quarta-feira, junho 21, 2006

Mari Alkatiri reúne-se com núcleo duro governo e partid

Díli, 21 Jun (Lusa) - O primeiro-ministro timorense reuniu-se hoje em D íli com o núcleo duro do governo e da FRETILIN após o Conselho de Estado, em que foi posto perante o cenário de se demitir por exigência do Presidente da Repúbl ica.
Fonte governamental disse à Lusa que Mari Alkatiri iniciou contactos co m os membros do executivo e do partido governamental sobre a sua possível demiss ão.
A mesma fonte indicou que Mari Alkatiri também convocou uma reunião ext raordinária do Conselho de Ministros para quinta-feira, às 09:00 locais (01:00 e m Lisboa), para ouvir a opinião dos membros do governo quanto à continuidade do executivo.
O primeiro-ministro e o presidente do Parlamento Nacional e da FRETILIN , Francisco Guterres "Lu-Olo", vão reunir-se quinta-feira à tarde (hora local) c om Xanana Gusmão no Palácio das Cinzas, disse a fonte.
Nesse encontro com o Presidente da República, Alkatiri e "Lu-Olo" vão c omunicar a posição do governo e da FRETILIN sobre a exigência de Xanana Gusmão d e demissão do primeiro-ministro, acrescentou a fonte governamental.
Fonte partidária assegurou à Lusa que a FRETILIN recusará integrar qual quer governo de iniciativa presidencial na eventualidade de Mari Alkatiri deixar o executivo, no que seria acompanhado por todos os membros do partido.
Em carta enviada terça-feira a Alkatiri, a que a Lusa teve hoje acesso, Xanana Gusmão exigiu a demissão do primeiro-ministro por considerar que já não merece a sua confiança.
"Ou resigna ou, depois de ouvido o Conselho de Estado, o demitirei, por que deixou de merecer a minha confiança, enquanto Presidente da República", escr eveu Xanana Gusmão.
Na reunião do Conselho de Estado, segundo um conselheiro que preferiu o anonimato, Mari Alkatiri comunicou que iria consultar a FRETILIN sobre esta exi gência do Presidente da República para que se demita.
Mari Alkatiri tem afirmado que só consideraria demitir-se da chefia do governo se fosse esse o desejo da FRETILIN, partido de que é secretário-geral e que tem a maioria no Parlamento Nacional.
EL/PNG/ASP.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.