segunda-feira, abril 16, 2007

Falharam recursos humanos, diz presidente da CNE

Díli, 15 Abr (Lusa) - O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste, Faustino Cardoso, afirmou hoje à agência Lusa que "um dos problemas" com o escrutínio da votação presidencial de 09 deste mês foi "a qualidade dos recursos humanos".

"Não é só um problema, são muitos, mas um deles é o aspecto do pessoal que exerce o dever de pôr em funcionamento o processo de eleição", admitiu Faustino Cardoso minutos antes da assembleia plenária da CNE.

Outro problema sublinhado por Faustino Cardoso foi a criação tardia da CNE, que não existia até 15 de Janeiro deste ano.

"Devia ter sido criada há mais tempo. Quando isso não acontece, vão haver com certeza consequências", afirmou o presidente da CNE.

"Começámos com zero. Não tínhamos nada. Até o edifício da CNE não era assim. Foi com o tempo que se desenvolveu. O mesmo se passou com os comissários", admitiu Faustino Cardoso quando questionado sobre se existe um problema interno com o porta-voz da CNE, o padre Martinho Gusmão.

"Temos deficiências e temos de aprender com a experiência, incluindo como se deveria instituir o mecanismo que possa garantir as informações saídas" da CNE, disse Faustino Cardoso.

"Para haver um funcionamento com qualidade, os comissários devem ter conhecimentos suficientes na área onde estão responsabilizados, para assim facilitar melhor o desempenho da sua tarefa", acrescentou.

Um dos 15 comissários eleitorais afirmou à Lusa que o ambiente esteve hoje "tenso" na CNE, sublinhando que a questão das declarações e do comportamento do porta-voz nas últimas semanas "foi directamente abordada".

"Chegou-se a um entendimento de que o porta-voz não fará declarações sem primeiro consultar o colectivo dos comissários", adiantou o mesmo elemento da CNE à Lusa.

Na conferência de imprensa, realizada na sede da CNE na presença de todos os comissários, Faustino Cardoso respondeu sobretudo a questões de observadores dos vários candidatos às presidenciais.

Uma mulher de Baucau perguntou-lhe mesmo "se todo o pessoal que enchia as estações de voto tinha tido alguma formação".

Faustino Cardoso admitiu que houve falhas no recrutamento dos funcionários da máquina eleitoral que organizou as eleições de 09 de Abril.

"O processo de recrutamento deve tomar em consideração o facto de ser necessário saber a forma como se pode assegurar a qualidade dos recursos humanos, para obter um melhor processo eleitoral", explicou Faustino Cardoso.

O presidente da CNE apontou outros problemas, como as actas de cada estação de voto indevidamente preenchidas ou com informação deficitária.

"Há também a questão da inconsistência dos números, devido à falta de qualidade dos recursos humanos que estão colocados na base", acrescentou Faustino Cardoso.

A CNE terminou hoje de madrugada a análise das actas e dos votos nulos e reclamados das presidenciais, num processo de apuramento nacional que tinha um prazo legal de 72 horas para ser concluído.

Esse prazo terminava às 00:00 de hoje (16:00 de sábado em Lisboa), mas a CNE vai tentar terminar o apuramento final dentro de mais 72 horas, até à próxima quarta-feira, dia 18.
É este o limite que a lei eleitoral dá à CNE para a elaboração das actas e afixação na sede da comissão.
PRM-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.