quarta-feira, outubro 11, 2006

"Resolving Timor-Leste’s Crisis" - Pedido de tradução à Margarida

Cara Margarida,

O documento "Resolving Timor-Leste’s Crisis" (versão PDF/ versão Word) elaborado pelo International Crisis Group, merecia estar traduzido para português.

Visto que tem 36 páginas, caso aceite fazê-lo, podia ir enviando a tradução por capítulos.

Obrigado.

.

12 comentários:

Anónimo disse...

OK. Depois de despachar as traduções do dia começo estas e vou-as pondo por capítulos.
Disponham sempre.

Anónimo disse...

O Relatorio do International Crisis Group (ICG) nao pode ser confundido com o das Nacoes Unidas.
O Relatorio do ICG e muito tendencioso. Tal como antes, tenta-se arranjar justificacoes
para crise culpando apenas os timorenses, em especial, o partido da maioria. No incio da crise, era o PM Mari Alkatori ou seja o SG do partido maioritario, agora e a propria FRETILIN que esta a ser alvejada directamente. Ja estavamos a espera disso. O bode expiatorio de tudo isso sera sempre a FRETILIN ou a sua lideranca. Quanto ao envolvimento da Australia, nem pensar. Nem o actual PM admite. Emfim! A media australiana voltou a fazer a campanha de desinformacao. Ate parece que o relatorio das NU ja e do conhecimento de alguns. A entrevista do Lateline ao RH debrucou essencialmente sobre o petroleo. Claro . Este e o maior interesse da Australia aqui em TL.
Temos que satisfazer a Australia mesmo a custa dos "sovereign rights"? Entao, estamos mal em termos da nossa soberania. Tenham em conta estas declaracoes. O que e que se pretende com isso?

Anónimo disse...

It's does not mean that we are move our with conflict of interece but we are ready with our interest to conflict , isn't it ?

Anónimo disse...

Ainda nao tive acesso ao Relatorio da ICG, mas regosijo-me com a informacao do comentarista que diz ser tendencioso contra a FRETILIN. Regosijo-me em saber que finalmente aparece uma organizacao internacional que e considerada contra a FRETILIN e o seu Secretario Geral. Se o Governador do Banco Mundial tivesse falado em desfavor do Governo que nessa altura era liderado pelo Secretario Geral da FRETILIN tambem teria sido classificado do mesmo modo, mas como teceu elogios a esse Governo, ate foi citado em sua defesa por varias vezes e pelo Secretario Geral da FRETILIN. Agora o homem deve estar mil vezes arrependido de ter acreditado naquela representante do Banco Mundial que o influenciou Devemos ter a mesma medida para todas as situacoes. Deixem la a ICG relatar o que viu e como viu ou o que sabe da FRETILIN. Nos os timorenses nao necessitamos de ler esse relatorio para sabermos que a FRETILIN e o seu Secretario Geral bem como outros seus membros que ocupam altas posicoes em Timor-Leste e a quem deve ser atribuida a maior parte das culpas de todos os maes que teem acontecido em Timor. Cometeram grandes crimes politicos. Administraram mal o Pais. Nao souberam respeitar os Paises vizinhos. Criaram um pessimo nome para um Pais como Timor-Leste que era o menino de oiro de quase todo o mundo. Fartaram-se de aproveitar daquilo que pertencia ao povo. Armaram-se em donos de Timor-Leste. E mais, e mais, que me levaria a gastar todo o pouco dinheiro que tenho so para pagar a conta do internet se fosse citar tudo. Sou pequenino e por isso nao me vieram pedir a opiniao. Se fosse grande, haveriam de ouvir o que e que o Lu Olo fez aos meus parentes no mato. Mas... e melhor ficar-me por aqui, para poder travar a minha ira pelo tanto mal que a FRETILIN fez e esta ainda a fazer aos pobres timorenses como eu.

Malai Azul 2 disse...

Obrigado, Margarida!

Anónimo disse...

Obrigado Margarida.

Anónimo disse...

It is important to draw the differences between this report and the official UN ICG.

Anónimo disse...

The difference is that the UN report will be an official account while this one remains the accounts of ICG only.

Anónimo disse...

Nao podemos dar culpa aos Australianos porque eles tambem tem direito sobre a nossa riqueza no mar de Timor em troco do BARLAKE da primeira dama Cristy Gusmao ... nao e segredo para nos os Timorences porque era isso o nosso cotume tradicional de Timor em relacao familiar antes do casamento , ao contrario o barlake da primeira ainda nao foi pago antes do casamento na igreija de Dare .... onde que esta o problema ?

Anónimo disse...

Todos falam em nome dos pobres e do povo para os seus intereces como os golpistas liderado pelo Xanana fazem actualmente em TL...so Deus e que sabe.... melhor nao perder tanto tempo com o grupo Xananista como Fernando Lasanmean e Rui Lopes ex miliciano da Indonesia que mataram muito no tempo da Indonesia e ainda querem matar mais como Rui Lopes falou na gravacao de video no SBS

Anónimo disse...

Concordo muito que o relatorio de ICG foi bem preparada para contra-atacar ou confundir o que aconteceu em Timor-Leste.

Se fossem expertos com boa-vontade de contribuir para o dezenvolvimento de Timor-Leste como uma nacao joven e para um mundo melhor, sem terrorismo comeditos pelos estados e igreijas/instituicoes religiosas, sem armas para matar, sem alguem que pensa ser rei numa Republica Democratica, sem ameacas de maos ferros... o relatorio devia esperar pelos resultados da CoI de ONU. So, baseando no relatorio de CoI, assim a ICG analiza-se melhor. Talvez a ICG e so um instrumento dos ricos e fortes para manipular, para disturbar e enganar os paises nao dezenvolvidos. Timor niguem tem amor de ti, inclui o seu proprio Presidente o grande autor da resistencia e do golpe contra um orgao soberano e legitimo num pais democratico.

Anónimo disse...

Se a FRETILIN fosse de facto um partido democrático não teria aceite o que aconteceu na Constituinte. Teria ido a eleições como deveria ser! Não o fez, ponto.

Não o voltou a fazer na "sdua própria casa" em maio último, em plena crise, onde nem sequer uma palavra, nessa altura, sobre o que acontecia e quais as soluções que proporia ou melhor tomaria para que nada do que estava a acontecer tivesse lenha para queimar e gente para matar. Não, refugiou-se na mais vil das representações, armou-se e armou gente... preparou-se sim para a desestabilização. Mas nada se pode apontar ainda acusatoriamente pois os tempos são de aproveitamento do caos, não? Qual é o objectivo? Ganharem as eleições? Bem, mas afinal agora há condições para se realizarem eleições? Acham? Então e a seguir à Constituinte não havia condições? Ou as condições que existem agora são as ideais para o desenvolvimento das políticas e acções de tal partido? Pois devem ser.

Assumam o falhanço meus senhores e refaçam aquilo que nunca se dispuseram a fazer: UM PAÍS LIVRE DE TODAS AS GARRAS! Inclusivé das Vossas próprias garras que deram no que deu. Nada a aprender?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.