segunda-feira, abril 09, 2007

Os perfis dos candidatos

Público – 08 de Abril de 2007

Francisco Guterres "Lu-Olo"
52 anos, natural de Ossú


É Presidente do Parlamento Nacional e da Fretilin (com maioria absoluta). Foi ele quem leu a proclamação da independência, em 20 de Maio de 2002. Único dos candidatos e dos raros timorenses que permaneceram na guerrilha desde a invasão, em 7 de Dezembro de 1975, até à saída do contingente indonésio, em Outubro de 1999.

Avelino Coelho da Silva
45 anos, natural de Manatuto


Envolveu-se na resistência clandestina enquanto estudava em Jacarta Relações Internacionais e Direito. Líder do PST (Partido Socialista Timorense, um deputado). Descende de um minhoto, exilado em Timor nos primeiros anos do regime de Salazar, e que ali morreu durante a ocupação japonesa do território, entre 1942 e 1945.

Francisco Xavier do Amaral
70 anos, natural de Turiscai (Maubisse)


Chegou a receber as primeiras ordens, mas abandonou a via sacerdotal. Fundador e primeiro presidente da ASDT (mais tarde Fretilin) e da autoproclamada República Democrática de Timor-Leste. Preso pelos companheiros, acusado de "traição", foi capturado e exibido em público pelos militares indonésios, que o mantiveram sob prisão virtual, durante 22 anos. No regresso a Timor, apesar de reabilitado pela Fretilin, optou por fundar o seu próprio partido, a ASDT (três lugares no Parlamento).

Manuel Tilman
60 anos, natural de Maubisse, advogado, professor


Secretário-geral do KOTA (monárquico), ocupa um dos dois lugares conquistados pelo seu partido no Parlamento. Foi deputado da ASDI na Assembleia da República Portuguesa. Fixou-se, posteriormente, em Macau. Pertenceu à direcção do CNRT na Convenção de Peniche.

Lúcia Lobato
42 anos, natural de Liquiçá, advogada


Deputada pelo PSD (Partido Social-Democrata, seis lugares no Parlamento), liderado por Mário Carrascalão. É prima direita do ex-ministro do Interior, Rogério Lobato. Obteve grande apoio popular durante a campanha, vinda sobretudo do eleitorado feminino, e pode ser uma das surpresas de amanhã.

José Ramos-Horta
57 anos, natural de Díli, Prémio Nobel da Paz 1996


Filho de mãe timorense e pai português, deportado por Salazar devido à sua participação na Revolta dos Marinheiros, em 1936. Membro da delegação externa da Fretilin, partido que abandonou em 1988, desenvolveu, em paralelo, uma carreira académica. Primeiro-ministro de Timor-Leste desde 8 de Julho de 2006, após a demissão de Mari Alkatiri. Antes, fora ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa. Candidato favorito da imprensa internacional, a participação nos comícios chegou a ser inferior, nalguns casos, à de vários outros concorrentes considerados "menores".

João Viegas Carrascalão
62 anos, natural de Liquiçá


Cursou Topografia e Agrimensura em Luanda e especializou-se em Cartografia na Suíça. É presidente da UDT, de que foi um dos fundadores. Dirigiu o golpe de 11 de Agosto de 1975 de que resultaram a guerra civil e a saída do governador Lemos Pires e do contingente português para a ilha do Ataúro. Exilou-se durante a ocupação indonésia, que combateu, tendo feito base na Austrália. Integrou os órgãos dirigentes do CNRT.

Fernando "Lasama" de Araújo
44 anos, natural da região de Ainaro, centro do país


Presidente do PD (Partido Democrático, sete deputados). Testemunhou, aos 12 anos, o massacre de 18 elementos da família, pelo exército indonésio. Estudante de Letras, em Bali, foi secretário-geral da Renetil (Resistência Nacional dos Estudantes de Timor-Leste). Detido em 1991 e condenado a seis anos e quatro meses de prisão. As mobilizações eleitorais que obteve, a idade e o facto de representar o segundo partido mais votado, a seguir à Fretilin, contribuem para que muitos prevejam uma votação elevada na sua candidatura.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.