domingo, fevereiro 10, 2008

Continua o desrespeito aos Tribunais e ao Povo de Timor-Leste

O brigadeiro James Baker ressaltou que "não há acordo das ISF com nenhum outro grupo no país, exceto o governo do Timor Leste" e que o contingente sob comando australiano "não tem nenhuma operação em curso contra Alfredo Reinado".

LUSA

Pois fique sabendo que o acordo que existe foi assinado pelo Estado de Timor-Leste, representado pelo Presidente da República, Primeiro-Ministro e Presidente do Parlamento Nacional..

E que no Estado de Timor-Leste, a entidade com autoridade para decidir questões judiciais é o Tribunal, a quem o Brigadeiro desrespeita e desobedece.


É crime. E o Brigadeiro James Baker é um criminoso, por desobedecer a um Tribunal soberano, mesmo que possa evocar a sua imunidade.

As mentiras australianas do costume...

"Em outro comunicado, o brigadeiro James Baker agradeceu "a colaboração dos três deputados em ajudar a acalmar o conflito potencial" na quarta-feira com o grupo do major fugitivo Alfredo Reinado, que devia se reunir com uma delegação parlamentar da Aliança para Maioria Parlamentar.

Após o encontro "casual", em que Alfredo Reinado disparou vários "tiros de aviso", os deputados "foram à Base Avançada de Operações das ISF em Gleno [sudoeste de Díli], pedindo desculpas pelo incidente e agradecendo por os soldados australianos não terem deixado escalar o conflito".

LUSA


Aldrabão. Vigarista. Mentiroso.

Veja-se aqui as declarações dos deputados que contrariam as declarações do Brigadeiro James Baker:

"PD MP Adriano Nascimento, who was accompanied by Francisco Araujo (ASDT) and Fernando Dias Gusmao (PSD) sought o clarify the events in a press conference at Parliament House on Friday (02/08), saying that the statements reported by Brig Baker that Alfredo’s group opened fire threateningly, were a lie."

...

“We approached to about three meters from them but they still kept their weapons trained on us, but it was not until we held up our identification cards that some of them with whom we had been speaking lowered their weapons, but some others kept their weapons trained on us. It was not good for them to do this to a Member of Parliament.”

TIMOR POST

Veja aqui a notícia com as declarações dos Deputados.

Juiz brasileiro é selecionado para Tribunal Internacional da ONU

Última Instância.com.br

Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O juiz-auditor da Justiça Militar Federal e professor universitário José Barroso Filho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para exercer o posto de juiz internacional em Timor-Leste. O processo seletivo internacional contou com a participação de juízes de várias nacionalidades.

O magistrado julgará processos cíveis e criminais, incluindo os crimes de guerra praticados durante a ocupação da Indonésia e atuará como mentor dos juízes timorenses. “Será uma honra representar o Brasil e a Justiça Militar da União no processo de construção do Judiciário Leste-Timorense”, comentou Barroso.

Em 2007 o magistrado lançou o livro “Desenvolve Amazônia – Reflexões sobre o nosso futuro”, no qual aponta soluções administrativas para a exploração sustentável da maior floresta verde do mundo. José Barroso Filho é doutorando em Administração Pública pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), mestre em Direito pela Unversidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Direito Público pela Unifacs, pós-graduado pela Escola Judicial Edésio Fernandes (MG) e pela Escola de Formação de Magistrados da Bahia e pela Escola Superior de Guerra (RJ); professor da Escola de Magistrados da Bahia; conferencista da Escola de Administração do Exército (Esaex), diretor científico do Centro de Cultura Jurídica da Bahia (CCJB); membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Público.

NOTA DE RODAPÉ:

Esperemos que este juiz saiba melhor o que vai fazer para Timor-Leste do que o jornalista.

Primeiro, não vai exercer funções num Tribunal Internacional, porque não existe, e em segundo lugar, não vai julgar crimes de guerra...

Transcript of the press conference with the Special Representative of the Secretary-General for Timor-Leste, Atul Khare for the visit of Dr Nafis Sadi

Source: United Nations Integrated Mission in Timor-Leste
Date: 08 Feb 2008

Transcript of the press conference with the Special Representative of the Secretary-General for Timor-Leste, Atul Khare for the visit of Dr Nafis Sadik, UN Secretary-General Special Envoy for HIV/AIDS in Asia and the Pacific.

Helicóptero resgata presidente do Timor em estrada bloqueada

Díli, 09 Fev (Lusa) - Um helicóptero das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) retirou o presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, da região de Maliana (oeste do país), após um deslizamento de terra que bloqueou a estrada no distrito.

Ramos Horta, acompanhado pelo embaixador de Cuba em Díli, Ramón Hernández Vásquez, estava em Maliana para a inauguração do novo hospital.

"Foi com satisfação que as ISF puderam ajudar nesta situação, chamando um helicóptero", informou em comunicado o comandante do contingente australiano e neozelandês no Timor Leste, brigadeiro James Baker.

"O deslizamento de terras realça a importância de as ISF continuarem as suas operações nos distritos, particularmente agora durante a estação das chuvas", acrescentou o brigadeiro australiano.

Segundo o comandante, "as ISF e o Centro Nacional de Catástrofes precisam de ter boa informação sobre o estado das estradas, pontes e outras estruturas civis nestas áreas, para o caso de serem chamados a responder a um desastre ou a uma evacuação médica".

Incidente

Em outro comunicado, o brigadeiro James Baker agradeceu "a colaboração dos três deputados em ajudar a acalmar o conflito potencial" na quarta-feira com o grupo do major fugitivo Alfredo Reinado, que devia se reunir com uma delegação parlamentar da Aliança para Maioria Parlamentar.

Após o encontro "casual", em que Alfredo Reinado disparou vários "tiros de aviso", os deputados "foram à Base Avançada de Operações das ISF em Gleno [sudoeste de Díli], pedindo desculpas pelo incidente e agradecendo por os soldados australianos não terem deixado escalar o conflito".

"Esta ação insensata de Alfredo Reinado e o seu grupo tinha o potencial para uma escalada de violência e trazer danos a todas as pessoas no seu grupo", afirmou ainda o comandante das ISF.

