quarta-feira, junho 21, 2006

Xanana Gusmão exige demissão Mari Alkatiri (actualizada)

Lisboa, 21 Jun (Lusa) - O presidente timorense, Xanana Gusmão, exigiu a demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, por considerar já não merecer a s ua confiança, numa carta enviada terça-feira ao chefe do governo e a que a Lusa teve hoje acesso.

Na carta, Xanana Gusmão refere-se a um programa da série "Four Corners" transmitido pelo canal televisivo australiano ABC, explicando a Mari Alkatiri q ue no documentário são feitas "graves denúncias sobre o seu envolvimento na dist ribuição de armas a civis".

"Tendo visto o programa 'Four Corners', que me chocou imensamente, só m e resta dar-lhe oportunidade para decidir: ou resigna ou, depois de ouvido o Con selho de Estado, o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquan to Presidente da República", escreve Xanana Gusmão.

"Espero uma resposta sua até às 17h00 de hoje, 20 de Junho de 2006", lê -se na missiva assinada por Xanana Gusmão e que tem como assunto "envio de um d ocumentário do programa "Four Corners".

O documentário de 45 minutos investigou a alegada formação de um grupo armado que terá sido criado pelo ex-ministro do Interior Rogério Lobato, sob ins truções de Mari Alkatiri, para que eliminasse alegados opositores do governo.

A ABC teve acesso a vários documentos confidenciais, incluindo listas d e armas alegadamente entregues ao grupo que é liderado por Vicente da Conceição "Railos" e uma carta do comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), Pa ulo Martins, a Mari Alkatiri, em que o primeiro alerta, com preocupação, para a distribuição de armas.

O comandante "Railos", veterano da luta de resistência contra a ocupaçã o indonésia, alega ter recebido armas e fardas de uma das unidades de elite da P olícia Nacional, e a missão de eliminar adversários políticos de Mari Alkatiri.

As armas e a missão terão alegadamente sido dadas ao grupo em três ocas iões por Rogério Lobato mediante indicações nesse sentido de Mari Alkatiri, segu ndo "Railos".

O primeiro-ministro timorense tem repetidamente negado as alegações de "Railos", e esta semana, em entrevista à Lusa e RTP, reafirmou a sua posição.

"Eu nunca dei ordens para matar ninguém, antes pelo contrário. Nunca de i armas a ninguém. Tenho a consciência tranquila", afirmou Mari Alkatiri na entr evista.

A questão da alegada distribuição de armas a civis foi analisada hoje n a reunião do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República.

Um dos conselheiros, que solicitou o anonimato, disse à Lusa que alguns dos participantes na reunião se pronunciaram a favor da demissão de Mari Alkati ri, que tem afirmado que só o fará se for esse o desejo da FRETILIN, partido de que é secretário-geral.

Face às intervenções dos conselheiros, Xanana Gusmão considerou, segund o a fonte contactada pela Lusa, que não podia deixar de apresentar à população u ma solução clarificadora da crise.

Perante a posição de Xanana Gusmão, Mari Alkatiri reconheceu a importân cia acrescida do Presidente da República comparativamente ao do chefe do governo e anunciou que iria avaliar junto da direcção da FRETILIN a sua continuidade co mo primeiro-ministro, acrescentou a fonte contactada pela Lusa.

ASP/EL/PNG.

Lusa/Fim

13 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja, no entender do malai azul, tudo o que é contra o PM e tem base em documentos é forjado, os manifestantes sao putos arruaceiros, os peticionários, o alfredo, o tara, o tilman são tudo instrumentos das maquinações estrangeiras, a abc é um instrumento dos interesses australianos, etc, etc, etc,

so uma questao- no meio de tanto cepticismo, porque uma confiança cega no PM e nas suas declarações, que são apenas isso, declarações.

É fé, é religião, é trabalho?

Porque se for verdade, e admitamos que há 5% de hipóteses que seja verdade que o alkatiri é responsável pela morte de civis, e pela criação de \\\"esquadrões da morte\\\" e pela ordem de que sejam mortas pessoas específicas, deve ser chato para si, malai azul, viver com isso na consciência o resto da vida, viver com o facto de ter sido um -pequeno, é certo- compagnon de route de tais atrocidades. Pense nisso...

Admiro-o, de certa forma. Ter tanta confiança, ter 100% de confinaça em alkatiri, ao ponto de aceitar viver com a sua consciência caso as granves alegações contra alkatirio sejam verdade...

Anónimo disse...

É mais que óbvio! Quem está por de trás da invenção destes documentos divulgados nos meios de comunicação australiano é o núcleo duro da RENETIL que hoje estão na sua maioria a frente do Partido Democrático (PD)...
Eles sempre defenderam um regime presidencialista.....

