quarta-feira, outubro 11, 2006

De um leitor

CARTA ABERTA AO SENHOR PRESIDENTE XANANA GUSMÃO

Tomo a liberdade de me dirigir a V.Exa. através do Timor Online porque não consegui obter o seu endereço electronico. Pelo menos um endereço que me permita dar a esperança de obter uma resposta da sua parte.

Assim, considerando o teor, seria ideal que desse a resposta por esta via, se não se importar e não achar improprio do cargo que desempenha.

Dirijo-me a V. Exa. com o respeito que me merece e só com esse.

É um respeito antigo, de raiz, que tem tudo a ver com o seu passado de resistente à ocupação indonésia e com a paixão com que lutou e veio a culminar com a independência de Timor-Leste.
Julguei então que finalmente a paz seria propriedade desse martirizado povo e que apesar de terem de enfrentar dias díficeis, caracteristicos de um país em reconstrução, jamais voltariamos a assistir a cenas de terror e chacina.

Para mim V. Exa. era o garante supremo de que tal nunca mais voltaria a acontecer.

Para tristeza e desilusão de meio-mundo o terror e a chacina voltaram a Timor-Leste, os refugiados em campos são aos milhares, as doenças e o terror eliminam-nos.

Desde a "crise", por causas directas e indirectas, quantos timores já morreram, quantos estão ás portas da morte ou com a vida por um fio?

Quantos?

Pelas notícias que nos chegam a situação continua a agravar-se e tanto eu como amigos meus - amigos do Povo de Timor - procuramos vislumbrar aquilo que V. Exa. tem feito para solucionar o problema dos refugiados.

Para nossa tristeza vislumbramos... NADA!

Entenda, por favor, não é perceptivel que tenha mexido um dedo para poupar os refugiados ás péssimas condições em que sobrevivem. Mas é perceptivel, infelizmente, que a situação desses seus compatriotas está a agravar-se.

Assim sendo é inconcebivel!

Por mais que nos queiramos conter e dar tempo ao tempo, há um momento em que não podemos ficar calados.

Não é minha intenção pôr em prática ingerências num país soberano, nada disso.

Quando há um problema humanitário tão grave, que envolve mais de uma centena de milhar de pessoas, seres humanos, o problema é de todo o mundo - como o foi sempre que defendemos Timor-Leste aquando da ocupação indonésia, de Santa Cruz, das semanas seguintes aos resultados do Referendo, e ao regozijo daquela cerimonia da Independência.

Por favor, senhor Presidente, resolva urgentemente a situação dos refugiados.

Não mexa só um dedo mas todos, das mãos e dos pés, em prol dos refugiados e da pacificação dessa Nação que os portugueses também amam apesar da distância.

Sou eu que me dirijo a V. Exa., mas tenho a certeza de que muitos daqueles milhares de portugueses que o receberam comovidos e em apoteose se associariam a esta minha carta franca, suplicante e aberta.

Esperamos que aja claramente como o garante supremo do bem estar desse povo, de modo a que se saiba, se veja e corresponda a uma realidade:

O FINAL DO SOFRIMENTO EM TIMOR-LESTE, MARTIRIZADO POR ESTRANGEIROS E POR IRMÃOS!

Cumprimento-o respeitosamente, grato pela atenção que me dispensar e pela eventual resposta pública que queira fazer o favor de dar.

Mário Motta - Lisboa - Portugal

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Malai Azul,

Facilita a vida ao Sr. Mário Motta e arranja um qualquer endereço de email da Presidência: do Chefe de Gabinete ou de um dos muitos assessores que lá trabalham.

Obrigado

Anónimo disse...

Mari Motta.
Nao e bom ver ingerencias no meu Pais mas quando elas sao feitas como e o caso, toca-me no coracao, o coeracao de um dos que sofrem, por isso aceito-as. E verdade, o que diz. Xanana nada fez para aliviar a dor dos que sofrem. Nos ate ficamos com a imopressao de que ele quer ver se consegue bater o record de sofrimento causado pelo Alkatiri. Ga alguma coisa que os une. Ate aqui tambem nunca ouvi uma palavra de solidariedade e amizade de Alkatiri para com os refugiados. Xanana falou mas nao faz nada, mesmo nada. Mario Motta tem razao, infelzmente tem razao. Xanana parece estar apanhado. Sera algum compromisso que tem com o Alkatiri. Coitado do nosso povo. Tem lideres sem coracao como eles. Karreta Estado nao gosta de gente assim. Karreta nao revela nome porque senao mandam matar. Aqui agora ha muitas armas para matar o povo e aqueles que eles nao gostam.
Karreta Estado

Malai Azul 2 disse...

Comentários que insultem ou que não contribuem para a discussão saudável neste espaço são apagados.

Não é censura.

Mas se alguém o considerar como tal...

Pfff............................

Anónimo disse...

Não concordo nada mesmo com as acusações feitas pelo sr. Mário Motta a Xanana Gusmão.

Não é ele o responsável apesar de ter sido ele a comunicar com todas as partes na confusão no sentido de que a violência cessasse. Antes da violência começar, já ele tinha PEDIDO ao Governo para resolverem os problemas. Resolveram? Como? Como o fizeram com o ainda não feito pedido de desculpas aos familiares das vítimas de 24 anos de luta? Até queando vai ser assim?

Esses esforços são dele (Xanana) e não se viu nunca a FRETILIN a fazer algo do género!

Muito menos se viu o topo da hierarquia da FRETILIN a assumir, seja lá o que fosse na responsabilidade, pela Sua governação. Assumem apenas o grande arvoredo do grande negócio e de que o país não poderia estar de outro modo pois o crescimento era feito à sombra da SUA COR! O que se pretende fazer crescer é os aderentes à côr. Já basta.

Xanana Gusmão, com toda esta crise que claramente o ex-PM não conseguiu debelar, nem tão pouco com RH pois a FRETILIN estará para "qualquer" volta, dizi, Xanana, está a trabalhar com todos os dedinhos que tem e mais alguns que não tem para que o povo de Timor-Leste tenha a paz, a segurança e a luz ao fundo do túnel que Alkatiri não quiz nem soube dar! Pretendeu (Alkatiri) controlar passo-a-passo todo e qualquer sector que lhe fosse inconveniente, acrescido aos que "controla" e que lhe eram convenientes. Quiz colocar ministérios ao serviço do partido e conseguiu-o. Não o fazia sozinho obviamente. Tinha uma maioria que o resguardava de qualquer atitude? Tinha mestres da psicologia que faziam a cabeça a sectores (a pessoas) vitais na estrutura militar e quase o conseguia. Não fosse tudo isto ser uma completa anormalidade. Até acreditaria que este homem (Alkatiri) não tem culpa nenhuma. Mas é demasiado anormal a situação e ela não foi criada por países terceiros, por golpistas, "pelos outros". Ela é consequência das políticas da FRETILIN, soberanamente, como conhecemos, comandada pelo sr. Alkatiri. A responsabilidade não será de uma minoria mas sim DA MAIORIA! Democraticamente eleita, também como se sabe. Quanto a isso nada tenho mais a dizer. A maioria tem razão no pensamento partidário, na realidade é o que se ê. Lamentável!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.