O major Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar, está foragido desde agosto de 2006.

O brigadeiro James Baker ressaltou que "não há acordo das ISF com nenhum outro grupo no país, exceto o governo do Timor Leste" e que o contingente sob comando australiano "não tem nenhuma operação em curso contra Alfredo Reinado".

Atualmente, as Forças de Estabilização Internacionais têm no país asiático quase mil soldados.

Aliança Civilizações: Pedro Bacelar de Vasconcelos é o coordenador em Portugal

Lisboa, 08 Fev (Lusa) - O constitucionalista Pedro Bacelar de Vasconcelos foi designado Coordenador Nacional para a Aliança das Civilizações, iniciativa das Nações Unidas para a promoção do diálogo entre civilizações, religiões e culturas, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na sequência das decisões do I Forum da Aliança das Civilizações (AdC), cujo Alto Representante é o ex-presidente português Jorge Sampaio, realizado a 15 de Janeiro em Madrid, Pedro Bacelar de Vasconcelos será agora o responsável pela elaboração de uma estratégia nacional que favoreça um maior conhecimento entre as diferentes culturas e religiões.

A nomeação de representantes nacionais foi decidida em Madrid, no I Fórum da AdC, iniciativa que visa criar uma ponte entre o mundo ocidental e o mundo islâmico, através da cooperação anti-terrorista, da correcção das desigualdades económicas e do diálogo cultural.

Ao representante vai caber a responsabilidade de definir as linhas mestras da estratégia nacional destinada a contribuir para aquele objectivo, propondo, por exemplo, medidas que favoreçam o conhecimento entre as diferentes comunidades, a melhor integração dos imigrantes ou a promoção da diversidade.

O ex-presidente português Jorge Sampaio, nomeado em 2007 Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, defendeu no Fórum de Madrid que "o diálogo entre civilizações, religiões e culturas tornou-se numa urgência humanitária que não pode ser adiada" e considerou que a Aliança "é a iniciativa certa no momento certo".

Pedro Bacelar de Vasconcelos, constitucionalista e professor de Direito Constitucional na Universidade do Minho, tornou-se conhecido do público português no final dos anos 1990, quando, na qualidade de governador civil de Braga, se destacou na defesa do cigano João Garcia e da sua família, que a população de Oleiros pretendia expulsar.

Mais tarde, ficou também conhecida a sua ligação a Timor-Leste, onde contribuiu para o processo constituinte do novo Estado e desempenhou funções de conselheiro do presidente timorense Xanana Gusmão.

Bacelar de Vasconcelos tem também uma larga, embora menos conhecida, experiência na área dos direitos humanos, nomeadamente enquanto vice-presidente da comissão para a Carta dos Direitos Fundamentais, como co-fundador do Observatório Europeu do Racismo, Xenofobia e Anti-Semitismo e membro da Comissão Para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, do Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

Entrevista a Mari Alkatiri - SAVANA

Semanário Savana
8.02.2008

“Actual Governo é inconstitucional”
Por João Vaz de Almada

Para Mari Alkatiri, ex-Primeiro-Ministro timorense, o actual Governo foge a toda a lógica constitucional, uma vez que não foi formado pelo partido mais votado. Na entrevista, o Secretário-Geral da FRETILIN acusa Ramos Horta e Xanana Gusmão de troca de favores mútuos, responsabiliza o Governo por diversos atropelos constitucionais e sobretudo pela não resolução de problemas básicos como os deslocados, o caso Alfredo Reinado bem como o dos peticionários.

Ao cabo de seis meses em funções o senhor continua sem reconhecer o actual Governo timorense?

É uma questão de lógica e de princípio. Se tivéssemos perdido as eleições seríamos os primeiros a reconhecer a derrota. Dentro da lógica constitucional e como partido mais votado, o partido FRETILIN deveria ter sido convidado pelo Presidente da República para formar Governo. Posteriormente, o partido ganhador faria as alianças que fossem necessárias para governar. O Presidente da República hesitou, demorou muito tempo, o suficiente para que se formasse a chamada Aliança da Maioria Parlamentar, aparecendo esta com 50% vírgula pouco dos votos expressos. Por conseguinte o actual Governo foge a toda a lógica constitucional.

Mas pela Constituição timorense o Presidente Ramos Horta tem legitimidade para fazer o que fez?

Poder pode, porque o fez, mas não devia. Não se pode ver só a letra da Constituição, é preciso também analisar o seu espírito. Os debates que levaram a actual lei fundamental demoraram 5 anos! A FRETILIN poderia, como o partido mais votado, ter formado maioria parlamentar.

Mas, aparentemente, nenhum partido se mostrou interessado em formar Governo com a FRETILIN.

Isso não é verdade. A FRETILIN hesitou, levou tempo, e isso foi aproveitado pelo presidente e pelo actual Primeiro-Ministro. Antes das eleições já era previsível esta troca de cadeiras entre os dois. Era inevitável que assim fosse: Xanana apoiou a campanha de Ramos Horta para as presidenciais e Ramos Horta tinha também de apoiá-lo nas legislativas. A verdade é que agora temos um Primeiro-Ministro com 24% dos votos, um Presidente do Parlamento com 8%, é esta a realidade que presentemente vivemos. Isto constitui um caso inédito na política em que o partido mais votado não é chamado a formar Governo.

Existem assim tantas incompatibilidades entre a FRETILIN e o Presidente da República uma vez que ele não convidou este partido para formar Governo!

Ramos Horta diz que não vale a pena perder tempo porque o programa da FRETILIN nunca passaria no Parlamento, por conseguinte o orçamento também não passaria. Mas a verdade é que ele não pode fazer esse juízo de valor à priori. Ele tem de cumprir com o que diz a Constituição, não pode dar isso como um dado adquirido. A Constituição prevê que haja uma segunda votação no que diz respeito ao orçamento, podia ser que nessa fase passasse. Tínhamos que passar por todas essas fases.

O senhor disses que ia combater o Governo por vias legais. Quais têm sido essas vias?

