quarta-feira, junho 21, 2006

Xanana Gusmão exige demissão Mari Alkatiri por "perda confiança"

Lisboa, 21 Jun (Lusa) - O presidente timorense, Xanana Gusmão, exigiu a demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, por considerar já não merecer a s ua confiança, numa carta enviada terça-feira ao chefe do governo e a que a Lusa teve hoje acesso.

Na carta, Xanana Gusmão refere-se a um programa da série "Four Corners" transmitido pelo canal televisivo australiano ABC, explicando a Mari Alkatiri q ue no documentário são feitas "graves denúncias sobre o seu envolvimento na dist ribuição de armas a civis".

"Tendo visto o programa 'Four Corners', que me chocou imensamente, só m e resta dar-lhe oportunidade para decidir: ou resigna ou, depois de ouvido o Conselho de Estado, o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquan to Presidente da República", escreve Xanana Gusmão.

"Espero uma resposta sua até às 17h00 de hoje, 20 de Junho de 2006", lê -se na missiva assinada por Xanana Gusmão e que tem como assunto "envio de um do cumentário do programa "Four Corners".
ASP.

2 comentários:

Anónimo disse...

eu não havia dito que no dia de aniversário ia sair alguma do saco? nunca imaginei é que fosse esta!
esperemos para ver o que vai acontecer a Timor!

Anónimo disse...

Ai agora vão esperar para ver o que vai acontecer? Não pensaram na confusão que estavam a gerar antes?

Não esperem, actuem que é preciso que o país volte a funcionar na normalidade. Só falam de política e de poleiros, esqueceram-se de alguém? Então e as pessoas que estão na miséria? É de agora? Onde estão elas? Ainda sabem onde estão? Vejam lá, essa contínua espera deixa qualquer um sem saber o que fazer.

Xanana Gusmão não dorme. Deve dormir mal é com a classe política que afinal tem o país neste estado.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.