea outside the Joint Petroleum Development Area (JPDA). The Treaty on Certain Maritime Arrangements in the Timor Sea (CMATS Treaty) (Treaty text), often referred to in Timor-Leste as the "Sunrise Agreement," allocates oil and gas revenues from formerly disputed areas (see maps 1 and 2), but delays deciding which country's territory includes which areas of the sea and seabed. This enables international companies to proceed with petroleum projects, and will provide additional revenue to both countries, but does not resolve the essential question of maritime boundaries.

The two sides finalized the CMATS Treaty in November 2005, after two years and more than a dozen rounds of talks, and signed it in Sydney on 12 January 2006. This treaty resolves a long-standing dispute between the two governments, at least for the next 50 years. It now remains for the Treaty to be formally ratified by each country's Parliament.

Timor-Leste and Australia will each receive half of the upstream (extraction, but not refining or liquefaction) revenues of the large Greater Sunrise field, which is twice as close to Timor-Leste as it is to Australia. Australia will get all of the proceeds from other areas of the Timor Sea south of the 1972 Australia-Indonesia Seabed Boundary and outside the JPDA but closer to Timor-Leste, including Laminaria-Corallina, Buffalo and other areas being explored now or in the future (see map 1). Before CMATS, Timor-Leste protested Australia's development of these areas, which should belong to Timor-Leste under current international legal principles.

Long-term petroleum prices are impossible to predict accurately, but some estimate that the government of Timor-Leste will receive US$14 billion in total from the Greater Sunrise field over the next 40-50 years. Australia will receive as much or more. Although the Sunrise field was discovered in 1975, its development has been stalled for the last few years due to the boundary dispute (see chronology below). Sunrise operator Woodside Petroleum suspended all work in late 2004, and is waiting for the CMATS Treaty to be ratified before resuming the project.

If Woodside and its partners (ConocoPhillips, Shell and Osaka Gas) decide to build a gas pipeline to Timor-Leste to liquefy Sunrise gas here for shipment to overseas customers, this could increase the income and raise the local economic level of Timor-Leste, helping to propel the nation's economic development. This decision will be made during the next few years, and both Timor-Leste and Australia's Northern Territory are actively campaigning for the project.

The governments of Australia and Timor-Leste are hailing the CMATS Treaty as a major success. Although Australian officials claim that the treaty demonstrates Australia's generosity toward its poorer northern neighbor, Timor-Leste officials have pointed out that Australia also benefits substantially from the Treaty, including US$2 billion in tax revenues from the Darwin LNG plant (for Bayu-Undan) and US$2.5 billion from formerly disputed fields. Manuel de Lemos of the RDTL Timor Sea Office stated that "It is inappropriate to characterise the result of these negotiations as a 'very generous' gesture on the part of Australia. The resources at stake in these negotiations were claimed under international law."

In addition to petroleum revenue, Timor-Leste conceded what many in civil society believe is the critical issue of national sovereignty, accepting Australia's illegal maritime continuation of the brutal Indonesian occupation of Timor-Leste's territory by deferring any process to establish maritime boundaries until all oil and gas in disputed areas has been extracted and sold.

Some in Timor-Leste's government have expressed concerns about Indonesia's possible intervention in the maritime boundary negotiations with Australia, which may have been a factor in Timor-Leste's signing an agreement at this time. However, Timor-Leste and Indonesia still have to settle their maritime boundaries, and the CMATS Treaty (see fishing rights below) leaves some questions open for that negotiation. Furthermore, it is doubtful that Indonesia could legally intervene in the Australia-RDTL negotiations, since Indonesia and Australia established their seabed boundary in 1972, and all of the territory under discussion with Australia was conceded by Indonesia at that time.

Next steps:

Ratification of CMATS by both countries.

First bidding round for areas in Timor-Leste's undisputed maritime territory, conducted by the RDTL government under Timor-Leste's Petroleum Act. Bids are due on 19 April, with contracts to be signed on 20 June.

First bidding round for new areas in the JPDA under the Timor Sea Treaty, conducted by the TSDA under the Petroleum Mining Code. Bids are due on 26 May.

Woodside Petroleum and its Sunrise partners look for customers and decide on development plans, including where the gas will be liquefied. The plan must be approved by Australia and the TSDA within six years after CMATS comes into effect, and production must start within 10 years, or either country can ask for CMATS to be terminated. If Sunrise production begins later, the CMATS Treaty is automatically reinstated.
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O que disse o FMI em Março deste ano

Statement by IMF Staff at the Conclusion of the 2006 Article IV Consultation Discussions with the Democratic Republic of Timor-Leste
Press Release No. 06/55
March 15, 2006

The following statement was issued today by an International Monetary Fund (IMF) staff mission in Dili at the conclusion of the 2006 Article IV consultation discussions:

"An IMF mission led by Ms. Susan Creane, Deputy Division Chief in the Asia Pacific Department, visited Dili during March 1-14, 2006, to conduct the Article IV consultation discussions with the Timor-Leste authorities. The team met with a wide range of people from the government, private sector, and civil society, to exchange views on recent economic developments and the medium-term economic outlook.

"The mission estimates that growth in the non-oil sector has turned moderately positive over 2004 and 2005, reversing the contractionary impact of the downsized UN presence.

