Tradução da Margarida.
Outubro 18, 2006
O Timor-Leste Democracy Support Network saúda a saída do Relatório da Comissão Especial Independente de Inquérito da ONU para Timor-Leste
O relatório de ontem, de 88 páginas abre caminho para o regresso à normalidade em Timor-Leste, disse o porta-voz do TDSN, Sahe da Silva. “A FRETILIN apelou à saída deste Relatório, e estudá-lo-á agora em detalhe”, disse o Sr Da Silva, que é também o porta-voz da FRETILIN na Austrália.
“Esperamos que seja emitida nos próximos dias uma resposta detalhada da liderança da FRETILIN, depois de terem tempo para o estudar como deve ser”.
Qualquer um que leia o Relatório verá como são complexos os conflitos que irromperam em Timor-Leste nos últimos seis meses. Muitas pessoas são acusadas de terem tido responsabilidades, e a muitas pessoas são recomendados processos. O que é importante é que foram estabelecidos um conjunto de factos, é um número de áreas identificadas que requerem mais investigação. O domínio da lei deve ser restaurado completamente.
Os grupos armados, particularmente os que estão sob comando do Major Reinado e de Rai'los devem render-se e enfrentar o sistema judicial. A FRETILIN apoia totalmente todos os esforços para resolver a crise através da aplicação das leis de Timor-Leste. Ninguém está acima da lei, e todos os que são suspeitos de a terem quebrado devem ser acusados e tratados pelo processo judicial de Timor-Leste.
“Não estamos surpreendidos que os media Australianos se tenham focado mais uma vez quase somente nas conclusões do relatório sobre o Secretário-Geral da FRETILIN Mari Alkatiri. A media Australiana tem estado obcecada com o Dr Alkatiri, e tem tentado responsabilizá-lo pela crise,” disse o Sr da Silva. “O Relatório na verdade diz que não há evidência que justifique o processamento do Dr Alkatiri por estar pessoalmente envolvido com qualquer distribuição ilegal de armas, como muitos alegaram”.
O Relatório da ONU diz que são necessárias mais investigações par ver se o Dr Alkatiri teve qualquer conhecimento da armação de civis. De facto, essas investigações começaram em Junho, imediatamente depois de Rai’los – a quem foi recomendado a abertura de um processo – ter feito as suas alegações no Four Corners. “As investigações estão a continuar, com a total colaboração do Dr Alkatiri, e damos as boas vindas a elas, como ele dá. Estabelecerão a verdade, que é a única base para a justiça,” disse o Sr da Silva.
TLDSN encoraja todos os amigos de Timor-Leste a lerem com atenção o relatório, e a apoiarem a investigação adequada dos crimes que diz que ocorreram. Somente quando o domínio da lei regressar a Timor-Leste terá o povo paz.
.
quarta-feira, outubro 18, 2006
TIMOR-LESTE DEMOCRACY SUPPORT NETWORK – Comunicado aos Media
Por Malai Azul 2 à(s) 23:34
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário