sexta-feira, abril 06, 2007

Comunicado - FRETILIN


FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE


FRETILIN - COMITÉ CENTRAL

COMUNICADO

Compatriotas!

Buiberes e Mauberes!

O sucesso das eleições que se avizinham dependem, mais uma vez, da capacidade de liderança dos líderes políticos e espirituais timorenses. Mais do que nunca se exige dos líderes capacidade de discernir.

O calendário eleitoral não podia ter sido o mais feliz. Pois, concluimos toda a nossa campanha numa sexta-feira que é santa para a maioria católica e cristã.

A FRETILIN, consciente da fé da maioria dos seus militantes e simpatizantes, e do povo em geral decidiu abster-se de fazer campanha hoje, sexta-feira santa e dar início à reflexão que terminará no domingo de Páscoa.

Nos últimos dois dias voltamos a assistir, aqui e acolá, alguma violência. Cidadãos nossos, comemorando a festa da democracia, sofreram agressões de toda a ordem. Cerca de quarenta militantes da FRETILIN deram baixa no hospital de Dili, de Gleno e de Baucau. Acreditamos que possa haver também cidadãos filiados noutros partidos, ou sem filiação, vítimas desta violência. Lamentamos que isso tenha acontecido. Desejamos a todos rápidas melhoras.

Em nome do Comité Central e, como Presidente e Secretário-Geral da FRETILIN, condenamos todo o tipo de violência contra qualquer cidadão, independentemente da sua filiação político-partidária.

Os militantes da FRETILIN têm sabido demonstrar a sua maturidade nos últimos dez meses de crise, respondendo à violência com um elevado grau de tolerância e contenção. Vamos manter esta nossa postura. Acreditamos na democracia e no voto de todo o nosso povo. A violência é arma daqueles que não querem a democracia. Por isso não respeitam as suas regras.

No limiar da campanha e, aproveitando os dias santos, apelamos a todo o povo para uma reflexão profunda sobre a importância da Paz e da Estabilidade. É o momento de reforçar a fé mas também de tornar a vossa/nossa vontade num acto esclarecido. A harmonia nas nossas vidas situa-se no equilibrio entre a fé e a vontade. Uma não pode ser usada para desviar a outra do seu caminho normal. E caminho normal é o do respeito pelas opções livremente assumidas por cada cidadão ou cidadã. Vamos estar atentos para que a nossa vontade não seja usada para nos desviar da nossa fé. Tampouco não devemos permitir que a nossa fé seja usada para ofuscar a nossa vontade.

Em democracia, o voto é um acto assumido conscientemente. Vamos todos votar com a plena consciência de que estamos a exprimir a nossa própria vontade, e não a dos outros.

Pela Democracia, Paz e estabilidade,

A LUTA CONTINUA!

Tolerância Máxima, Vigilância Total!

Dili, 6 de Abril de 2007

Pel' O Comité Central da FRETILIN

Francisco Guterres (LU-OLO) Mari H. Alkatiri

Presidente Secretario-Geral

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao sabia que este era o seu nome completo:
Francisco Guterres (LU-OLO) Mari H. Alkatiri

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.