Consumer price inflation remained low in 2005, indicating that economic policies continue to support macroeconomic stability. Despite good progress in establishing the basis for a stable and healthy economy, administrative capacity remains low and economic growth remains below the level needed to reduce poverty and strengthen human development.

"The discussions considered the policies needed to move growth to a higher sustainable path. The mission supports the authorities' development strategy for achieving these objectives and the focus on the following core policies: a) adherence to the long-term petroleum revenue saving policy supported by the Petroleum Fund; b) an increase in prioritized development spending under the sector investment programs; c) the maintenance of a monetary and exchange rate regime that preserves macroeconomic stability; and d) the rapid establishment of the environment needed to promote private sector investment and activity. Important movement on this plan has been made to date.

"The mission estimates that annual economic growth rates of 7 percent or more are needed to significantly reduce poverty. Reaching this growth rate will require more forceful advancement of the government's development strategy. Specifically, in the near term, well-targeted public investment (in infrastructure and human capital) should be stepped up by easing budget execution constraints and further strengthening of administrative capacity under the government's Planning Financial Management Capacity Building program. Over the longer-term, growth and job creation will need to come from the private sector. To that end, more rapid movement on the government's plans to create a business-friendly environment is needed, including getting the necessary legal structure in place and reducing red tape. Finally, as preservation of the country's petroleum resources remains key to Timor-Leste's future, speedy completion of the Petroleum Fund's institutional arrangements is encouraged.

"The IMF mission wishes the government and the people of Timor-Leste every success in their efforts to build a strong economy in support of poverty reduction and rapid human development."

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Gabinete do Mar de Timor

A tarefa principal do Gabinete do Mar de Timor é estabelecer fronteiras marítimas permanentes com os países vizinhos de Timor-Leste, a Austrália e a Indonésia.


MAPA - EQUIDISTÂNCIA


O direito internacional estabeleceria a fronteira frontal que divide o Mar de Timor em parte norte e parte sul através de uma linha equidistante (ou linha a meio) entre Timor-Leste e Austrália...


Timor-Leste tem direitos soberanos sobre significativos recursos petrolíferos no Mar de Timor

Estima-se que receitas na ordem dos US$15 biliões poderão entrar em Timor-Leste durante as próximas décadas, ao abrigo de acordos sobre fronteiras marítimas com a Austrália e a Indonésia, que sejam consistentes com o direito internacional. Este valor é quase três vezes superior aos US$5 biliões estimados que Timor-Leste espera receber ao abrigo dos actuais acordos temporários assinados com a Austrália.

O mais importante destes acordos temporários é o Tratado do Mar de Timor, assinado por Timor-Leste e a Austrália a 20 de Maio de 2002, que criou a Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto (ADPC). Segundo o Tratado, 90 porcento de toda a produção de Timor-lewste na área está sujeita à tributação desse país.

O recurso mais importante na ADPC é o campo Bayu-Undan, que se estima ter um valor de cerca de US$5 biliões em receitas para Timor-Leste. Quase todas as receitas previstas para Timor-Leste, provenientes do Mar de Timor ao abrigo do Tratado, terão origem neste campo. A ConocoPhillips, uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, está a explorar o campo Bayu-Undan.

Como Timor-Leste recebe receitas do Mar de Timor

O Governo de Timor-Leste recebe dois fluxos de receitas dos campos petrolíferos na ADPC. Estes são as receitas fiscais e os pagamentos devidos por direitos de exploração.
A receita fiscal é gerada pela cobrança de imposto sobre rendimento comercial, imposto de valor acrescentado (IVA) e retenção na fonte sobre as companhias que operam na ADPC. Até ao momento, este provém principalmente das companhias que se encontram a trabalhar no desenvolvimento do Bayu-Undan.

Há muitas companhias actualmente a trabalhar no desenvolvimento do Bayu-Undan. Nestas incluem-se as companhias petrolíferas - ConocoPhillips e seus parceiros - assim como as companhias envolvidas na construção e manutenção de plataformas e infra-estrutura associada.
O Governo também recebe pagamentos de direitos de exploração, denominado primeira tranche petrolífera (PTP) do campo Bayu-Undan. O Governo recebe estes pagamentos quando as companhias petrolíferas vendem, em nome do Governo, a parte de petróleo que cabe ao Governo.

No ano fiscal 2004-05, Timor-Leste espera receber cerca de US$140.9 milhões em receitas fiscais e de direitos de exploração do Mar de Timor. Estima-se que o campo Bayu-Undan gere receitas para Timor-Leste no valor de US$200 milhões por ano, ao longo dos 20 anos de vida do campo, em comparação com os encargos orçamentais anuais de Timor-Leste de US$74 milhões no ano 2003-04. É importante lembrar que projectos petrolíferos de grande envergadura implicam incertezas e risco. O Governo pode tentar estimar o valor da receita que receberá das actividades petrolíferas, mas a verdadeira quantia irá provavelmente variar de forma considerável. Muitos factores - alterações no preço mundial do petróleo e melhorias na tecnologia ou dificuldades técnicas - influenciarão o valor das receitas petrolíferas que Timor-Leste irá receber nos anos que se seguem.

