Tradução da Margarida.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________
COMUNICADO AOS MEDIA
Setembro 25, 2006
Acordo sobre Eleições assinado pelo Primeiro-Ministro e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas
O Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta assinou hoje um acordo com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) que fornecerá apoio técnico e logístico durante as eleições Presidenciais e Parlamentares em 2007 em Timor-Leste.
O protocolo de apoio do UNDP que foi assinado hoje faz parte dos esforços da ONU para assistir nas eleições presidenciais e parlamentares. E complementa actividades que serão apoiadas pela Missão Integrada da ONU e por autoridades nacionais.
A nova missão da ONU certificará o processo eleitoral na base de avaliação das execuções e fornecerá assistência técnica em aconselhamento de políticas e de administração de eleições. Este projecto do UNDP focar-se-á no treino de observadores nacionais e internacionais e delegados dos partidos; aquisições; e actividades de educação cívica e de eleitores.
Uma equipa de certificação fiscalizará cada uma das fases do processo das eleições e certificará que se estão a seguir os níveis internacionais. Mr. Finn Reske-Nielsen, o Representante Especial do Secretário-Geral para Timor-Leste em exercício e o Representante Residente do Programa de Desenvolvimento da ONU, assinou o acordo.
“Gostaria de agradecer ao UNDP e à comunidade internacional pelo contributo da assistência nos próximos meses quando nos movermos para as eleições em 2007,” disse o Dr Ramos-Horta.
“O Governo dará o seu máximo para cooperar com todas as partes interessadas, com todos os participantes – primeiro para garantir que tudo é feito numa maneira justa e transparente, sem recriminações. O Governo trabalhará arduamente para criar as condições políticas e de segurança para todas as partes terem a possibilidade de exercer os seus direitos democráticos.
“Espero os próximos meses com confiança, que trabalhando juntos com o UNDP e a comunidade internacional, todos os Timorenses possam participar nas eleições com confiança.”
Mr. Finn Reske-Nielsen disse que o UNDP espera trabalhar estreitamente com o Governo e com todos as partes interessadas de modo que as eleições de 2007 possam ser um grande sucesso.
“A nova Missão tem a intenção de trabalhar arduamente para apoiar Timor-Leste em todos os aspectos das eleições,” disse. “Isto incluirá apoio técnico e logístico, aconselhamento de política eleitoral e de verificação ou de outros meios.”
.
Sem comentários:
Enviar um comentário