quarta-feira, junho 21, 2006

Dos leitores

AI MALAI AZUL
Na política temos que estar preparados para tudo.
O Xanana foi encostado à parede, não teve outra saída...
A maior injustiça do mundo, para quem trabalhou tanto, mas também muita ingenuidade e falta de cuidado com os "amigos" que o rodeavam (ou não havia melhor!... acaba tudo por ser soluções de compromisso...esse é também um dos grandes problemas de Timor ... onde estão os Homens em valor e em número suficiente?)
Passamos à terceira fase, a construção de um governo presidencial... se os Australianos entenderem que há ESTADO em Timor Leste, senão não passará de um governo de protecção ... por isso é que aquele tal senhor já dizia que o chefe da polícia nacional deve ser um internacional e certamente também o PM?...


Nota: A Fretilin declarou hoje através do seu porta-voz que não aceitará um candidato de iniciativa presidencial ou de transicção...


.

4 comentários:

Anónimo disse...

Xanana ao escrever carta a pedir demissão do PM Mari Alkatiri no mesmo dia em que se completa 60 anos e 18 anos de fundação da RENETIL é interessante.

Não há prenda melhor que essa Sr. Presidente.

PARABÉNS atrasados!

Anónimo disse...

21-06-2006 12:15:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-8101701
Temas: conflitos timor-leste política governo presidente partidos

Tmor-Leste: Oposição interna na FRETILIN reclama demissão de Mari Alkatiri
Díli, 21 Jun (Lusa) - A oposição interna na FRETILIN, partido no poder em Timor-Leste, defendeu hoje em conferência imprensa em Díli a dupla demissão d e Mari Alkatiri da liderança do partido e do governo.
Segundo Vicente Ximenes "Maubosy", antigo membro do comité central da F RETILIN, que tinha ao seu lado o secretário de Estado para a Coordenação da Regi ão III, Egídio de Jesus, e o ex-embaixador de Timor-Leste em Camberra Jorge Teme , o primeiro-ministro "deverá demitir-se dos cargos que ocupa para poupar o part ido e o país a mais danos".
"Quanto maior a demora [na demissão de Alkatiri], maior será o sofrimen to do povo", alegou Vicente Ximenes "Maubosy".
A oposição interna na FRETILIN apresentou-se no congresso de Maio passa do unida em torno da candidatura de José Luís Guterres, embaixador de Timor-Lest e nos Estados Unidos e chefe da missão diplomática junto da ONU, mas optou por n ão ir a votos, deixando Mari Alkatiri sozinho na recandidatura à liderança do pa rtido.
A decisão do congresso em que a votação para os cargos de secretário-ge ral e presidente do partido fosse feita por braço no ar em vez da estatutariamen te prevista votação secreta, contra a vontade do próprio Mari Alkatiri, foi o mo tivo então invocado pelos opositores à direcção para abandonar a corrida.
A votação, por braço no ar, de Mari Alkatiri para secretário-geral e de Francisco Guterres "Lu-Olo" para presidente do partido foi feita em lista fecha da, tendo obtido 97,1 por cento dos votos dos delegados.
EL.
Lusa/Fim

Anónimo disse...

o melhor presente teve hoje... teve tanta coragem para escrever tal carta, mas quando se viu apertado... recuou...

Anónimo disse...

A CARTA QUE TERÁ INSPIRADO XANANA GUSMÃO….







Presidência da República

Palácio de Belém



Para:

Primeiro-Ministro

Dr. Santana Lopes



Assunto: Envio de um “spot” do Caras TV



Tendo sido transmitidas no programa “Gente Gira” do Caras TV da passada sexta-feira, e alegações no mesmo teor ecoadas na edição de hoje do 24 Horas, graves denúncias sobre o seu envolvimento na distribuição de cocktails e beijos a uma série de tias, junto lhe envio o vídeo para a sua apreciação.



Tendo visto o programa “Gente Gira”, que me chocou imensamente – até por inveja, porque a Maria Rita nunca me leva a estas coisas – só me resta dar-lhe oportunidade para decidir: ou se resigna ou, depois de ouvido o Conselho de Estado, o demitirei, porque deixou de merecer a minha confiança, enquanto Presidente da República.



Espero uma carta de resposta sua, até às 17h00, de hoje.



Os meus melhores cumprimentos



Palácio de Belém



O presidente da República



Jorge Sampaio



P.S. Aproveito para lhe enviar, com a cassete, uma caixa de pasteis.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.