Como foi acima citado, se o Governo de Timor-Leste conseguir estabelecer fronteiras marítimas permanentes com a Austrália e a Indonésia, nos termos do direito internacional, é provável que os recursos petrolíferos de Timor-Leste aumentem consideravelmente.

Dispêndio e poupança da receita do Mar de Timor

O Primeiro-Ministro Mari Alkatiri está empenhado em garantir uma gestão responsável e transparente das receitas provenientes dos recursos petrolíferos do Mar de Timor.
São muitos os exemplos a nível mundial de nações que são muito ricas em recursos petrolíferos e outros minerais, mas que não têm sido capazes de utilizar a sua riqueza para o bem dos seus cidadãos.

O Governo de Timor-Leste pretende utilizar as receitas petrolíferas em serviços públicos essenciais, como escolas, hospitais e estradas. Mas o Governo também pretende poupar uma parte significativa das receitas para que as futuras gerações possam beneficiar das riquezas naturais de Timor-Leste.

No momento, o Governo mantém uma política de poupança de receitas petrolífera estabelecida sob a UNTAET. Ao abrigo desta política, o Governo utiliza a receita fiscal de projectos petrolíferos, como parte do seu orçamento normal, mas coloca numa conta poupança os pagamentos por direito de exploração. Esta é uma política temporária.

A partir de 1 de Julho de 2005, será estabelecido um Fundo Petrolífero permanente para a gestão das receitas petrolíferas. De acordo com esta política, o Governo irá aplicar todas as receitas petrolíferas, tanto receitas fiscais como pagamentos de direitos de exploração, no Fundo Petrolífero. Em qualquer ano fiscal, o Governo deverá somente retirar uma quantia equivalente ao rendimento sustentável estimado do capital petrolífero total.

Qualquer saída de verbas do Fundo deve ser aprovada pelo Parlamento Nacional

O governo deverá apresentar estimativas sobre o rendimento sustentável quando executar uma saída de verbas. As operações do fundo estarão sujeitas à fiscalização de um Conselho Consultivo de personalidades eminentes. O fundo e os pagamentos feitos estarão sujeitos a auditorias independentes.


Fonte: Gabinete do Mar de Timor

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Petroleum Transparency

O site do Governo da RDTL, Petroleum Transparency, inclui a seguinte informação:

Receitas Petrolíferas
Sinopse Sobre o Fundo Petrolífero
Orçamento de Estado
Relatórios do Fundo Petrolífero
Relatórios do Conselho Consultivo
Avaliação de Rendimentos
Orçamento Geral do Estado

Regime Jurídico
Lei sobre Actividades Petrolíferas
Lei Tributação Petrolífera
Lei sobre Fundo Petrolífero
Código de Exploração de Petróleo na Área de Produção Conjunta (APD)
Modelo de Contrato de Partilha de Produção (CPP)
Bayu-Undan
Tratado do Mar de Timor

Contratos
Acordo sobre Gestão do Fundo Petrolífero
Contratos de Partilha de Produção (CPP)
Contratos referentes a actividades petrolíferas

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Sobre o Petróleo

Timor-Leste is considered a highly prospective area for petroleum, both onshore and offshore. There are dozens of onshore oil and gas seeps. The oil seeps are unique in that they contain very light oil, actually light enough to be used as motor fuel directly. This is indicative of deeper lying oil pools, derived from a petroleum system very similar to those we see in the Timor Sea today. All the exploration activity onshore took place before 1975, and is only being reactivated now. The region remains relatively under-explored, which is why the Timor-Leste Government has given priority to developing a legal regime to underpin development. Many of the known oil-bearing rock formations (sandstones) in the prospective part of the JPDA, are very similar to what is found in the North Sea. There are also indications of potentially large hydrocarbon resources in limestone reservoirs, similar to what is seen in the Middle East.

KNOWN RESERVES

The Bayu-Undan field has estimated reserves of 3.4tcf and 400m barrels of condensate. Regular production of condensate began in February 2004, and the field is expected to begin producing LNG in 2006. Total investment in this project is more than $US3 billion.
The Greater Sunrise field has 7.8tcf and 300 million barrels of condensate. This field straddles the JPDA and as a result is unitized under an agreement signed in March 2003. It lies in an area claimed by both Timor-Leste and Australia. The Government has been holding productive talks with Australia to resolve the disputed claims, which in turn will allow development to proceed.
The Laminaria-Corallina and Bufallo fields, which lie just to the west of the JPDA area, have total reserves worth around $US6 billion.


Bayu-Undan

Bayu-Undan is the most significant petroleum discovery so far in the Timor Sea Treaty area, known as the Joint Petroleum Development Area (JPDA).

The Bayu-Undan field may contain reserves of 400 million barrels of condensate (light oil) and liquid petroleum gas (LPG), and 3.4 trillion cubic feet of gas.

The Bayu-Undan field is operated by ConocoPhillips (formerly Phillips Petroleum). ConocoPhillips' partners in the Bayu-Undan development are petroleum companies Eni, Emet, Inpex, Petroz and Santos.

The Gas Liquids Phase: Bayu-Undan began producing gas liquids (condensate and liquid petroleum gas (LPG) in February 2004. This phase involves extracting the gas, separating the liquids and then reinjecting the gas back into the reservoir where it will remain until the second phase commences. A floating processing and storage facility, 'Liberdade', which was built in South Korea and delivered to the Timor Sea in October 2003, is permanently anchored at Bayu-Undan during this phase.

The Bayu-Undan Platforms

LIBERDADE

"Liberdade' is the largest floating LPG storage facility ever built. It has the dimensions of three football fields and can store about 230,000 cubic metres of condensate and LPG - the equivalent of 90 Olympic swimming pools.
'Liberdade' processes the condensate and LPG and stores them before they are loaded onto tankers for export. The products will be sold to various buyers on the open market. The Gas Phase: Bayu-Undan is expected to begin producing LNG in 2006. In this phase, the gas will be extracted from the reservoir and transported to Darwin, Australia via a pipeline. There, it will be liquefied at a processing plant and then shipped as liquefied natural gas (LNG) to customers Tokyo Electric Power Company and Tokyo Gas Co. Ltd. (TE/TG) in Japan. ConocoPhillips has entered into agreements with TE/TG to supply three million tonnes of Bayu-Undan LNG per year (over 17 years). The construction of the pipeline is estimated to cost about US$500 million. The LNG liquefaction plant in Darwin is estimated to cost about US$1 billion.

Potential benefit to Timor-Leste

The estimated benefit to Timor-Leste from the full Bayu-Undan development is around US$5 billion over the life of the field, likely to be about 20 years. These resources will go some of the way to assisting Timor-Leste's reconstruction and development. By way of comparison, the current annual expenditure budget of Timor-Leste is about US$75 million.

Greater Sunrise

The Greater Sunrise field is the largest known petroleum resource in the Timor Sea. The Greater Sunrise field may contain as much as 300 million barrels of condensate (light oil) and LPG, and about 8 trillion cubic feet of gas, which will be converted into LNG. The Greater Sunrise field straddles the eastern perimeter of the Joint Petroleum Development Area (JPDA) established under the Timor Sea Treaty. The field lies fully within an area that would likely belong to Timor-Leste under a maritime boundary agreement consistent with international law.

The International Unitisation Agreement and Memorandum of Understanding

The International Unitisation Agreement (IUA) and related Memorandum of Understanding (MOU) for the Greater Sunrise field were signed by the governments of Timor-Leste and Australia on 6 March 2003.

As the Greater Sunrise field lies partly inside the JPDA and partly outside, It was necessary for Timor-Leste and Australia to reach agreement on developing the deposit as one unit (referred to as a unitisation agreement) for legal, fiscal and administrative purposes.

There are many examples around the world of unitisation agreements, for example, between the United Kingdom and the Netherlands in relation to the North Sea. However, the Greater Sunrise IUA is unique because it involves a petroleum deposit that straddles a temporary revenue sharing area, as opposed to a permanent maritime boundary.

Under the Greater Sunrise IUA, Timor-Leste will receive 18 per cent of the total government revenues from the field, while Australia will receive 82 per cent. Like the Timor Sea Treaty, the IUA in its current form will terminate when permanent maritime boundaries are agreed.

In recognition of Timor-Leste's taxing rights over the entire Greater Sunrise field, the MOU for Greater Sunrise records an agreement that Australia will make annual payments to Timor-Leste of (1) US$1 million during the construction phase of the Greater Sunrise development, and (2) US$10 million once the field goes into production. These payments will be made only if the field is developed with a floating LNG plant located in the Greater Sunrise area, rather than an onshore plant.

The IUA and MOU have not yet been ratified by the Timor-Leste National Parliament.

Development of the Greater Sunrise Field

The Greater Sunrise partnership consists of the operator Woodside Energy, Royal Dutch/Shell, ConocoPhillips, and Osaka Gas.

The Greater Sunrise partners have not yet agreed on a development concept for the gas in the field. There are three options under consideration:

. Transporting the gas to Timor-Leste and processing it at a new LNG plant in Timor-Leste. An LNG plant located in Timor-Leste would be much closer to the field than a plant in Australia. It would also provide important stimulus to the local economy. Therefore, the Timor-Leste Government is actively encouraging the companies to give serious consideration to this option.

. Transporting the gas to Darwin, Australia and processing it at an existing LNG plant in Darwin.
. Processing the gas at sea at an LNG plant located on a ship.

Fonte: http://www.transparency.gov.tl

A Comunidade Internacional e o despertar para um novo Timor

De um leitor:

Uma vez que as pessoas são inteligentes e sabem questionar factos que lhes parecem debilitados na fundamentação a dita crise timorense teve um novo impacto na comunidade internacional.

Alkatiri na opinião pública internacional atingiu um reconhecimento que seria impensável e apenas a sombra de uma investigação crime a impede de chegar ao reconhecimento do seu prestigio
Por outro lado os mediáticos Xanana Gusmão e Ramos Horta ao se arrastarem pela lama do ridículo, revelando em declarações públicas ignorância política e legal, a postura pró-australiana, levou consequentemente à perda de prestígio e credibilidade que detinham na opinião pública internacional.

A oposição revelou-se inócua e por isso nem marcou presença na opinião da comunidade internacional.

E assim a comunidade internacional perdeu os lideres de referência de Timor.

Veremos quem terá a inteligência política de conseguir conquistar de novo o respeito, o prestígio e reconhecimento da comunidade internacional e ocupar o lugar deixado vago na opinião da mesma.

