quinta-feira, abril 05, 2007

Timor Leste entra em período de reflexão

O Primeiro de Janeiro – 05 de Abril de 2007

Os boletins de voto para as eleições presidenciais de nove de Abril em Timor Leste começaram a ser distribuídos, num dia tenso e movimentado em Díli, onde se cruzam oito candidatos à sucessão de Xanana Gusmão.

Incidentes ocorridos ontem em Díli, último dia da campanha presidencial, provocaram 19 feridos, um deles em estado grave, vítimas de apedrejamentos entre apoiantes de partidos adversários. “Até ao momento entraram no hospital 19 feridos, a maior parte são jovens e um deles que foi atingido com uma pedra na cabeça tem ferimentos muito graves”, disse a responsável pela urgência do Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli. Os feridos são jovens que se envolveram em apedrejamentos numa altura em que caravanas de cinco candidatos percorriam as ruas da capital.

Os episódios mais graves ocorreram junto ao edifício da embaixada da Austrália, numa das principais artérias da capital timorense, na altura em que passava a caravana de Francisco Guterres «Lu Olo», candidato apoiado pela Fretilin. De acordo com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, a actualização do recenseamento registou um total de 522,933 eleitores “com a possibilidade de exercerem o direito de voto”.

Apesar de terminar oficialmente apenas na sexta-feira, as festividades da Páscoa, num país tão católico como Timor, «impedem» a prossecução da campanha. Estas eleições são as primeiras após a independência em 20 de Maio de 2002.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.