quarta-feira, junho 21, 2006

Dos leitores

Raul Vaz
A mulher do herói

Fosse Timor uma terra pobre e haveria miséria. Mas também paz. É essa a realidade que reduz a raça humana à sua condição – traduzida no egoísmo que se afirma como o mais forte dos sentimentos. Em Timor, onde há petróleo e gás natural, continua a haver miséria. E guerra.
Ontem era a Indonésia com a Austrália à espreita, agora são os australianos com os indonésios na expectativa. Como sempre há romantismo em doses que nos elevam ao limiar inatingível da bondade: Xanana Gusmão continua mítico, ainda com força para lutar contra a adversidade. Igual aos que não souberam, ou não puderam, deixar que outros crescessem fora do olhar protector. E o que vemos hoje? Xanana a pedir que o deixem resolver aquilo que ele sabe não poder mudar. Porque há a cobiça humana, esse pecado feito virtude pelos homens que só querem vencer. Mas há mais, numa versão que julgávamos difícil numa jovem democracia. A mulher do herói emite opiniões. Depreciativas em relação a um governo, também ele eleito pela lógica saudável do voto. E vemos Kirsty Sword, mulher do Presidente Xanana Gusmão, a desmultiplicar-se em declarações definitivas, garantindo que «o Governo perdeu a confiança da população». Antes de Kirsty, já o primeiro-ministro australiano tinha expressado igual opinião. Há uma outra coincidência mulher de Xanana é australiana.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.