Acreditamos que este Governo não vai conseguir governar. Nos primeiros seis meses não há mecanismos legais para ultrapassar crises constitucionais. Durante este período a Constituição não permite a dissolução do Parlamento nem a convocação de novas eleições. Agora já passaram os seis meses, vamos ver.

O que vão fazer agora?

Em Outubro realizámos um encontro alargado ao qual chamámos retiro e decidimos efectuar vários diálogos nacionais a nível de todos os distritos e sub-distritos de Timor. Posteriormente, vamos organizar uma mobilização geral pacífica. Com isto pretendemos demonstrar que o Governo não tem legitimidade nem credibilidade para governar.

Não teme que essa mobilização descambe em confrontos violentos?

Há sempre esse perigo. Temos de fazer as coisas com muita calma, por isso encetaremos o diálogo antes da mobilização para melhor esclarecer as pessoas. Faremos igualmente novas inscrições de militantes porque no meio desta crise já não se sabe quem é militante e quem não é.

A FRETILIN tem mostrado capacidade para controlar os seus, mas naturalmente pode haver elementos infiltrados para nos criarem problemas. Numa marcha temos que ter a certeza absoluta que os participantes são efectivamente da FRETILIN.

O senhor disse que Timor-Leste estava a ser um mau exemplo para a região. Quer especificar?

Quando eu digo mau exemplo é no bom sentido, porque saímos da órbita australiana. Aqueles países da região são tratados como um quintal da Austrália, em que esta põe e dispõe a seu belo prazer. Nós fugimos ao seu controlo e eles, naturalmente, não gostaram. O nosso exemplo deu força para alguns países da região se afirmarem. A Papua Nova Guiné é um deles mas há mais.

Até há pouco a Papua tinha um acordo com a Austrália que todo o gás natural ia em gasoduto para ser refinado na Austrália. Agora começou a ser refinado na Papua. As Fidji expulsaram o embaixador australiano. Isto era o “mau” exemplo que eles queriam evitar.

Este Governo de Xanana serve os interesses de quem?

Xanana Gusmão é um patriota e quem fez a luta como ele fez não se pode pôr em causa. Mas hoje está sob influências que ele não controla. Dizer que ele conscientemente quer vender o país à Austrália, como já ouvi dizer, não acredito. Ele precisa de ser rodeado de pessoas capazes de o convencerem – ele dificilmente se deixa convencer. Mas as más companhias estão dentro da própria casa.

Refere-se à sua esposa?

Sim, claro. Durante a crise que levou ao meu afastamento ela falou mais do que ele a favor da minha demissão. Em parte nenhuma do mundo uma primeira-dama dá palpites sobre o governo como ela deu!

Para o senhor, num governo da FRETILIN, quem deveria ser o Primeiro-Ministro?

Há vários, mas estava previsto que fosse o Estanislau Silva que é membro da Comissão Política Nacional. Eu prefiro estar só dentro do partido.

A FRETILIN não aprovou o Orçamento Geral do Estado (OGE).

Votámos contra.

Porquê?

Primeiro por coerência política e jurídica, porque não reconhecemos este Governo. Segundo porque o Orçamento tem cláusulas claramente inconstitucionais.

Quais são essas cláusulas inconstitucionais?

Por exemplo programas que são claramente da competência do Governo estão no Gabinete do Presidente da República. Programas que são da competência de um Ministério são atribuídos a outro Ministério. Isso verifica-se amiúde neste OGE. Há ainda provisões orçamentais sem planos. Aprovaram um orçamento para a construção de estradas, mas não referem quais são.

Isso já devia estar tudo definido. Não se pode fazer um orçamento e só posteriormente o plano de desenvolvimento. A aprovação do orçamento significa a aprovação prévia do plano.

O montante do actual OGE é sensivelmente semelhante ao do que o senhor dispunha quando era Primeiro-Ministro?

Nem parecido. É cinco vezes superior. Mais de 90% provêm de receitas do petróleo.

Não vê nenhum facto positivo no desempenho deste Governo?

O Governo pensa que com dinheiro resolve tudo, mas não é assim. Ainda não resolveram problemas básicos como os deslocados, o caso Alfredo Reinado, os peticionários. Estes problemas arrastam-se há demasiado tempo.

O caso Reinado

Qual é a solução para Alfredo Reinado?

Alfredo Reinado é cidadão timorense como eu ou como o Rogério Lobato. Deve responder pelos seus actos diante da Justiça.

Não me parece muito difícil capturá-lo!

Nunca houve vontade para isso.

Mesmo da parte dos australianos?

A Austrália tem toda a capacidade militar para o fazer.

Qual é a vantagem da não captura de Reinado?

Reinado foi usado por Ramos Horta e por Xanana durante as campanhas eleitorais ou mesmo antes para derrubar o Governo da FRETILIN. Mas, acerca de Reinado, Xanana tem uma posição muito mais dura do que Ramos Horta. Xanana defende que ele deve comparecer diante da Justiça. Horta advoga uma solução política para o caso. Xanana trata Reinado por Senhor Reinado, Ramos Horta continua a tratá-lo por Senhor Major Reinado.

O senhor ainda vai escrever as suas memórias?

Sinto-me obrigado a isso, mas não tenho pressa. Memórias significa desistir da prática política, admitir que se está na reforma e, para isso, ainda faltam uns bons anos.

MPs: International Stabilization Forces Lying

Threatening Shots Fired by Major Alfredo Reinado’s Group;
Timor Post, 9.02.08

Dili – MPs from the Democratic Party (PD), Timorese Social Democratic Association (ASDT) and Social Democratic Party (PSD) parliamentary parties, said that the International Stabilization Forces (ISF) Commander Brigadier General James Baker has lied in his public statements that it was major Alfredo Reinado’s group that fired in a threatening manner against ISF soldiers when the had a sudden confrontation with an ISF vehicle in Ermera recently.

PD MP Adriano Nascimento, who was accompanied by Francisco Araujo (ASDT) and Fernando Dias Gusmao (PSD) sought o clarify the events in a press conference at Parliament House on Friday (02/08), saying that the statements reported by Brig Baker that Alfredo’s group opened fire threateningly, were a lie.

At the time the three were together in the same place with and meeting with Alfredo Reinado and Gastao Salsinha.

Recently, Brig Baker said that Alfredo’s group fired threateningly at the Australian ISF soldiers, when they suddenly came across them in vehicles on the road.

Baker said that his soldiers were on patrol at that location to repair the road which had been damaged by heavy rains.

However, according to the three MPs, their meeting with Alfredo had been underway for about 30 minutes, when one of Alfredo’s members yelled out that the ISF patrol were approaching too closely, and one of his members fired six shots into the air because he had spotted four ISF vehicles already only about 25 meters away.

MP Adriano said that in accordance with the agreement between the ISF and Alfredo, the ISF can patrol along the roads but cannot approach anywhere near the area where Alfredo and his group are staying.

He also said that unfortunately due to sudden confrontation involving weapons the discussion they were having could not continue and they were unable to further their objective of hearing directly from them how their problem could be resolved. They were forced to react swiftly and ready to defend themselves and their position, taking up positions to have a shootout, said Adriano.

As the MPs could see that Alfredo’s group and the Australian Forces had their weapons raised at one another, the three MPs on their own initiative reacted by commencing to speak with the Australian Forces. In speaking with the Australian Forces, they informed the ISF that they were members of parliament from ASDT, PSD and PD who were there to meet with Alfredo to hear directly from them about their problem so as to contribute towards a solution, but the Australian Forces kept their weapons pointed at them.

“We greatly lament the conduct of the Australian Forces, we came out raising our arms telling them we were MPs, showing them our identification cards, raised our hands twice more telling them we were civilians, but they continued with their weapons pointed at us,” said Adriano.

“We approached to about three meters from them but they still kept their weapons trained on us, but it was not until we held up our identification cards that some of them with whom we had been speaking lowered their weapons, but some others kept their weapons trained on us. It was not good for them to do this to a Member of Parliament.”

The three MPs stated that as a result of this action by the ISF, they had delivered a letter of protest to Australian Embassy in Dili and the Australian Parliament for their attention to this issue.

The presence of the three MPs in Ermera, should have included an MP from CNRT but he had to withdraw at the last minute due to other work commitments. The three MPs traveled to Ermera with the authorization of their respective party presidents to hear directly from Alfredo and Gastao Salsinha, so that they could find a solution to this problem. Fernando Dias added, “ we went there officially, not as individuals, but as Mps with the authorization of our parties.”

Francisco Araujo (ASDT) said that they had gone there because they consider that this problem had already dragged on for too long without resolution. “We went because three years have lapsed without this problem being solved, and because we are committed to and hold the position that we needed to hear directly from Major Alfredo, but we are disappointed we could not realize our objective because of what occurred,” he said.

Tradução:

Deputados: As Forças Internacionais de Estabilização estão a mentir

Tiros ameaçadores disparados pelo grupo do Major Alfredo Reinado;

Timor Post, 9.02.08

Dili – Deputados do Partido Democrático (PD), Associação Social Democrata Timorense (ASDT) e Partido Social Democratico (PSD), disseram que o Comandante das Forças Internacionais de Estabilização (ISF) Brigadeiro General James Baker mentiu nas declarações públicas que foi o grupo do major Alfredo Reinado que disparou de maneira ameaçadora contra soldados das ISF quando houve um confronto súbito com um veículo das ISF recentemente em Ermera.

O deputado Adriano Nascimento, que estava acompanhado por Francisco Araujo (ASDT) e Fernando Dias Gusmão (PSD) tentou clarificar os eventos numa conferência de imprensa no Parlamento na Sexta-feira (02/08), dizendo que a declaração do Brig Baker de que o grupo de Alfredo tinha aberto fogo ameaçador era uma mentira.

Na altura os três estavam juntos no mesmo local num encontro com Alfredo Reinado e Gastão Salsinha.

Recentemente, o Brig Baker disse que o grupo de Alfredo disparou de modo ameaçador contra os soldados Australianos das ISF, quando de repente se cruzaram com eles em veículos na estrada.

Baker disse que os seus soldados estavam em patrulha naquele local para reparar a estrada que tinha sido danificada por chuvas pesadas.

Contudo, de acordo com os três deputados, já estavam há 30 minutos no encontro com Alfredo, quando um dos membros do grupo de Alfredo gritou que a patrulha das ISF se estava a aproximar demasiado, e um deles disparou seis tiros para o ar porque ele tinha visto quatro veículos apenas a 25 metros de distância.

O deputado Adriano disse que d acordo com o acordo entre as ISF e Alfredo, as ISF podem patrulhar ao longo das estradas mas não se podem aproximar perto da área onde estão Alfredo e o seu grupo.

Disse também que infelizmente devido ao confronto súbito que envolveu armas a discussão que estavam a ter não pode continuar e que eles não conseguiram realizar os seus objectivos de ouvirem directamente deles como se pode resolver o problema deles. Foram forçados a reagir com rapidez e a aprontarem-se para se defenderem eles próprios e as posições deles, tomando posições para terem um tiroteio, disse Adriano.

Como os deputados puderam ver que o grupo de Alfredo e as Forças Australianas tinham as armas erguidas uns contra os outros, tos três deputados tomaram a iniciativa e reagiram começando a falar com as Forças Australianas. Ao falarem com as Forças Australianas, informaram as ISF que eram deputados da ASDT, PSD e PD que estavam lá para se encontrarem com Alfredo para ouvirem directamente deles sobre os seus problemas e assim contribuírem para uma solução, mas as Forças Australianas mantiveram as armas apontadas a eles.

“Lamentamos grandemente a conduta das Forças Australianas, saímos de braços levantados a dizer-lhes que éramos deputados, mostrando-lhes os nossos cartões de identidade, levantámos as nossas mãos duas vezes dizendo-lhes que éramos civis, mas eles continuaram com as armas apontadas a nós,” disse Adriano.

“Aproximámo-nos a cerca de três metros deles mas continuavam com as armas apontadas a nós, mas só quando lhes mostrámos os nossos cartões de identidade alguns deles com quem tínhamos estado a falar baixaram as armas, mas alguns outros mantiveram as armas apontadas a nós. Não foi bom para eles terem feito isto a um Membro do Parlamento.”

Os três deputados afirmaram que em resultado desta acção das ISF, eles tinham enviado uma carta de protesto para a Embaixada Australiana em Dili e para o Parlamento Australiano para darem atenção a esta questão.

A presença dos três deputados em Ermera, devia ter incluído um deputado do CNRT mas ele teve de se retirar no último minuto devido a outros compromissos. Os três deputados viajaram para Ermera com a autorização dos presidentes dos respectivos partidos para ouvirem directamente de Alfredo e Gastão Salsinha, de modo a poderem encontrar uma solução para este problema. Fernando Dias acrescentou, “fomos lá oficialmente, não como indivíduos, mas como deputados com a autorização dos nossos partidos.”

Francisco Araújo (ASDT) disse que tinham ido lá porque consideram que este problema já se arrastava há demasiado tempo sem resolução. “Fomos lá porque já passaram três anos sem o este problema se resolver, e porque estamos comprometidos e apoiamos a posição que precisamos de ouvir directamente do Major Alfredo, mas estamos desapontados, não pudemos realizar o nosso objectivo por causa do que ocorreu,” disse.



NOTA DE RODAPÉ:

A conclusão é que as forças militares australianas querem a todo o custo impedir que Alfredo Reinado fale.

Silêncios misteriosos

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Timor-Leste: Ministro Vieira da Silva inaugura pro...":

A RTP mostrou imagens da inauguração deste centro comunitário, que muito apreciei.

Afinal a RTP sempre mantém uma equipa de reportagem em Timor-Leste. E eu a pensar que se tinham ido embora, pois não disseram uma palavra sobre as acusações de Reinado a Xanana.

Porquê o voto de silêncio?

La'sama discursará no Open Fórum ATC

ATConline, 8 de Fevereiro de 2008

Coimbra - De acordo com o programa geral do Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo - Divisão de Protocolo da Assembleia da República Portuguesa em parceria com a Embaixada da República Democrática de Timor Leste (RDTL) em Lisboa, confirma a visita da Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional da República Democrática de Timor Leste (PPN-RDTL), Fernando “La´sama” de Araújo à Portugal nos dias 11 e 13 de Fevereiro de 2008.

Trata-se de uma visita oficial e esta será a primeira do La´sama de Araújo desde que foi eleito em 2007.

Segundo a mesma fonte, a comitiva do La´sama integra seis elementos do orgão que é presidente. Entre eles, três deputados, nomeadamente, Dra. Ana Pessoa, Dr. Lucas da Costa e Dr. Mário Viegas Carrascalão. Uma visita que tem como objectivo, entre outros, reforçar a cooperação entre o Parlamento Nacional Timorense com a Assembleia da República Portuguesa nos assuntos parlamentares e ao encontro da comunidade e estudantes timorenses em Portugal.

Dentro do mesmo programa, destaca-se a visita da S.E. o Presidente do PN-RDTL dirigirá à Distrito de Coimbra no dia 11 de Fevereiro de 2008 ao encontro das autoridades locais e dos estudantes timorense residentes no distrito.

O Presidente dos ATC, Félix de Jesus, confirmou a tal visita à ATC-online através do fax que recebeu da Embaixada da RDTL em Lisboa no final da tarde da sexta-feira.

No programa o representante da ATC especificou que a comitiva será recebida na Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) as 11h00 pelo Professor Dr. Avelâ Nunes, Vice-Reitor da UC, seguindo-se o outro encontro preparado pelos Académicos Timorenses de Coimbra no Centro Cultural de Dom Dinis a partir das 11h50, no qual, o Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste ouvirá as aspirações dos estudantes e da comunidade através dum Open Fórum organizado pela Direcção Geral da ATC durante uma hora de tempo, antes de se deslocar à Cãmara Municipal de Coimbra (CMC) onde será bem-vinda solenemente pelo Dr. Carlos Encarnação. O representante da ATC sublinhou a importância da visita “…é uma honra para os estudantes timorenses de Coimbra…” e “…esse faz parte do objectivo da Direcção Geral da ATC para o período de 2007-2009 que é criar condições para que haja diálogo entre os orgãos de soberania com os estudantes e a comunidade timorense na diáspora como forma de contribuir para a consolidação do estado e da democracia participativa que todos nos pretendemos…”.

A ATC neste momento conta com 65 membros.

Dos leitores

"Para que conste:

Um português que perdeu, numa rua de Díli, uma carteira com cartões de crédito, documentos de identificação e mais de 150 euros em dinheiro, teve a grata surpresa de receber um telefonema de um timorense, dizendo que a tinha em seu poder, e a queria devolver...

E assim foi, intacta e com todo o conteúdo. Há pessoas sérias e não sérias, aqui como em todo o lado.

O português recompensou a honestidade do achador.

Bonito. "

Vieira da Silva inaugura centro de desenvolvimento em Timor

Diário Digital / Lusa
08-02-2008 11:50:55

O Ministro do Trabalho e Solidariedade Social português, José Vieira da Silva, inaugurou hoje um centro de desenvolvimento em Lacluta, numa área isolada de Timor-Leste.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário Madre Trindade, em Dilor, subdistrito de Lacluta, no distrito de Viqueque (leste), foi até agora financiado pela Cooperação Portuguesa com 290 mil euros.

Este montante inclui o orçamento de funcionamento do centro de desenvolvimento para o ano de 2008, explicou no local a directora de Cooperação do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, Teresa Requejo, que integra a delegação ministerial portuguesa, que iniciou quinta-feira uma visita de quatro dias a Timor-Leste.

Depois da visita bilateral, Vieira da Silva participará na oitava reunião de ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP, dias 11 e 12, em Díli.

Na inauguração do centro esteve também a ministra da Solidariedade Social timorense, Maria Domingues Alves "Micató", e o responsável pelas questões humanitárias da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), Finn Reske-Nielsen.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário de Lacluta, situado numa área isolada do distrito de Viqueque, é promovido e gerido pela Congregação das Irmãs Religiosas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, que tem duas religiosas na sede do subdistrito.

