quarta-feira, junho 21, 2006

Manifestantes recebidos por Sukehiro Hasegawa

Díli, 21 Jun (Lusa) - Os manifestantes que hoje se concentraram frente à Presidência da República, já abandonaram o local e posicionaram-se junto à missão da ONU em Timor-Leste onde foram recebidos por Sukehiro Hasegawa, representante especial do secretário- geral das Nações Unidas.

Sukehiro Hasegawa pediu às dezenas de manifestantes, que se fazem transportar em motociclos e camiões de caixa aberta, que se manifestassem de forma ordeira e sem violência, no que foi vitoriado com "vivas à ONU" e "vivas a Hasegawa", com as palavras de ordem a serem intercaladas com "abaixo Alkatiri".

A distribuição de apertos de mão de Sukehiro Hasegawa a alguns manifestantes selou o carácter ordeiro da marcha, que está a percorrer a cidade de Díli, acompanhada por militares australianos e sem registo de incidentes.

Os manifestantes aproveitaram a paragem junto à sede da UNOTIL para ler uma declaração, em que exigem a demissão do governo do primeiro-ministro Mari Alkatiri e a criação de uma Comissão Internacional de Investigação.

A iniciativa da marcha é do Fórum Nacional da Juventude e, segundo o governo, não respeitou os procedimentos legais, que incluem, entre outros aspectos, informação prévia ao Ministério do Interior e observância da distância de 100 metros relativamente a edifícios públicos e representações diplomáticas.

EL.

3 comentários:

Anónimo disse...

O japona no seu melhor! Quando for grande quer ser Governador-Geral!...
Será que o dinheiro do Japão justifica tudo?

Anónimo disse...

Desculpe, e o dinheiro do petróleo justifica o quê?

Anónimo disse...

A concretização da campanha de apoio a Hasegawa iniciada por Ramos Horta.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.