quarta-feira, junho 21, 2006

Acabou o Conselho de Estado

PR aconselha Primeiro-Ministro Alkatiri a demitir-se?


.

11 comentários:

Anónimo disse...

tens a certeza?

Anónimo disse...

Malai Azul!!! já para o teu posto de trabalho....

Precisamos aqui de informação!!!!

Anónimo disse...

"Devolvido ao remetente"...

Anónimo disse...

Timor-Leste: Alkatiri vai consultar FRETILIN sobre a sua continuidade como PM


Díli, 21 Jun (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, deverá iniciar hoje consultas com a direcção da FRETILIN sobre a sua continuidade à frente do governo, disse à lusa um dos participantes na reunião do Conselho de Estado.

Falando no final da reunião, que terminou cerca das 16:30 locais (08:30 em Lisboa), a mesma fonte, que solicitou o anonimato, frisou que o único ponto da agenda de trabalhos era a análise da situação em Timor-Leste.

De acordo com a fonte, o Presidente da República, Xanana Gusmão, pediu aos conselheiros de Estado que se pronunciassem sobre a situação de crise que se vive em Timor-Leste.

Face às intervenções dos conselheiros, alguns dos quais defenderam a de missão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão considerou, segundo a fonte contactad a pela Lusa, que não podia deixar de apresentar à população uma solução clarificadora da crise.

Perante esta análise, Mari Alkatiri reconheceu a importância acrescida do Presidente da República comparativamente ao do chefe do governo e anunciou qu e vai avaliar junto da direcção da FRETILIN a sua continuidade como primeiro-min istro.

Mari Alkatiri tem afirmado que só consideraria demitir-se da chefia do governo se esse fosse o desejo da FRETILIN, partido de que é secretário-geral.

EL/PNG.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Timor-Leste: Xanana Gusmäo exige demissäo Mari Alkatiri por "perda confiança"


Lisboa, 21 Jun (Lusa) - O presidente timorense, Xanana Gusmäo, exigiu a
demissäo do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, por considerar já näo merecer a s
ua confiança, numa carta enviada terça-feira ao chefe do governo e a que a Lusa
teve hoje acesso.
Na carta, Xanana Gusmäo refere-se a um programa da série "Four Corners"
transmitido pelo canal televisivo australiano ABC, explicando a Mari Alkatiri q
ue no documentário säo feitas "graves denúncias sobre o seu envolvimento na dist
ribuiçäo de armas a civis".
"Tendo visto o programa 'Four Corners', que me chocou imensamente, só m
e resta dar-lhe oportunidade para decidir: ou resigna ou, depois de ouvido o Con
selho de Estado, o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquan
to Presidente da República", escreve Xanana Gusmäo.
"Espero uma resposta sua até às 17h00 de hoje, 20 de Junho de 2006", lê
-se na missiva assinada por Xanana Gusmäo e que tem como assunto "envio de um do
cumentário do programa "Four Corners".

ASP.

Anónimo disse...

Timor-Leste: Xanana Gusmão exige demissão Mari Alkatiri por "perda confiança"


Lisboa, 21 Jun (Lusa) - O presidente timorense, Xanana Gusmão, exigiu a demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, por considerar já não merecer a s ua confiança, numa carta enviada terça-feira ao chefe do governo e a que a Lusa teve hoje acesso.

Na carta, Xanana Gusmão refere-se a um programa da série "Four Corners" transmitido pelo canal televisivo australiano ABC, explicando a Mari Alkatiri q ue no documentário são feitas "graves denúncias sobre o seu envolvimento na dist ribuição de armas a civis".

"Tendo visto o programa 'Four Corners', que me chocou imensamente, só m e resta dar-lhe oportunidade para decidir: ou resigna ou, depois de ouvido o Con selho de Estado, o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquan to Presidente da República", escreve Xanana Gusmão.

"Espero uma resposta sua até às 17h00 de hoje, 20 de Junho de 2006", lê -se na missiva assinada por Xanana Gusmão e que tem como assunto "envio de um do cumentário do programa "Four Corners".

ASP.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Grande Presidente da Répública que aqui temos é inacreditável...vê um documentário e fica chocado?? é demasiado

Anónimo disse...

ñ há outro solução se marie alkatiri ñ se demite.a situação vai anda agravar-se proventura o senhoe marie continuo no lugar que era seu......!

Anónimo disse...

ba..
Quarta-feira, Junho 21, 2006 5:53:20 PM

já ñ tem tempo sificiente para arguarda a noticias de fretilin.a fertilin tb deviam ser o maior responsavel de toda crise se instalou..

Anónimo disse...

Gusmao asks for Alkatiri's resignation
By Anne Barker in Dili

East Timor's President Xanana Gusmao has formally written to the Prime Minister Mari Alkatiri asking him to resign.

It is understood the President's letter was delivered in person last night to the Prime Minister's parliamentary office.

In it Mr Gusmao asked Dr Alkatiri to resign, and included with the letter a videotape of the ABC's Four Corners program this week.

The program outlined allegations that Mr Alkatiri at least knew his then interior minister, Rogerio Lobato, had armed a civilian militia to eliminate his political rivals.

Dr Alkatiri has repeatedly denied he was involved, but Mr Lobato is now effectively under house arrest.

The ABC has been told the President's letter gave Mr Alkatiri a deadline of 5:00pm last night to resign, with the implication he could be sacked.

But it is unclear whether Mr Gusmao has such a power.

Anónimo disse...

esse documento foi elaborado pelo Paulo Fatima Martins, Suprintendente da PNTL que confirmou a autenticidade do mesmo em entrevista. que mais querem?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.