quarta-feira, outubro 11, 2006

De um leitor

Without any shadow of doubt, we all agree with the fact that Horta was and still is one of the best Diplomat East Timor ever had; we all agree that his contribution in East Timor long and hard struggle of Resistence in the Dipomatic Front is admirable; we all agree and acknowledge the fact that with his passion to this Nobel Cause of the East Timor Struggle, Ramos Horta had achieved more than Half a Million US Dollar to his pocket and the Honour of the Nobel Peace Prize that he is carrying around with him in his forehead.

The World is watching him (Dr. Ramos Horta) in his every single movement, in his every single action to see if He really and still plays his role as a Nobel Peace Prize.

For this Laureate, being a PM or a PR of the small and unstable East Timor is just a step stone towards the ever more ambitious position: to be a World Leader, to be the next Kofi Anaan.

He is cautious in his speach as FRETILIN already remind him that whatever he said or do has to be in accordance with FRETILIN guidances as well as he is very cautious in his prevision of the future by playing the game of " I do not want, but if ....." and naively push the new generation as he did along in this crisis by proposing Arsenio Bano or Rui Araujo to replace Alkatiri and He ended up gain the result - He became The Prime Minister.

He knows so well the filosofy of pushing this new generation that can figth for him to achieve what He wants.

So, we know that seven months is not enough to lay down any concrete plan for East Timor Development and as he never had any plan at all for East Timor Development, cleverly, he knew how stop the disclosure of the information that He does not have.

I admire this guy for his ability to play the role as Peace Fighter, Peace Keeper and to become the Man of Peace. Watch out for what is coming up in the next few months...

I still believe that only a true love to the Maubere People can fight for the Development of Big Projects in East Timor that can be a "multiply factor" to the economical and social life of the Timorese People.

"Maubere word" used to be a regular vocabulary of Horta's everyday life, but now He no longer needs it and it is convenient for him not to mention again in favour of His neo-liberalisme Policies - Profit to the big companies.
The Maubere People does not have enough Money as this Big Companies to support Him to his next Post (Kofi Anaan Position), as we all know.

We have to be aware of the fact that as the result of many mistakes done by the UN with the connivence of Horta as well, East Timor is now on the verge of a Failed State and soon would be advised to be a Protectorate of a Foreign Country.

Macksander C.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Toda a história deste blog, vê-se à vista desarmada, a sua génese. O timing em que apareceu, a publicidade que teve nos órgãos de comunicação social (ainda bem), o "apoio" que teve de fazedores de opinião e sobretudo, vê-se, o trabalhinho de formiguinha que uma série de gente "instalada" desde sempre fez e faz no mesmo.

Desde sempre, aqui, se colocou a culpa e "o golpe" nas costas de Xanana Gusmão "vendido" e "eleito pelos australianos". É vergonhoso pois ele sempre disse que antes do que quer que seja é aos Timorenses que dará resposta e eleito, que eu saiba, foi-o esmagadoramente pelos Timorenses! A campanha para a desacreditação de Xanana Gusmão é, esse sim, "o golpe" dos peões ao serviço do núcleo duro da FRETILIN. Veremos qual o resultado desta estratégia. O feitiço pode muito bem virar-se contra o feiticeiro.

Já se questionaram porque razão não tem também este Governo a capacidade de devolver a paz a Dili bem como fazer com que os deslocados voltem a ter uma vida normal? É simples: não têm essa capacidade de facto bem como, não acreditam os deslocados, nos políticos que os comandam. Exceptuando alguns, mantiveram-se os mesmo que não controlaram esta crise na sua origem.
A exemplo, com as devidas distâncias mas talvez bem mais preocupante, como se dizia em 1999 - entregar a segurança do Povo aos "lobos"? Pois o Povo não acredita e não sairá dos abrigos antes de haver "limpeza" total no topo das estruturas do Estado. Vai uma aposta?
Sem falar no óbvio que é - sem segurança os confrontos de arruaça continuarão. As forças da ONU já deveriam estar no terreno em força e em número para que os deslocados não receassem pelas suas vidas e para que toda e qualquer desordem não tivesse possibilidade de se desenvolver.

Lamentavelmente não é assim. Mas vai ter de ser.

Estar a falar-se de soberania, de democraticamente eleitos etc, com o país neste estado é mesmo daqueles que adoram chafurdar na m**** para daí terem dividendos políticos com o sofrimento e a miséria do Povo.

A desordem não é global. É localizada sobretudo em Dili. Isto só pode ser feito porque obviamente a anormalidade dos políticos existentes em Timor-Leste que alinham neste modo de estar não têm de facto a postura para estarem à altura da solução dos problemas levantados. Por isso demitam-se! Não enrolem mais a corda. Ela estica mas vai ter de rebentar. A limpeza tem de ser feita por dentro da própria FRETILIN e não uma vez mais, como se de santinhos se tratassem, no pendurar constante de que em eleições livres é que saberão a escolha certa. Estaria de acordo caso a situação não fosse a que se vive à longos meses.
Será fácil a um partido, o único com muito dinheiro, fazer a sua campanha à sombra de que agora "o ocupante" são "os outros", sobretudo e inacreditavelmente o grande responsável - Xanana, para desferirem nele o golpe que até hoje não se atreveram a fazer pois não terão o apoio popular.

Em caso de dúvida, agita-se, não é? Não é essa a teoria?

Quarta-feira, Outubro 11, 2006 9:39:55 PM

Anónimo disse...

Tradução:
De um leitor
Sem qualquer sombra de dúvida, todos concordamos com o facto de Horta ter sido e ainda ser o melhor diplomata que Timor-Leste alguma vez teve; todos concordamos que a sua contribuição para a longa e difícil luta da Resistência de Timor-Leste na frente diplomática é admirável; todos concordamos e reconhecemos o facto de com a sua paixão para esta causa nobre da luta de Timor-Leste, Ramos Horta alcançou mais do que meio milhão de dólares para a sua algibeira e a honra do Prémio Nobel da Paz que ele transporta na sua testa.

O mundo observa-o (Dr. Ramos Horta) em cada um dos seus movimentos, em cada uma das suas acções para ver se ele ainda desempenha o seu papel como prémio Nobel da Paz.

Para este laureado, ser um PM ou um PR do pequeno e instável Timor-Leste é só um passo para a posição mais ambiciosa: ser um líder do mundo, ser o próximo Kofi Anaan.

É cuidadoso no seu discurso porque a FRETILIN já lhe lembrou que seja o que diga ou faça tem de estar de acordo também com a orientação da FRETILIN por isso é muito cuidadoso nas suas previsões do futuro ao jogar o jogo do " não quero, mas se ....." e ingenuamente empurra para a nova geração como fez ao longo desta crise propondo Arsénio Bano ou Rui Araújo para substituir Alkatiri e acabou por ser ele a ganhar – tornou-se o Primeiro-Ministro.

Ele conhece tão bem a filosofia de empurrar esta nova geração que pode lutar por ele para alcançar o que ele quer.

Assim, sabemos que sete meses não são suficientes para desenvolver nenhum plano para o desenvolvimento de Timor-Leste e (até) porque ele nunca teve qualquer plano para o desenvolvimento de Timor-Leste, habilmente, sabe como parar a revelação da informação de que ele não o tem.

Admiro este tipo pela habilidade de jogar o papel do lutador da paz, do guardião da paz e tornar-se o homem da paz. Observam o que está para vir nos próximos meses...

Ainda acredito que somente um verdadeiro amor pelo povo Maubere pode lutar pelo desenvolvimento de grandes projectos em Timor-Leste que possam ser um “factor de multiplicação” para a vida económica e social dos Timorenses.

"A palavra Maubere " costumava ser um vocábulo regular da vida de cada dia de Horta, mas agora ele já não precisa dele e é conveniente para ele não o mencionar outra vez a favor das suas políticas neo-liberais – lucros das grandes companhias.
O povo Maubere não tem tanto dinheiro como estas grandes companhias para o apoiar no seu novo posto (a posição de Kofi Anaan), como todos sabemos.

Temos que estar conscientes do facto de como resultado dos muitos erros feitos pela ONU também com a conivência de Horta, Timor-Leste está agora à beira de ser um Estado falhado e em breve será aconselhada a ser um protectorado de um país estrangeiro.

Macksander C.

.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.