quinta-feira, abril 05, 2007

Balanço dos confrontos

Rádio Renascença - 04-04-2007 15:28

No hospital de Díli, em Timor-Leste, calcula-se que tenham dado entrado cerca de meia centena de feridos, em resultado dos confrontos entre apoiantes dos vários candidatos presidenciais.

António Caleras, médico naquele hospital, adiantou à Renascença que foram assistidas 18 pessoas vítimas de agressão, quatro das quais com ferimentos de maior gravidade. Entretanto, algumas dezenas de pessoas estão retidas numa coluna de viaturas que foi atacada à pedrada, na zona de Metinaro, em Timor-Leste.

Por sugestão das forças policiais das Nações Unidas, os veículos estão parados até que haja condições de serem escoltados para um ponto seguro.

É o mais recente episódio de violência, neste que foi o último dia de campanha eleitoral para as eleições Presidenciais da próxima segunda-feira.

Entretanto, os 77 militares da GNR, que esta semana foram enviados para Timor como reforço do subagrupamento Bravo, vão começar a trabalhar no sábado, dois dias antes das eleições Presidenciais. O grupo chegou ontem a Díli, mas ainda vai precisar de alguns dias para estar em condições de actuar. Nesta fase de instalação, os dois novos pelotões estão a tratar, nomeadamente, das viaturas e das armas que seguiram de Lisboa para apoiar este reforço.

Os militares da GNR estão também a receber a formação que todos os polícias estrangeiros recebem quando chegam a Timor-Leste, explicou à Renascença Mónica Rodrigues, porta-voz da força da ONU

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.