As instalações estão preparadas para formação em informática e costura e para alfabetização de adultos, trabalhando com as escolas existentes nas montanhas de Lacluta, em conjunto com uma comissão de dirigentes locais.

Cerca de 200 crianças estão matriculadas este ano, metade para o ensino pré-escolar e metade para a ocupação de tempos livres, ocupando as instalações em dois turnos, explicou a madre Maria dos Prazeres.

A construção e o equipamento do centro comunitário de Lacluta foram apoiados pela Cooperação Portuguesa ao abrigo de um protocolo entre os ministérios do Trabalho e Segurança Social de Portugal e de Timor-Leste.

O centro insere-se num projecto de desenvolvimento sociocomunitário dos distritos de Baucau, Lautém, Manatuto e Viqueque, coordenado pela diocese de Baucau.

Japan mulling possibility of dispatching coast guard to E. Timor

TOKYO, Feb. 8 (Kyodo) - Japan is considering the possibility of dispatching its coast guard to East Timor to take part in the U. N. peacekeeping operations there, Chief Cabinet Secretary Nobutaka Machimura said Friday.

''East Timor is still a newborn country,'' Machimura told a press conference.

''There is a need for coastal security as (such a security system) is still very weak, and I believe there is something Japan can do to cooperate in some way in this area at the initial stage.

'' The top government spokesman said related Cabinet members will discuss what assistance Japan can give to East Timor as well as other countries in need, given that Tokyo's participation in U. N. peacekeeping operations has been limited.

''We will consider the matter carefully among related ministers, not only with regard to East Timor but also whether other possibilities exist, and make efforts so that our country's international presence as a peace cooperation state will be made as visible as possible,'' Machimura said.

He mentioned that the only U. N. peacekeeping operation missions in which Japan is currently involved are in the Golan Heights and Nepal, where the Self-Defense Forces are participating in U. N. activities.

The Japanese police recently returned from East Timor after completing a one-year mission to help reform police management as part of the U. N. peacekeeping operations there.

If the envisaged dispatch to East Timor is realized, it would be the first time for the Japan Coast Guard to take part in U. N. peacekeeping activities.

East Timor gained independence from Indonesia in May 2002 with the assistance of the United Nations, but slipped into unrest last year when nearly 600 disgruntled soldiers out of the 1,400-member army were fired.

(Kyodo)

Tradução:

Japão a estudar a possibilidade de despachar polícia costeira para Timor-Leste

TOKYO, Feb. 8 (Kyodo) – O Japão está a considerar despachar a sua polícia costeira para Timor-Leste para participar na missão das operações da ONU lá, disse na Sexta-feira o Secretário-Chefe do Gabinete Nobutaka Machimura.

''Timor-Leste é ainda um país recém-nascido,'' disse Machimura numa conferência de imprensa.
'Há necessidade de segurança na costa dado (que tal sistema de segurança) é ainda muito fraco, e acredito que é algo que o Japão pode fazer para cooperar de alguma maneira nesta área no estágio inicial.


'' O porta-voz de topo do governo disse que membros do Gabinete discutirão que assistência o Japão pode dar a Timor-Leste bem como a outros países em necessidade, dado que a participação de Tóquio em operações da ONU tem sido limitada.

'Consideraremos a matéria cuidadosamente ente os ministros, não apenas em relação a Timor-Leste mas também se existem outras possibilidades, e fazer esforços para que a presença internacional do nosso país como um Estado na cooperação da paz seja tornado tão visível quanto possível,'' disse Machimura.

Mencionou que as únicas operações da ONU onde o Japão está presentemente envolvido são nos Montes Golan e Nepal, onde as Forças de Auto-Defesa estão a participar em actividades da ONU.

A polícia Japonesa regressou recentemente de Timor-Leste depois de completar um ano de missão para ajudar a reforça da gestão da polícia, como parte das operações da ONU lá.
Se se realizar o encarado destacar para Timor-Leste será a primeira vez que a Guarda Costeira do Japão participa numa actividade da ONU.


Timor-Leste ganhou a independência da Indonésia em Maio de 2002 com a assistência da ONU, mas caiu no desassossego no ano passado quando perto de 600 soldados decepcionados dum exército de 1,400 membros fora despedidos.

(Kyodo)

Fernando Lasama de Araujo vai efectuar quatro dias de visita Oficial Lisboa

Friday, February 08, 2008

Fernando Lasama de Araujo vai efectuar quatro dias de visita Oficial Lisboa, Forum Haksesuk (FH).

A delegação Parlamentar de Timor-Leste, chefiada pelo seu Presidente, Fernando Lasama de Araujo, efectuar quatro dias de visita oficial a Portugal, a convite do seu homologo Português, Dr. Jaime Gama, no âmbito da cooperação Bilateral entre ás duas instituições, Parlamento de Portugal e o seu congénere de Timor-Leste.

Desde assumiu função como Presidente do Parlamento Nacional, efectuou o seu primeiro visita oficial a Portugal.

Integra na sua comitiva os seguintes deputados:

Drª. Ana Pessoa, Fretilin, Dr. Mário Carrascalão, PSD, Dr. Lucas da Costa, PD, Felicidade Xavier e Márcia Correia Lemos, Funcionários da Secretariado do Parlamento Nacional Timorense.

A agenda do Presidente Parlamento Nacional de Timor-Leste, irá ter encontros oficiais com Presidente Parlamento de Portugal, Dr. Jaime Gama e a Comissão Parlamentar da Política externa e dos assuntos da CPLP. Incluído na agenda da comitiva do Presidente PN Fernando Lasama de Araujo irá encontrar com outros Partidos Políticos com assento Parlamento Nacional e os corpos diplomáticos.

Na segunda feira (11/02), Presidente Parlamento Nacional irá efectuar uma visita a cidade de Coimbra, marcará encontros com estudantes Timorenses da Universidade de Coimbra, que terá lugar no Teatro Académica de Gil Vicente (TAGV), ás 11:50 e chegue uma recepção pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e continuo na cidade dos estudantes com almoço fornecido pela autarquia liderado pelo social democrata, Dr. Carlos Encarnação.

Os assuntos que irá abordar as relações bilaterais entre duas instituições. Por parte de Portugal continua com apoio prestada ao parlamento Nacional Timorenses, através de apoios a nível administrativo, logístico, jurídico e seleccionar os quadros Timorenses enviar para Timor-leste no âmbito da cooperação bilateral. Em anexo publicamos programa provisório da visita. FH.

Programa Provisorio:

Chegada:10.02.2008
11.30 Aeroporto Portela
A comitiva chegue para Hotel Tivoli, na Av. da Liberdade, Lisboa.

Seg. feira (11/02) , Coimbra

11:50 encontro com estudantes Timorense no Teatro Académica de Gil Vicente (TAGV)
A recepção na CMC e almoço fornecida pelo autarquia Coimbrã, liderada pelo Social democrata, Dr. Carlos Encarnação.

Terça Feira (12/02):

ás 10:00
Sessão de Boas Vindas Pelo Presidente do Parlamento, Dr. Jaime Gama ao Presidente da Assembleia Nacional de Timor-Leste, Senhor Fernando "LaSama" Araújo

ás 20:00
Jantar em honra do Presidente da Assembleia Nacional de Timor-Leste, Senhor Fernando "LaSama" Araújo - Residência Oficial

CARTA/CONVITE

[Via FÓRUM JUVENTUDE E ESTUDANTE TIMORENSE]

Caros amigos:

Com saudações amigas, junto enviamos CARTA/CONVITE para o recital de música clássica dedilhada pela guitarrista de renome internacional Galina Vale, ucraniana residente na Inglaterra.

Este recital é a favor de:

a) Escolas da Igreja em Timor Leste, nomeadamente Diocese de Baucau, e outras interessadas;
b) "PROJECTO TIMOR LESTE – SAÚDE ORAL " – Construção de duas clínicas dentárias, em Baucau e em Dili.

Podemos contar com a SUA/VOSSA PARTICIPAÇÃO/COLABORAÇÃO e PRESENÇA num dos locais indicados? Pode reencaminhar este conjunto de convite para todos os amigos da Igreja em Timor L. e do Povo que Ela serve?

Na expectativa da amiga e encorajante presença, antecipadamente gratos pela contribuição e por tudo.

Joana Raquel Ximenes Araújo

---------------------------------------------------------------------

CARTA / CONVITE

ASSUNTO: Participação no recital de guitarra clássica de GALINA VALE a favor de:

1. Escolas da Igreja em Timor L., nomeadamente Diocese de Baucau, e outras interessadas – Aluguer de um contentor.

2. “PROJECTO TIMOR LESTE – SAÚDE ORAL” - Construção de duas clínicas dentárias, em Baucau e em Dili


Caros Conterrâneos e Amigos:

1. “Têm sido muitas as boas vontades que querem continuar a demonstrar o seu carinho e generosidade em relação à Diocese de Baucau e neste sentido se têm dirigido directamente ao Bispo de Baucau, manifestando-lhe as dificuldades em fazer chegar à Diocese todo o tipo de ajudas” (Dom Basílio do Nascimento, Bispo da Diocese de Baucau).

2. - Foi para colaborar com as “muitas boas vontades” e para conjugar meios para ultrapassar “as dificuldades em fazer chegar à Diocese todo o tipo de ajudas” que foi criada a “ASSOCIAÇÃO APOIO À DIOCESE DE BAUCAU” (AADB), NIPC: 507474520. Site: http://aadb.home.sapo.pt/.

2.1 - Não sendo apenas uma interpretação subjectiva de todos aqueles que se inscreveram como sócios da AADB, as “muitas boas vontades” assumem como filosofia não apenas colaborar e cooperar (colaboradores/cooperantes) com a Diocese de Baucau, mas, fundamentalmente, com a Igreja em Timor L. e participar na construção da História do 1º País independente do Sec. XXI e membro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

2.2 - O facto é que a pequena garagem-armazém (que serve de cálculo para a carga de um contentor) já está de novo completamente cheia e é preciso encontrar apoios para o aluguer de um contentor.


1. Aluguer de um contentor

3. A AADB tem entre mãos dois projectos, sendo o primeiro de carácter permanente e o segundo de alcance conjuntural, nomeadamente no que se refere à sua instalação no terreno:
a) Dotar as escolas da Igreja e também todas as outras interessadas de material didáctico necessário.
b) Construir duas clínicas dentárias, sendo uma em Baucau e outra em Dili.

3.1 – No âmbito do 3.a), sem excluir outros tipos de material didáctico, a AADB incide a sua atenção na organização de bibliotecas nas escolas tanto do ensino pré-superior como da futura Universidade Católica; trata-se também de uma necessidade socialmente natural de marcar a presença da CPLP nas escolas, ao lado da presença da língua inglesa e da língua indonésia, entre outras.

3.1.1 – Neste sentido, tendo enviado os primeiros dois contentores em Agosto e Setembro de 2004, a AADB depara-se com a necessidade de enviar o mais cedo possível um 5º contentor.

3.1.2 – A premência da operação prende-se com o facto de que o material a ser enviado inclui bens pessoais de colaboradores (e também de alguns bolseiros timorenses que nos solicitaram) que, numa visão de valorização de recursos humanos e de formação de quadros timorenses, vieram estudar em Portugal e em Roma.

3.1.3 – O orçamento dos contentores, incluindo todas as despesas inerentes, até a sua colocação no armazém da Diocese de Baucau, varia entre os € 3.500,00 e € 4.000,00 (três mil e quinhentos a quatro mil euros). O orçamento deste 5º contentor vem publicado no referido site - http://aadb.home.sapo.pt/. > “NOTÍCIAS”


2. “Projecto Timor – Saúde Oral”

4. O “PROJECTO TIMOR – SAÚDE ORAL” nasceu de um duplo donativo:
a) UNIDADE MÓVEL DE ESTOMATOLOGIA, oferecida pelos jovens Rotários Portugueses.
b) Equipamentos de clínica dentária oferecidos por um médico cirurgião dentista, Dr. Fernando Diniz.

