quarta-feira, outubro 04, 2006

O voto deve resolver as diferenças, diz o enviado da ONU

Tradução da Margarida.
(Rar/Aki) Out-03-06 09:20

New York, 3 Out. (AKI) - Sublinhando a necessidade de restaurar a estabilidade e a paz em Timor-Leste a seguir à violência mortal que irrompeu mais cedo neste ano, o enviado da ONU na pequena nação disse hoje que todos os Timorenses devem resolver as suas diferenças nas urnas eleitorais e não através do conflito.

No seu primeiro discurso importante como Representante Especial em Exercício do Secretário-Geral, Finn Reske-Nielsen também reafirmou o compromisso da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) em promover a justiça na pequena nação do Sudeste da Ásia nas planeadas eleições parlamentares e presidenciais do próximo ano.

“O foco chave da Missão é assistir este país a regressar à estabilidade e promover a justiça e a paz. Está pois no centro do mandato da Missão ajudar a facilitar o diálogo entre os líderes que dirigirão a reconciliação nacional,” disse numa conferência de imprensa na capital Dili.

“Não vai ser uma tarefa fácil, mas temos instrumentos disponíveis para nos ajudar. O papel de bons ofícios da ONU será importante para o nosso sucesso nos próximos meses … Fundamentalmente temos de convencer as pessoas deste país que o conflito e outras diferenças precisam de ser resolvidas nas urnas de votos e em mais sítio nenhum.”

Reske-Nielsen disse que uma vez a Missão constituída terá cerca de 3,000 elementos incluindo pessoal civil e com uniforme. Também enfatizou o papel importante da polícia da ONU na reabilitação da força local, que se desintegrou depois da violência de Abril e de Maio que envolveu lutas faccionais com os militares que levaram à morte de pelo menos 37 pessoas e forçou cerca de 155,000 a fugir das suas casas.

A UNMIT está também comprometida, em cooperação com outros parceiros, a reformar o sistema legal, disse, acrescentando que o relatório da Comissão Especial de Inquérito à violência deste ano –– que se espera ser entregue algures neste mês –– será “um passo muito importante na direcção de garantir que há justiça para todos.”

Mr. Reske-Nielsen ocupou o posto de Vice-Representante Especial do Secretário-Geral no princípio do mês passado mas actualmente é o Representante Especial em Exercício depois da partida de Sukehiro Hasegawa no fim de Setembro.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.