quarta-feira, setembro 27, 2006

Pequim optimista sobre cooperação económica com países língua portuguesa

Pequim, 26 Set (Lusa) - A China manifestou-se hoje optimista quanto ao futuro das relações económicas com os países de língua portuguesa (PLP), um dia após ter terminado em Macau o fórum de cooperação económica e comercial entre a China e os PLP.

"A China atribui importância à cooperação económica com os países de língua portuguesa", disse hoje Qin Gang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em conferência de imprensa de rotina.

"Estamos muito optimistas e encaramos de forma positiva a cooperação entre os dois lados, e esperamos que os países em causa continuem a realizar esforços para esse fim", adiantou o porta-voz, comentando os resultados do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa, cuja reunião ministerial decorreu em Macau a 25 e 26 de Setembro.

Qin Gang considerou ainda que desde a transferência de soberania de Macau para a República Popular da China em 1999, a cooperação entre a China e os países de expressão portuguesa tem vindo a desenvolver-se.

"Macau tornou-se uma plataforma importante e eficiente para a cooperação entre a China e os países de expressão portuguesa," referiu o responsável.

Qin Gang reiterou ainda o compromisso chinês de abrir uma linha de crédito de cerca de cerca de 79 milhões de euros (800 milhões de reminbis) para desenvolvimento de infra-estruturas nos PLP africanos, bem como o objectivo de duplicar o investimento bilateral até 2009 e atingir um volume de trocas comerciais entre os dois lados entre os 31,3 e os 39,1 mil milhões de euros (40 e 50 mil milhões de dólares americanos).

Segundo números oficiais divulgados em Macau, as trocas comerciais entre a China e os PLP atingiram na primeira metade de 2006 os 8,66 mil milhões de euros (11,067 mil milhões de dólares americanos), mais 68 por cento do que no mesmo período do ano anterior.

Em 2005, o volume de negócios cresceu 27 por cento face a 2004 para os 18,1 mil milhões de euros (23,19 mil milhões de dólares americanos), ultrapassando pela primeira vez a barreira de 20 mil milhões de doares americanos.

Criado em 2003, o Fórum Macau, que tem como designação oficial Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) é organizado pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e engloba todos os PLP à excepção de S. Tomé e Príncipe, que não tem relações diplomáticas com Pequim.

RBV-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.