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A questão dos capacetes azuis

Mesmo que seja improvável que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove a transformação das forças internacionais em capacetes azuis, temos esperança que seja essa a recomendação de Ian Martin, enviado especial de Kofi Annan.

É essa a vontade de TODOS os responsáveis dos orgãos de soberania de Timor-Leste. Nesta questão estão todos de acordo. Pela soberania de Timor-Leste.

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Ready for a walk...

Apanhado no Abrupto.

"It is true, we are but faint-hearted crusaders, even the walkers, nowadays, who undertake no persevering, never-ending enterprises. Our expeditions are but tours, and come round again at evening to the old hearth-side from which we set out. Half the walk is but retracing our steps. We should go forth on the shortest walk, perchance, in the spirit of undying adventure, never to return-- prepared to send back our embalmed hearts only as relics to our desolate kingdoms. If you are ready to leave father and mother, and brother and sister, and wife and child and friends, and never see them again--if you have paid your debts, and made your will, and settled all your affairs, and are a free man--then you are ready for a walk."

(Henry David Thoreau)

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East Timor: the story we weren't told

July 10, 2006
The Age

Former prime minister Alkatiri has been blamed for the chaos in his country. But John Martinkus writes that Alkatiri's accusers haven't explained who started the violence.

THREE weeks ago I was in East Timor, where senior members of the East Timorese military confirmed what the now deposed prime minister, Mari Alkatiri, has been saying all along: that there had been three attempts since April last year to get senior army commanders to carry out a coup against his government.

In light of what has happened since, it seems obvious. An orchestrated campaign has brought down the government.

For reasons best known to themselves, the opposition to Alkatiri enlisted the support of a group of junior officers in the F-FDTL (the East Timorese defence forces), who broke with the army command and took their weapons with them.

They attacked the F-FDTL on May 23-24, precipitating the widespread unrest in Dili that led to the international forces being called in. Then came the destruction of property by the gangs from the west, mainly aimed at those from the east who are perceived as supporting the Fretilin government. Then a string of allegations was presented to the foreign (mainly Australian) media, which finally led to the prime minister's resignation.

Whoever has been behind this campaign has covered their tracks, and it will be difficult to link the interests involved to the destruction that has resulted in 150,000 East Timorese living in refugee camps, too afraid to go home. The plight of these people was used by opposition groups to call for Alkatiri's removal, even though the same groups had initiated the violence in the first place. It was a callous and cynical political manoeuvre, to say the least.

But some obvious questions have not been answered by the Australian media, who have been almost unanimous in their condemnation of Fretilin, a party that, like it or not, had an overwhelming mandate to govern until mid next year. It won that mandate in elections the UN declared to have been free and fair.

First, who started the violence? In any other country, if a group of disaffected soldiers took off with their weapons and then launched two assaults on the army, as Alfredo Reinado's men did in May, they would surely have been arrested.

Just imagine if a group of Australian soldiers went AWOL on a training exercise in the Northern Territory, for example, and then shot at soldiers pursuing them. They would be thrown in jail at best or shot dead by a tactical response group.

But in this case, Reinado's men were given Australian SAS bodyguards and remain free after handing back only a fraction of the weapons they took with them.

Second, who were these gangs that overwhelmingly targeted the homes of those from the east who were perceived as supporting the Fretilin government? I asked the commander of the Australian forces in East Timor, Brigadier Mick Slater.

"There were definitely groups, let's call them gangs, that were definitely being manipulated and co-ordinated by other people from outside that gang environment. I feel very, very strongly that that was the case," he said.

Even after the resignation of Alkatiri, houses of Fretilin members and those from the east were still being targeted and refugees threatened. It revealed a lot about who had been behind the violence.

Third, who was making the allegations against Alkatiri and did they stand up? After the violence subsided the opposition to Alkatiri seemed to take a different tack.

There were the allegations and rumours of a mass grave with 60, 70, 80 or as many as 500 victims of an Alkatiri-ordered massacre — depending how far down the rumour chain you heard the story.

Some media outlets ran with that story and those of us in Dili tried to follow it up. There was supposed to be a list of dead held by a priest. Then there wasn't, and the story fell by the wayside.

Next were the allegations by the so-called Alkatiri death squad, which Four Corners reported on. Other reporters had been to see this group and some had chosen not to report it.

They were located in the house of the Carrascalao family, but their story didn't seem to be true.

The Carrascalaos are an established family in East Timor, who were instrumental in the UDT party, which fought a brief civil war with Fretilin in 1975. In short, these people have axes to grind.

There were other things about the death-squad allegations that didn't make sense. When the F-FDTL base was attacked on May 24, men from that same group took part in the attack alongside men from Reinado's group. It was an inconsistency picked up by Alkatiri himself, who told me in Dili: "What kind of secret Fretilin group is this that they are also fighting against the FDTL? This is contradictory."

Not surprisingly, this question wasn't asked by those Australian media outlets that had been baying for the prime minister's head since the crisis began, and were terrified by the unanimous condemnation of Alkatiri and afraid to break ranks.

In short, those who had been trying to find East Timorese officers to act against the government look as if they have succeeded, but at the cost of the dislocation of 150,000 Timorese. Surely it would have simply been easier to wait for next year's elections.

John Martinkus has been reporting on East Timor since 1995. His book A Dirty Little War: An eyewitness account of East Timor's descent into hell 1997-2000 was shortlisted for the NSW Premier's Award.

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Novo PM, José Ramos Horta, foi a voz da resistência no exterior

Díli, 09 Jul (Lusa) - Voz da resistência timorense no exterior ao longo dos 24 anos de ocupação indonésia, José Ramos Horta toma posse na segunda-feira como primeiro-ministro, após três meses de crise político-militar que ditou a demissão de Mari Alkatiri.

A posse como primeiro-ministro do II Governo Constitucional constitui mais um desafio na carreira de Ramos Horta, iniciada ainda antes do 25 de Abril, quando o regime colonial o deportou por um ano (1970/71) para Moçambique, devido às suas actividades políticas pró- independência.

Com a autoproclamação da independência de Timor-Leste, a 28 de Novembro de 1975, Ramos Horta fica com as Relações Exteriores e, com a ocupação indonésia, enceta um longo período de denúncia das atrocidades no então território ocupado, tornando-se ainda no porta- voz de Xanana Gusmão, o comandante da guerrilha que no mato mantinha a luta de armas na mão pela independência.

Com o reconhecimento da independência pela comunidade internacional a 20 de Maio de 2002, fica com a pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e torna-se na segunda figura do governo liderado por Mari Alkatiri.

José Manuel Ramos-Horta nasceu em Díli a 26 de Dezembro de 1949, filho de mãe timorense e pai português, e foi educado na missão católica de Soibada.

Para trás ficou, em Dezembro de 1996, a partilha do Prémio Nobel da Paz com o então bispo de Díli, Carlos Ximenes Belo, um gesto que o Comité Nobel justificou pelo esforço continuado na luta contra a opressão vigente em Timor-Leste.

José Ramos Horta estudou Direito Internacional na Academia de Direito Internacional de Haia (1983) e na Universidade de Antioch, Estados Unidos, onde completou um mestrado em Estudos da Paz (1984), bem como uma série de outros cursos de pós-graduação sobre a temática do Direito Internacional e da Paz.

Apontado ao longo dos últimos meses como um dos candidatos à sucessão de Kofi Annan no cargo de secretário-geral das Nações Unidas, Ramos Horta nunca confirmou de forma clara o seu interesse no posto, mas também não excluiu a hipótese.

Contudo, a crise político-militar em Timor-Leste veio irremediavelmente condicionar essa possibilidade.

A sua nomeação para o cargo de primeiro-ministro foi feita sábado pelo Presidente Xanana Gusmão, a figura mais popular em Timor- Leste pelo papel que desempenhou na luta de libertação.

Xanana Gusmão disse esperar que o novo chefe de governo possa ajudar o país a "curar as feridas e trazer a paz e a estabilidade para o povo de Timor-Leste".

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EL.

Esclarecimento a leitores menos atentos...

De um leitor:

"O Malai Azul é das esquerdas e noto-lhe a parcialidade que normalmente tolda o raciocínio e impede ver o óbvio.Considero que Portugal fez já o que devia por Timor e para além duma solidariedade decorrente da viagem comum ninguém deve nada a ninguém.Mas o Malai disse á Mario Soares (MS) que como nas outras ex-colónias a culpa dos erros da descolonização foi das FA´s..."

Resposta: O Malai Azul nunca disse isso. Nem é das "esquerdas" nem das "direitas". Pfff...

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Prémio "Sayonara. Só digo asneiras". As manifestações foram proibidas pelo futuro PM.

UN Officials Meet Rebel Soldiers Leaders in Effort to Resolve Crisis
Continuing their efforts to calm tensions in Timor-Leste, the top two United Nations officials there today met with a group of rebel soldiers, who had surrendered their automatic weapons, and urged them to press their case non-violently.

The group headed by rebel leader Major Augusto Tara, told Secretary-General Kofi Annan's Special Representative Sukehiro Hasegawa that they planned a peaceful demonstration on Friday demanding that parliament be dissolved.

Mr. Annan's Special Envoy Ian Martin participated in the meeting at the UN Office in Timor-Leste and briefed the group on plans for a possible new UN mission in the small South-East Asian nation that the world body shepherded to independence from Indonesia four years ago.

The crisis, attributed to differences between eastern and western regions, erupted in late April with the firing of 600 striking soldiers, a third of the armed forces. Ensuing violence has claimed at least 37 lives and driven 155,000 people, 15 per cent of the total population, from their homes to seek shelter in makeshift campsites and with host families. Demonstrations have continued over the past two weeks.

"You have already achieved a lot peacefully; if you continue to express yourselves peacefully it will be effective," Mr. Hasegawa said, noting that the group had demanded the resignation of Prime Minister Mari Alkatiri, who subsequently did step down.

Earlier today, Mr. Hasegawa took part in a meeting chaired by coordinating minister Jose Ramos-Horta with governmental, police, military, and non-governmental organization planners on ways to ensure the safe return of internally displaced people to their homes in a lasting secure environment.

Mr. Martin is looking into the requirements for a strengthened UN presence. He was Mr. Annan's Special Representative when the world body first set up the UN Transitional Administration in East Timor (UNTAET) in 1999 after the country voted for independence from Indonesia, which had taken it over at the end of Portugal's colonial rule in 1974.

This robust structure was kept until independence in 2002, when UNTAET was replaced with a downsized operation, the UN Mission of Support in East Timor (UNMISET). This in turn was succeeded by the current, even smaller UNOTIL, which has a mandate through 20 August.

The Security Council has asked Mr. Annan to report back on an expanded UN presence by early August. At present, a joint Task Force made up of Australian, New Zealand, Portuguese and Malaysian forces invited in by the Government is helping to restore calm.

Source: United Nations

Horta vows to rebuild Timor

The Age
July 10, 2006

NOBEL laureate Jose Ramos-Horta plans to make radical changes in East Timor after being sworn in today as the caretaker Prime Minister.

The plans include creating new satellite townships on the western and eastern outskirts of the capital Dili to encourage people to move out of squalid refugee camps.

Mr Ramos-Horta has spoken privately about the urgent need to create an environment where an estimated 150,000 people living in the camps feel safe to leave after two months of violence and protests in Dili.

He believes that people with family ties in the eastern part of the country, who have been targeted by mobs from western parts, would feel safe in a township on the eastern outskirts of Dili.

The Government has already promised to rebuild hundreds of homes that have been destroyed since East Timor plunged into crisis when the then prime minister Mari Alkatiri sacked almost half the army after they had protested against discrimination.

Mr Ramos-Horta spoke about what he would do if he became prime minister at a private dinner in Dili on July 1, which was attended by The Age.

He made clear that as an independent unshackled by party loyalties, he would seize the opportunity to introduce sweeping changes to the country.

Mr Ramos-Horta talked about the need to cut bureaucratic red tape in government departments and plans to call a meeting of business people in Dili to discuss ways to provide better security for foreign investments.

He also plans to order an immediate audit of government departments that have developed a culture of corruption.

Mr Ramos-Horta believes the country can quickly recover.

The Parliament is set to pass a $US315 million ($A419 million) budget, its biggest ever.

But observers and diplomats say that Mr Ramos-Horta faces a tough job uniting the country's political elite, settling the grievances of the sacked soldiers, rebuilding a police force that disintegrated last month and winning the support of Fretilin, still the most powerful political institution in the country.

President Xanana Gusmao announced late on Saturday that 56-year-old Mr Ramos-Horta, East Timor's former global campaigner who won the Nobel peace prize in 1996, will lead the country until national elections scheduled for around next May.

He will publicly detail his plans in a speech today.

As foreign and defence minister, Mr Ramos-Horta has for weeks tried to salvage order out of East Timor's chaos, acting as intermediary with disgruntled soldiers and police.

He has also negotiated with feuding politicians including Mr Alkatiri, who was forced to resign over allegations that he helped form a hit squad to eliminate political rivals.

Mr Ramos-Horta was Mr Gusmao's first choice for the job.

He was acceptable to Fretilin, the majority party, which wanted to name one of its own but had to bow to Mr Gusmao, the popular hero of the country's independence struggle, who threatened to quit unless Mr Alkatiri was removed from office.

Mr Ramos-Horta made the same threat.

Although a founding member of Fretilin, Mr Ramos-Horta resigned his membership 18 years ago.

Mr Gusmao named two stand-out ministers in Mr Alkatiris government as deputy prime ministers in a deal negotiated with Fretilin.

They are Agriculture Minister Estanislau da Silva, a top Fretilin official who spent many years working in Australia, and Health Minister Rui Araujo.

Mr Alkatiri has been summoned to appear in court on July 20 to answer questions over the hit squad allegations. He failed to turn up at a court hearing last month. (Incorrecto. Pediu adiamento.)

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Os deuses devem estar loucos! Prémio do "Já agora escreve lá as políticas do governo"


Mercury columnist helps out in Dili.

Fairfax Digital
By ANDREW DRUMMOND
July 10, 2006

JAMES Dunn didn't have time to write a column for the Mercury this week because the former Australian consul to East Timor has been busy writing political policy to ensure a stable future for the strife-torn nation.

Mr Dunn travelled to Dili on July 1 at the request of incoming East Timor prime minister Jose Ramos Horta.

"I'm working on a very sensitive project - I've been asked to put up an agenda for policies to be used by the new government," Mr Dunn said yesterday.

"I start work at about 7.30(am) and usually work through until about 8.30 at night - it's a tall order for a 78-year-old."

Mr Dunn said despite the presence of Australian soldiers in Dili, the East Timorese people seem relaxed and happy.

Entrevista ao Público de José Ramos-Horta (completa)

Transcrição (pela Margarida!) da entrevista que não está on-line:

O primeiro-ministro indigitado de Timor, José Ramos-Horta, quer ter o Governo formado até ao fim da semana, fazer resgressar os deslocados, reabrir as escolas e lançar um “diálogo nacional para a reconciliação”. A política petrolífera não será mexida.

