domingo, maio 13, 2007

Notícias - traduzidas pela Margarida

TIMOR-LESTE: PRESIDENCIAIS NÃO DÃO GARANTIAS DE VITÓRIA PARA AS PARLAMENTARES

Dili, 11 Maio (AKI) – A clara vitória de José Ramos Horta na corrida presidencial de Timor-Leste não significa necessariamente que o seu partido repita o sucesso nas eleições parlamentares em Junho, de acordo com Damian Kingsbury, um académico e perito Australiano. Numa entrevista com Adnkronos International (AKI) Kingsbury indicou que a Fretilin, o partido do candidato derrotado à presidência Francisco 'Lu-Olo' Guterres, ganhará as eleições.

De acordo com resultados não oficiais, Horta garantiu 73 por cento dos votos na segunda volta de Quarta-feira que correu pacificamente.

"As duas principais características das eleições foram a alta participação eleitoral e a consistência da votação " disse.

Mais de 80 por cento dos 524,000 eleitores participaram na eleição, a primeira desde que Timor-Leste conquistou a independência em 2002. Na primeira volta, em 9 de Abril, Guterres tinha obtido perto de 28 por cento das preferências. Seis candidatos derrotados pediram então aos seus apoiantes para apoiarem Horta na segunda volta.

Horta disse que "trabalhará para acelerar o desenvolvimento económico do país promovendo investimento estrangeiro, erradicando a pobreza e sarando as feridas da violência do ano passado."

As eleições presidenciais realizaram-se um ano depois de tensão política e violência que polarizou muita da população, forçou uma mudança de governo, forçou 150,000 Timorense a abandonarem as suas casas. Na violência acalmada com a chegada de tropas estrangeira, muita gente foi morta.

Kingsbury sublinhou que a Fretilin continua a ter um forte centro de apoiantes que provavelmente será o suficiente para a fazer ganhar as eleições em 30 de Junho.

Deste consistente comportamento eleitoral, é agora possível assumir que a Fretilin terá à volta de 30 por cento dos votes nas próximas eleições parlamentares em Junho, o que será suficiente para obter a maioria.

As eleições legislativas são consideradas mais importantes que as presidenciais, no sistema político Timorense, o poder reside no primeiro-ministro, o membro do partido a quem é dada a tarefa de formar o governo.

Em qualquer caso, de acordo com as previsões dos analistas, a Fretilin precisará do apoio de outros partidos para formar o governo e se o partido de, liderado pelo antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, não conseguir encontrar um parceiro, a tarefa de formar o governo irá para o partido que ficar em segundo lugar.

Entre os corredores de topo Kingsbury indicou o partido do corrente presidente Xanana Gusmão, o Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor, ou o Partido Democrático.

(Fsc/Aki)

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Sexta-feira, 11 Maio 2007
Relatos dos Media Nacionais

Lu-Olo: na democracia existe vitória e derrota
O candidato presidencial da Fretilin Francisco Guterres Lu-Olo afirmou que aceitará a vitória ou a derrota e que aceitará o resultado com dignidade. (DN)

Operação contra Alfredo continua ainda
Numa conferência de imprensa da UNMIT na Quinta-feira (10/5) no quartel-general da UNMIT Obrigado Barracks, o Representante Especial do Secretário-Geral em Timor-Leste Atul Khare disse que o comandante da Força Internacional de Estabilização (FIE) Brigadeiro Mal Rerden não suspendeu a operação para capturar o foragido Alfredo Reinado.

O Sr Khare revelou que não se podia suspender a operação para capturar Reinado porque não existe razão clara para isso. Disse que a operação da FIE para capturar o foragido Reinado continua. (DN)

Atul Khare: “UNMIT está pronta para cooperar com o presidente eleito”
Numa conferência de imprensa na UNMIT na Quinta-feira (10/5) no quartel-general da UNMIT Obrigado Barracks, o Representante Especial do Secretário-Geral em Timor-Leste Atul Khare declarou que a UNMIT está preparada para colaborar com o novo presidente da República. Disse que a UNMIT continuará a trabalhar no desenvolvimento do processo democrático em Timor-Leste. (DN)

Atul Khare: “O trabalho da polícia não proíbe as actividades dos media”
Em resposta a uma pergunta no encontro semanal da UNMIT com os media, ontem, o SRSG Atul Khare disse que o papel dos media em Timor-Leste é muito importante. A resposta seguiu-se a perguntas sobre a interferência da polícia contra os media numa Escola Primária em Aituri Laran, Lahane Dili. O SRSG disse que é papel dos media recolher e fornecer informações para toda a gente de Timor-Leste. Acrescentou que a UNPol presta segurança de acordo com as leis eleitorais e que não proíbem a actividade dos media. (DN)

Horta pede à ONU para tratar das eleições legislativas
Depois de receber as ambulâncias do Kuwait para Timor-Leste na Quinta-feira 10/5) no porto de Dili, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos Horta disse que pedirá à ONU para assistir dando apoio técnico nas eleições parlamentares.

Revelou que antes das eleições parlamentares em 30 de Junho, consultará os partidos políticos sobre o papel que a ONU deve ter. (STL)

Avião espião da FIE despenhou-se
Chefes militares Australianos em Timor-Leste fizeram aterrar uma frota de aviões espiões não tripulados depois de um se ter despenhado sob uma casa em Dili. O avião de controlo remoto despenhou-se depois de levantar voo e ter mergulhado em cima de uma casa. Ninguém ficou ferido. Uma equipa da Força Aérea Australiana voou para Timor-Leste para investigar o acidente. (TP)

Rogério recolheu à prisão de Becora para sete anos e meio de prisão
O Tribunal de Recurso em Dili tomou a decisão final no caso de Rogério Tiago Lobato.

O presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes mencionou que Lobato foi sentenciado a sete anos e meio de prisão. (DN e TP)

Indonésia saúda vitória de Ramos-Horta
Agence France-Presse – Maio 11, 2007 10:37pm

A Indonésia saudou a vitória de José Ramos-Horta nas eleições presidenciais de Timor-Leste, e disse que estava confiante em forjar uma relação forte com o laureado do Nobel.

“Estamos confiantes que teremos uma relação boa e construtiva com ele (Ramos-Horta),” disse o porta-voz presidencial Dino Patti Djalal.

O Presidente Indonésio Susilo Bambang Yudhoyono era esperado telefonar ao Sr Ramos-Horta no final de Sexta-feira para dar as suas congratulações, relatou o Detikcom, website noticioso.

A Indonésia enviará ainda uma delegação à tomada de posse do Sr Ramos-Horta no final do mês, disse Patti Djalal.

O Sr Ramos-Horta, que ganhou o Nobel da Paz de 1996 por ter patrocinado a luta de Timor-Leste pela independência da Indonésia na cena mundial, obteve 69 por cento dos votos na eleição de Quarta-feira.

A Indonésia ocupou a antiga colónia Portuguesa durante 24 anos até 1999, quando Timor-Leste optou pela auto-determinação num referendo administrado pela ONU.

O período que rodeou o referendo ficou manchado por uma orgia de violência e de destruição que matou 1400 pessoas e de que foram acusados as forças militares Indonésias e gangs e milícias associadas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.