segunda-feira, abril 16, 2007

Timor-Leste: CNE anuncia fim da análise das actas eleitorais - Votos a mais explicados

Correio da Manhã - Segunda-feira, 16 de Abril de 2007
F.J.G. com agências

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste explicou ontem que a inusitada multiplicação de votos numa assembleia eleitoral do distrito de Baucau se ficou a dever a um erro de preenchimento da folha oficial dos resultados. A revelação foi feita durante o anúncio do fim da análise, por parte da CNE, das actas e votos nulos e reclamados das Presidenciais de 9 de Abril.

Recorde-se que a assembleia de voto de Vae-Gae registou um total de mais de 300 mil votos válidos, quando em todo o distrito de Baucau havia apenas 60 552 eleitores inscritos. Apesar das aparências, não se tratou de uma fraude mas sim de um erro. O que aconteceu é que um técnico eleitoral colocou o número de identificação da mesa de voto, 0311301, no local onde deveria constar o total de votos. Assim, o que ficou escrito foi que 311.301 eleitores tinham votado naquele pequeno círculo eleitoral.

O presidente da CNE, Faustino Cardoso, revelou ainda que durante o processo de revisão das actas e apreciação dos votos nulos e reclamados foram detectadas inúmeras outras “inconsistências” aritméticas. Este facto, adiantou, explica a demora na revelação dos resultados finais, que deverá ter lugar quarta-feira.

Um dos principais problemas de todo o processo, segundo Faustino Cardoso, foi a falta de formação “dos recursos humanos”, o que em parte se deve, afirmou, ao atraso na criação da CNE, que só a 15 de Janeiro começou a ser formada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Timor!!!!!!
Deram mostras de grande civismo.
Continuem a desenvolver a vossa democracia, para bem do povo e de todos.

Maracuja Maduro disse...

Timor do Norte a Sul!
Hoje com um poema de António Verissimo : AUSTRália.

Aqui vai o site : http://timordonorteasul.blogspot.com/

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.