segunda-feira, abril 16, 2007

CNE termina apuramento nacional provisório

Díli, 15 Abr (Lusa) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste anunciou hoje o fim da análise das actas e dos votos nulos e reclamados das presidenciais de 09 de Abril, mas o escrutínio não está concluído e ainda não há resultados para anunciar.

Faustino Cardoso, presidente da CNE, declarou que o processo de revisão de actas e de decisão sobre os votos nulos e reclamados das 705 estações de voto das eleições presidenciais, vindas dos 13 distritos, terminou cerca das 04:30 de hoje (20:30 de sábado em Lisboa).

O processo iniciou-se no dia 12, "às 11:38" locais (03:38 de Lisboa), acrescentou Faustino Cardoso, perante uma sala onde os observadores eleitorais pelos vários candidatos estavam tão ávidos de questionar a CNE quanto os jornalistas.

O presidente da CNE explicou em detalhe em que consiste o apuramento de resultados, na sequência de irregularidades e situações "ilógicas" (segundo a expressão usada sábado pelo porta-voz da CNE, padre Martinho Gusmão).

Faustino Cardoso listou alguns dos problemas encontrados no processo de apuramento.
"As actas originais, as actas electrónicas, o envelope com os votos nulos, o envelope com os votos reclamados, as reclamações, o livro de presença de eleitores e lista de presença dos oficiais eleitorais, deveriam ter sido empacotados separadamente, o que não aconteceu em todos os casos", afirmou o presidente da CNE.

Faustino Cardoso reconheceu também que "os materiais eleitorais dos distritos de Baucau, Ermera, Manufahi e Oecussi não vieram separados, o que levou à abertura das urnas, sob as orientações dos comissários responsáveis do distrito e na presença de fiscais de candidatura e de partidos políticos e de observadores nacionais e internacionais".

"O processo de ordenar os documentos em dossiers por cada estação de voto foi meticuloso e demorado", acrescentou Faustino Cardoso.

Vários problemas surgiram no processo da revisão das actas, votos nulos e votos reclamados de cada estação.

"Um grande número das actas de estação de votação apresentaram inconsistências aritméticas que exigiu muito tempo a resolver. O número de votos nulos apresentados por estação de votação foi muito elevado, atingindo em alguns casos mais de 10 por cento dos votos", sublinhou.

Esta situação, explicou o presidente da CNE, exigiu muito tempo para apreciar e decidir sobre cada voto - "se o voto se mantém nulo ou se se classifica como válido".

Há actas que apareceram sem a informação necessária para serem processadas de imediato e que serão apreciadas pela CNE.

O presidente da CNE apresentou ainda uma lista de "inconsistências", desde a discrepância entre total de votos válidos e o total de votos distribuídos por candidato, passando por actas em que não consta o resultado obtido por cada candidato, mas apenas o total de votos válidos.

O processo de apuramento inicia-se com a chegada das urnas de votos de cada distrito. Os documentos são em seguida ordenados em dossiers, para serem apreciados pelos comissários.
A revisão das actas, a apreciação e decisão dos votos nulos e votos reclamados de cada estação de voto e a introdução dos dados actualizados por estação de cada distrito numa base informatizada são os outros passos do apuramento.

Após a assembleia plenária dos comissários, iniciada hoje à tarde, o relatório final da CNE será remetido ao Tribunal de Recurso, que receberá, no prazo de 24 horas, as queixas e reclamações. Só depois será anunciado o resultado final oficial.
PRM-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.