domingo, maio 13, 2007

Milhares felicitam Ramos horta pela sua eleição para presidente

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL 12 DE MAIO DE 2007

O Primeiro-Ministro Dr. José Ramos-Horta está muito emocionado com as felicitações e votos de êxito que, através de milhares de mensagens, tem recebido desde a sua eleição para Presidente da República.

Mensagens de encorajamento e apoio começaram a chegar nas horas que antecederam o dia da eleição e avolumaram-se, somando milhares nos últimos dias, vindas de todo o lado, de pessoas comuns de todas as regiões do país a presidentes da República e outros amigos de Timor-Leste em todo o mundo.

“Sinto-me muito comovido pelos milhares de mensagens e telefonemas que estou a receber de timorenses de todo o país, dos mais pobres e humildes até líderes locais. A confiança que demonstram contribui para a minha determinação de levar avante o compromisso de lutar contra a pobreza e promover o desenvolvimento económico da nossa sociedade”, disse o presidente-eleito Dr. José Ramos-Horta.

Entre as felicitações recebidas do estrangeiro estão as do Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, do Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, do Primeiro-Ministro da Austrália, John Howard, do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e de líderes de outros países vizinhos.

“Apreciei os telefonemas dos presidentes Susilo Bambang Yudhoyono e Aníbal Cavaco Silva. Além das felicitações, convidaram-me a visitar os seus países e eu convidei-os a visitarem Timor-Leste. Os convites foram aceites”, declarou o Dr. Ramos-Horta.

A conversa telefónica com o Presidente Susilo permitiu ainda abordar assuntos da maior importância nas relações bilaterais.

“Falámos da questão da finalização da demarcação da fronteira terrestre e da aplicação do sistema de passes fronteiriços, que reforçará o comércio local e os laços familiares e económicos”, disse o Dr. Ramos-Horta.

“Também tive oportunidade de falar ao Presidente Cavaco Silva no nosso interesse em reforçar a cooperação bilateral. Entre outras áreas, Portugal pode alargar o seu apoio na formação policial e militar”, afirmou.

“O progresso e o desenvolvimento do nosso país estão há muito adiados e as expectativas são elevadas. Farei tudo o que esteja ao meu alcance para que a minha presidência contribua, no plano político e no plano económico, para que o nosso amado país alcance finalmente uma vida melhor, beneficiando todos os timorenses, especialmente os mais necessitados e humildes”, declarou o presidente eleito. – FIM

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.