Tradução da Margarida.
Quarta-feira, 11 Outubro 2006
Reportagens dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste
Exibição de documentário incita a crise étnica: Isac
O deputado Leandro Isac (Independente) disse que a campanha política da Fretilin através da exibição de um filme documentário intitulado “a queda de um Primeiro-Ministro” sobre a crise, pode inflamar a crise política militar que a nação enfrenta correntemente. Isac sente que a exibição do filme não contribui para a paz e que isso mostra que a Fretilin quer incitar as pessoas e aprofundar a crise étnica. Disse que como um partido histórico, a Fretilin deve tratar as pessoas com igualdade ou enfrentar as consequências de falhar. (STL)
Chegada de mais polícias
De acordo com o Vice-Ministro do Interior, José Agostinho Sequeira ‘Somaxo’, chegaram na Segunda-feira das Filipinas, Bangladesh e El Salvador à volta de mais 140 polícias da ONU. Sequeira disse que chegarão na próxima semana mais policias de Portugal, Nova Zelândia e Paquistão e uma vez que estejam todos no terreno manterão a segurança à volta de Dili e alguns em postos permanentes, acrescentando que já mais dois postos foram identificados, um será em Hera. Disse que alguns países enviaram entre 10-20 oficiais da polícia. (DN)
Companhia Indonésia vai implementer projecto
Uma projecto de emissão nacional será implementado por uma companhia Indonésia, devido à sua experiência e interesse em finalizar o projecto por volta de Abril de 2007, relatou hoje o Diario Nacionaly. A Ministra das Finanças e do Planeamento, Madalena Boavida e Wahyunddin Bagenda, Director da PT. Len Industry (Persero) assinaram o acordo na Terça-feira em Dili. Portugal doou 1,2 milhões de euros para garantir seis estações nos distritos de Lospalos, Baucau, Dili, Maliana, Suai e Oecussi. O governo também estabeleceu verbas do orçamento do ano fiscal 2006/2007 para os distritos de Aileu, Manufahi, Ainaro, Liquiça, Ermera Manatuto e Viqueque. De acordo com Antonino Bianco, Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, o objective principal é para disseminar a informação da campanha eleitoral e informações às pessoas pelo país. Bianco disse que é também um investimento para garantir o desenvolvimento de Timor-Leste. (DN)
Trabalhador esfaqueado
Anastásio Fernandes da Costa, um empregado do STAE, foi esfaqueado por alegadamente ser o irmão duma pessoa acusada de matar um jovem em Colmera na Segunda-feira. De acordo com um membro do pessoal do STAE, que não quis revelar o nome, um grupo de pessoas desconhecidas foram ao escritório à procura de Anastasio que estava ausente do trabalho.
Apesar de pedidos dos seus colegas para não regressar ao trabalho devido à acusação de que o seu irmão mais novo estava alegadamente envolvido na morte de Santino, regressou para trabalhar na Terça-feira. Cerca das 3:00 pm do mesmo dia, um grupo de pessoas assaltou-o no seu escritório e esfaqueou-o, deixando o local somente depois de a vítima estar inconsciente. Foi levado para o hospital e submetido a uma operação de emergência. Entretanto, o corpo de Santino foi levado para ser enterrado na sua aldeia. (DN)
RTTL Reportagem de Monitorização de Notícias
11 – 10 – 2006
Clinica Bairo Pité:
O Director de Saúde da Clínica Bairo Pite, Dr. Daniel disse à RTTL que a sua clínica recebe muitos doentes, em relação com a situação corrente. O Dr. Daniel declarou que cada dia aumenta o número das pessoas feridas por rama ambon (as setas de arco). O Dr. Daniel declarou que os jovens de Timor-Leste devem mudar a sua mentalidade. Disse que os jovens deviam reflectir e pensar sobre o futuro do país e o seu próprio futuro.
.
quinta-feira, outubro 12, 2006
UNIMIT – Revista dos Media Diários
Por Malai Azul 2 à(s) 03:11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário