sexta-feira, abril 06, 2007

"O povo timorense deu-nos a certeza da vitória" - FRETILIN



Díli, 05 Abr (Lusa) - O vice secretário-geral da FRETILIN, José Manuel Fernandes, disse hoje numa conferência de imprensa em Díli que o candidato Francisco Guterres "Lu-Olo", apoiado pelo partido, vai vencer as eleições presidenciais logo na primeira volta.

"A participação do povo na campanha ultrapassou as nossas expectativas. O povo timorense deu-nos a certeza da vitória. Convictos desta vitória vamos continuar vigilantes e a trabalhar para que o voto que o povo nos vai confiar não seja desviado, porque temos a certeza de que vamos ganhar logo na primeira volta", disse o vice secretário-geral da FRETILIN.

Francisco Guterres "Lu-Olo" fez campanha hoje na ilha de Ataúro, terra natal da sua mulher e, segundo a FRETILIN, foi por esse motivo não esteve presente no debate transmitido pela Rádio Televisão de Timor Leste, que não contou, igualmente, com a presença de Francisco Xavier do Amaral, apoiado pela Associação Social Democrata Timorense.

"O nosso candidato, "Lu-Olo" tem um compromisso para com os nossos militantes de Ataúro. Não significa que tentou se escapar ao debate, mas o seu programa com os seus militantes é para ser cumprido", disse José Manuel Fernandes.

Para o partido com a maioria na Assembleia Nacional, os incidentes ocorridos na quarta-feira em Díli, quando as caravanas de cinco candidatos percorriam a capital, vão ser relatados à Comissão Nacional de Eleições.

"O que estamos agora a fazer é recolher mais dados para podermos avançar com algumas reclamações à CNE, pedindo para que haja uma intervenção por parte da comissão junto dos candidatos e dos seus apoiantes para que aproveitem melhor as suas campanhas. Para que façam uma campanha para a conquista de votos e não se verifique a violência que impede aos outros que exerçam o direito de se expressarem".

Na quarta-feira, registaram-se vários incidentes em Díli entre apoiantes de cinco candidatos e que, de acordo com a FRETILIN, provocaram ferimentos a mais de 30 militantes do partido.

"Registamos 33 feridos em Díli, três são de Ermera. Todos estes feridos são da FRETILIN, nós não sabemos se há feridos de outros partidos. Os ataques foram dirigidos contra a FRETILIN", afirmou José Manuel Fernandes, que exibiu durante a conferência de imprensa um dardo de metal, afirmando que tinha sido lançado contra a caravana de veículos com apoiantes de "Lu-Olo", na capital, sobretudo na estrada de Comoro, onde fica situado o Comité Central da FRETILIN.

"Quando os nossos apoiantes deixaram a sede foram atacados e dois deles ficaram gravemente feridos com objectos como este", disse José Manuel Fernandes.

Durante a conferência de imprensa, o vice secretário-geral da FRETILIN criticou o actual presidente da República, Xanana Gusmão, por ter estado presente, na quarta-feira, no comício de José Ramos Horta, "Nesta derradeira fase do processo eleitoral, as tarefas de um chefe de Estado em qualquer parte do mundo seria de apelar ao civismo dos cidadãos e à participação de todos e nunca andar atrás das campanhas eleitorais. Infelizmente é este o chefe de Estado que temos, sem nenhuma noção e cultura de Estado", afirmou.

As eleições presidenciais em Timor-Leste realizam-se no dia 09 de Abril. A campanha eleitoral termina na sexta-feira.

PSP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.