quarta-feira, junho 21, 2006

PR acredita mais na TV australiana do que no seu Procurador-Geral da República

PGR diz que não foi aberto processo contra PM Alkatiri

Díli, 21 Jun (Lusa) - O Procurador-Geral da República (PGR) de Timor-Le ste, Longuinhos Monteiro, afirmou hoje que não foi aberta qualquer investigação sobre o envolvimento do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, numa alegada distribui ção de armas a civis.

"Ainda não abrimos nenhum processo de averiguações contra o primeiro-mi nistro Mari Alkatiri", declarou longuinhos Monteiro à Agência Lusa.

Questionado sobre o andamento do processo de averiguações aberto terça- feira contra o ex-ministro do Interior, o PGR frisou que Rogério Lobato "ainda n ão foi ouvido".

"Rogério Lobato está em sua casa guardado a partir do exterior por mili tares australianos", disse Longuinhos Monteiro, esclarecendo que o ex-ministro e vice-presidente do partido governamental FRETILIN "não está sob prisão domicili ária, porque ainda não foi ouvido pelo Ministério Público".

A alegada distribuição de armas a civis foi denunciada por Vicente da C onceição "Railos", líder de um alegado "esquadrão da morte" que estaria ao servi ço da FRETILIN.

As acusações de Vicente da Conceição "Railos" estão na base da abertura do processo de averiguações instaurado pelo Ministério Público de Timor-Leste c ontra Rogério Lobato.

"Railos" acusa designadamente o primeiro-ministro, Mari Alkatiri de ter dado instruções a Rogério Lobato para armar grupos de segurança da FRETILIN, fo rmados por civis veteranos da resistência contra a ocupação indonésia, com a mis são de eliminar adversários políticos.

Segundo a imprensa australiana, Rogério Lobato terá tentado sair do paí s segunda-feira, num voo para Darwin, o que terá sido inviabilizado por não lhe ter sido concedido um visto de entrada na Austrália.

Terça-feira, o Ministério Público emitiu um mandado de detenção contra Rogério Lobato, que será accionado se o ex-ministro tentar abandonar o país, seg undo explicou à Lusa fonte judicial.

O Presidente da República, Xanana Gusmão, convocou para hoje uma reuniã o do Conselho de Estado, em que esta questão está a ser analisada.

EL/PNG.

2 comentários:

Anónimo disse...

ñ há dúvidas nemnhuma se o Xanana
acredita mais a imprenssa estrangeiras do que, todos os emtervinientes...(..) ou melhor aqueles que foram formadas por mari alkatiri.

Anónimo disse...

Então se não acreditasse no que vai vendo e sabendo, ía acreditar em quê? Só realmente um cego mental não percebe que só se pode trabalhar com o que se tem... e o que se tem é capaz de ser demasiado grave. Caso contrário não estariam os defensores acérrimos do Governo a debitar também tanta info e contra-info...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.