quarta-feira, outubro 11, 2006

UNMIT Revista dos Media Diários

Terça-feira, 10 Outubro 2006

Reportagens dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste

Jovem morto em Colmera

Um jovem de 18 anos morreu esfaqueado por um grupo de desconhecidos em Colmera, Dili, ontem. De acordo com relatos dos media, o jovem foi a um dos supermercados comprar papel de alumínio e foi atacado quando saia do supermercado na sua bicicleta. Foi também relatado que o grupo já tinha ameaçado esfaqueá-lo ou cortar-lhe uma das orelhas antes ainda dele entrar no supermercado. De acordo com membros da família, Santino não tinha feito mal a ninguém e estava simplesmente a fazer o seu trabalho, conforme lhe tinha sido pedido pelo dono do restaurante onde trabalhava. A polícia da ONU chegou ao local do crime mas não fez prisões porque os atacantes já tinham fugido. (STL, TP)


Railos anda a assustar pessoas

Um comunicado emitido pelo Comité Central da Fretilin e relatado nos media disse que Vicente Railos anda a assustar pessoas em Timor-Leste porque em breve a COI sairá com o relatório da investigação. O documento disse ainda que Railos abusou verbalmente e bateu na mulher do Administrador de Maubara, sub-distrito de Liquiça acusando-a de negar conhecer sobre a distribuição de armas pelas autoridades locais para matar os peticionários e ele. De acordo com o relatório do Administrador, Railos ameaçou matar ambos os Administradores de Liquiça e de Maubara, abusar da sua mulher e queimar as suas casas se o antigo Primeiro-Ministro Mari Alkatiri não for preso depois da saída do relatório do COI. Railos também declarou que não está preocupado se eles quiserem apresentar queixas aos ‘seus ministros’ porque ele tem o apoio do ‘número um’ e tem o controlo da polícia de Liquiça, disse o comunicado. De acordo com o relatório do Administrador de Maubara, Félix da Costa, na noite de 29 de Setembro, Railos e o seu grupo incluindo alguns membros da PNTL forçaram a entrada na sua casa com uma pistola na sua ausência e fizeram acusações contra a sua mulher Railos tem rejeitado as acusações como falsas e disse que algumas pessoas estavam a tentar manipular a verdade que alguns membros da Fretilin distribuíram armas a civis. Acrescentou que a acusação é uma manipulação pelo Administrador de Maubara porque agora está envolvido com o grupo de segurança que foi formado pelo Vice-Ministro da Saúde, Luis Lobato. Railos disse ainda que está à espera do relatório do COI e que rejeita a violência. (STL, TP)

A Fretilin quer o relatório da COI esta semana

O deputado Elizário Ferreira (Fretilin) fez uma declaração política durante a sessão plenária do Parlamento na Segunda-feira (9/10) (dizendo) que o relatório do COI tem de ser apresentado no Parlamento Nacional por volta de 12 de Outubro. Ferreira deu este prazo sublinhando que a Fretilin quer uma via que salvaguarde a justiça e evite qualquer conspiração política. Disse que a Fretilin está também preparada para receber o resultado da Comissão e as consequências se houver membros seus envolvidos na crise. A deputada Lúcia Lobato (PSD) disse que não seria possível ter o relatório na data pedida porque está a ser traduzido em três línguas, sublinhando que é imperativo que todos recebam bem os resultados da investigação e as recomendações de modo a ajudar o processo da justiça. O deputado Rui Menezes (PD) disse que o Parlamento Nacional deve depois do relatório tomar medidas legais como meio de encontrar uma solução para a crise política. Menezes disse que o relatório não deve ser tratado como foi a CAVR onde as recomendações foram ignoradas.

Entretanto, o Brigadeiro-General das F-FDTL Taur Matan Ruak disse aos media na Segunda-feira que está preparado para ir a tribunal responder a quaisquer acusações contra ele em relação aos incidentes de Abril e Maio de 2006. Ruak reiterou que tinha já sublinhado a sua vontade para aceitar qualquer acusação e recusou comentar se alguns dos membros das forças armadas estiveram envolvidos nos incidentes, acrescentando somente que precisamos de esperar pelo relatório da Comissão. (STL, TP)

O tribunal não tem medo de processar Rogério

Em resposta a algumas preocupações levantadas por deputados e pela sociedade civil de que o tribunal não deve ter medo de processar Rogério, o Presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes disse que o Tribunal está a processar o caso de Rogério Lobato de acordo com a lei, e de modo independente e imparcial. Ximenes disse que sublinhou vezes sem conta, no Parlamento, que o tribunal não tem medo de processar o antigo Ministro do Interior Rogério Lobato nem de tomar uma decisão dependente da lei e com base em factos e evidências. Disse que o tribunal não se pode submeter a pressões de ninguém para a decisão que tem de tomar, acrescentando que qualquer decisão do tribunal contribuirá para que os Timorenses sejam capazes de viver pacificamente especialmente agora durante a crise. Ximenes não revelou o processo de julgamento de Lobato dizendo que não é ele quem tem a responsabilidade do caso. (TP)

O Secretário-Geral da ONU ainda procura um novo SRSG

José Luís Guterres, Ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o Gabinete do Secretário-Geral da ONU procura ainda um novo SRSG para Timor-Leste. Guterres disse que o Secretário-Geral está a consultar várias nações para eleger a nova pessoa para liderar a nova missão da ONU. Também disse aos media, na ocasião da sua chegada de New York que a ONU concordou num total de 1600 polícias que deverão estar todos em breve em Timor. (TP)

RTTL Notícias relatadas
10 – 10 – 2006

Contingente da UNPOL chega a TL:

A RTTL relatou que no Domingo, chegaram a Dili 45 Polícias da ONU (UNPOL) vindos das Filipinas. A RTTL relatou que no mesmo dia, chegaram a Dili mais 75 UNPOL da Malásia, num voo especial. De acordo com os planos vão ainda chegar, 180 UNPols de Bangladesh e 25 da Nova Zelândia.

O Parlamento Nacional está pronto para aceitar o resultado da Comissão de Inquérito:

O Parlamento Nacional declarou que todos devem aceitar os resultados da investigação feita pela COI de modo a solucionar os problemas e a crise em curso ainda no país. Elizário Ferreira da bancada da Fretilin declarou que o resultado da investigação deve ser anunciado antes de 12 de Outubro, de outro modo pode-se criar instabilidade. Em relação aos resultados da investigação, o director da ONG Forum declarou que a sociedade civil pede a todas as componentes para aceitarem os resultados da investigação.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.