quinta-feira, outubro 12, 2006

Onde está relatório da ONU?

Rádio Renascença - 11/10/2006 - 09:40

A Fretilin, partido maioritário timorense, considera "inaceitável" que a divulgação do relatório da Comissão da ONU continue a ser "sistematicamente adiada",exigindo a entrega até 5ªfeira.

A Comissão de Inquérito foi criada pela ONU a 12 de Junho para investigar os dias de violência.

A divulgação do relatório daquela Comissão, onde serão identificados os culpados pela violência registada em Abril e Maio no país, esteve inicialmente marcada para 7 de Outubro, mas atrasos na tradução do documento para tétum, português e bahasa indonésio não permitem antecipar a data efectiva de entrega.

A posição da Fretilin, expressa em conferência de imprensa pelo secretário -geral adjunto, José Reis, reflecte o debate suscitado segunda-feira e terça-feira em Díli, no decorrer da reunião da sua Comissão Política Nacional.

Na conferência de imprensa, José Reis justificou a exigência da entrega do original em língua inglesa ao Parlamento Nacional "para evitar suspeitas por parte da população de manipulação do documento".

Fonte das Nações Unidas disse à Lusa que o texto original em inglês já foi entregue a Kofi Annan.

Segundo a Fretilin, o adiamento sistemático da divulgação do relatório, "longe de contribuir para atenuar o impacto do mesmo e ajudar a melhor gerir as expectativas, só pode provocar incompreensões e reduzir a confiança no processo".

Para antecipar a resposta a uma eventual escalada de violência relacionada com a divulgação do relatório, o Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, e as Nações Unidas elaboraram planos de contingência.

O relatório incluirá os depoimentos daquelas fontes, e, sobretudo, recomendações que reforcem a responsabilidade, tendo em conta os mecanismos jurídico-le gais existentes em Timor-Leste, pelos crimes e violações de direitos humanos alegadamente cometidos particularmente a 28 e 29 de Abril e entre 23 e 25 de Maio.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque tanta pressa e ansiedade? Primeiro deveria sair o relatorio sobre o 4 de Dezembro de 2003. Ja se passaram tres anos e nada. Alkatiri prometeu que o relatorio sairia em 46 horas, mas ja la vao 3 anos, isto e, muitos milhares de horas. O que e prometido e devido.
Espero que o/a Malae Azul e a Margarida ou Paula nao censurem este comentario. Deixe la que amanha vou fazer um comentario favoravel ao Alkatiri, mas primeiro tenho que ir ao meu livro da astrologia, para ver se terei alguma sorte em nao ser censurado.
Gasolina do Estado

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.