quarta-feira, junho 21, 2006

Alkatiri demite-se?

Segundo um observador atento, tudo aponta para que a decisão de Mari Alkatiri seja apresentar a demissão.

O Presidente Xanana gostaria que apenas o Primeiro-Ministro se demitisse e que fosse sustituido por Ramos-Horta.

O Presidente, segundo o mesmo observador atento, terá ameaçado demitir-se caso o Primeiro-Ministro não o fizesse.


.

E um observador atento disse-nos que o Presidente da República

3 comentários:

Anónimo disse...

Xanana Gusmão... o que dirá a história sobre ele?

Xanana Gusmão deu o pontapé de saída para toda esta crise, cabia-lhe a ele resolver os problemas militares e nunca o fez.

Quando os outros o fizeram veio dizer que estava mal feito. Morreram pessoas, muitas pessoas.

Agora, Xanana vem com base num programa de televisão da ABC exigir a demissão do primeiro-ministro. É ridículo, é o desespero de quem até deixou a sua mulher - australiana - tecer comentários e acusações graves ao Governo de Timor-Leste.

Perguntem ao Pedro Bacelar Vasconcelos se era ou não intenção do Presidente da República demitir Mari Alkatiri quando se analisou a Constituição e a possibilidade de dissolução do Parlamento Nacional.

Perguntem ao Chefe de Gabinete de Xanana Gusmão se não era esse o objectivo, que gorado nessa altura se avançou para novas formas de pressão.

A história da RDTL vai parecer, neste capítulo um livro de anedotas...

tenham juízo de uma vez por todas.

Anónimo disse...

Não sei se Xanana Gusmão está à altura de cargos de Estado mas teve de se meter ao caminho pois vislumbrava-se quem melhor que ele para ser PR? Havia? Se havia não apareceu porque quem apareceu não o venceu. Foi o povo que escolheu.

Se ele resigna? Não sei, mas certamente vontade para bater com a porta não lhe falta e essa história já não é nova pois fez isso mesmo quando andava a lutar de armas na mão enquanto outros pelos vistos, noutras paragens, não aprenderam o suficiente para hoje terem evitado o caos que se formou. Xanana Gusmão vem da guerrilha por muito que venham agora dizer o que quer que seja de ele ser mau PR. Releiam tudo o que ele escreveu e aprendam pois ele colocou bem acessível tudo o que pensava.

Agora há algo que julgo ele jamais fará - abandonar o povo à sua sorte!

A diferença aí, entre aqueles que têm o dever de o servir (ao povo) é de facto abismal.

Xanana Gusmão não queria ser Presidente.

Anónimo disse...

Nao sabe se XG esta a altura dos cargos de estado? Imagine voce se nao fosse ele agora o Presidente o que aconteceria?
Ele parece ser o unico chefe de um orgao soberano que ate agora se tem mostrado no caminho certo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.