quarta-feira, junho 21, 2006

Dos leitores

E dificil ignorar tanta gente em posse de armas a contar a mesma historia para se acreditar numa so pessoa que nao poderia fazer outra coisa senao negar tao serias acusacoes.

Realmente so as investigacoes o poderao ilibar.

Mas ate agora a mera existencia do grupo ja confirmada pelo ex Ministro do Interior(ainda que ele rejeite a alegada missao)da para pensar que nao ha fumo sem fogo.

E ja agora se foi mesmo um grupo formado para apoiar a Policia Especial em operacoes "contra-guerrilha" compostas por civis tera que haver documentos oficiais a justificar, autorizar e legalizar tais grupos. E se nao estou equivocado, corrijam-me se assim estiver, este tipo de grupo quanto mais sendo um grupo civil, nao poderia ter sido legalmente montados por decisao unica do Ministro do Interior sem pelo menos passar pelo escrutinio do PM e mesmo Conselho de Ministros. Nao acham?
Ainda, e sem conhecer muito as leis penso ate que teria de ser aprovado pelo Parlamento Nacional sendo eles um grupo armado. Perdoem a minha ignorancia se nao for esse o caso. Mas o que acham os leitores?

Se estiver certo em relacao a esta questao entao nao sera dificil encontrar os documentos oficiais comprovativos da legalidade desse grupo de apoio a Policia Especial para operacoes "contra-guerrilha".

Mas se for esse o caso como se pode justificar que o Chefe do Governo diz desconhecer da existencia desse grupo? esta deveras complicado.

O PM, contrariamente ao ex Ministro, rejeita ate a existencia desse grupo e a sua alegada missao ainda que diz conhecer o Sr Rai Los por ser da Fretilin e admitir poder ter tido uma reuniao com ele nos principios de Maio como alega o mesmo.

O facto e que eles estao na posse de armas automaticas da Unidade de Patrulha Fronteirica (UPF) da PNTL, ha um comandante da UPF a confirmar que recebeu uma ordem do entao Ministro do Interior, Rogerio Tiago Lobato, para fazer a entrega dessas armas que pelos numeros de serie confirmam serem as armas na posse do "Comandante" Rai Los.

Esta claro que o Sr. Rai Los tem estado a dizer a verdade ainda que somente parcial. Mas se a verdade e parcial ou total ainda esta por ser averiguado.

Nao e por nada mas as alegacoes do Comandante Rai Los tem a tendencia de parecer mais que meias verdades.
Esperemos com serenidade os resultados dos inqueritos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.