quinta-feira, abril 05, 2007

Comunicado

COMUNICADO DE IMPRENSA CONJUNTO - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL EM TIMOR-LESTE

Agora que este período da campanha presidencial está a terminar, e que faltam apenas alguns dias para o povo de Timor-Leste ir às urnas para eleger o seu próximo Presidente, desejamos saudar o povo e as instituições da República Democrática de Timor-Leste pela organização das suas primeiras eleições nacionais soberanas.

Acreditamos no empenho do povo timorense no funcionamento da democracia e esperamos que a eleição presidencial decorra de forma livre e pacifica. O mundo recorda a coragem e a unidade demonstradas pelo povo timorense no Referendo de 1999 e, desde então, a sua dedicação à continuidade do processo democrático. Apelamos a todos os cidadãos para que exerçam o seu direito de voto e que se comportem de forma apropriada. Não há lugar à violençia nem ao uso de outros meios coercivos durante a votação ou como reacção aos resultados eleitorais.

Após a votação, todos aguardaremos os resultados. Será importante que todos aceitem os resultados, como reflexo da realização de uma eleição livre e justa e da vontade do povo. Quaisquer preocupações relativas a irregularidades eleitorais deverão ser seguidas pelos mecanismos para a resolução de diferendos previstos na lei e regulamentos timorenses.

Reiteramos o nosso apoio ao povo de Timor-Leste e esperamos continuar a cooperar com as suas instituições, e a trabalhar para a união do povo no desenvolvimento do país.

Sua Execelência Sr. João Ramos Pinto - Embaixador de Portugal
Embaixadora da Nova Zelândia - Sua Execelência Sra. Ruth Nuttall
Sua Execelência Sr. Kenji Shimizu - Embaixador do Japão
Sra. Eleanor Nagy - Encaregada de Negócios Embaixada dos Estados Unidos da América
Sr. Miguel Amado - Representante Especial da Comissão Europeia

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.