Por Adelino Gomes, Público, 09/07/06

“Espero não trair a confiança de tantos timorenses”

“O pano de fundo” em que vai tomar posse, amanhã, não deixa margem a José Ramos-Horta para sentimentos de alegria ou de orgulho. Isso foi na cerimónia da independência em 2002. Hoje, “é a tragédia e são as dificuldades que nos assolam”, disse ao Público, ontem, ao fim da manhã (início da noite em Timor-Leste) nas primeiras declarações após a sua indigitação para primeiro-ministro do segundo Governo constitucional de Timor-Leste. Entrevista dada por telefone (música clássica em fundo), a partir da residência, em Dili, do Prémio Nobel da Paz.

Público – Quais as prioridades deste Governo?

José Ramos-Horta - Há várias. E têm que ser todas executadas em paralelo. Consolidar a segurança em Dili, de forma a podermos fazer regressar dezenas de milhares de deslocados a suas casas; constituição do Governo até ao fim da semana que vemacerto no orçamento geral do Estado até ao fim do mês; reabrir as escolas em Dili; tentar executar, no imediato, programas que possam acudir às maiores necessidades. Um exemplo: a limpeza da cidade e outras pequenas obras que não exijam muita burocracia; e lançar o diálogo nacional para a reconciliação.

Público – Como vai ser resolvido o problema dos ex-peticionários?

José Ramos-Horta - Essa é uma das tarefas em que estou empenhado, em sintonia como Presidente da República. Assentará na criação de uma Comissão Nacional para o Diálogo, que envolverá os dois bispos, a sociedade civil e todas as partes afectadas, nomeadamente os peticionários, os militares , e elementos da Polícia Nacional, vítimas deste conflito. Vai levar meses. Calculo entre três e seis meses, o tempo necessário para colocarmos de pé as várias etapas deste processo.

Público – Têm sido ouvidas várias críticas à benevolência com que, por exemplo, os majores que abandonaram a cadeia hierárquica têm sido tratados.

José Ramos-Horta - Obviamente que o primeiro-ministro Mari Alkatiri e o ex-ministro (do Interior) Rogério Lobato, por serem altos responsáveis do Estado, têm maiores responsabilidades. Daí que o Procurador-Geral da República, apoiado por procuradores internacionais cuja isenção e imparcialidade respeitamos, tenham actuado precisamente em relação às pessoas que consideraram dever actuar. Em relação a pessoas que estão na posse de armas mas que não cometeram crimes, as armas são recolhidas e depois a Justiça segue o seu curso. Pessoalmente desconheço se o major Reinado já foi ouvido, mas julgo que o senhor Railós e os seus adjuntos (responsáveis do grupo paramilitar formado no âmbito da Fretilin com o alegado propósito de liquidar adversários do primeiro-ministro) já foram.

Público – Em entrevista recente, preconizou uma solução política para este último caso.

José Ramos-Horta - Obviamente que (uma solução política) deveria abranger todos. Precisamos de ter em consideração a fragilidade deste país, a complexidade de toda a situação. Mas tudo deve ser feito sem ofender os princípios da justiça. O que é preciso é encontrar o equilíbrio entre a Justiça e a necessidade de preservar a estabilidade neste país.

Público – Disse-se inúmeras vezes que a razão profunda desta crise podia ser encontrada no petróleo. Que alterações vão ser introduzidas na política de exploração?

José Ramos-Horta - Não há alteração nenhuma, porque todo este processo foi seguido com agilidade pelo dr. Mari Alkatiri com o meu apoio e de pessoas totalmente insuspeitas, nomeadamente grandes especialistas do Direito Internacional de países como a Noruega, Austrália e EUA.

Público – E na política externa? Vários críticos consideram, tendo em conta actuações nesta crise quer do Presidente Xanana quer do seu ministro dos Negócios Estrangeiros e agora PM indigitado, que pode haver um realinhamento amplamente favorável à Austrália.

José Ramos-Horta - Não haverá a mais pequena alteração, tendo sido eu o arquitecto dessa política externa. Ela, aliás, contou sempre com o apoio do Presidente da República, do Parlamento e de Mari Alkatiri. O seu carácter dinâmico, inteligente e pragmático tem-nos valido (relações de) confiança na região e no mundo. Vamos continuar a apostar em boas relações com a Austrália, a Indonésia, a China, o Japão, os EUA, Cuba, assim como com um dos países mais nossos amigos que é Portugal, e com a CPLP.

Público – O espectro de eleições antecipadas está afastado?

José Ramos-Horta - Sim. A ideia (defendida por Xanana Gusmão) já está posta de lado.

Público – No plano político-pessoal como vai sentir-se na tomada de posse: com alegria e orgulho porque alcançou um cargo que ambicionava? Ou é uma caminhada em direcção à Presidência?

José Ramos-Horta - Com total honestidade, só posso dizer que quando for empossado o meu sentimento não será de alegria ou de orgulho. O pano de fundo é a tragédia e as dificuldades que nos assolam. A cerimónia de 20 de Maio de 2002 (proclamação da independência em Taci-Tolo, perante Kofi Annan, os presidentes de Portugal e da Indonésia, o ex-presidente dos EUA, Clinton) sim, foi de expectativa, de orgulho e de alegria. Segunda-feira não. Espero é não trair a confiança de tantos timorenses de todos os quadrantes, que nas últimas horas me enviaram centenas de mensagens. Nem uma única era negativa. Todas de apoio. Não esperava. É isso o que mais me preocupa.

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Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.