Anónimo disse...

ñ podem apontam dedos para alguém se nos ñ tivessemos uma verdade.o que aconteça neste momento em timor é uma situação que foram criada proprio o partido do poder..

Anónimo disse...

Independentemente da verdade, e ela existirá, nunca se viu um Presidente de um país democrático, por mais deficitária que seja essa democracia, demitir um governo por causa de um documentário de cadeias noticiosas que asseiam apenas o lucro. Mesmo antes do poder judicial decidir.

Xanana, será que as lágrimas que verti por ti, foram em vão? Será que me vou arrepender do que sofri por ti?

Anónimo disse...

Desculpem lá meus amigos, mas desde quando os órgãos constitucionais de um País se devem reger pelo que visionam num único programa televisivo?

Quantos Governos sobrariam no Mundo depois de os respectivos Presidentes verem documentários/etc demolidores para os respectivos Governos?

O que seria do pobre Sarkozy neste momento (caso Mainstream)? Estaria em Santa Helena numa masmorra?

Desculpe Sr. Presidente, mas se o noticiado for verdade, tudo indica que se encontra muito mal assessorado...

Sr. Presidente, se me permite o conselho, pare cinco minutos por favor, respire fundo e pense sem ninguém em seu redor.

Anónimo disse...

Ola, Malta! Acordem...acordem....acordem! na MetroTV deu a noticia de que o PM Mari Altiri foi demitido...alias com uma terminologia mais rude é: foi explusado... da sua posiçao como PM... E as pessoas que estavam la naquela altura... disseram a mesma coisa... "Nia (PM Mari Alkati) sai hossi odamatan kotuk..." Que pena e tristeza...

Esperemos somente do processo do seu julgamento no tribunal....


Viva a Unidade Nacional... e saudaçoes compatriotas...

Anónimo disse...

Filme já visto noutra paragens de LOP...
Governos ameaçados de demissão na Comunicação Social?
País com Instituições suficientemente robustas para enfrentar crises desta profundidade?
Está tudo loko?
Pobre TL. Não é agora dificil prever inicio de longo (anos)processo de instabilidade e fragilidade.
Malai, por onde andas?

Anónimo disse...

AI MALAI AZUL
Na política temos que estar preparados para tudo.
O Xanana foi encostado à parede, não teve outra saída...
A maior injustiça do mundo, para quem trabalhou tanto, mas também muita ingenuidade e falta de cuidado com os "amigos" que o rodeavam (ou não havia melhor!... acaba tudo por ser soluções de compromisso...esse é também um dos grandes problemas de Timor ... onde estão os Homens em valor e em número suficiente?)
Passamos à terceira fase, a construção de um governo presidencial... se os Australianos entenderem que há ESTADO em Timor Leste, senão não passará de um governo de protecção ... por isso é que aquele tal senhor já dizia que o chefe da polícia nacional deve ser um internacional e certamente também o PM?...
MMQA
Malai Mais Que Amarelo

Anónimo disse...

Nao sejam tao incredulos. O Xanana sabe muito mais do que revela. Nao seria nada digno que viesse a televisao fazer ele proprio acusacoes ao Chefe do Governo. O programa "four corners" foi uma maneira de fazer o Alkatiri pensar que ja esta na hora de afastar-se.
Esta mais que claro ser esse o gesto.
Nao substimem a inteligencia do Kay Rala Xanana Gusmao. Se nao fosse tao esperto jamais poderia ter liderado uma longa luta pela independencia no mato e sem ajuda do exterior.
Quanto ao Malai Azul realmente nao sei se e fe, religiao ou trabalho, mas estou inclinado a pensar que e de certeza o ultimo.

Ja agora aumenta-se agora mais a Renetil para a lista de golpistas? Por este andar nao tarda vao dizer que e a populacao de Timor os famosos golpistas.

Anónimo disse...

A mim não me assusta aquilo que esta aconteçer em timor leste. Lembrem muitos vezes que o Sr PM disse: Fretelin vai governar até 50 anos, se Fretelin perder nas elições vai haver querras, vai haver revolunção como diziam alguns dos seus membros de CCF.

Anónimo disse...

A culpa total e exclusiva da situação actual em Timor-Leste é obviamente de quem a governa.

Anónimo disse...

Nao e com base no que o MALAI AZUL diz, mas sim com base na realidade... se nao acredita, venha ver com os proprios olhos... e nao deixe a ambicao cega-lo, porque e o que tem acontecido muito por estes lados...

Anónimo disse...

kas outro incorrigivel defensor do PM.
ideologo do "mate bandeira hun"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.