quarta-feira, outubro 11, 2006

Igreja tem de encontrar "novos caminhos" - D. Basílio do Nascimento

Fátima, 10 Out (Lusa) - O Bispo de Baucau, Timor- Leste, D. Basílio do Nascimento, defendeu hoje, em Fátima, que a Igreja Católica no território "tem de encontrar novos caminhos", depois de anos a desempenhar um "papel importante" no próprio funcionamento do país.

A Igreja "teve até uma quota-parte importante na independência", disse D. Basílio do Nascimento, mas hoje "tem de encontrar novos caminhos, novas formas de estar presente" na sociedade.

"As solicitações são bastantes, mas não podemos ser nós [Igreja] a querer solucionar todos os problemas", disse o Bispo de Baucau, para quem a Igreja pode, antes, desempenhar um papel relevante "na educação do povo" para a nova forma de funcionamento do país.

"Temos de educarmo-nos para vivermos as regras democráticas de um país", disse o prelado, reconhecendo que Timor-Leste necessita "dessa educação", depois de 400 anos de colonização por Portugal e mais de duas dezenas de ocupação indonésia.

D. Basílio do Nascimento, que falava em Fátima, à margem dos trabalhos do VII Encontro das Igrejas Lusófonas, que decorrem até ao próximo sábado, mostrou-se ainda "preocupado" com a crise que se vive no território, mas ao mesmo tempo "esperançado" no futuro da Igreja Católica local.

"É uma igreja florescente", que confirma "o ditado segundo o qual sangue de mártires é semente de cristãos".

"Se avaliarmos o dinamismo da Igreja [de Timor- Leste] pelo número de vocações, podemos dizer que é muito viva, muito dinâmica", concluiu D. Basílio.

JLG-Lusa/Fim

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que grande cara de pau!... Também já aprendeu a fazer política, sr. Bispo? A dizer uma coisa --- aquilo que julga que os outros querem ouvir --- e fazer outra --- aquilo que melhor defende os seus próprios interesses?
Deve ser da convivência com o Ramos Horta...

Anónimo disse...

"...sangue dos martires eh semente dos cristaos", estah visto!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.