4.1 - É desde o ano 2005 que a Unidade Móvel de Estomatologia percorre as escolas da zona Leste, servindo não só os alunos como também a população em geral. A Dr.ª Gilda Gomes, médica dentista timorense, formada pela Universidade de Lisboa, tendo regressado definitivamente para Timor, começou por trabalhar nesta Unidade Móvel no âmbito de um projecto sustentado pelo Governo Português, Governo Timorense e Diocese de Baucau. Infelizmente, por falta de verba, este projecto tripartido operou apenas um ano (2005/06). Após a crise sociopolítica por que passou o País, só em Julho de 2007 é que a Dr.ª Gilda Gomes reactiva as actividades da Unidade Móvel, desta vez sozinha e sob a coordenação da Diocese de Baucau.

4.2 - Foi a doação de equipamento completo de clínica dentária por parte do Dr. Fernando Diniz, médico cirurgião dentista português, que deu origem ao projecto de construção de duas clínicas dentárias, uma em Baucau e outra em Dili. De acordo com informações da Dr.ª Gilda Gomes, a de Baucau será denominada “CLÍNICA DENTÁRIA S. JOSÉ”. A razão desta duplicação reside na prospectiva de autosustentabilidade do projecto.

4.2.1- O orçamento da construção das duas clínicas, num total de € 210.000,00 (duzentos e dez mil euros) foi elaborado pelo próprio Dr. Fernando Diniz e Dr.ª Gilda Gomes.

4.2.2– Este documento vem publicado no site da AADB: http://aadb.home.sapo.pt /, item “PROJECTOS”.

5. A Unidade Móvel e as duas clínicas dentárias constituirão, portanto, um e o mesmo conjunto.


Galina Vale

6. Para angariação de fundos e patrocinadores, a AADB convidou uma guitarrista de guitarra clássica GALINA VALE para um conjunto de recitais em Lisboa a favor das escolas da Igreja e de todas as outras interessadas e da construção de duas clínicas dentárias no País, uma em Baucau e outra em Dili.. Nascida na Ucrânia e residente na Inglaterra, ex-bolseira de Rotary International, é uma artista de renome internacional, tendo actuado em toda a Europa, na Ásia e nos EUA. A sua aparição em Portugal foi com um recital no Palácio Foz (28-06-2006).

7. O Promotor da guitarrista é Dr. Basílio Dias de Araújo, Secretário do Senhor Embaixador da República da Indonésia em Lisboa, Dr. Francisco Lopes de Cruz.

8.O Desdobrável, que vem publicado no referido site http://aadb.home.sapo.pt/, apresenta um resumo da vida artística e actuações da guitarrista. Para mais informações sobre GALINA VALE, visitar o nosso sítio: http://www.aibali.com/galina-vale


Repto

8. O REPTO que a AADB pretende lançar é a constituição de uma rede de grupos comprometidos em congregar esforços no sentido de apoiar os projectos em questão – acção social da Igreja no âmbito de EDUCAÇÃO E SAÚDE – até estes atingirem a respectiva autonomia e autosuficiência.

9. Neste sentido a AADB celebrará acordos de parceria com diferentes entidades nacionais e estrangeiras, criando espaços para que todas “as boas vontades” possam participar efectivamente na construção da História de Timor Leste, País membro de CPLP.

10. É com grande regozijo que comunicamos que, em virtude da sua comunicação/mail de 16 de Janeiro de 2008, S. Ex.a Rev.ma o Senhor Dom Carlos Filipe Ximenes Belo é o PATROCINADOR do “PROJECTO TIMOR LESTE – SAÚDE ORAL”

11. Poderá optar por qualquer dos locais indicados no DESDOBRÁVEL, tendo presente que a capacidade máxima de cada espaço é: a) Palácio Foz, Salão dos Espelhos 150 lugares; b) Oficinas de S. José /Associação Educativa, Praça São João Bosco – 250 lugares; c) Salão do Centro Social Paroquial da Igreja de N. Sra. da Fé, Monte Abraão – 500 lugares

12. O valor do ingresso é € 10,00. O pagamento será feito através de caderno de recibos autenticados pela AADB.

13. Gostaríamos de salientar que o valor de € 10,00, ou mais, fosse considerado como uma doação e não como aquisição normal para um espectáculo: uma doação para a acção social da Igreja em Timor L., nomeadamente da Diocese de Baucau.

14. A certificação da doação será feita através de cadernos de recibos autenticados pela AADB.

15. Estamos a tratar junto das entidades competentes a fim de que a doação possa usufruir de benefícios fiscais.

Locais e datas

1. 08 de Fevereiro 2008

20,30h. – Recepção;
21,00h – Início;
23.00h - Encerramento

Salão do Centro Social Paroquial da Igreja de N. Sra. da Fé em Queluz Monte Abraão
Av. Luís de Camões

Tlf. 214 371 532 Tlm. 962 349 014
Fax 214389177
Mail – timordiaspora@gmail.com

2. 09 de Fevereiro

18,00H – Início;
20:00h - Encerramento

Oficinas de S. José - Associação Educativa
Praça S. João Bosco, 34
1399-007 LISBOA
Tlf.: 210900500

Programa

I PARTE

Ø Manuel de Falla: Miller’s Dance
Ø Jorge Cardoso: Milonga
Ø Anatoly Shevchenco: Carpathian Rhapsody
Ø Augustin Barrios Mangore: Vals nº 3
Ø Niccolo Paganini: Caprice nº 24
Ø Stepan Rak: Rumba
Ø Anon.: Gentleman with One Brown shoe

INTERVALO


II PARTE

Ø Augustin Castellon Sabicas: Malagueña
Ø Manuel de Falla: Spanish Dance from La vida Breve *(Arr. Galina Vale)
Ø Augustin Barrios Mangore: Cancion de la Hilandera
Ø Sergei Rachmaninov: Prelude in G-minor, op. 23 nº 5
Ø Pavel Steidl: Elise
Ø Roland Dyens: Fuoco from Libra Sonatine
Ø Gioachino Rossini: Tarantella (Arr. J. Morel)
Ø Modest Petrovich Mussorgsky: The Bohatyr Gate of Kiev from Pictures at Exhibition (Arr. K. Yamashita)

ENCERRAMENTO

Ingresso: €10,00 (doação)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.