segunda-feira, abril 09, 2007

A visão de Luiz Betanzos

RR
Timor-Leste
08-04-2007 22:52

Abrem às 23 horas (hora de Lisboa) as urnas para as Eleições Presidenciais em Timor-Leste. A Renascença falou com o Chefe dos Observadores.

Depois de um ano de instabilidade e de divisões profundas, um dos países mais recentes do mundo e também dos mais pobres abre esta segunda-feira um novo ciclo político.

Para já, as coisas correram melhor do que se esperava. É o que revela o espanhol Luiz Betanzos, chefe da equipa de observadores eleitorais internacionais no terreno.

“Pois, correu um pouco melhor do que pensávamos. A campanha foi longa mas o número de incidentes foi menor do que se pensaria. Há oito candidatos, muito activos, houve muitas manifestações. Vamos a ver o que se passa hoje, quanto à campanha, correu bem”, disse.

Quanto ao dia de hoje, Betanzos prefere esperar para ver.

“Não se sabe. A Comissão Eleitoral é uma instituição nova, um pouco débil como instituição, tem carências como muitas outras instituições timorenses que são novas. Empenharam-se e tem a assistência técnica das Nações Unidas. Em princípio, esperamos que corra tudo bem mas, até ao final do dia, não se sabe. Há que esperar algumas horas”.

Por fim, Luiz Betanzos confirma o assalto a uma cidadã brasileira, que teve de receber tratamento hospitalar. No entanto, desconhece que a mesma seja uma das observadoras eleitorais destacadas para acompanhar as eleições.

“Sei que houve uma brasileira assaltada ontem à noite, mas não tenho confirmado que seja uma observadora eleitoral. Aqui, infelizmente, existem crimes comuns, mas nós não temos confirmação que seja observadora ou que esteja relacionada com as eleições”, acrescentou o chefe dos observadores.

RR

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.