segunda-feira, abril 09, 2007

Timor-Leste/Eleições: Situação em Díli "é muito calma", diz comandante da UNPol

Díli, 09 Abr (Lusa) - O comandante em exercício da Polícia das Nações Unidas (UNPol) no distrito de Díli afirmou hoje à Agência Lusa que a situação na capital timorense é "muito calma", não havendo, "para já", registo de qualquer incidente.

Segundo o subintendente português Leitão da Silva, em Díli, a abertura das urnas para as eleições presidenciais de hoje em Timor-Leste decorreu sem problemas e com calma, o mesmo tendo acontecido durante a noite, "que era uma das grandes preocupações" das forças de segurança.
"A noite foi muito calma em Díli e, após a abertura das mesas de voto, não se registaram, para já, cerca de uma hora depois, quaisquer incidentes", sublinhou Leitão da Silva.

Ainda em relação ao início da votação, afirmou uma hora após a abertura das urnas, "já há muita gente" à espera de votar e, nalgumas mesas de voto de Díli, já se registavam filas com cerca de 400 eleitores.

"A situação está muito calma", insistiu, lembrando que a segurança da cidade está garantida em "locais chave" da capital, com efectivos destacados nos locais "mais problemáticos".

"Estamos na Rotunda do Aeroporto, no Bairro de Taibessi (na saída sul da cidade), em Metinaro (na periferia leste), um dos pontos críticos durante estas eleições, no Bairro de Pité, um dos mais problemáticos da cidade nos últimos três meses, e ainda junto ao Palácio do Governo", explicou.

O subintendente português lembrou que, para cada uma das 45 assembleias de voto existentes na capital timorense, há pelo menos dois agentes policiais.
"Há dois elementos da polícia em cada centro de voto (assembleia de voto), ou da UNPol ou da PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste). A excepção é na ilha de Ataúro, onde a segurança nos dois únicos centros de voto é garantida por elementos da PNTL", referiu.

Na capital timorense, adiantou, as forças de segurança montaram uma operação especial de segurança para as eleições, que começou às 09:00 locais de sábado (01:00 do mesmo dia em Lisboa).

"Além do primeiro círculo, criado com a presença de dois agentes da polícia em cada centro de voto, foi também criado um segundo, com patrulhas motorizadas e que conta com 300 homens, 225 da UNPol e os restantes de uma das unidades autónomas de polícia, neste caso o sub-agrupamento Bravo, da GNR", sublinhou.

"Estarão 300 homens em permanência em turnos de 12 horas, o que, permite a actuação de 600 homens em 24 horas", acrescentou Leitão da Silva.

O subintendente português adiantou que, sábado, as operações de distribuição do material de voto na capital timorense foram "um sucesso", tendo começado às 13:30 locais (05:30 em Lisboa) e terminado "ainda à luz do dia".

Mais de 520 mil eleitores timorenses estão inscritos para votar nas presidenciais de hoje, a que concorrem oito candidatos.
PRM/JSD.
Lusa/Fim
Agência LUSA

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.