Tradução da Margarida.
Mark Aarons: não é uma ENORME coincidência que no dia em que a reportagem da Dateline por John Martinkus e David O'shea estava para ser emitida na SBS, o Alfredo casualmente saísse da Prisão.
No dia a seguir Rai Los desapareceu para o interior da montanha de Timor-Leste. Este é o mesmo Rai Los a quem foi dado tratamento preferencial pelo Presidente na reportagem da Dateline.
Talvez que a reportagem da Dateline foi credível.
Oficiais militares de topo em Timor-Leste confirmaram algumas das alegações levantadas por John Martinkus. Jornalistas ou críticos de John Martinkus deviam ir a Timor e validar essas alegações. Conhecendo Timor, os Timorenses não têm o hábito de dar informações alargadamente a todos os jornalistas, pode ser que os Timorenses estejam a confiar em John Martinkus e a dar-lhe informações que podem ser sensíveis.
Algo seriamente errado está a acontecer em Timor-Leste.
Mark tem falta de credibilidade nesta declaração sobre Timor e nada sabe da crise de Timor.
A FRETILIN continua a dar apoio ao Secretário-Geral Mari Alkatiri como dá a Estanislau da Silva porque é um membro da FRETILIN, é simples lógica. Não acharia surpreendente se as alegações contra Mari forem mandadas fora tal como as alegações de Mari receber um suborno foram mandadas fora esta semana pelos Tribunais em Washington, tal como Xanana clamava que a liderança da FRETILIN era ilegítima contudo o mais alto Tribunal em Timor-Leste provou que Xanana estava errado. Essa decisão do Tribunal foi tornada disponível para o público e foi baseada puramente na lei e sem qualquer interferência política.
Não me surpreenderia se Mari fosse reinstalado como Primeiro-Ministro se a FRETILIN ganhar as próximas eleições. Será uma decisão que os jornais Australianos atacarão e uma decisão que a Austrália não quer. Será com os Timorenses se querem ser bravos e mostrar a sua soberania, mesmo com intimidação Australiana.
Enfrentámos a Austrália nas negociações do Petróleo e do Gás e fomos vitoriosos.
…
… repare que Presidente no mundo pediria a um Primeiro-Ministro para sair com base em relatos sem fundamento num espectáculo de assuntos correntes internacionais.
Que Presidente no Mundo protestaria entre 2,000 pessoas lideradas por um indivíduo sem escrúpulos como Tara.
Só precisa de ver a reportagem da Dateline para ver quão burro é o Presidente por ter permitido a Rai Los estar na sua residência numa reportagem de entrega de armas.
O Presidente como símbolo da nação devia estar mais activo no objectivo de levar os deslocados a regressarem a casa. Ele prefere tratar do seu jardim e partilhar piadas com o Rai Los.
De qualquer modo, onde está Rai Los, porque é que fugiu para as montanhas. Está com medo que a justiça o apanhe.
.
quarta-feira, setembro 27, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 12:55
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário