segunda-feira, novembro 20, 2006

Mostra de mobiliário evidencia virtudes da marcenaria timorense

Díli, 19 Nov (Lusa) - A marcenaria timorense está desde este fim-de-semana à prova em Díli, na primeira mostra de mobiliário doméstico, escolar e de escritório, uma iniciativa que conta com apoios da Cooperação Portuguesa e do município português de Paredes.

A iniciativa, que se prolongará até 10 de Dezembro, pertence à Planalto Baucau Mobiliário (PB Mobiliário), uma empresa timorense propriedade da Diocese de Baucau e a primeira a colocar em exposição a sua carteira de produtos.

Conciliando o intuito comercial com a formação profissional, a empresa prepara a sua internacionalização, na Austrália, disse à Lusa o director-executivo, João Sousa Ferro.

"A nossa luta está em conseguir a gestão equilibrada da actividade profissional com a formação profissional", salientou.

Com um quadro de pessoal de 30 pessoas, entre as quais dois portugueses, a PB Mobiliário beneficiou também no arranque de apoios da cooperação norte-americana (USAid) e do Serviço de Apoio Católico (CRS).

Na área da formação profissional, a empresa tem vindo a garantir estágios trimestrais a alunos das escolas profissionais timorenses, abrindo o quadro aos que mais se destaquem.

Trabalhando com matéria-prima local, madeiras preciosas como a teca, por exemplo, a empresa necessita contudo de recorrer ao mercado da região, sobretudo na vizinha Indonésia, para adquirir produtos transformados, como contraplacado, e materiais indispensáveis, como colas, vernizes e tecidos, inexistentes em Timor-Leste.

O maior apoio veio de Paredes, tendo empresários deste município português enviado já dois contentores com maquinaria para completar o parque de máquinas, e tendo-se já comprometido no envio de um terceiro contentor e de três técnicos para darem formação na montagem e manutenção das máquinas.

Na carteira de encomendas têm já o fornecimento de todo o equipamento, a nível de carpintaria e mobiliário, de uma unidade hoteleira que será inaugurada em 2007 em Díli.

"A prazo, o objectivo é criar competências locais, com responsabilidade a nível da direcção executiva da empresa e dos sectores de 'design' industrial e contabilidade, além da carpintaria e marcenaria", frisou João Sousa Ferro.

O próximo passo é a abertura de uma loja em Baucau, alargando a visibilidade da empresa.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.