O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informa que passa bem a juíza Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres, ferida ontem num assalto na capital de Timor-Leste, Dili. Ela é uma das integrantes da missão de observadores brasileiros que acompanha a eleição presidencial do país.
Segundo o ministério, a juíza está em recuperação na casa do embaixador Antônio de Souza e Silva e já se comunicou com a família no Brasil.
Vários focos de tensão têm sido registrados por todo o país, aumentando receios de que a eleição provoque nova onda de violência.
Desde 23 de Março, os oito candidatos percorreram praticamente o país todo em campanha. Intrigas entre candidatos deixaram dezenas de feridos em diversos pontos do país, sobretudo na capital, provocando intervenção das forças internacionais de segurança. Na última quarta-feira, 19 pessoas ficaram feridas.
Para acompanhar as eleições presidenciais, estão em Timor cerca de dois mil observadores, dos quais 180 são internacionais. O Brasil tem o maior número de representantes entre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Timor foi colónia de Portugal.
Oito candidatos concorrem à sucessão de Xanana Gusmão nesta que é a primeira eleição após a independência de Timor-Leste, ocorrida em 20 de Maio de 2002 - a região permaneceu sob domínio da Indonésia por mais de duas décadas.
Devem votar cerca de 520 mil, o que representa pouco mais da metade da população. Dili é a cidade com o maior número de eleitores (99,2 mil), seguida por Baucau, com 60,5 mil.
Os favoritos são Francisco Guterres "Lu Olo" e o primeiro-ministro José Ramos Horta. Os demais concorrentes são Francisco "Lasama" de Araújo, João Carrascalão, Francisco Xavier do Amaral, Manuel Tilman, Avelino Coelho e Lúcia Lobato.
segunda-feira, abril 09, 2007
Observadora brasileira ferida em Díli encontra-se bem
Por Malai Azul 2 à(s) 06:42
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário