quarta-feira, outubro 04, 2006

MNE sul-coreano "encantado" mas com o "peso da responsabilidade"

Nações Unidas, Nova Iorque, 03 Out (Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Ban Ki-Moon, declarou-se segunda- feira "encantado" mas sentindo o peso da responsabilidade pelo apoio dado pelos cinco membros permanentes di Conselho de Segurança à sua candidatura a secretário-geral das Nações Unidas.

"Estou encantado com os resultados da votação, mas, ao mesmo tempo, sinto-me muito acabrunhado pela responsabilidade", disse Ban Ki- Moon à agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

Ki-Moon está a um passo de suceder a Kofi Annan, depois de na segunda-feira ter ganho uma votação crucial no Conselho de Segurança, que incluiu o voto favorável dos cinco membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia).

A sua eleição como secretário-geral, a que concorrem também outros cinco candidatos, deverá ser recomendada nos próximos dias, provavelmente na segunda-feira, pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral da ONU.

Os votos dos Cinco Grandes são decisivos, já que contam com o privilégio do veto, e deles sempre dependeu, na prática, a nomeação do titular do cargo máximo da diplomacia mundial.

JPA-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.